Megane III - fotos oficiais na pág. 29

o R19 1.4e rti foi o que eu dei para abate para comprar o MIII agora. Em termos de ruidos não tenho qualquer queixa por acaso, tudo no sitio :) 15 anos e estava impecável por dentro (mérito do meu pai que cuidava bem dele e só tinha 120k km também).

Posso é dizer que tinha uns pedais rijos como cornos lol. (em comparação com os de agora!)

o R19 1.4e rti foi o que eu dei para abate para comprar o MIII agora. Em termos de ruidos não tenho qualquer queixa por acaso, tudo no sitio :) 15 anos e estava impecável por dentro (mérito do meu pai que cuidava bem dele e só tinha 120k km também).

Posso é dizer que tinha uns pedais rijos como cornos lol. (em comparação com os de agora!)

Ahhhh... por isso é que tens esse nick...
kaprikorn-cornos. Está visto que foi em honra do R19... [:D]
Desculpa lá o Off Topic mas do que vi até agora por aqui, foi o que de mais interessante vi para responder.

Astra G....................não passa vergonha nenhuma ao lado do novo Megane III

Vergonha não passa[;)]........mas só falta dizerem que um Astra de 98 tem melhores plásticos e montagem que um Mégane de 2009...........epá...

Tenham paciência.....fanatismo misturado com disparate é que não.......:sh)

Vergonha não passa[;)]........mas só falta dizerem que um Astra de 98 tem melhores plásticos e montagem que um Mégane de 2009...........epá...

Tenham paciência.....fanatismo misturado com disparate é que não.......:sh)
Oh Bruno,

Mas "fanatismo misturado com disparate" aonde?...

Falou-se em detalhes, pormenores! Qual a dificuldade em compreender?

Só porque um modelo é recente isso garante-lhe melhor qualidade que outros mais antigos? Desde quando? Muitas vezes assistimos a retrocessos dentro das próprias marcas, quanto mais...

Oh Bruno,

Mas "fanatismo misturado com disparate" aonde?...

Falou-se em detalhes, pormenores! Qual a dificuldade em compreender?

Só porque um modelo é recente isso garante-lhe melhor qualidade que outros mais antigos? Desde quando? Muitas vezes assistimos a retrocessos dentro das próprias marcas, quanto mais...

Carlitos,

Nunca na vida um Astra de 1998 tem melhores plásticos e montagem que um Mégane 3 acabadinho de sair.
Se me disseres que o Astra actual é melhor que um Mégane III nesse capítulo, não me custa a acreditar.
O Astra de 1998....bem....Caramba estamos a falar de 11 anos de diferença!!!!:sh)
Não me parece que a Ranhô tenha retrocedido 11 anos nesse capítulo com este Mégane III.

Sejamos sérios caramba!![;)]

Carlitos,

Nunca na vida um Astra de 1998 tem melhores plásticos e montagem que um Mégane 3 acabadinho de sair.
Se me disseres que o Astra actual é melhor que um Mégane III nesse capítulo, não me custa a acreditar.
O Astra de 1998....bem....Caramba estamos a falar de 11 anos de diferença!!!!:sh)
Não me parece que a Ranhô tenha retrocedido 11 anos nesse capítulo com este Mégane III.

Não vou estar aqui a dissecar contigo porque são pormenores.

Mas dá-me a sensação que ou o pessoal não entende bem o que se quer dizer, ou então não quer entender.

Eu nunca disse que a Renault retrocedeu 11 anos. Nem foi isso que aconteceu, nem em relação a ela, nem em relação à Opel.

O objectivo não é, ao contrário do que muita gente pensa, denegrir o Megane. É, sim, indicar que ainda havia algo a fazer e que, num carro com o preço que a Renault está a pedir, não se percebe o porquê de não o ter sido feito.

Tenho pena de já não ter por cá a Astra G, senão teria todo o prazer em mostrar a quem tivesse dúvidas que 11 anos não são assim tanto como parecem.

Mas admito, são pintelhices, não é isso que vai fazer do Megane um mau carro ou fazer as pessoas desistir da sua compra! (aliás, se reparares, no tópico que abriste eu até te aconselhei - e continuo a aconselhar - a Megane).

É a minha - e pelos vistos não estou só - percepção da qualidade. Todos temos graus de percepção e - acima de tudo - exigência diferentes.

Pode ser que um dia, apenas a título de curiosidade, num convívio, se faça um tira-teimas...

Mais sério do que isto, desculpa, mas não consigo ser.

P.S.: Por exemplo, o Astra de 98 que conheço é um Club (versão base) e, independentemente de ter um simples rádio de cassetes, tem comandos no volante retro-iluminados, é só um pormenor insignificante que me veio à cabeça, mas que muitos Renault posteriores não apresentavam (o Laguna II aqui de casa não tinha os comandos do volante retro-iluminados em 2001, por exemplo)...

Mas algum dia essa paneleirice dos comandos no volante retroiluminados consegue bater a ergonomia dos comandos ao volante da Renault ???...

[:)]

As funções dos comandos de rádio da Renault são tão intuitivas e estão tão bem colocadas que dispensa iluminação.

Por outro lado, consigo manobra-lo sem que o volante esteja na posição central, no Opel simplesmente não dá... [:p]

Sim, estava a referir-me à qualidade dos materiais e montagem interiores.
O Megane I de 1998 era, à data, um projecto de 1995 que não tinha sofrido modificações significativas desde o lançamento (era a Phase I), ao passo que o Astra G era um modelo recentíssimo, lançado precisamente em 1998 que visava combater à data o também recente Golf IV.
Ora conhecendo eu actualmente quem tenha um Megane I e um Astra G, é muito facilmente observável, após andar em ambos, qual deles envelheceu melhor, e esse é claramente o Astra.
O Megane I quando foi projectado em 95 não teve grandes preocupações com materiais xpto, e mesmo em termos de montagem, rapidamente se torna um viveiro de barulhos parasitas, qualidade de interiores é definitivamente uma virtude que não lhe reconheço.
Em 98, quando foi lançado, o Astra G melhorou imenso face ao Astra F, embora houvesse materiais mais duros, também trouxe alguns materiais moles agradáveis ao toque em algumas partes, e um nível de acabamento muito interessante para a época.

De notar que o meu comentário foi em virtude do facto do user FastR ter dito que o Astra G nem melhor qualidade apresentava que o Megane I do mesmo ano, coisa com que evidentemente discordo.

Cumprimentos

P.S.: Por exemplo, o Astra de 98 que conheço é um Club (versão base) e, independentemente de ter um simples rádio de cassetes, tem comandos no volante retro-iluminados, é só um pormenor insignificante que me veio à cabeça, mas que muitos Renault posteriores não apresentavam (o Laguna II aqui de casa não tinha os comandos do volante retro-iluminados em 2001, por exemplo)...

P.S.2: Veja-se o tablier do Astra G que tem o Airbag do passageiro dissimulado, ou seja, sem tampa visível, ao passo que o Megane I tinha uma abertura frontal claramente demarcada para o airbag do passageiro:
14294198_2.jpg

20654853_1.jpg
Esta comparação não deixa dúvidas, sobretudo para quem conheceu os dois carros. O Opel estava léguas do Mégane I em qualidade, sem dúvidas, quer em materiais quer em montagem, quer em posição de condução, quer ainda na tão subjectiva estética... [;)]

Oh amigos, o Megane I era pior construído que o R19 Phase II...

E o Phase II melhorou ligeiramente a montagem, mas nada de especial. Dos piorzitos na categoria, ao passo que o Astra G era o melhor...depois do Golf!

Se era dos piores ou dos melhores não sei, mas o que é certo é que cá por casa anda um de 1999 com 102.000km e barulhos parasitas em mau piso são muito poucos (não sei se é assim que estão a avaliar a qualidade) :confused:

Acho que vou ter que ir reclamar à Renault (apesar da garantia já ter terminado), visto que segundo o que alguns escrevem aqui, o Megane I fase II cá de casa já devia de estar a perder peças e a começar a desintegrar-se [:D]

Mas algum dia essa paneleirice dos comandos no volante retroiluminados consegue bater a ergonomia dos comandos ao volante da Renault ???...

Não comparei a ergonomia dos comandos.
Comparei o pormenor de acabamento dos comandos, independentemente de serem do rádio, do AC ou do cruise control serem retro-iluminados de série, na versão base de um segmento C lançado em 98, quando, em contraste, os comandos do volante do Laguna II Initiale (por acaso eram do Cruise Control), segmento D de 2001 não tinham essa característica.
Eu estou a discutir a qualidade e atenção dada aos acabamentos, o Astra G na altura tinha a difícil missão de apresentar uma qualidade ao nível da do arqui-rival Golf IV, que independentemente de uns anos mais tarde ter plásticos a descascar, à data introduziu os materiais rubber-touch em abundância e o Astra G tentou na altura aproximar-se o mais que conseguiu dos acabamentos deste.
O Megane I de 98, era um Phase I de um projecto de 1995, não tinha a mínima preocupação em materiais rubber-touch, nem comandos retroiluminados, nem tampas de airbag disfarçadas nem nada...
O resto, como digo, é entrarem num e noutro após todos estes anos e aperceberem-se do óbvio, isto nem tem discussão possível, é uma simples evidência...

Claro que não acredito que o Astra G tenha melhor qualidade que um Megane III, isso nem sequer comento, o Megane III sendo um produto 11 anos mais recente tem a obrigação de ser muito melhor!

Cumprimentos

Queres que te diga que mesmo o Astra G ganha os temidos ruídos parasitas ao fim de algum tempo ?

Que esse Astra G apresenta desgaste de plásticos iguais ou superiores aos do Mégane da mesma altura ? E nem preciso ir a exemplares de 1998...

E que implicância é essa com a tampa do airbag... No Mégane resume-se a substituir aquilo, no Astra implica um topo de tablier completamente novo !

Última edição:

Penso que existem aqui muitas dificuldades de comunicação porque andamos a misturar alhos com bugalhos. Quando usei o Astra G (já que o Golf parece incendiar os tópicos) como referência, referi-me à "qualidade de montagem" e não à qualidade de materiais, qualidade dos interiores ou qualidade geral.

Pelo que vejo, muita gente ainda não sabe distinguir qualidade de montagem da qualidade dos materiais. São duas coisas completamente distintas. Um carro pode ter materiais fracos e ter uma boa qualidade de montagem e vice versa. Por exemplo, a minha Renault Espace IV de 2003 tem materiais bons, mas a montagem está a um nível medíocre. (Em breve vou abrir um tópico sobre isto, com fotos que vão chocar alguns[:D])

Voltando ao assunto: parece-me óbvio que não faz sentido comparar a qualidade geral do Megane III com o Astra G de 98. [;)] Mas se falarmos apenas da qualidade de montagem, a comparação não é assim tão descabida.

Ora, o que é a qualidade de montagem? A qualidade de montagem refere-se à forma como os diversos componentes são fixos à estrutura do automóvel, englobando:

• Forma de fixação (colagem, aparafusamento, encaixe, etc);
  • Número de pontos de fixação;
  • Rigor da fixação (alinhamento, folgas, precisão do posicionamento);
  • Resistência dos componentes montados à tracção e pressão;
  • etc...
Segundo estes critérios, asseguro-vos que o Astra G de 1998 tem uma qualidade de montagem (e apenas de montagem) semelhante (ou mesmo ligeiramente superior) à do Megane III ST. Pelo menos não tem plásticos com pontas soltas em nenhuma parte do veículo.

Esta afirmação tem que ser lida correctamente: eu não digo que o Astra G tem melhores interiores, melhores materiais ou melhor qualidade. Apenas me referi à qualidade de montagem. Que fique bem claro.

Por exemplo, a minha Renault Espace IV de 2003 tem materiais bons, mas a montagem está a um nível medíocre. (Em breve vou abrir um tópico sobre isto, com fotos que vão chocar alguns[:D])

Não choca ninguém que conheça a Espace IV [;)]

Ainda me lembro da expressão que a L'Automobile utilizou no primeiro ensaio..."finition à parfaire".

Estás a esquecer-te que o interior do MI era bem mais moderno que o do Astra G e, principalmente, que o do Golf IV.

Já se ouviram destas pérolas por aqui [:D]

já que estamos numa de motor clássico... o interior não, mas o exterior, principalmente o desta versão, ainda hoje dá que falar [br:)]apr:)apr:)

9781192_1.jpg

Voltar
Superior