Melhor Chassis Segmento C

Um Lupo 3L TDI de 2000 ao nível de um Lotus Exige S de 2007?
Um Omega 2.2 melhor que um Boxster S?
Um Skoda Praktik (mercadorias) melhor que um M5 de 2012?
Um Corsa C 1.2 ao nível de um M3?

Eu também não queria acreditar, mas são testes efectuados exactamente nas mesmas condições!

Segundo as revistas o chassi\dinamica do focus ainda serve de referencia. Estamos a falar de um chassi que saiu em 2011 e ainda sem ser modular. Tem uma coisa boa que agora é raro é o eixo traseiro ser multilink ( acho que é esse o termo. O golf perdeu isso no mk6 creio e até determinada potencia.

Ninguém aqui falou que o A4 não devia ter ESP.. só isso conta e muito para a resposta/comportamento do carro.

Houve em tempos um teste sobre a rigidez do proprio chassis , em que se mostrou que o focus em cima de um suporte apenas de um lado nao demosntrou alteraçoes visiveis nas folgas das portas e mala

Por outro lado no mesmo teste houve viaturas que se notava claramente na folga entre a carroçaria e a mala em que tinha muito mais folga de um lado que no outro .

Claro que é conversa de vendedor, mas curiosamente não andará muito longe da verdade [:D]
Esquecendo as versões apimentadas, o Focus é certamente uma referencia em chassis FWD... e falando dos que conheço (Mk2), são chassis muito equilibrados, com a frente sempre bem plantada (isto parece-me característica da ford... um grande amigo meu tem um fiesta mk6 que comporta-se de maneira igual), e que no limite a frente escorrega progressivamente. De referir o megane II, que acho que não fica em nada atrás do focus mk2, e que é mais fácil provocar a traseira. O melhor FWD que tive oportunidade de sentar o traseiro (no lado do pendura) foi um Clio Williams... que coisa [br:)]

Segundo as revistas o chassi\dinamica do focus ainda serve de referencia. Estamos a falar de um chassi que saiu em 2011 e ainda sem ser modular. Tem uma coisa boa que agora é raro é o eixo traseiro ser multilink ( acho que é esse o termo. O golf perdeu isso no mk6 creio e até determinada potencia.

Salvo erro, é nas versões de 150cv, que passam a ter o multilink.

Claro que é conversa de vendedor, mas curiosamente não andará muito longe da verdade [:D]
Esquecendo as versões apimentadas, o Focus é certamente uma referencia em chassis FWD... e falando dos que conheço (Mk2), são chassis muito equilibrados, com a frente sempre bem plantada (isto parece-me característica da ford... um grande amigo meu tem um fiesta mk6 que comporta-se de maneira igual), e que no limite a frente escorrega progressivamente. De referir o megane II, que acho que não fica em nada atrás do focus mk2, e que é mais fácil provocar a traseira. O melhor FWD que tive oportunidade de sentar o traseiro (no lado do pendura) foi um Clio Williams... que coisa [br:)]

Discordo do megane II. Tive 2. Tirando as versões RS que levam reforços.

Um bom chassis pode ser percebido pela facilidade em que o carro muda de direção ou mudanças sucessivas de direção. O megane II não tinha grande rigidez torsional (no CC era mesmo ridiculo), a direção era péssima (leve e desligada) o que dificultava a ligação com o carro e comunicação com o carro. Isso não tornava o chassis mau, mas por melhor que fosse o chassis, se a direção for má, não há utilidade prática deste.

O megane II era sim bastante estável, seguro e fácil de controlar. Mas o chassis tinha pouca resistência às mudanças de direção, com alguns ruídos quando atingidos os limites de resistência torsional.

O focus quer seja o mk1, mk2 ou mk3 são bastante superiores a qualquer geração de megane.

Na minha honesta opiniao o S1 é muito bom, mas dos mais vendidos em portugal acho que poucos batem megane III Gt Line berlina, aquilo curva muito mesmo muito.

Na minha opiniao claro....

Discordo do megane II. Tive 2. Tirando as versões RS que levam reforços.

Um bom chassis pode ser percebido pela facilidade em que o carro muda de direção ou mudanças sucessivas de direção. O megane II não tinha grande rigidez torsional (no CC era mesmo ridiculo), a direção era péssima (leve e desligada) o que dificultava a ligação com o carro e comunicação com o carro. Isso não tornava o chassis mau, mas por melhor que fosse o chassis, se a direção for má, não há utilidade prática deste.

O megane II era sim bastante estável, seguro e fácil de controlar. Mas o chassis tinha pouca resistência às mudanças de direção, com alguns ruídos quando atingidos os limites de resistência torsional.

O focus quer seja o mk1, mk2 ou mk3 são bastante superiores a qualquer geração de megane.

Tive um megane II 105cv (não sei o nível de equipamento correspondente, mas posso dizer que tinha o rádio cabasse... que qualidade de som [br:)]) nas minhas mãos quase 2 anos (era do trabalho), e a única coisa que concordo contigo é na questão da direcção... é realmente totalmente desligada daquilo que se passa com o carro. A montagem interior deve ser do pior que já vi...[:D], aquelas portas fechadas com um pedaço de mais força, pareciam que se desfaziam. Nunca notei essa falta de rigidez torsional que falas, e olha que o carro andou por todo o tipo de caminhos...ficando atascado na lama um bom par de vezes. O que não gostava era do tacto dos travões, mas penso que o próprio sistema de travagem já não estava nas melhores condições enquanto teve a meu cargo. Conseguia ser mais rijo que o focus mk2, mas nem por isso menos confortável... agora a direcção do focus dava 20-0, sem sombra de duvida. Eu preferia o comportamento do megane no limite, porque primeiro denunciava a traseira, e sempre preferi um carro que me fuja ligeiramente a traseira a um fugir progressivo de frente.
No geral como carro, concordo contigo...o focus era mais carro (apesar de preferir o comportamento do 1.5dci), mas para mim, o megane dava-me mais "pica".

Back