Medidas de Pneus

Carinhas

New member
Boas,

Secalhar é uma pergunta sem muita lógica mas como eu não percebo nada de medidas de pneus aqui fica a dúvida.

Vou ficar com a carrinha Fiat Marea 1.6 ELX Weekend da minha mãe e aquilo tem um pneus montados tamanho 195/50 R 15 mas no livrete do carro tem outra medida 175/70 R 14.

Ora bem, alguém me explica a diferença entre estes dois tamanhos e o que significa as diferentes partes do código?

XXX/YY R ZZ

X - ?
Y - ?
Z - ?

Penso que me fiz entender, espero eu! :)

Obrigado!

Obrigado, nem me lembrei de ir à Wiki!

Então os pneus que estão neste momento montados estão 2 tamanhos acima do tamanho do livrete, certo?

Como é que um pneu para jante 15 funciona num de 14? É normal?

Outra dúvida, quais as vantagens ou desvantagens de ter um pneu mais alto ou mais baixo? O que está montado é 50% da largura do pneu o que dá 97.5mm de altura. Os 70% na medida de livrete que tem 175mm de largura daria 122.5mm de altura do pneu. (acho que fiz bem as contas).

Uma cena que eu não entendi, é que para além dos tamanhos, os pneus tem outra cena na "referencia", 82V, 91W, são alguns exemplos que não sei o que significam

um pneu 15 nao funciona em jante 14 pois nao cabe lá, logo as jantes que tens sao 15. em relação ao perfil a segunda medida , quanto maior é a jante menor o perfil normalmente de 5 em 5, tipo 165-65-13 = 165-60-14 em diametro e ainda = 185-60-13 uma vez que quanto mais largo for o pneu menor será o seu perfil. vantagens em pneus mais largos, normalmente em piso seco o carro agarra melhor, mas isto é tudo muito relativo pois altera tb a geometria da direcção, em piso muito molhado é melhor um pneu mais fino pois escoa melhor a água e acontece menos o efeito boia.

Então se os pneus que eu tenho montados são para jantes de 15'' quer dizer que a informação do livrete está errada desde a compra do carro. Porque a carrinha veio com estas jantes de liga leve desde a compra (e foi comprada nova).

As diferenças entre pneus mais largos ou mais finos já eu tinha ideia das vantagens/desvantagens.

Mas a altura do pneu, o que muda?

Se agora muda-se os actuais 195/50 R 15 para uns 195/65 R 15 que diferenças iria notar na condução?

E já agora, esta carrinha pode levar uns 205/70 R 15 sem mudar as jantes? Se bem que acho que isto já é grande demais... :S

Se agora muda-se os actuais 195/50 R 15 para uns 195/65 R 15 que diferenças iria notar na condução?

E já agora, esta carrinha pode levar uns 205/70 R 15 sem mudar as jantes? Se bem que acho que isto já é grande demais... :S

caro colega é o seguinte
os 195 que falas é a largura do pneu (geralmente mais largo=mais estavel embora tudo o que seja excesso faça mal)
a diferença de 50 e 65 de altura reflete-se no conforto e baloiçar da viatura... portanto quanto menos alto mais desconfortavel...

a questão dos 205/70 tens apenas de confirmar se na cava da roda da viatura cabe lá os pneus com essa medida visto os pneus serem mais altos e mais largos podendo arrastar tanto nas palas devido á altura e tb no chassis devido á largura.. para mais esclareçimentos e só postar... lol

a questão é muito mais complexa do que isso...
o carro não está dimensionado para andar com essas dimensões, as velocidades lidas no velocímetro vão ser erradas, o carro vai gastar mais, andar menos, apanhar multas, chumbar na ipo...

Mas o 195 desde 1996 que passa na IPO.

Se quando mudar de pneus voltar a meter uns 195 mas apenas mais altos 195/65 R 15 isso irá aumentar o conforto e diminuir o quê?

no livrete, não tem lá o tamanho 195 nas anotações especiais? normalmente tem um tamanho X e depois tem outras dimensões permitidas.
se aumentares a altura do pneu, o carro vai dizer que vais a 120 quando na realidade vais a 130 (numeros meramente ilustrativos), porque alteras o perímetro do pneu.

no livrete, não tem lá o tamanho 195 nas anotações especiais? normalmente tem um tamanho X e depois tem outras dimensões permitidas.
se aumentares a altura do pneu, o carro vai dizer que vais a 120 quando na realidade vais a 130 (numeros meramente ilustrativos), porque alteras o perímetro do pneu.

No livrete do carro tem este tamanho e apenas este: 175/70 R 14

Mas não pode estar correcto porque neste momento o carro tem montados uns pneus 195/50 R 15 e como já me disseram é impossível meter um pneu 15 numa jante 14.

E como este carro tem as jantes de origem e foi comprado novo tal e qual como está agora, a informação do livrete só pode estar mal de origem. Ou estou errado?

Tirando esse inconveniente de a velocidade mostrada ser incorrecta, há algum benefício em aumentar a altura do pneu?

Acho estranho não ter no livrete...

Eu também no livrete tem lá os R14... mas tem nas anotações especiais os 195/50 R15 pelo que posso andar com eles...

Se na fabia posso andar com eles, na tua carrinha idem...

Por lei, só se pode utilizar o que está no livrete mas pela minha experiência na IPO eles deixam passar até duas medidas acima da que está no livrete. Mas isto pode depender de centro para centro.

Mas voltando à minha dúvida: Tirando esse inconveniente de a velocidade mostrada ser incorrecta, há algum benefício em aumentar a altura do pneu?

errado. só pode andar com o que está autorizado no livrete.

Correcto. Pois na estrada só interessa o que tá no livrete..

Mas então tem que se ir à DGV homologar essas medidas e mudar no livrete?

O que queria dizer é que se na fabia é possível, na tua carrinha também deve ser, não vejo porque não.

Correcto. Pois na estrada só interessa o que tá no livrete..

Mas então tem que se ir à DGV homologar essas medidas e mudar no livrete?

O que queria dizer é que se na fabia é possível, na tua carrinha também deve ser, não vejo porque não.

É possível porque é o que ela tem neste momento. Os 195/50 R 15.

O que eu ainda não sei é quais as diferenças entre um 195/70 R 15 para um 195/50 R 15. O 70 é mais alto mas isso muda o quê? O conforto é? É que todos os carros desportivos têm pneus com um perfil muito baixo. Deduzo então que um pneu mais alto vai dar umz performance mais baixa ao carro!

Back