Medidas de Pneus

É possível porque é o que ela tem neste momento. Os 195/50 R 15.

O que eu ainda não sei é quais as diferenças entre um 195/70 R 15 para um 195/50 R 15. O 70 é mais alto mas isso muda o quê? O conforto é? É que todos os carros desportivos têm pneus com um perfil muito baixo. Deduzo então que um pneu mais alto vai dar umz performance mais baixa ao carro!

o carro está ilegal, se tem passado ou não nas IPO é irrelevante.

quanto ao perfil, não é o perfil que vai alterar magicamente a performance do carro... se assim fosse os F1 não andavam nada [:D]

Então mudo o quê? Isso é que ainda ninguém me disse! :S

O que muda de um 195/70 R 15 para um 195/50 R 15 em estrada?

A ideia que tenho é que esses pneus com menos altura, têm melhor aceleração, mas menos velocidade de ponta e menos conforto. Esses pneus com mais altura têm pior aceleração, mas ganham em ponta e no conforto...

Digam se estiver errado!

com um maior perfil 70 que estas a falar vais perder em consumos, vais ficar com a caixa mais longa, vais andar a uma velocidade superior à que está no ponteiro, vai adornar mais o carro, vai ficar a direcção desalinhada, e possivelmente ficar a bater a roda em algum lado ou em buracos ou em alguma coisa. não sei pq quers maior perfil, se queres maior perfil o ideal é meteres uma jante mais pequena. se não está no livrete a medida o ideal é ires ah dgv perguntas quais as medidas que o carro pode usar, eu no caso do meu no livrete quando comprei apenas vinha 165-65- 13 165-60-14 e155-65-13 , só que o carro de origem tras pneus 185-60-13, quando pedi o documento unico automovel essa medida ja la vinha descriminada sem ter pedido nada.

A ideia que tenho é que esses pneus com menos altura, têm melhor aceleração, mas menos velocidade de ponta e menos conforto. Esses pneus com mais altura têm pior aceleração, mas ganham em ponta e no conforto...

Digam se estiver errado!

em relação ao ganhar ponta isso é um bocado subjectivo, ganhava em ponta se a caixa dele cortar em 5ª, agora se não cortar como me parece não ganha em ponta nenhuma.

Não corta em 5ª não. O motor não consegue fazer o carro andar mais e ainda fica um bocado longe do red line.

Então não estou aqui a perceber uma coisa! Como é que no livretre está 175/70 R 14 se ele agora tem montado uns 195/50 R 15 e sempre teve este tamanho?

não nos compete saber porque é que está assim, pergunta a quem vos vendeu o carro... :P e esse alguém é que tem de arranjar isso.

Não corta em 5ª não. O motor não consegue fazer o carro andar mais e ainda fica um bocado longe do red line.

Então não estou aqui a perceber uma coisa! Como é que no livretre está 175/70 R 14 se ele agora tem montado uns 195/50 R 15 e sempre teve este tamanho?

também havia aí um user que comprou um fiat stilo com o kit abarth e foi parado pela policia e pagou não sei quanto. ~podes alegar que sempre teve, mas pagas na mesma :sh)

Tenho a marea td100 de 1998 e a medida "topo" que é recomendada de livrete e manual é os 195\55\15 e mais nem pensar...no meu manual nem existe medida de 195\50\15 ,os 195\50\15 nao recomendo sao demasiado baixos tornam a carrinha muito desconfortavel e como é bastante baixa no caso da minha(TD100) ha mais probabilidades de partir o carter de oleo ou outras peças debaixo do motor! Recomendo 195\55\15 com indice de velocidade H ou V, cheguei a ter os dunlop sp9000 indice de velocidade Z mas é algo que nao se tira proveito!
Por serem muito mais baratos á quem opte por usar os 195\50\15 arriscando ter problemas no ipo mas rapidamente se arrependem!
Em relação a usar 195\70\15 é um pouco comico pk trata se de pneus usados normalmente em carrinhas mistas de carga ou pequenos camioes, e acho que é uma medida alem de ilegal na carrinha é imposivel coloca-los la quase de certeza absoluta que iriam roçar na chapa! Iria parecer uma das criaçoes do MONSTER GARAGE! Realmente em conforto iria parecer um aviao á quantidade de borracha que a afasta do chao, agora a curvar ainda capotava!:P

O Material tem sempre razao!

Last edited:
Tenho a marea td100 de 1998 e a medida "topo" que é recomendada de livrete e manual é os 195\55\15 e mais nem pensar...no meu manual nem existe medida de 195\50\15 ,os 195\50\15 nao recomendo sao demasiado baixos tornam a carrinha muito desconfortavel e como é bastante baixa no caso da minha(TD100) ha mais probabilidades de partir o carter de oleo ou outras peças debaixo do motor! Recomendo 195\55\15 com indice de velocidade H ou V, cheguei a ter os dunlop sp9000 indice de velocidade Z mas é algo que nao se tira proveito!
Por serem muito mais baratos á quem opte por usar os 195\50\15 arriscando ter problemas no ipo mas rapidamente se arrependem!
Em relação a usar 195\70\15 é um pouco comico pk trata se de pneus usados normalmente em carrinhas mistas de carga ou pequenos camioes, e acho que é uma medida alem de ilegal na carrinha é imposivel coloca-los la quase de certeza absoluta que iriam roçar na chapa! Iria parecer uma das criaçoes do MONSTER GARAGE! Realmente em conforto iria parecer um aviao á quantidade de borracha que a afasta do chao, agora a curvar ainda capotava!:P

O Material tem sempre razao!

Ahahah! Demais! Obrigado pela explicação e pelos risos que mandei aqui deste lado! :)

Em relação à tua carrinha e à minha é igual as alturas e isso tudo.

Sim, já cheguei à conclusão que os 70 são enormes!!!!

Eu também acho estes 50 que estão montados um bocado "duros" demais! A próxima vez que mudar vou meter então os 195/55 R 15 que falas :)

recomendo-te a ires primeiro á dgv ver que medidas estao homolgadas para a carrinha. no caso do meu carro ele novo vinha com 185-60-13 e no livrete não vinha essa medida. apenas mais pequenos. com o doc unico eles la abervaram essa medida, normalmente isso é prob da dgv que devem ter preguiça em meters as medidas tds q o veículo esta homolgado.

indice de peso / indice de velocidade.
não é difícil de pesquisar essas coisas...

Esta foi a forma que eu arranjei para pesquisar, penso eu que é essa a ideia deste tipo de foruns, esclarecer duvidas, debater assuntos vários...

Back