Mercedes com 4Matic com e sem AIRMATIC!!!

DonJuanZ

New member
O que me podem dizer entre optar por um Merc como 4Matic ou com 4Matic com AIRMATIC? E o AC, THERMATIC ou o OPCIONAL THERMOTRONIC?

Que diferenças existem a nível de conforto e condução? Quem beneficia mais do AIRMATIC...? Os passageiros?
E a nível de manutenção?

Fica a nota de que entretanto fiz o test-drive a ambas as versões, com e sem Airmatic e deixo ao longo do tópico algumas impressões.

Last edited:
O que me podem dizer entre optar por um Merc como 4Matic ou com 4Matic com AIRMATIC?

Que diferenças existem a nível de conforto e condução? Quem beneficia mais do AIRMATIC...? Os passageiros?
E a nível de manutenção?

Não sei se te responde à dúvida, mas 4matic é a referência da Merc para tracção às 4 (semelhante aos modelos X da BMW ou aos Quattro da AUDI).

AIRMATIC é o nome dado à suspensão variável que podes optar como extra.

Não sei se te responde à dúvida, mas 4matic é a referência da Merc para tracção às 4 (semelhante aos modelos X da BMW ou aos Quattro da AUDI).

AIRMATIC é o nome dado à suspensão variável que podes optar como extra.

Sim, sei disso. No caso do Classe R, que é o modelo que me interessa, será sempre 4MATIC...o que gostaria de saber é se optar também pelo AIRMATIC é de facto um bonus quer em termos de conforto (e neste caso se de facto os passageiros da fila do meio e de trás realmente sentem diferenças) quer em termos de condução, ou seja, se o carro adorna menos...etc...sei que talvez não seja fácil obter uma resposta.
Tenho um familiar que é vendedor da Mercedes e quando estiver com ele posso colocar-lhe a questão mas gostaria da opinião de um utilizador...mesmo não sendo num Classe R, serviria para ter uma ideia inicial.

Sim, sei disso. No caso do Classe R, que é o modelo que me interessa, será sempre 4MATIC...o que gostaria de saber é se optar também pelo AIRMATIC é de facto um bonus quer em termos de conforto (e neste caso se de facto os passageiros da fila do meio e de trás realmente sentem diferenças) quer em termos de condução, ou seja, se o carro adorna menos...etc...sei que talvez não seja fácil obter uma resposta.
Tenho um familiar que é vendedor da Mercedes e quando estiver com ele posso colocar-lhe a questão mas gostaria da opinião de um utilizador...mesmo não sendo num Classe R, serviria para ter uma ideia inicial.

Classe R de certeza?

Com tanta coisa boa e bonita que a mercedes tem disponível... ir para um classe R[:vm)]

Classe R de certeza?

Com tanta coisa boa e bonita que a mercedes tem disponível... ir para um classe R[:vm)]

Eu sou dos que o acha bonito (em especial o pré-restyle)...e se tiver os choques AMG ainda melhor.
Mas a principal razão prende-se com conforto para 7 verdadeiros lugares a que depois se associa muita qualidade e funcionalidades e um motor 6 cilindros sempre disponível.
Nenhum outro mercedes cumpre todas estas permissas...aliás, existem muito poucos carros que são verdadeiros 7 lugares e que ainda assim conseguem, na configuração 7 ter bagageira...

Isso com AirMatic teoricamente ficará muito confortável, e acho que dá para escolher entre o confort, e o sport, que fica mais rija.

Classe R de certeza?

É que foi exactamente que isso que o user perguntou e quer mesmo saber!!! [8b][8b][8b][8b][8b]

Respondendo à questão: aparentemente, o Airmatic tem vantagens em termos de conforto, mas penso que não valerá a pena, devido a maiores despesas de manutenção/possibilidades de avarias.
O chassis "normal" já é bastante competente para a filosofia do carro (conforto em viagens longas em detrimento da agilidade) e os possíveis benefícios do Airmatic não deverão compensar o que custa (e pesa???) a mais. É talvez mais uma extravagância do que outra coisa, com uma relação custo/benefício pouco favorável! [;)]

Não tenho qualquer experiência com o R, mas já andei numa carrinha E 320CDI com a suspensão hidro-pneumática (ou lá como ela se chama) que não sei se corresponderá exatamente à AIRMATIC.

O que te posso dizer é que não notei diferença para o conforto da suspensão normal.

Acredito que a vantagem prende-se mais com a regulação instantânea para o modo sport que propriamente com o ganho de conforto que o modo confort trás relativamente às versões normais.

Eu investiria o dinheiro desse extra noutras mordomias. Não sei se o R também tem os excelentes bancos opcionais no S, mas a existirem era o que eu aconselhava.

Não tenho qualquer experiência com o R, mas já andei numa carrinha E 320CDI com a suspensão hidro-pneumática (ou lá como ela se chama) que não sei se corresponderá exatamente à AIRMATIC.

O que te posso dizer é que não notei diferença para o conforto da suspensão normal.

Acredito que a vantagem prende-se mais com a regulação instantânea para o modo sport que propriamente com o ganho de conforto que o modo confort trás relativamente às versões normais.

Eu investiria o dinheiro desse extra noutras mordomias. Não sei se o R também tem os excelentes bancos opcionais no S, mas a existirem era o que eu aconselhava.

Discordo por completo. Há uma diferença bastante grande entre a suspensão normal e uma do género da Airmatic. Apesar de não ter conhecimento de causa da Airmatic em concreto, cá em casa temos dois 7 com suspensão pneumática e tanto em conforto como em comportamento nada tem a ver com um sem ela. Alem de não adornar em curva, ser autonivelante, o conforto e comportamento saem muito beneficiados. Ainda para mais sendo um carro para o qual pretende transportar 7 passageiros. Sem duvida que optaria por um com Airmatic. No caso da Airmatic, dá para regular a altura ao solo e é autoadaptaviva consoante o estilo de condução.

Ah, quanto a despesas, ambos os 7 têm 4 anos e até hoje nunca houve qualquer tipo de problema ou manutenção acrescida por ter esse tipo de suspensão.

Bom, isso poderá ser verdade. Lembrei-me agora dessa questão de a suspensão pneumática permitir um altura ao solo constante, embora isso só se torne realmente relevante ou importante quando se circula com a lotação e/ou carga máxima. [;)]

Discordo por completo. Há uma diferença bastante grande entre a suspensão normal e uma do género da Airmatic. Apesar de não ter conhecimento de causa da Airmatic em concreto, cá em casa temos dois 7 com suspensão pneumática e tanto em conforto como em comportamento nada tem a ver com um sem ela. Alem de não adornar em curva, ser autonivelante, o conforto e comportamento saem muito beneficiados. Ainda para mais sendo um carro para o qual pretende transportar 7 passageiros. Sem duvida que optaria por um com Airmatic. No caso da Airmatic, dá para regular a altura ao solo e é autoadaptaviva consoante o estilo de condução.

Ah, quanto a despesas, ambos os 7 têm 4 anos e até hoje nunca houve qualquer tipo de problema ou manutenção acrescida por ter esse tipo de suspensão.

A BMW tem sempre carros mais desconfortáveis que a Mercedes. O S7 não é excepção. Posto isto acredito que a suspensão pneumática tenha uma maior relevância nos modelos de Munich. No E não encontrei nenhuma melhoria extraordinária no conforto, mas volto a dizer que poderá ser uma suspensão diferente.

Outro aspecto importante é que nenhum de nós tem de estar errado para o outro estar certo [;)]. Todos temos níveis de tolerância e percepção de conforto diferentes.

A BMW tem sempre carros mais desconfortáveis que a Mercedes. O S7 não é excepção. Posto isto acredito que a suspensão pneumática tenha uma maior relevância nos modelos de Munich. No E não encontrei nenhuma melhoria extraordinária no conforto, mas volto a dizer que poderá ser uma suspensão diferente.

Outro aspecto importante é que nenhum de nós tem de estar errado para o outro estar certo [;)]. Todos temos níveis de tolerância e percepção de conforto diferentes.

Longe de mim dizer que está errado. Eu apenas discordei. [;)]

Sim, é um facto que os bimmers são mais rijos que os mercedes. Mas olhe que as coisas se têm equilibrado. Estes últimos modelos têm uma taragem bem mais rija que os modelos precedentes. Relembro-me agora em concreto do C, do ML... No caso do classe E, lembro-me que no modelo anterior havia na carrinha suspensão autoniveladora e como opção a Airmatic.

No fundo o bom desta suspensão não é apenas os beneficios em termos de conforto, mas também em termos dinâmicos e de condução propriamente dita. No caso do 7, mesmo indo carregado não se nota quase a inércia e "bambolear" das suspensões, nem o adornar do carro em curva. Em travagens não há um afundar da frente, derivado das transferências de massa... Enfim, só lhe encontro mais valias. Não considero um capricho mas algo aconselhável.

a sport auto francesa fez um estudo do usado para o CLS em que fala da AIRMATIC

aos 150.000 kms a suspensão têm de ser recarregados.

custo:3895€ os 4 (preços de frança)

é fazeres uma relação custo-beneficio

cumprimentos

a sport auto francesa fez um estudo do usado para o CLS em que fala da AIRMATIC

aos 150.000 kms a suspensão têm de ser recarregados.

custo:3895€ os 4 (preços de frança)

é fazeres uma relação custo-beneficio

cumprimentos

Obrigado pela info. Eu procuro mesmo carro usado, pelo que tenho que ter em conta isso.

Já agora, fica mais uma questão, entre o AR CONDICIONADO THERMATIC e o OPCIONAL THERMOTRONIC, quais as diferenças significativas?

Mais uma, vez, sei que posso obter informação na mercedes, mas não quero ir lá sem saber já o suficiente para poder ser "crítico" ao que me for respondido.

Obrigado pela info. Eu procuro mesmo carro usado, pelo que tenho que ter em conta isso.

Já agora, fica mais uma questão, entre o AR CONDICIONADO THERMATIC e o OPCIONAL THERMOTRONIC, quais as diferenças significativas?

Mais uma, vez, sei que posso obter informação na mercedes, mas não quero ir lá sem saber já o suficiente para poder ser "crítico" ao que me for respondido.

Não tenho grande conhecimento sobre o classe R mas sobre o E tenho algum. Posso dizer-te que, no E, o thermatic é de duas zonas, ou seja, regula-se individualmente para o lado esquerdo e direito do carro. No caso do Thermotronic são 4 zonas. Os mostradores são digitais e os passageiros de trás têm também possibilidade de regular. E há saídas de ar extra nos pilares centrais.

Thermotronic tem as segintes vantagens comparadamente ao Thermatic

- Regulação independente da temperatura (4 canais)
- Filtro de carvão activo (elimina qualquer tipo de cheiros e particulas do ar)
- Distribuição automática do ar (tanto a nível de intensidade da ventilação como a nível de distribuição da mesma)
- Detectores solar e de temperatura no interior do habitáculo
- Detecta quando há embaciamento dos vidros
- Detecta a qualidade do ar exterior (no caso de muito poluido, fecha a entrada do mesmo, reciclando o que está no habitáculo)

De que bancos estás a falar?! :confused:
A única coisa que podes fazer aos bancos do S (trás) é pedi-los elécricos, ou individuais. No R, a unica coisa que podes fazer é pedi-los individuais... nada mais...:confused:

Back