MB WAY - Nome completo

Lacatus

New member
Aos interessados em Cibersegurança.

Se tiverem MBWAY qualquer pessoa com o v/ numero de telefone pode saber o v/ nome completo.

Basta simular uma transferência.

Já desinstalei.

Agora só Revolut. [:D]​

IMG-20240803-145425-400.jpg
.

Boa pub para o revolut!
Pelo que sei não adianta desinstalar o mbway, pois os dados continuam lá!
E essa função é para aumentar a segurança e não o contrário, o risco de enviar dinheiro para a pessoa errada ficou muito mais reduzido.

Boa pub para o revolut!
Pelo que sei não adianta desinstalar o mbway, pois os dados continuam lá!
E essa função é para aumentar a segurança e não o contrário, o risco de enviar dinheiro para a pessoa errada ficou muito mais reduzido.

Isto vai de cada um, não me agrada nada a ideia de qualquer gajo com o meu nº telefone saber o nome completo.

Desinstalei e verifiquei no mbay de um amigo. Já não apareço.

Há outra forma?

Se tiverem MBWAY qualquer pessoa com o v/ numero de telefone pode saber o v/ nome completo.

Já desinstalei.

Todas as contas bancárias estão associadas a um número de telemóvel.

Mesmo desinstalando o MBWay o seu nome vai continuar a aparecer isto pq o seu número de telemóvel vai continuar associado a uma ou mais contas bancárias e é a essa base de dados que a SIBS vai buscar a informação.

Se for ao multibanco e introduzir um nib também aparece o nome do titular da conta, mesmo processo.

Há coisas que infelizmente não há volta a dar

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Eu prefiro mil vezes que apareça o número e consiga fazer as transferências em segurança, do que não aparecer e a pessoa estar a fazer uma transferência para o filho e ser para um indiano qualquer.
Com o nome poderão surgir outras burlas? Certamente, os ladrões andam sempre um passo à frente. Vamos esperar, mas de momento parece uma medida positiva.

Eu prefiro mil vezes que apareça o número e consiga fazer as transferências em segurança, do que não aparecer e a pessoa estar a fazer uma transferência para o filho e ser para um indiano qualquer.
Com o nome poderão surgir outras burlas? Certamente, os ladrões andam sempre um passo à frente. Vamos esperar, mas de momento parece uma medida positiva.
Igual aqui! Acho muito mais seguro aparecer o nome. Quem se lembra das milhares de burlas do "Olá pai mãe" assim não há treta. E o nome é fácil de saber, mais difícil é o contrário.

Todas as contas bancárias estão associadas a um número de telemóvel.

Mesmo desinstalando o MBWay o seu nome vai continuar a aparecer isto pq o seu número de telemóvel vai continuar associado a uma ou mais contas bancárias e é a essa base de dados que a SIBS vai buscar a informação.

Se for ao multibanco e introduzir um nib também aparece o nome do titular da conta, mesmo processo.

Há coisas que infelizmente não há volta a dar

Já testei no telemóvel de um amigo meu.
Não apareço no menu MBway.

Já desinstalei.

Revolut é aquela nova forma de pagamento que, por exemplo nos abastecimentos aqui ao lado (...), faz (dizem...) um débito de uma quantia adicional que depois estorna, certo?...

Revolut é aquela nova forma de pagamento que, por exemplo nos abastecimentos aqui ao lado (...), faz (dizem...) um débito de uma quantia adicional que depois estorna, certo?...

Em França abasteci na bomba de um supermercado que tinha no exterior uma máquina estilo ATM em que depositavas a quantia, imprimia um recibo com código de barras e depois era chegar à bomba, encostar o recibo ao leitor e abastecer.
Achei bastante prático.

Já testei no telemóvel de um amigo meu.
Não apareço no menu MBway.

Certo. Não aparece pq você desinstalou a app mbway mas agora vá à sua aplicação bancária (tem de ser um banco que já implementou o AFIR) e faça uma transferência pelo número de telemóvel. Já aparece o seu nome. Não há forma de contornar isso a não ser não ter conta bancária nenhuma!

Nem todos os bancos ainda imolememtaram o o AFIR - cgd, millenium, novobanco são alguns dos bancos que já implementaram. Mas todos os bancos etêm uma data limite para o fazer.

Isto para lhe dizer … se não vão por uma via, vão por outra.

Em França abasteci na bomba de um supermercado que tinha no exterior uma máquina estilo ATM em que depositavas a quantia, imprimia um recibo com código de barras e depois era chegar à bomba, encostar o recibo ao leitor e abastecer.
Achei bastante prático.

Estás a falar em numerário?
cada vez lido mais com gente que nem uma moeda tem no bolso, mesmo nos tascos que frquento apanho putos a pedir par pagar café com mbway ou mb.

eu próprio geralmente uso pouco numerário, no entanto lido com malta mais velha da construção que até já surgiu em conversa o facto de a maioria deles não conseguir sair de casa sem os bolsos recheados com umas boas centenas ou milhares pois pagam tudo em €€€, dá jeito nas fugas fiscais, surge sempre uma mão cheia de serventes a pedir um "vale", nunca sabem quantos copos ou jantarada surge no tasco ao fim do dia.....são estes os argumentos deles perante eu que só tenho uma bolsa no tlm com o CC, MB e carta de condução.

Certo. Não aparece pq você desinstalou a app mbway mas agora vá à sua aplicação bancária (tem de ser um banco que já implementou o AFIR) e faça uma transferência pelo número de telemóvel. Já aparece o seu nome. Não há forma de contornar isso a não ser não ter conta bancária nenhuma!

Nem todos os bancos ainda imolememtaram o o AFIR - cgd, millenium, novobanco são alguns dos bancos que já implementaram. Mas todos os bancos etêm uma data limite para o fazer.

Excelente dica obrigado. Não sabia dessa.

Nesse caso vou dar o meu número tlf secreto para todas contas bancárias.

Como levo a cibersegurança muito a sério tenho um nº telefone secreto que uso para proteger as minhas contas mais importantes.

Igual aqui! Acho muito mais seguro aparecer o nome. Quem se lembra das milhares de burlas do "Olá pai mãe" assim não há treta. E o nome é fácil de saber, mais difícil é o contrário.

No meu caso estou em dezenas de grupos do watsap e telegram, não me agrada nada que qq cromo com o nº de telemóvel saiba o meu nome completo.

É uma grande vulnerabilidade.

Não uso revolut para isso.

Tenho um cartão de débito da conta bancária.

Só uso revolut para transferências entre amigos, ou para pagar umas merdices no pingo doce por NFC.

Em vários países estão a ser implementadas medidas semelhantes pq o problema dos scams é geral e de grande proporção.

primeiro tem de autorizar partilhar os dados/contactos?!
Ou seja, se não aderir ao SPIN, então não é associado o numero e nome?

Back