Mínimos, para que servem?

GT4Pro

New member
Alguém me sabe dizer para que servem os mínimos e porque são obrigatórios?

É que tecnicamente não vejo nenhuma situação em que os tenha que utilizar.

Supostamente, isso aprende-se quando se tira a carta.[:p]

De qualquer forma, é para usar quando se estaciona na faixa de rodagem, fora das localidades;
Quando atravessamos passagens de nível durante a noite;

....sim eu percebo-te GT4, eu só utilizo os minimos quando estaciono á noite, por exemplo em 2ª fila ou coisa assim!

fora isso , uso sempre os médios![;)]

Alguém me sabe dizer para que servem os mínimos e porque são obrigatórios?

É que tecnicamente não vejo nenhuma situação em que os tenha que utilizar.

São luzes de parque.

Permitem também que, caso tenhas um médio fundido, circules à noite até ao ponto mais perto onde poderás reparar o médio. Se tiveres, por exemplo, o médio e o mínimo da mesma optica fundidos, não poderás circular (podes, por exemplo, ser confundido com um veículo não automóvel).

Enquanto esperas que a cancela de uma passagem de nível abra à noite, usam-se os mínimos, e também enquanto se estaciona ou está parado em 2ªfila dentro de uma localidade.

De qualquer forma, é para usar quando se estaciona na faixa de rodagem, fora das localidades;

...quando atravessamos não, quando estamos à espera de poder passar. [;)]

Deixa-me corrigir-te ligeiramente [:p]

Os mínimos são para se usar como disseste, quando se estaciona na faixa de rodagem, mas é tanto dentro como fora das localidades, sempre que o veículo não seja bem visível a uma distância de 100 metros, e como tal, possa representar perigo para os outros utentes da via pública.

Os mínimos utilizam-se enquanto se espera a abertura da passagem de nível, pois para atravessar, tanto podes usar médios como máximos.

Já foi há 10 anos...

e pode-se???

e também enquanto se estaciona ou está parado em 2ªfila dentro de uma localidade.

e pode-se?

Permitem também que, caso tenhas um médio fundido, circules à noite até ao ponto mais perto onde poderás reparar o médio. Se tiveres, por exemplo, o médio e o mínimo da mesma optica fundidos, não poderás circular (podes, por exemplo, ser confundido com um veículo não automóvel).
Esta ainda vá, convenceu-me.

Enquanto esperas que a cancela de uma passagem de nível abra à noite, usam-se os mínimos,

Porquê???? Gostava da razão lógica, não a resposta "está no código".

Esta não concordo, as luzes de nevoeiro é com os médios... Aliás muitos carros só acendem estas luzes com os médios..

Estava a brincar, obviamente.

Em relação às passagens de nível, como aquilo costuma ter desníveis - passo a redundância - usas os mínimos para não encadeares quem está parado à tua frente.

Nas passagens de nível a razão é simples. Enquanto esperas que o comboio passe e não passe, não estás a encandear os outros condutores que estão no lado de lá.

De resto utiliza-se os mínimos nos parques de estacionamento à noite.

São as duas ocasiões em que se podem utilizar os mínimos.[;)]

parar em segunda fila é proibido...
os mínimos servem apenas para sinalização. por alguma coisa o Código indica que estes têm de ser visíveis a X metros (não me recordo da distância...) e não iluminar a Y metros (como os médios e máximos...).

Vou aqui citar o livro de código para que não hajam dúvidas! apr:)

Luzes de presença ( mínimos )

As luzes de presença devem apresentar uma intensidade tal que sejam visíveis, de noite e por tempo claro, a uma distância mínima de 150 metros, e são obrigatórios nos:

-automóveis ligeiros e pesados: duas luzes de cor branca;
-motociclos: uma luz de cor branca;
-reboques de largura superior a 1,6 metros ou sempre que a sua largura seja superior à do veículo tractor: duas luzes de cor branca.

Estas luzes destinam-se a assinalar a presença e a largura do veículo quando visto de frente e devem utilizar-se:

- durante o estacionamento fora das localidades;
- enquanto se aguarda a abertura da passagem de nível.

É isto que diz aqui no meu livro de código de 2003.[;)]

Já foi há 10 anos...
Não é desculpa. :sh) A minha já foi há 11anos e ainda sei para que servem...

Porquê???? Gostava da razão lógica, não a resposta "está no código".
Lógica? Basta ter bom senso e perceber que não é nada agradável estares 10min parado à espera que a cancela abra e teres um carro do outro lado com os médios ligados, todo esse tempo virados para ti... :rolleyes:

Voltar
Superior