Megane III - fotos oficiais na pág. 29

Mais fiável? em relação ao 1,5 dci/1,4 d4d ou 16,hdi? Hum... duvido.

A fama teve-a de facto mas era uma grande mais valia apenas nos anos 90 e início do século. A partir de 2001-2002 foi pura e simplesmente ultrapassado no que diz respeito ao silêncio, agradabilidade de utilização. e mesmo em relação ao preço era consistentemente mais caro mesmo em outros países mesmo não sendo o abuso que era aqui em PT

Basta ver quantos 1.9TDi's têm mais de 400,500 mil km em relação a esses blocos que falaste. Pelo menos é a ideia que tenho sobre a fiabilidade dos mesmo. E não sou o único com essa ideia atenção. O forum é exemplo disso.

Sim a partir dessa altura foram ultrapassados e mesmo até à pouco tempo nem Common Rail eram :confused: Isso nota-se bastante nos consumos. Sobretudo em cidade.

Sobre a agradabilidade de utilização posso-te dizer que eu gosto muito deste bloco. Mas isto é um gosto pessoal. Eu gosto de ter ali a força à mão. Já o ruído não de facto dos mais agradáveis mas como só o conduzo numa A4 Avant esse "problema" nem se nota.

O preço sempre foi puxadote, muito por causa da taxação por cilindrada. Nos países onde se taxa/taxava assim (Portugal íncluido) sempre foi mais caro mas nunca tan diferença como cá.

Última edição:
Olha lá andré, qual é a satisfação do carro estar a vender mais ou menos? Por assim dizer és um tipo de modas ou seja pouco certo daquilo que queres. Nao entendo qual a vantajem de ter um carro que vende muito... Enfim...

É isso que tu pensas dos milhares de portugueses com as suas Mégane II Break 1.5 dCi? [:p] [:D]

1.4 TCe 130, 1.6 100/110, 2.0 140, 2.0 T 165, 2.0 T 250

O que não faltam é motores a gasolina.

São é pouco competitivos, tirando o o 1.4 TCe e o do RS.

Mesmo o TCe, para o atraso temporal, não deslumbra por aí além.

E o número de vendas é (também [;)]) o reflexo da falta de competitividade dos motores.

A outra coisa é a habitabilidade traseira do 5p...

André, que eu tenha conhecimento só sairam dois motores a gasolina no lançamento, o 1.6 e o 2.0 TCe no Coupé. Isto para além das duas variantes do 1.5 dCi e o 1.9 dCi.

Daqui que eu diga que tenha nascido manco na oferta. Neste ponto a VW ganha ao pontos, pois já teve motores mais pequenos e apetitosos no Golf V, usando este como medidor de fiabilidade.

Receio que inicialmente não irá ser o 1.4 TCe a fazer descolar mais as vendas, devido à tal falta de provas da sua fiabilidade.

Espero que no entanto possa vir a ser uma referência em agradabilidade de utilização (à boa maneira de um motor Renault) e minimamente competitivo nos consumos.

Quanto à habitabilidade... Haverá por aí valores ?

André, que eu tenha conhecimento só sairam dois motores a gasolina no lançamento, o 1.6 e o 2.0 TCe no Coupé. Isto para além das duas variantes do 1.5 dCi e o 1.9 dCi.

Daqui que eu diga que tenha nascido manco na oferta. Neste ponto a VW ganha ao pontos, pois já teve motores mais pequenos e apetitosos no Golf V, usando este como medidor de fiabilidade.

Receio que inicialmente não irá ser o 1.4 TCe a fazer descolar mais as vendas, devido à tal falta de provas da sua fiabilidade.

Espero que no entanto possa vir a ser uma referência em agradabilidade de utilização (à boa maneira de um motor Renault) e minimamente competitivo nos consumos.

Sim, cá, só saíram esses. Exactamente porque o resto da gama não é competitivo [;)]

Habitabilidade

Como podes ver, tem das piores dimensões (tanto comprimento, como largura e altura) do segmento.

Vou só pôr em perspectiva. Pegando no meu S1. Reconhecido pela sua falta de habitabilidade traseira certo? E eu digo-te...como familiar é muito limitado, quem não perceba isso antes de o comprar...lixa-se!

S1 vs MIII:
Igual comprimento, superior largura e altura.

E se fores comparar depois com o Golf ou 308...o MIII é aniquilado.

Eu disse isto quando começaram a ser divulgadas as informações do MIII: a Renault resolveu a bagageira...mas não resolveu o espaço traseiro e devia tê-lo feito porque é daquelas coisas que corta vendas...

Última edição:
Sim, cá, só saíram esses. Exactamente porque o resto da gama não é competitivo [;)]

Em França também... E outras das coisas que foi mais criticada foi ver a única versão a gasolina do 5 portas estar unicamente disponivel com o nível de acabamento / equipamento mais fraco de todos... :sh)

Habitabilidade

Como podes ver, tem das piores dimensões (tanto comprimento, como largura e altura) do segmento.

A frieza dos números é lixada... [:D]

a Renault resolveu a bagageira...mas não resolveu o espaço traseiro e devia tê-lo feito porque é daquelas coisas que corta vendas...

Bom bom era o compromisso... [8b]

Daqui a bocado a Renault lança o 1.6 TCe 156, junta-se ao 1.4 TCe 130 e se as vendas não descolarem, até o 1.2 TCe 100 eles metem no MIII [;)]

Basta ver quantos 1.9TDi's têm mais de 400,500 mil km em relação a esses blocos que falaste. Pelo menos é a ideia que tenho sobre a fiabilidade dos mesmo. E não sou o único com essa ideia atenção. O forum é exemplo disso.
Também te podia falar da minha experiência com o bloco, das centenas a que o meu pai já teve que mudar juntas, das dezenas que levaram 2 ou mais antes dos 100.000 ou de o único 1.9 de 150cv que vi e encostou ás boxes antes dos 5.000.
O que é que isso prova?
Nada, o que é certo é que vag's com injector bomba tenho-lhes pavor, eu e 90% dos mecânicos multimarca que conheço.
Nesse aspecto posso dizer que o meu pequeno dci já leva grande vantagem sobre os 1.9tdi que há na família e amigos.
Mas também te digo que estou convicto que um desses motores nas minhas mãos não daria metade dos problemas, a manutenção seria era bem mais do que a que está prevista.

Última edição:
Estar a ditar insucesso de vendas ao Megane 3 pelos motores ou falta deles... Como me explicam o sucesso do 206 com os motores que tinha na altura? todos eram ultrapassados a não ser o 2.0 hdi e 1.4 hdi na sua maior parte do tempo. Para muitos de voces não tinha motores para vender assim.

Acho que ha coisas que não se explica por motores, por habitabilidades (esta é importante pois salta a vista) etc etc

Vender bem ou não esta relacionado com demasiadas coisas e não com meia duzia cm pensam.

Tudo depende da confiança dada ao consumidor, seja pelo design, pelas qualidades, filosofias etc

E não são esses motores TCe que vão safar as vendas pois o Golf quase pela certa esta a ter a maior parte com os 2.0 Tdi 110 e 140cv, o Megane tem o 1.5 logo sera este o problema?

Se o Golf ja vendia bem é normal que isso aconteça, o Megane 2 vendeu melhor no inicio que o 3?

Isto pode ser que explique a grande influencia que tem os mercado internos.

Europa
Peugeot 207 26.559
Fiat Panda 20.538

França
Peugeot 207 10.897

Italia
Fiat Panda 13.222

Não encontrei da alemanha e do Golf.

Última edição:

Aqui na Holanda saíram, no de 5 portas, os seguintes motores:

1.6 100cv (em todos os níveis excepto Privilege = versões "S" em PT)
1.6 110cv (em todos os níveis excepto Privilege = versões "S" em PT)
2.0 TCe 180cv (disponível em todos os níveis de equip.)

1.5 dCi 105cv (em todos os níveis excepto Privilege = versões "S" em PT)
2.0 dCi 130cv (disponível em todos os níveis de equip.)

Não sei as diferenças entre o 1.6 100cv e o 1.6 110cv, mas a verdade e' que o de 110 já estava um escalão de imposto acima, e por isso pagava mais. Talvez tenham feito esta versão mais fraquinha para o manter no escalão de baixo, aqui na Holanda...

Não acho que esses motores comprometam a performance comercial do veiculo, tendo em conta que se vende muito diesel.

Em 2000 o 307 começou bem pior e no entanto vendeu bem. Na altura eles apenas tinham de inicio o 2.0 Hdi de 90cv.

O Focus vende que se farta e tambem não tem uma gama distinta do que o Megane oferece. Nas versões a gasolina ainda pior estão se é que tere turbo e novidades interessam.

Acho que a asneira foi meterem ao barulho o 1.9 novamente, este motor mete medo pela fama que se criou. E estar novamente associar 1.9 e Megane 3 ajuda a festa pela negativa.

Como ja alguem disse, neste momento a imagem da Renault ficou tremida pelos problemas de fiabilidade associada a toda a gama pelo uso do mesmo bloco 1.9.
Em portugal num megane 2 acredito que poucos seriam os 1.9 mas no resto da europa esse motor era bem mais usado pelo consumidor e sende esse mesmo bloco a ter os tais problemas é facil imaginar que carros como o Laguna 2, Megane 2 principalmente foram altamente denegridos assim como os seus nomes e a marca.

Mesmo com cuidados em termos de fiabilidade nos novos modelos a imagem esta la e so daqui a uns anos quando estes ultimos produtos mostrarem o que valem é que as pessoas começam a ganhar confiança.

O Clio não foi afectado da mesma maneira pois os 1.2 e 1.5 dci não eram problematicos nem de perto em relaçao ao 1.9.

Acho que a renault deve ter agora o cuidado para fiabilizar clientes e ate podem aproveitar o menor numero de vendas para fazer mais facilmente a mudança.

Depois ainda houve a jogada da VW em lançar um 'novo' Golf no meio das novidades, desta maneira não deixa fujir clientes. Se não tem lançado o Golf 6 quase de certeza que o Megane estaria a vender mais neste momento.

Última edição:
Acredita que vender mais ou menos esta mais relacionado com o psicologico do que com as reais vantagens entre um ou outro modelo.

Se as pessoas fossem maquinas e comprassem de acordo com as necessidades racionais certamente ate eu andaria com outro carro, o problema é que o humano segue tambem a sua emoção e ilusões e quem conseguir dominar melhor isto tem o mercado.

Alguem me diz em que é que o golf é assim tao melhor do o megane?

É uma marca alemã, tem o simbolo da VW e tem status [:D] e tem uma traseira horrivél [:vm)]
Renault não tem status[s)]
Tive um Megane break 3 anos e nada tenho a apontar de negativo.
Mas o status fala mais alto para alguns... não sei porquê[8b]

Prefiro a megane ao golf. A nivel de motor o 1.5dci 105 cv cumpre bem a sua funçao e nao desilude face ao 2.0tdi 110cv.

Última edição:
A questão do Golf vender muito mais que os outros é mais psicologica do que fisica, ele não precisa de ser melhor basta não desiludir durante o seu percurso de vida.

É a imagem que o carro deixou ao longo dos anos, resistencia. Isto a longo prazo é das coisas que mais saltam a vista num automovel.

Todos sabemos que a Renault facilitou varias vezes e isso depois conta nestas situações que as pessoas não se sentem tão confortaveis para comprar os seus carros.

A VW ate pode ter metido agua aqui e ali mas em termos absolutos nunca se deixou envolver em problemas como a Renault.

Todos sabemos que o povo alemão é altamente profissional nos assuntos materialistas, desde maquinas fotograficas a headphones eles apostam no topo e não facilitam na qualidade.
Enquanto nos temos o quarto de hora academico eles tem habito de ser pontuais.

Podem ter muitos problemas mas nas questoes materialistas eles são lixados.

Os franceses e italianos ja são mais povos latinos e todos sabemos que são menos frios e gostam mais do convivio, acaba por sair mais desleixado o trabalho de casa.

Facilitaram mais vezes na historia por isso tambem acabam por sofrer em imagem e acabam por ficar com o mercado menos lucrativo.

Neste momento e pela filosofia de reconstruir produtos é oportunidade para as marcas que tinha uma imagem de fiabilidade tremida apagarem isso pois acabam por remontar muitas das mesmas peças em automoveis novos o que tem vantagens pois ja estão mais perfeitas e originam menos problemas de fiabilidade.

Como é o caso dos Megane 2 -> 3, Laguna 2 -> 3, muita peça é a mesma alem que a parte que mais dores de cabeça deu (electronica) ja tem 6 anos a ser testada e limada por isso duvido que estes novos modelos sejam em fiabilidade perto do que foram os modelos saidos em 2000/02.

Também te podia falar da minha experiência com o bloco, das centenas a que o meu pai já teve que mudar juntas, das dezenas que levaram 2 ou mais antes dos 100.000 ou de o único 1.9 de 150cv que vi e encostou ás boxes antes dos 5.000.
O que é que isso prova?
Nada, o que é certo é que vag's com injector bomba tenho-lhes pavor, eu e 90% dos mecânicos multimarca que conheço.
Nesse aspecto posso dizer que o meu pequeno dci já leva grande vantagem sobre os 1.9tdi que há na família e amigos.
Mas também te digo que estou convicto que um desses motores nas minhas mãos não daria metade dos problemas, a manutenção seria era bem mais do que a que está prevista.

Cada um de nós tem a experiência que tem [;)]

Mas se pegarmos em amostras maiores vês que é um excelente bloco.

O 1.5dCi também o é atenção. Sobretudo as versões de 65cv que por aí andam carregadinhas de km's [;)]

Cada um de nós tem a experiência que tem [;)]

Mas se pegarmos em amostras maiores vês que é um excelente bloco.

O 1.5dCi também o é atenção. Sobretudo as versões de 65cv que por aí andam carregadinhas de km's [;)]
Eu só fiz 170000 kms com um!!! Problemas zero! Manuntenção: a recomendada pela marca!
Cuidados: muitos, sempre assim fui com carros. Toda a gente gozava comigo pq eu sempre que puxava mais pelo carro ou fazia grandes viagens deixava-o um minutinho a trabalhar ao ralenti antes de o desligar entre outros. O que é facto é que os kms estavam lá, a embraiagem era a de origem e as peças que levou foram apenas material de desgaste. Hoje o carro anda com um amigo meu, deu-me uma boleia noutro dia, estava com 198000 kms e prás curvas[;)]
Tudo vai do (ab)uso que se dá aos carros! Inevitavelmente os diesel são carros que requerem um tratamento "especial", mas nem toda a gente tem essa sensibilidade!
Hoje ando com vag 2.0 TDI injector/bomba a caminho dos 40000 kms e problemas, zero também.

Não sei se o Golf é assim tão melhor que o megane. O que eu sei é que até aqui, não era opção para mim no sentido em que era caro, tinha motores ultrapassados e não era tão bom globalmente como o Renault/C4/auris e outros.

Mas agora, com os novos motores e preços mais competitivos o Vw ficou novamente ao nível dos melhores em qualidades REAIS. Não foi o megane que piorou, foi o golf que melhorou muito.

E depois a imagem do modelo faz a diferença no mercado. Preparem.se o golf vai arrasar a concorrencia este ano como não o fazia há muito tempo.

Voltar
Superior