Mazda Mx5

para os veteranos do ND...
já receberam a carta em casa com informação do recall (AS025A)por causa do tubo de combustível?

É um problema que afecta veículos produzidos de 14 de maio 2015 a 28 de Abril 2018.

Ponto positivo para a Mazda que após tantos anos, ainda se dá ao trabalho de fazer estes recalls, mas shame na Mazda porque parece que as peças só estão disponíveis para Abril do próximo ano. (info data pelo stand que contactei)

Recebi hoje a carta. Estava a pensar fazer a revisão em breve pelo que ia aproveitar e trocar nessa altura. Na carta diz que as peças estão disponíveis desde setembro, mas só quando ligar para lá é que saberei o que me vão dizer.

Last edited:
JRodrigues avisa da data quando te derem uma resposta.

Na Martins de Sá (que me avisaram deste recall ainda antes de receber hj a carta) disseram hj que a estimativa de receber as peças só mesmo Abril de 2026....

Boa tarde

Também já recebi a carta da santogal para esse recall. Dizem só quando receber uma segunda carta é que as peças irão estar disponiveis e para fazer marcação. Também diz lá que tem de substituir o modulo DSC já com update ao software. Será que isso irá mexer com a reprogramação da centralina que eu tenho, apesar de serem modulos diferentes?

Cumprimentos

Last edited:
Boa tarde

Também já recebi a carta da santogal para esse recall. Dizem só quando receber uma segunda carta é que as peças irão estar disponiveis e para fazer marcação. Também diz lá que tem de substituir o modulo DSC já com update ao software. Será que isso irá mexer com a reprogramação da centralina que eu tenho, apesar de serem modulos diferentes?

Cumprimentos

são recalls diferentes

Este fim de semana, durante um encontro, tive a experiência de trocar de carro com um MX-5 1.5 de 2017.

Primeiro que tudo, a embraiagem completamente diferente da minha, pesadona, com 84 mil KM mas que pareciam mais...
Bancos: mais baixos que os recaro, mas não confortáveis em curva.
Interior: similar, mas com as palas do sol em plástico completo, parecem de brincar.
Suspensão: muito adornar e direção menos precisa, no entanto, já com molas (imagino sem molas).
Motor: bem, é engraçado mas muito asmático, gostei muito do som e do comportamento, mas aquilo nota-se muito a falta de binário, para não falar que a aceleração é muito linear e lenta. No 184, quando puxamos a partir de baixas, começa a sertir-se um empurrão nas costas relativo às rotações a que vamos.

Conclusão, ainda bem que comprei o 2.0 [:D], o rapaz quando conduziu o meu também notou estas diferenças.

Diz ao teu amigo que faça uma reprogramação e já nota bem principalmente na sensação de " colar ao banco" na subida de rotação. na curva do binário entre as 2000 a 4500RPM fica mais cheio e sobe bem melhor até ao corte, mesmo mantendo gasolina 95. É o melhor dinheiro gasto no carro.

O meu foi feito em 2022

20251028_151057.jpg

Last edited:
Diz ao teu amigo que faça uma reprogramação e já nota bem principalmente na sensação de " colar ao banco" na subida de rotação. na curva do binário entre as 2000 a 4500RPM fica mais cheio e sobe bem melhor até ao corte, mesmo mantendo gasolina 95. É o melhor dinheiro gasto no carro.

O meu foi feito em 2022

]

A electrónica não lhe dará muito mais que 12 a 13cv nesse 1.5L, pelo que esse "colar ao banco" deverá ser muito virtual [:D]

A electrónica não lhe dará muito mais que 12 a 13cv nesse 1.5L, pelo que esse "colar ao banco" deverá ser muito virtual [:D]

Fica melhor e sente-se basta ver as curvas principalmente no binário. Se formos rigorosos nem o 2.0 " cola ao banco"🤣 pois só tem um pico de 200nm e é o binário que dá sensação de colar ao banco e não os cavalos, por isso também deverá ser muito virtual. No entanto não deixa de ser um bom carro. Quem tem o 1.5 com o que se gasta é bastante satisfatório.

Last edited:
Boas pessoal, como é que está a situação com as molas Eibach Pro-Kit? Alguns passam na inspeção sem problema?
Outra questão é se alguém usa espaçadores de roda, e se são legais?

MX5 ND2 184cv RF, com a configuração da suspensão OEM, a frente fica 1 dedo mais alta que a traseira, não faz sentido nenhum. Com as Pro-Kit equilibrava isto, mas tenho algumas reservas em levar o carro para ser mexido por "alguém".

O carro foi-me chumbado na inspeção do 6º ano por causa das molas não estarem averbadas. Eu legalizei as molas e não tenho mais chatices. Na inspeção deste ano assim que entrei com o carro ele perguntou-me logo se tava rebaixado ( façam o que fizerem, pintadas ou não nota-se bem que está rebaixado, nem é preciso ir a fossa espreitar...), isto sem ir a fossa, e disse logo que estava averbado no livrete. Prefiro assim sem ter preocupações com inspeções nem policias. Aliás eu descrevi todo o processo á uns tempos atrás aqui no forum, foi falha da Santogal/Mazda não me ter averbado as molas do catalogo de acessórios, que são eibach pro kit, antes de me entregarem o carro com 0 km.

Espaçadores é chumbo certo. Mais vale meter umas jantes com o offset desejado.

Last edited:
O carro foi-me chumbado na inspeção do 6º ano por causa das molas não estarem averbadas. Eu legalizei as molas e não tenho mais chatices. Na inspeção deste ano assim que entrei com o carro ele perguntou-me logo se tava rebaixado ( façam o que fizerem, pintadas ou não nota-se bem que está rebaixado, nem é preciso ir a fossa espreitar...), isto sem ir a fossa, e disse logo que estava averbado no livrete. Prefiro assim sem ter preocupações com inspeções nem policias. Aliás eu descrevi todo o processo á uns tempos atrás aqui no forum, foi falha da Santogal/Mazda não me ter averbado as molas do catalogo de acessórios, que são eibach pro kit, antes de me entregarem o carro com 0 km.

Espaçadores é chumbo certo. Mais vale meter umas jantes com o offset desejado.

O representante/revendedor nacional para averbar as molas teria de fazer o mesmo procedimento que fizeste, o mais certo seria cobrar-te ainda mais do que pagaste.

O representante/revendedor nacional para averbar as molas teria de fazer o mesmo procedimento que fizeste, o mais certo seria cobrar-te ainda mais do que pagaste.

Então não deveriam disponibilizar as molas nem as montar antes de me entregarem o carro, nem sequer me informaram que seria preciso fazer alguma coisa supoem-se que tudo o que está no acessórios se possa meter sem dar chatices. A responsabilidade é deles.

Last edited:
Então não deveriam disponibilizar as molas nem as montar antes de me entregarem o carro, nem sequer me informaram que seria preciso fazer alguma coisa supoem-se que tudo o que está no acessórios se possa meter sem dar chatices. A responsabilidade é deles.

Sim, eles deveriam ter informado que perante a nossa legislação essa alteração deve ser averbada no DUA.

para os veteranos do ND...
já receberam a carta em casa com informação do recall (AS025A)por causa do tubo de combustível?

É um problema que afecta veículos produzidos de 14 de maio 2015 a 28 de Abril 2018.

Ponto positivo para a Mazda que após tantos anos, ainda se dá ao trabalho de fazer estes recalls, mas shame na Mazda porque parece que as peças só estão disponíveis para Abril do próximo ano. (info data pelo stand que contactei)

Já recebi essa carta, passei na Mazda onde tenho feito as revisões e disseram-me que as peças estão previstas chegarem no inicio do próximo ano.
Visto que a Mazda diz que há risco de incêndio em andar a alta velocidade, é vergonhoso demorarem tanto tempo a resolverem a situação.
Eu vou continuar a andar no meu...mas a baixíssima rotação [:D]

E para quem não recebe a carta dado que o carro foi comprado usado, basta contactar alguma oficina da Mazda? (Vi no site que também preciso de trocar o tubo)
E já agora, entre a Santogal e a OneShop (na zona de Lisboa) qual escolhiam para se fazer revisão? Ou são as duas idênticas para o efeito?

E para quem não recebe a carta dado que o carro foi comprado usado, basta contactar alguma oficina da Mazda? (Vi no site que também preciso de trocar o tubo)

Sim, basta dar o VIN do carro.

Entretanto esta semana recebi outra carta (igual) da Mazda.

a segunda carta não é igual....
é a dizer que a primeira estava errada em 2 secções.

Nesta já dizem que só após abril é que o material está disponivel

Não recebi nada ainda, mas já fiz 2 revisões no mesmo concessionário onde o primeiro proprietário ia. Não deveria receber?

Boa tarde

A Santogal voltou a enviar-me novamente a carta mas desta vez a dizer que enganaram-se e é somente o recall do tubo de combustivel (na carta anterior vinha com 2 recalls) e que o material só estaria disponivel em Abril de 2026. Mas quem é que vai aguentar até Abril de 2026 sem andar a alta rotação neste carro? Eu não consigo.

Back