Mazda Mx5

Aqui aos entendidos do MX-5, o que acham do seguinte exemplar:
http://olx.pt/i2/anuncio/mazda-mx-5-1-8-16v-club-IDy5iOb.html#:021f17b512
Como preciso de comprar um segundo carro cá para casa de vez em quando vou dando umas vistas de olhos pelos MX-5, confesso que dou preferência pelos 1.6 pois devem gastar menos e o IUC ser mais barato.
Este chamou-me a atenção por ser nacional, ter AC que para mim é obrigatório e os kms serem relativamente baixos e vejo 1.6 mais caros do que este.
Em termos de aspecto gosto mais dos NA, mas penso que o NB será mais confortável

Como preciso de comprar um segundo carro cá para casa de vez em quando vou dando umas vistas de olhos pelos MX-5, confesso que dou preferência pelos 1.6 pois devem gastar menos e o IUC ser mais barato.
Este chamou-me a atenção por ser nacional, ter AC que para mim é obrigatório e os kms serem relativamente baixos e vejo 1.6 mais caros do que este.
Em termos de aspecto gosto mais dos NA, mas penso que o NB será mais confortável

Tens onde guardar o Hard-Top? IUC? Se são anteriores a 2007 são valores residuais (comparados aos de agora). O 1.8 será sempre melhor ao 1.6...essa versão acho que já tem autoblocante...

Queres comprar um MX-5 e estás preocupado com os consumos...de um dito por ti, segundo carro?

parece uma boa compra e parece estar em bom estado o dono tratou o bem

Tens onde guardar o Hard-Top? IUC? Se são anteriores a 2007 são valores residuais (comparados aos de agora). O 1.8 será sempre melhor ao 1.6...essa versão acho que já tem autoblocante...

Queres comprar um MX-5 e estás preocupado com os consumos...de um dito por ti, segundo carro?

Tenho garagem e não estou a fazer conta de ficar com o Hard-top para o qual o preço pedido é de 1000€.
A diferença é que o 1.6 paga sessenta e tal euro de IUC e o 1.8 paga mais de 140€ e como já tenho um carro de 2012 que paga igualmente mais de 140€ e uma moto que tambem paga mais de 120€, custa-me até psicologicamente pagar quase 450€/ano só nestes impostos para o nosso amigo estado... :)
Os consumos preocupam-me sempre, seja em que veiculo for e neste caso tenho a certeza que para a utilização que faço o 1.6 chegava-me perfeitamente, não sou gajo de andar em acelerações e drifts apesar de saber que o MX-5 é bom para isso. Pelo que tive a ver na net os consumos do 1.6 e do 1.8 até são muito semelhantes.
Sempre gostei de descapotaveis e nunca tive um, pelo que agora é altura que acho certa para isso, esta questão do 1.6 vs 1.8 é porque este exemplar pelo que ando a ver está com um preço mais baixo do que muitos 1.6...
Não tenho pressa em fechar negocio e também ainda não decidi se é mesmo o MX-5 que quero, ainda há pouco tempo estava interessado nos minis descapotáveis, mas decidi que não valia a pena empatar tanto dinheiro num segundo carro, pelo que estou em fase de analisar todo o género de modelos (sempre a pensar em cabrios) e negócios...

Já agora um pouco em off-topic, qual a vantagem de ter diferencial autoblocante?
O modelo do anuncio tem, aliás acho que todos os 1.8 desta época têm.

Já agora um pouco em off-topic, qual a vantagem de ter diferencial autoblocante?
O modelo do anuncio tem, aliás acho que todos os 1.8 desta época têm.

Se colocares a roda direita sobre gelo e a roda esquerda no alcatrão, ao acelerares a roda direita não vai ter tracção nenhuma. Se tiveres um diferencial aberto normal toda a força do motor vai ser transmitida a essa roda e ela vai rodar em vão, enquanto que a outra roda que tem tracção não vai receber nenhuma força. Um diferencial autoblocante evita isso ao distribuir melhor a potência nessas situações.

Na prática num MX-5 isso é útil em situações de curva com aceleração forte. Tipicamente a roda de dentro perde tracção primeiro e se não tiveres um autoblocante a partir desse momento deixas de conseguir acelerar tão eficazmente. Com um autoblocante consegues manter tracção mais tempo ao transferir a potência para a roda ainda com aderência. Torna a condução eficaz... e já agora também facilita o drift :)

COmprar cabrios é mais barato no Inverno [:D]

msantos, eu tenho um brinquedo desses exactamente o 1.8is Icon com Autoblocante Torsen, e o que te posso dizer é que é um bom preço se estiver em bom estado. Eu não venderia o meu por esse preço! [;)]

As versões 1.6 não têm autoblocante, nem as performances do 1.8, apesar de serem compras muito interessantes, e um pouco mais em conta.

Obrigado 330i, ele não diz que é um Icon, diz que é a versão club???? têm caixa de 5 ou 6 velocidaes?
Entretanto já falei com o proprietário, mudou a distribuição aos 80 mil kms e estofou o banco do condutor há pouco tempo, segundo ele só a capota que é ainda original, está um pouco em mau estado, mas que não mete água, é um problema mais estético e tem a pega do travão de mão em madeira para recuperar, pois não gosta da que lá está, eu pessoalmente não gosto de nenhuma das aplicações de madeira mas sou capaz de conviver com isso.
Vou pensar durante este fim de semana, mas estou com vontade de ir em frente e para o inicio da próxima semana ir ver o carro.

Obrigado 330i, ele não diz que é um Icon, diz que é a versão club???? têm caixa de 5 ou 6 velocidaes?
Entretanto já falei com o proprietário, mudou a distribuição aos 80 mil kms e estofou o banco do condutor há pouco tempo, segundo ele só a capota que é ainda original, está um pouco em mau estado, mas que não mete água, é um problema mais estético e tem a pega do travão de mão em madeira para recuperar, pois não gosta da que lá está, eu pessoalmente não gosto de nenhuma das aplicações de madeira mas sou capaz de conviver com isso.
Vou pensar durante este fim de semana, mas estou com vontade de ir em frente e para o inicio da próxima semana ir ver o carro.

Não é o Icon, essa é a versão Clube. O Icon é uma série especial, são todos Bordeaux, têm caixa de 6 velocidades e LSD, e motor 1.8. Vieram 7 unidades para Portugal.

Eu julgo que o Clube 1.8is, tem a mesma base mecânica, LSD, e caixa de 6 velocidades no motor 1.8. Volto a dizer-te que se os kms forem reais e o carro estiver impecável, é uma boa compra por esse preço.

Não é o Icon, essa é a versão Clube. O Icon é uma série especial, são todos Bordeaux, têm caixa de 6 velocidades e LSD, e motor 1.8. Vieram 7 unidades para Portugal.

Eu julgo que o Clube 1.8is, tem a mesma base mecânica, LSD, e caixa de 6 velocidades no motor 1.8. Volto a dizer-te que se os kms forem reais e o carro estiver impecável, é uma boa compra por esse preço.
Supostamente será fácil de verificar os kms, fez revisões na marca até uma certa quilometragem e tem facturas das outras revisões e folhas da IPO, sei que o carro já esteve mais caro, mas de qualquer modo disse-me que ainda se podia ver qualquer coisa do preço.
O MX-5 com capota fechada a 120-130 km/h em AE tem muitos barulhos aerodinâmicos, estruturais, etc...ou é confortável?

Supostamente será fácil de verificar os kms, fez revisões na marca até uma certa quilometragem e tem facturas das outras revisões e folhas da IPO, sei que o carro já esteve mais caro, mas de qualquer modo disse-me que ainda se podia ver qualquer coisa do preço.
O MX-5 com capota fechada a 120-130 km/h em AE tem muitos barulhos aerodinâmicos, estruturais, etc...ou é confortável?

A 120/130 km/h de capota fechada, roda-se com um minimo de conforto, dá para falares com o passageiro, mas a partir daí o ruído de rolamento (o tipo de pneus influencia muito) e a fricção aerodinâmica na capota de lona torna-se incomodativa. Faço com alguma frequência viagens e deslocações mais longas (passeios do Clube MX-5) e no final da viagem sabe bem desligar o motor. [;)]

Mas o prazer que dá nas estradas nacionais e sinuosas compensa tudo. O meu leva 114 000km, e ZERO problemas. É um verdadeiro Jap.[:D]

Se quizeres rodar próximo dos 200 km/h, ele não se faz rogado, roda sem cerimónias. E também bebe sem cerimónias!

Última edição:

Só uma nota: eu fui a 4 inspecções IPO com o meu carro com bicha conta-km e velocímetro partida, e nunca detectaram que os kms eram sempre os mesmos de ano para ano, e não indicava velocidade.

Só uma nota: eu fui a 4 inspecções IPO com o meu carro com bicha conta-km e velocímetro partida, e nunca detectaram que os kms eram sempre os mesmos de ano para ano, e não indicava velocidade.
Nunca tinha pensado nisso! Muito bem observado, obrigado.
Eu sei que até as facturas das revisões se pode aldrabar, pedir a um amigo que tenha uma oficina para passar a factura e na verdade não por nada no carro, ao fim ao cabo vai ter que ser o aspecto do carro a convencer e talvez levar a alguma oficina fazer um diagnóstico, isto de comprar carros "velhos" é complicado...

Chegaste a ir ver o carro? Pelas fotos dá a impressão de ter qualquer coisa (ferrugem) na embaladeira do lado esquerdo. Caso avances avisa aqui a malta.

Chegaste a ir ver o carro? Pelas fotos dá a impressão de ter qualquer coisa (ferrugem) na embaladeira do lado esquerdo. Caso avances avisa aqui a malta.
Não fui ainda ver o carro mas sinceramente conto combinar ir ver durante a semana.
Não me pareceu ver ferrugem, mas vou ver outra vez as fotos, pensei que esses problemas de ferrugem só tinham afectado os NA...já estou com um pé atrás, obrigado pela dica.

O carro é bastante ruidoso em auto-estrada (comparado com um carro convencional), tanto devido ao ruído do motor, rolamento e aerodinâmico. Não há nenhuma fonte de ruído que se destaque mais relativamente às outras.

Pode ter uma vibração na estrutura por volta dos 110km/h. O meu carro teve isso durante vários anos e, mesmo fazendo alinhamento e calibração das rodas várias vezes, não se notou nenhuma melhoria. Só quando troquei de pneus é que melhorou bastante.

Conforto de suspensão é bastante razoável. Mesmo em cidade, desde que não se passe sobre os buracos demasiado depressa, a suspensão absorve muito bem as irregularidades. Isto aliado a uns bancos muito confortáveis (pelo menos no meu que era um FL - nesse que estás a considerar não sei) ajuda muito ao conforto.

De resto, parece-me que o carro do anúncio é um Special Edition (que não é mais que um nível de equipamento e não uma edição especial a sério), e portanto terá caixa de 5 velocidades. Tirando alguma edição limitada (e.g. o 10th Anniversary) só os Sport é que tinham caixa de 6 velocidades (e suspensão rebaixada + reforços estruturais).

Quanto à questão de 1.8 vs 1.6, pelos consumos não existirá grande diferença. Basta ver os dados do sprintmonitor: 8.4 l/100km para o 1.6 vs 8.7 l/100km para o 1.8.
Nunca conduzi um 1.6 mas a opinião comum é que o 1.8 é mais agradável de utilizar. E, na minha opinião, mesmo o 1.8 não é assim tanto motor para o carro. Se o levares a altas rotações o carro anda efectivamente muito, mas falta um pouco de binário (i.e. cilindrada) a mais baixas rotações e quando queres andar mais calmo.
Se o IUC não for impeditivo, o 1.8 é sempre o motor a escolher.

Voltar
Superior