Megane III - fotos oficiais na pág. 29

Quando decidi trocar de carro obviamente que não me fiquei só pelo MIII. Fui ver o Golf apesar daquela traseira não me convencer e em termos de preço vi uma inflexividade em 2 concessionários que rapidamente deixou de ser opção. Fui à Citroen e à Fiat, e apesar de ter ficado com a opinião de que seriam 2 bons carros, não me despertaram a paixão que o MIII me causou. Em comparação com o C4 que ainda agora se falou, o C4 é "vazio" nos seus interiores possuindo plásticos na sua maioria duros. Mas esta é a minha opinião. Contudo exteriormente tem o design muito sport tornando-o muito apelativo mas embora actual, a sua imagem começa a sofrer algum desgaste. Eu acho que nos dias de hoje não se fazem maus carros...têm todos muita qualidade e as nossas preferências, por muito racionais que tentemos ser, resultam sempre da emoção/paixão que cada um consegue despertar em nós!

Alguns dados do 1.4 TCE no Megane coupé que encontrei enquanto pesquisava na net:

Technique
cylindrée 1397 cc
cylindres / type 4 Ligne
puissance kW / ch 96 kW / 130 ch
couple Nm 190 Nm
transmission Traction
boîte vitesse Boîte manuelle 6
carburant Essence sans plomb
émission Euro 4
Performances
vitesse maxi 205 km/h
accélération 0 -100 km/h non disponible
consommation urbaine 8,5 l/100 km
consommation 90 km/h 5,3 l/100 km
consommation moyenne 6,5 l/100 km
CO2 153 g/km
Dimensions
châssis Coupé
portes / sièges 3 / 5
longueur / largeur / hauteur 4299 / 1804 / 1423 mm
poids 1270 kg
empattement 2640 mm

Preço do mégane coupe 1.4 tce dynamique S em França 20350 euros, espera-se portanto cerca de 23k em Portugal.

Já li para aí 9 segundos dos 0-100, se for agradável de conduzir como o 1.2 tce temos uma óptima alternativa aos tsi e Tjet.

cumps

Última edição:
Alguns dados do 1.4 TCE no Megane coupé que encontrei enquanto pesquisava na net:

Technique
cylindrée 1397 cc
cylindres / type 4 Ligne
puissance kW / ch 96 kW / 130 ch
couple Nm 190 Nm
transmission Traction
boîte vitesse Boîte manuelle 6
carburant Essence sans plomb
émission Euro 4
Performances
vitesse maxi 205 km/h
accélération 0 -100 km/h non disponible
consommation urbaine 8,5 l/100 km
consommation 90 km/h 5,3 l/100 km
consommation moyenne 6,5 l/100 km
CO2 153 g/km
Dimensions
châssis Coupé
portes / sièges 3 / 5
longueur / largeur / hauteur 4299 / 1804 / 1423 mm
poids 1270 kg
empattement 2640 mm

Preço do mégane coupe 1.4 tce dynamique S em França 20350 euros, espera-se portanto cerca de 23k em Portugal.

Já li para aí 9 segundos dos 0-100, se for agradável de conduzir como o 1.2 tce temos uma óptima alternativa aos tsi e Tjet.

cumps

9secs.. diria mais perto dos 10..pff nao comparem os motores TSI vs TCE...

tce.jpg

tirado de Renault Megane III

não sei qual é o espanto, se o dci faz 10 segundos, é perfeitamente aceitável que este novo, a gasolina e com mais potencia, faça menos!

só acho que a agradabilidade de condução desse motor vai-se dever mais ao binário surgir a baixa rotação, e não tanto a performance anunciada dos 0-100... acho que nessed aspecto será uma excelente resposta e alternativa ao diesel! [;)]

Concordo ctg Tiagovski...105cv fazem sensivelmente 10seg, o mesmo carro com mais 25cv não deverá andar longe dos 9. Um motor interessante para o mercdo nacional...

9secs.. diria mais perto dos 10..pff nao comparem os motores TSI vs TCE...

O tce 130 é directamente comparável ao monoturbo 1.4 TSI 122, e pelo menos, olhando aos valores declarados pelas marcas, oferece melhores performances com consumos semelhantes.
O Tsi 160 com turbo e compressor oferece melhores performances mas é mais caro, gasta mais e é algo desagradável de conduzir devido ao hiato que existe na mudança da sobrealimentação compressor-turbo..a condução em cidade é feita de solavancos na passagem das 2000 rpm.

Volto a repetir se for um motor redondo e cheio,tal como a Renault nos habitou é uma excelente motorização.

Ah já me esquecia..pesa menos 20 kgs que o 1.5 dci 105, portanto mais leve e bem mais potente..mas esperemos pelos dados oficiais.

Última edição:
O Tsi 160 com turbo e compressor oferece melhores performances mas é mais caro, gasta mais e é algo desagradável de conduzir devido ao hiato que existe na mudança da sobrealimentação compressor-turbo..a condução em cidade é feita de solavancos na passagem das 2000 rpm.

Pelo que me lembro de um comparativo da L'Automobile, onde testavam um MIII Coupé 2.0 TCe 180 e um Scirocco 1.4 TSI 160, o "desagradável" de conduzir era o primeiro, com o segundo a ter um motor bem redondinho e linear, além de consumir menos e andar praticamente o mesmo.

só te estás a esquecer das réprises do TSI que nesse mesmo teste eram lastimáveis quando comparadas com as do TCE [:p]

não duvido que com este novo TCE130 Vs Tsi 120 suceda o mesmo, sem a desvantagem do maior consumo! [;)]

Pelo que me lembro de um comparativo da L'Automobile, onde testavam um MIII Coupé 2.0 TCe 180 e um Scirocco 1.4 TSI 160, o "desagradável" de conduzir era o primeiro, com o segundo a ter um motor bem redondinho e linear, além de consumir menos e andar praticamente o mesmo.

Não sou eu que o digo:

http://www.km77.com/00/volkswagen/scirocco/t03.asp

Retirado de km77..

"El 1.4 TSI da 160 CV, ayudado por un sistema doble de sobrealimentación formado por un compresor volumétrico y un turbocompresor. Es un motor de funcionamiento peculiar porque en ocasiones se pueden oír unos sonidos mecánicos provenientes del sistema de sobrealimentación y, a veces, da la sensación de que no tiene un funcionamiento perfecto porque al acelerar en marchas cortas por debajo de 2.000 rpm, puede tener una respuesta irregular. Es decir, no siempre hay una relación inmediata y precisa entre lo que se pisa el acelerador y la aceleración que se obtiene.

Esta sensación también la hemos experimentado en otros coches con este mismo motor pero en diferente configuración de potencia (como el Golf TSI de 170 CV). De todos modos, en esta versión de 160 CV no se oyen tantos ruidos como en la de 170 CV, por lo que parece que Volkswagen ha mejorado este aspecto. Este funcionamiento algo irregular no ocurre en el motor 1.8 TSI (también con 160 CV) que tiene por ejemplo, el Audi A3 o el Volkswagen Passat CC. La marca alemana no tiene pensado añadir el motor 1.8 TSI al Scirocco."

Se não me engano a revista Turbo faz um ensaio exaustivo a este modelo, e inclusíve um teste de potência aonde se vislumbrava claramente a irregularidade das linhas de potência e binário.

Última edição:
Não sou eu que o digo:

Retirado de km77..

"El 1.4 TSI da 160 CV, ayudado por un sistema doble de sobrealimentación formado por un compresor volumétrico y un turbocompresor. Es un motor de funcionamiento peculiar porque en ocasiones se pueden oír unos sonidos mecánicos provenientes del sistema de sobrealimentación y, a veces, da la sensación de que no tiene un funcionamiento perfecto porque al acelerar en marchas cortas por debajo de 2.000 rpm, puede tener una respuesta irregular. Es decir, no siempre hay una relación inmediata y precisa entre lo que se pisa el acelerador y la aceleración que se obtiene.

Esta sensación también la hemos experimentado en otros coches con este mismo motor pero en diferente configuración de potencia (como el Golf TSI de 170 CV). De todos modos, en esta versión de 160 CV no se oyen tantos ruidos como en la de 170 CV, por lo que parece que Volkswagen ha mejorado este aspecto. Este funcionamiento algo irregular no ocurre en el motor 1.8 TSI (también con 160 CV) que tiene por ejemplo, el Audi A3 o el Volkswagen Passat CC. La marca alemana no tiene pensado añadir el motor 1.8 TSI al Scirocco."

Se não me engano a revista Turbo faz um ensaio exaustivo a este modelo, e inclusíve um teste de potência aonde se vislumbrava claramente a irregularidade das linhas de potência e binário.

Ensaio da L'Automobile [;)]
Il faut dire aussi qu'avec son petit 1.4 qui associe un compresseur, pour la souplesse aux bas et moyens régimes, et, en relais, un turbo pour la puissance en haut du compte-tours, le coupé allemand opte, à l'inverse, pour la douceur et la progressivité. Très disponible elle aussi à bas régimes, mais sans coup de pied aux fesses marqué, cette Scirocco grimpe dans les tours comme si elle profitait de la linéarité d'un moteur de plus grosse cylindrée.
On reste un peu sur sa faim quand on enfonce l'accélérateur, car ce TSI n'est pas du genre démonstratif. Mais, mine de rien, ses relances sont plus que suffisantes pour doubler sans se poser de question, et ses accélérations égalent celles du coupé Renault. Le tout en consommant presqu'un litre de moins : 9,3 l/100 km, contre 10,2. Surtout, grâce à sa bonne gestion moteur, cette VW autorise une conduite autrement plus fluide et coulée que son rival, qui délivre sa puissance de manière aussi soudaine que brutale. En conduite sportive passe encore, mais pour la "vraie vie", cette bourrasque de couple est d'autant plus désagréable qu'il est difficile de doser la pédale d'accélérateur. Dépourvue, elle aussi, de progressivité, elle libère toute la puissance dès les premiers centimètres de course. A-coup à l'accélération, à-coup en décélération (la pression de suralimentation tarde à couper), à-coup au freinage en raison d'une pédale très mordante : impossible de conduire sans se faire secouer. En outre, ce TCe 180 se révèle très sonore lors des accélérations. Bref, cette Mégane a visiblement bâclé sa mise au point et néglige trop l'agrément pour donner envie de vivre avec elle au quotidien.

Do que eu consigo decifrar o mégane tem um motor mais disponível e que entrega mais binário e de forma mais bruta consumindo um pouco mais(mais 600 cm3) de combustível.O acelerador entrega bastante potência logo no início do curso, algo que eu até apecio bastante.
O scirocco entrega a potência de forma mais suave, ou seja outra forma de dizer que é mais lento, então mas isto não são motores supostamente agressivos e desportivos?

O scirocco 1.4 tsi 160 tem umas recuperações algo fraquitas devido á caixa extremamente longa pensada para os consumos. De qualquer forma esse motor 2.0 da renault já é um motor pouco moderno, mas a verdade é que esse motor 1.4 tsi com injecções directas e afins faz consumos muito semelhantes com menos 20 cvs.

Vamos esperar pelo 1.6 tce 156 cvs da Renault, esse sim o verdadeiro rival desse 1.4 tsi 160.

Entretanto vamos comparar o tce com o Tsi 122..

Última edição:
É só olhar o motor do Renault a dominar nos...defeitos :rolleyes:

semttuloknz.jpg

Ok então vamos lá:

Temperamento brutal: não é forçosamente mau..é um motor desportivo acho normal, é o que lhe dá as reprises canhão!
Suspensions figées: o que é que isto quer dizer?
Consomation élevée: Isto podia ser defeito se o 1.4 tsi gastasse bem menos, não é o caso gastam practicamente o mesmo.
Moteur bruyant: Mais uma vez, motor desportivo, será que a Automobile sabe o que é? o 1.4 tsi também é algo ruidoso em altas..

Então mas um dos pontos positivos são as reprises..tu tinhas dito que o tsi tinha melhores performances..afinal viste mal!

Última edição:
O acelerador entrega bastante potência logo no início do curso, algo que eu até apecio bastante.

Por acaso já me apercebi disso em alguns carros mais recentes que conduzi e já ouvi algumas conversas de pessoas que conduziram carros recentes e comentaram precisamente que o ataque inicial do acelerador no início de curso em muitos carros actuais parece ser mais fraco do que era antigamente.
Pessoalmente acredito que isso está ligado aos consumos e emissões dos motores novos, e é uma forma de promover a condução económica, colocando o curso inicial relativamente "fraco", dando a sensação que o motor é menos potente que o esperado, mas se se colocar o pedal no fundo nota-se que o motor responde perfeitamente e tem prestações impecáveis.

Cumprimentos

No Top Gear e, salvo erro, no 5th Gear também disseram o mesmo, que é só solavancos cada vez que passa do turbo para o compressor ou vice versa.

Acho que é perfeitamente normal pois essa revista geralmente favorece o conforto e tudo o que anda em torno dessa filosofia, por isso ganham modelos que geralmente perdem numa apreciação diferente.

É normal que um motor seja brusco com essa potencia, turbo e essa cilindrada, ate acho desajustado comparar cilindradas e tecnicas tão distintas principalmente quando é para criticar forte e feio as marcas que temos algo contra...

O problema para muita gente não esta nas desvantagens, esta logo antes de qualquer avaliação na marca e nas pessimas relação no forum, existe um jogo de egos terrivel.

Voltar
Superior