A experiencia ter 1 ou 2 anos nada diz, prefiro uma pessoa com 1 ou 2 anos a conduzir que uma com 30, menos vicios por exemplo.
Depois, falas em experiencia com carros, ora ha muita gente que com 1 ou 2 anos de carta ja conduziram varios carros com varias potencias, objectivos etc, eu sou uma dessas pessoas, ja passei por varios carros e nem tenho 3 anos de carta. Portanto é algo redutor a experiencia da pessoa, temos ca o Gmigas com poucos anos de carta e com relatos de conduçao muito bons de ler.
Um pico na estrada, pouco dizem, tens transito, condutores etc que influenciam o resultado, logo para mim dizer que alguem ganhou um pico na estrada nao me diz que aquilo carro é melhor [

]
Isso nao têm haver com o peso do carro, isso ja entramos no campo da fisica e a variaçao de peso. O que se sente diferente é o peso dos comandos, a direcçao (nao assistida) do Uno e os pedais duros de usar, fazem parecer o carro mais dificil de manusear que um A3 que tem ja direcçao assistida e uma direcçao leve.
Por exemplo, um Serie 5 anda à volta dos 1800kg e na conduçao nem notas o peso, os comandos sao leves logo corta a sensaçao de peso, que se sente com o carro no limite pelas suas reacçoes. Por exemplo, ja conduzi um M5 E60 e a direcçao na cidade nao difere da minha Focus, nem se sente que estamos ao volante de um carro com perto de 1900kg. Ja na transferencia de peso deve-se sentir-se bem por ter reacçoes mais lentas e nao ser tao agil.