Sbkrr
New member
Steevegt, penso que os 15 mil kms, neste caso, se aplique exactamente por ser metade do preconizado, na medida de se fazer uma muda intermédia mantendo o óleo menos contaminado de gasóleo, e tentando minorar os efeitos desta mistura na lubrificação do motor. Isto sou eu que digo, pela lógica que tento perceber. Ou seja, até pode durar em condições 20/22/24 mil kms, mas no sentido de acertar com a revisão, faz-se uma muda a meio do prazo de kms.
P.e. se a manutenção preconizada fosse aos 20 mil, se calhar, ninguém aconselhava uma muda intermédia. Ou, então se só se fizer 15 mil num ano, acaba por ser essa a muda normal (penso que seja 30 mil kms ou 1 ano) e depois aos 2 anos fazia-se nova troca com a restante revisão.
Eu já fiz revisões anuais com 30 mil kms e com 26.500 kms e existe diferença significativa no estado do óleo, além do nível estar mais aumentado no 1º caso (cerca de 1 L a mais do que o preconizado). E também já fiz com 21500 kms aos 9 meses e o óleo ainda estava aceitável, comparado com os outros dois casos.
Neste caso acho que a troca mais cedo do óleo,só vai trazer mais gastos ao proprietário...os construtores devem saber que fazer uma revisão aos 30 mil deve ser o suficiente!!fazer aos 15 mil é melhor porque o óleo não perde tantas qualidades,etc,mas porquê?só porque alguém se lembrou disso??
Vou dar alguns exemplos, e são só exemplos:
No meu MRS a Renault anuncia um prazo de revisão de 20 mil kms, ou 2 anos,sempre o que acontecer primeiro,até podia fazer de 10 em 10,mas se a marca diz que o ideal são os 20 mil,porque vou gastar mais euros??
No caso do meu ibiza,o meu mecânico recomenda de 15 em 15 mil,mas faço sempre de 10 em 10....mas o carro já tem mais de 350 mil kms,está mexido e é o carro do dia a dia,mas o motor é o original e nunca foi aberto!
Nas motas a malta muda o óleo de 6 em 6 mil,mas no manual diz que o ideal será de 12 em 12 mil.....e porque se altera esse intervalo???????
Sei de um militar aqui perto de mim, e que tem uma Gsx-r 1000 k7 e a mota,a ultima vez que tive ao pé dela,contava já com 180 mil kms(parece irreal,mas é verdade), e ele sempre fez de 12 em 12 mil e nunca teve problemas!!!!