Mega operação na Feira de Azeitão

Só apanham os vendedores e não os produtores (de material contrafeita), é porque os ciganos recusam-se sempre a dizer onde arranjaram a "mercadoria"!!
E assim é mais dificil..........

P.S: O Nephilim é que dava um bom agente da autoridade; ainda ajudava os ladrões a carregarem a mercadoria!!:D:D:D

citação:Originalmente colocada por ebay

"Ebay se não indiscrição, o que é que fazes na vida?"

Não sou feirante nem cigano..mas tenho uma profissão que por vezes se aproxima. Sou jurista (prof. liberal, não FP...!) ligado a universidades privadas e ao Min. da Defesa Nacional.
E por ser jurista, tenho a noção que o exercício da Lei deve ser uma actividade baseada na sensatez e na razoabilidade. Coisas que estas acções nas feiras não revelaram...No fundo, estes processos vão originar uma vastissima montanha de papeis, com custos processuais, em que metade não servirá para nada uma vez que não se vai provar a contrafacção. Do restante, fica enquadrado na chamada bagatela penal...

Eu pessoalmente não respondia. É uma indiscrição perfeitamente irrelevante para a discussão....mas isso é a minha opinião.

Relativamente ao tema, diria que tens toda a razão! Vivemos em tempos de fanatismo e por vezes à uma tentativa de sacralizar a lei. A lei pode ser injusta e como dizes deve ser aplicada na sensatez, coisa que não se tem visto na actividade da ASAE.

Não é à bruta que o nosso povo vai deixar de ser terceiro mundista.

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

"Ebay se não indiscrição, o que é que fazes na vida?"

Não sou feirante nem cigano..mas tenho uma profissão que por vezes se aproxima. Sou jurista (prof. liberal, não FP...!) ligado a universidades privadas e ao Min. da Defesa Nacional.
E por ser jurista, tenho a noção que o exercício da Lei deve ser uma actividade baseada na sensatez e na razoabilidade. Coisas que estas acções nas feiras não revelaram...No fundo, estes processos vão originar uma vastissima montanha de papeis, com custos processuais, em que metade não servirá para nada uma vez que não se vai provar a contrafacção. Do restante, fica enquadrado na chamada bagatela penal...

Eu pessoalmente não respondia. É uma indiscrição perfeitamente irrelevante para a discussão....mas isso é a minha opinião.

Relativamente ao tema, diria que tens toda a razão! Vivemos em tempos de fanatismo e por vezes à uma tentativa de sacralizar a lei. A lei pode ser injusta e como dizes deve ser aplicada na sensatez, coisa que não se tem visto na actividade da ASAE.

Não é à bruta que o nosso povo vai deixar de ser terceiro mundista.

Fico satisfeito que alguém finalmente tenha percebido o foguetório que é estas acções da ASAE. Porque, de facto, não passam disso, levemente adornadas com a intervenção de um director vaidoso...

Quanto à profissão, era relevante a resposta, na medida em que conheço os actos processuais que vão seguir-se ao foguetório. E garanto-te que daqui a 2 anos as coisas vão continuar apreendidas, metade delas vai-se verificar que afinal não são contrafacção (pode haver similitudes, mas não o bastante para induzir o consumidor em erro ou haver confusão de marca) e o restante vai apodrecer num armazém qualquer. Como a ASAE não faz apreensão discriminada e individual de cada peça apreendida, depois não há maneira de identificar de quem era o quê...ou seja, vai ser impossível provar que aquela peça x estava a ser vendida pelo feirante y !

citação:Originalmente colocada por ASAS

Só apanham os vendedores e não os produtores (de material contrafeita), é porque os ciganos recusam-se sempre a dizer onde arranjaram a "mercadoria"!!

P.S: O Nephilim é que dava um bom agente da autoridade; ainda ajudava os ladrões a carregarem a mercadoria!!:D:D:D

Aqui os ladrões foi quem roubou estas coisas todas aos vendedores da feira.

Claro que há artigos proibidos mas levar comida de certeza que estaria em bom estado.

Num país como o nosso com 500 000mil desempregados inscritos e mais outros tanto sem estarem inscritos e onde fecham fabricas todas as semanas é ridiculo o rigor destas operações contra pessoas que andam a trabalhar e é a unica forma de se calhar se alimentarem.

E já que falas em "foras da lei" qtos programas e filmes e musica tens tu pirateado? será que é tudo original a 100% ou só a 50%??[:I][:I]

As pessoas deviam olhar mais para si...pois a maioria faz o mesmo e é a população que alimenta estas feiras. E moralismos exagerados só ficam mal mto menos num país como o nosso;)

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Bem cá fica um excerto da noticia

A acção na feira de Azeitão (entre as 10h00 e as 11h30) levou à apreensão de material ilegal no valor de 210 mil euros. A maior parte, 137 mil euros, resultou de artigos de vestuário, sapatos, cintos, malas e perfumes contrafeitos. A posse deste material deu origem à instauração de 36 processos-crime. Os feirantes incorrem numa pena que vai de 360 dias de multa a três anos de cadeia.

A exemplo das acções anteriores, as autoridades retiveram cerca de 2500 euros de DVD e CD falsificados, no valor de 40 mil euros, tendo sido instauradas 30 contra-ordenações por violação de direitos de autor. Este material fica agora à guarda do Tribunal para posterior destruição.

No âmbito da acção de segurança alimentar, foi retirada da venda ao público perto de uma tonelada de bens alimentares, como queijos, chouriços, tremoços e azeitonas.

Deficientes condições de higiene, falta de rotulagem, más condições de embalagem e refrigeração foram algumas das causas para as apreensões.

NOTICIA INTEGRAL
Bem, tenho de fazer uma parcial mea culpa por ter ficado sensibilizado (que é que querem? estas coisas custam-me...)com a situação que passou na notícia televisiva de um velhote quase a chorar por ter visto a sua mercadoria apreendida, mas a realidade dos números não nos deve deixar indiferentes...

Uns pagam com "100" e outros com "1", em responsabilidade, mas a legitimização da acção para uns por vezes não permite que outros passem ao lado!

Nephilim, não está, nem nunca podia estar, em causa a acção da ASAE e da GNR, porque tudo é registado, catalogado e passado a auto. Se faltar alguma coisa os gajos que lá andaram estão bem lixados, não tenhas dúvidas. E até porque naquelas situações há dois tempos, o da apreensão propriamente dita, que foi feita à vista de milhares de pessoas, e o da conferência dos autos, onde nada pode faltar!

Por isso, mesmo para algum menos honesto que por lá pudesse haver, seria difícil alguém guardar queijos ou tremoços nos bolsos.

Tenho pena dos mais idosos, para quem estas regras novas fazem muita confusão, apesar de a nós nos parecer linear (são outra geração) a aplicação da lei, mas não tenho pena nenhuma dos gajos que vendem artigos contrafeitos ou falsificados, nenhuma mesmo, e nessa perspectiva só me posso congratular, de novo, com a acção levada a cabo.

"Num país como o nosso com 500 000mil desempregados inscritos e mais outros tanto sem estarem inscritos e onde fecham fabricas todas as semanas é ridiculo o rigor destas operações contra pessoas que andam a trabalhar e é a unica forma de se calhar se alimentarem.

E já que falas em "foras da lei" qtos programas e filmes e musica tens tu pirateado? será que é tudo original a 100% ou só a 50%??"

pois..apesar das promessas que vão investigar a origem dos produtos contrafeitos, todos nós sabemos que isso não acontece...passa pela cabeça de alguém encerrar-se uma fabriqueta textil, com 10 empregadas, perdida numa vila qualquer do Norte, onde se fazem t-shirts manhosas com o simbolo da Nike..?

E se estamos a falar de direitos autorais e direitos conexos, quem vai ao e-mule está a fazer downloads ilegais...

"e nessa perspectiva só me posso congratular, de novo, com a acção levada a cabo."

Voltando á questão inicial, ninguém põe em causa o principio da actuação. O que EU questiono é os resultados práticos destas actuações, sendo certo que da aplicação da lei nem sempre resulta o bem comum...
A aplicação da lei é uma actividade, que tem custos, monetários, sociais, etc. Este tipo de actuações, apesar do espalhafato, são "peanuts" no mercado da contrafacção. O ilicito só é contido no produtor, ou seja, encerrando as fabriquetas por cá ou impedindo as importações da China, India, etc...e isso não se faz, excepto em dois produtos: tabaco e álcool.

"Num país como o nosso com 500 000mil desempregados inscritos e mais outros tanto sem estarem inscritos e onde fecham fabricas todas as semanas é ridiculo o rigor destas operações contra pessoas que andam a trabalhar e é a unica forma de se calhar se alimentarem.

E já que falas em "foras da lei" qtos programas e filmes e musica tens tu pirateado? será que é tudo original a 100% ou só a 50%??"

pois..apesar das promessas que vão investigar a origem dos produtos contrafeitos, todos nós sabemos que isso não acontece...passa pela cabeça de alguém encerrar-se uma fabriqueta textil, com 10 empregadas, perdida numa vila qualquer do Norte, onde se fazem t-shirts manhosas com o simbolo da Nike..?

E se estamos a falar de direitos autorais e direitos conexos, quem vai ao e-mule está a fazer downloads ilegais...
Eu percebo bem o que queres dizer dentro do princípio da proporcionalidade e adequação, sobretudo porque, quiçá, os números do material apreendido poderão não justificar o que se gasta (...) com a acção de fiscalização!

No entanto estas coisas têm uma lógica diferente da do lucro e do "investir x" pare "recuperar y", sendo que o que interessa é retirar do mercado produtos não conforme a regularidade.

Mas, dizes, talvez não se vá à fonte da contrafacção/falsificação, ou talvez sim, digo eu! O que não será é como nós todos quereríamos que fosse, que todos os falsificadores fossem apanhados e presos rapidamente, como deve ser!

No caso do tráfico, por exemplo, se apenas procurassem os grandes traficantes ao ritmo a que as investigações decorrem andaria ainda mais droga nas ruas. Em vez disso eles vão prendendo alguns dos pequenos (porque os consumidores já não têm responsabilidade criminal, como sabes)! Parece-me que há que ir atacando a montante e a jusante, mas com a noção de que esse é um processo dialéctico, ou seja, sem fim...

De braços cruzados é que, parece-me, não se pode ficar!

Ah, em nota final, por cá não há (que eu saiba) programas que não sejam originais, até porque, pessoalmente, faço questão disso mesmo!;)

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por ASAS

Aqui os ladrões foi quem roubou estas coisas todas aos vendedores da feira.

Claro que há artigos proibidos mas levar comida de certeza que estaria em bom estado.

Num país como o nosso com 500 000mil desempregados inscritos e mais outros tanto sem estarem inscritos e onde fecham fabricas todas as semanas é ridiculo o rigor destas operações contra pessoas que andam a trabalhar e é a unica forma de se calhar se alimentarem.

E já que falas em "foras da lei" qtos programas e filmes e musica tens tu pirateado? será que é tudo original a 100% ou só a 50%??[:I][:I]

As pessoas deviam olhar mais para si...pois a maioria faz o mesmo e é a população que alimenta estas feiras. E moralismos exagerados só ficam mal mto menos num país como o nosso;)

Por acaso até tenho alguns CD's/DVD's pirateados, mas não comprei na "feira"; tirei da net, portanto não houve comércio!!;)

A tua solução para o desemprego é vender material contrafeito/roubado ou produtos alimentares sem higiene, nas feiras?!
Não brinques........

"De braços cruzados é que, parece-me, não se pode ficar!"

Encantado da vida, mas a fazer alguma coisa que seja de jeito! este tipo de acções muito mediáticas criam a sensação que as coisas estão a andar, mas não estão..e tanto que não estão que os produtos contrafeitos continuam a aparecer nas feiras. E se para a semana alguém for a Azeitão, lá estão os mesmissimos produtos...

"Por acaso até tenho alguns CD's/DVD's pirateados, mas não comprei na "feira"; tirei da net, portanto não houve comércio"

Não deixa de ser produto ilegalmente obtido...não o pagaste, não tens factura, não te foi oferecido...

"De braços cruzados é que, parece-me, não se pode ficar!"

Encantado da vida, mas a fazer alguma coisa que seja de jeito! este tipo de acções muito mediáticas criam a sensação que as coisas estão a andar, mas não estão..e tanto que não estão que os produtos contrafeitos continuam a aparecer nas feiras. E se para a semana alguém for a Azeitão, lá estão os mesmissimos produtos...
Bem, para a semana não há mercado em Azeitão (permite-me a pequena brincadeira).:D

Pois, aí só posso concordar, a não haver continuidade as coisas ficam-se pelo mediatismo e não pela eficácia, o que não interessa minimamente! Esperemos, então, que estas acções tenham continuidade regular!;)

Não vão ter..tiveste 25 operações no ano pelo país, com gente da ASAE das varias delegações. Se eles tivessem de fazer isto todos os fins de semana durante largos meses e por todo o país( assim sim, seria esforço continuado..)os custos rapidamente bloqueavam a actuação.

Alguém sabe se o queijinho foram mesmo para destruição ou terão ido para provas de degustação [?]

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Eu venho da provincia...sabia lá que existia isso da feira de cascais.
Eu sou do Porto e ouço falar muito da feira de Carcavelos. O Shopping preferido das tias para roupas de grife.... [8D]

Era a de Cascais...

E digo era, porque desde que mudou de sítio as "tias" deixaram de a frequentar da forma como o faziam quando era junto à Praça de Touros, bem juntinho à zona fina de Cascais... E se as vissem a correr para as bancas quando ouviam os berros de preços dos vendedores...

Carcavelos é a feira semanal re****díssima pelas t-shirts.

Eu também como já estou farto de aturar o patrão e de receber ordens já decidi: vou-me despedir e vou para a feira vender material ilegal, se vier a polícia digo que preciso daquilo para viver ou então vou roubar.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Bem, tenho de fazer uma parcial mea culpa por ter ficado sensibilizado (que é que querem? estas coisas custam-me...)com a situação que passou na notícia televisiva de um velhote quase a chorar por ter visto a sua mercadoria apreendida, mas a realidade dos números não nos deve deixar indiferentes...

Também eu fico sensibilizado quando vou aqui á Feira de S. Pedro de SIntra e muito pontualmente á da Malveira, e é bom de ver que muitas pessoas mantem as suas hortas como um complemento aos rendimentos baixos que provávelmente terão.

A realidade é que esses micro produtores não serão o mais perniciosos, nem os que fugirão a impostos nem á facturação, mas depois a justiça é cega ... e como disse vai tudo na mesma leva.

Porque entre eles está o verdadeiro meliante e o artolas das ilegalidades.

Acabam os compradores por também sair prejudicados, porque maioritáriamente estes pequenos produtores levam as "couvinhas", as "cenourinhas", o molho de agriões ou os ovos de origem caseira, que depois de confeccionados não tem o mesmo gosto dos comprados com origem nas grandes produções.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Também eu fico sensibilizado quando vou aqui á Feira de S. Pedro de SIntra e muito pontualmente á da Malveira, e é bom de ver que muitas pessoas mantem as suas hortas como um complemento aos rendimentos baixos que provávelmente terão.

A realidade é que esses micro produtores não serão o mais perniciosos, nem os que fugirão a impostos nem á facturação, mas depois a justiça é cega ... e como disse vai tudo na mesma leva.

Porque entre eles está o verdadeiro meliante e o artolas das ilegalidades.

Acabam os compradores por também sair prejudicados, porque maioritáriamente estes pequenos produtores levam as "couvinhas", as "cenourinhas", o molho de agriões ou os ovos de origem caseira, que depois de confeccionados não tem o mesmo gosto dos comprados com origem nas grandes produções.
É isso tudo!;)

Voltar
Superior