Mínimos, para que servem?

Os mínimos servem para realçar a beleza de circular com os farois de nevoeiro ligados... ligar os farois de nevoeiro com os médios não dá piada nenhuma... bonito é ver minimos e farois de nevoeiro... utilizar os mínimos para esperar que passe o comboio, para estacionar em segunda fila e outras situações que foram aqui citadas não tem nada haver! [:D]

E se os mínimos tiverem umas cores não previstas no código da estrada... como já vi em alguns carros... fica mais racing! O azul fica sempre bem... o verde também fica... o vermelho é que não convém... é que se tivermos os mínimos vermelhos e com os farois de nevoeiro ligados parece que temos atrás de nós duas motas a fazer marcha-atrás! [:D]

Alguém me sabe dizer para que servem os mínimos e porque são obrigatórios?

É que tecnicamente não vejo nenhuma situação em que os tenha que utilizar.

São luzes como o próprio nome indica de mínimos ou seja de presença/identificação pelo menos foi esta a exp. dada nas aulas de código já faz uns anitos.

1º Mínimos (Focalizar o objecto no trânsito)
2º Médios (Ver e ser visto no trânsito)
3º Máximos (Condições particulares de trânsito)

Última edição:
Artigo 61.º
Condições de utilização das luzes

1– Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
2– É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
4– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.
5– Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 30 a € 150.
6– Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Nas passagens de nível, não é por uma questão de estar a "chatear" o gajo que está em sentido contrário mas sim para o caso de ele não se encadear ao chegar à passagem. Assim, se "nós" tivermos chegado 1º, se estivéssemos com médios, podíamos enadear o outro carro e ele não via a cancela fechada...

O autor do tópico que me desculpe, mas tirei a carta em 96 e não considero que isso seja desculpa para esquecer o Código. Aliás, considero que o Código de Estrada é uma ferramenta fundamental para todos os condutores, só que normalmente é esquecido assim que se passa no exame de condução. Parece que deixa de ser necessário, quando é precisamente ao contrário!

A questão das luzes é sempre pertinente, uma vez que um dos maiores atentados à boa circulação em estrada, tal é o número de pessoas com carta, não condutores, que não as sabem usar correctamente, entre outras coisas.

Eu uso muitas vezes os minimos à noite quando o percurso que faço está muito bem iluminado pelos candeiros de rua, e faço-o obviamente dentro de uma localidade(quase sempre cidade!!)

Eu uso muitas vezes os minimos à noite quando o percurso que faço está muito bem iluminado pelos candeiros de rua, e faço-o obviamente dentro de uma localidade(quase sempre cidade!!)

Mas presta atenção no seguinte: os mínimos não são luzes de circulação. Mesmo em condições de lusco-fusco ou em locais bem iluminados, deves sempre usar os médios.

Aliás, se quiséssemos ser mesmo correctos, deveríamos por defeito usar os máximos, também chamados luzes de estrada, e só quando viesse trânsito de frente, mudaríamos para os médios, chamados de luzes de cruzamento (por algum motivo).

O autor do tópico que me desculpe, mas tirei a carta em 96 e não considero que isso seja desculpa para esquecer o Código. Aliás, considero que o Código de Estrada é uma ferramenta fundamental para todos os condutores, só que normalmente é esquecido assim que se passa no exame de condução. Parece que deixa de ser necessário, quando é precisamente ao contrário!

A questão das luzes é sempre pertinente, uma vez que um dos maiores atentados à boa circulação em estrada, tal é o número de pessoas com carta, não condutores, que não as sabem usar correctamente, entre outras coisas.

Por isso é que perguntei. Não concordo com tanto preciosismo em relação ao saber o código e nem acho que a utilização dos mínimos seja assim tão relevante.

a sua utilização é praticamente inexistente para a maioria dos condutores. Não há assim aos magotes de carros a estacionar fora das localidades..

A sua existência torna-se essencial como presença caso um médio se funda como referiram atrás.

Já agora, não me digas que sabes os limites de velocidade para todas as categorias, os pesos máximos, a dimensão máxima, etc. etc..

Se sim parabéns. Eu não sei.

ainda tou para apnhar alguem q mude para minimos numa passagem de nivel.
Como o autor do topico tb algumas vezes me pergunto para q serve os minimos e sinceramente mesmo com as situacoes ja previstas n vejo necessidade.
As pessoas acabam por circular com os minimos ligados quando chove de dia ou quando faz nevoeiro, parece q para ligar os medios é preciso um codigo especial mto complicado.
E depois as pessoas q de dia ou quando a rua ta iluminada usam minimos, PORQUE???? os medios n vao encadear, veem se muuuuuuuuuito melhor (ou melhor veem se ja os minimos...) e acreditem n estragam a bateria mais por causa disso.

Mas isso vem no código?
Ora aí está uma duvida que vou tirar da próxima vez que vir um policia!!

Claro que vem no código...

Artigo 61.º
Condições de utilização das luzes

1– Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;

Fixem isto:

Os mínimos nunca se utilizam a andar.

Passagem de nível - parado

Paragem ou estacionamento - parado.

Quem usar os mínimos a circular está a cometer excesso de velocidade [:)][:)][:)]

Voltar
Superior