Então, Pedro M. é assim:
A partida é necessário um cartão de crédito (Visa, Mastercard, American Express), é a única maneira de fazer transacções internacionais. Nas lojas online, faz-se um registo,(nome, morada etc), fazem-se as compras, adicionando num "cesto" os modelos pretendidos, tendo em atenção os valores, (é sempre a somar!!).
Por vezes há opções que é necessário escolher (côr ou tamanho por exemplo) no final, e consoante o país da compra é adicionado IVA, ou então este já está incluido nos preços apresentados. Por vezes não nos é fornecido de imediato o valor dos portes ( geralmente DHL, UPS FedEx...) pelo que, só é cobrado no cartão de crédito o valor da compra, sendo o valor dos portes pago no acto da própria entrega.
De um modo geral nos EUA, o valor mínimo da encomenda é de US $100. Só as compras, sem os portes.
Caso a entrega seja pela UPS, eles mandam-te para o mail um link, para saberes instantâneamente onde se encontra a encomenda...um espectáculo!!
Pela minha experiência, em relação ao preço indicado na loja online o custo dos portes é de cerca de 60% do valor do artigo (atenção aos artigos pesados, pois estes terão portes mais caros). Por exemplo US $100 de compras, com um peso máximo de 3.6 a 4.6 Kg, correspondem a uns portes de US $60.
Por isso muita atenção ás contas, por 2 ou 3 contos de diferença não vale a pena.
Nas Amoreiras (Dentinho) está, ou estava um autocarro da Corgi 1/50 a cerca de 100€, comprei-o nos EUA a US $49.95. é metade do preço, e ò Dóllar, vale menos que o Euro. Assim vale a pena.
Na Europa, como seria de esperar, os portes são mais baixos, nas mesmas condições (3,6 a 4,6Kg) paguei cerca de 25 a 30€, quer de Itália via DHL, quer da Alemanha em correio expresso.
Last but not least. A SEGURANÇA!!!
Eu não tenho razão de queixa, lixado é não fazer compras na net, e sermos roubados nas cixas multibanco, ou fazerem-nos uma cópia do visa no restaurante...
Todos os meses recebo o extracto dos movimentos ( o cartão que utilizo é exclusivo para compras na net e compras no estrangeiro), e é bastante fácil constatar a regularidade dos débitos pois aparece o nome do site, data e montante.