Ministério da saúde

Actualmente existem 72 serviços de urgência. Se a proposta da comissão de peritos for para a frente, o número aumentará, mas à custa da criação das chamadas urgências básicas (dois médicos e enfermeiros, radiologia e análises simples). Estas serão 45 em todo o país, localizando-se uma parte em centros de saúde.

Serviços de urgência/emergência propriamente ditos, com capacidade para dar resposta a casos graves (doentes com pelo menos um órgão em falência vital), serão 38. Entre estes haverá as urgências polivalentes (as mais diferenciadas, localizadas em hospitais gerais ou centros hospitalares) e as intermédias (médico-cirúrgicas).

No Norte haverá quatro urgências polivalentes, nove médico-cirúrgicas e oito básicas, algumas em centros de saúde (como Mogadouro e Montalegre).

A Região Centro fica com três urgências polivalentes, oito médico-cirúrgicas e15 básicas.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, haverá quatro urgências polivalentes, oito médico-cirúrgicas e sete básicas.

O Alentejo terá uma urgência polivalente e duas médico-cirúrgicas e o Algarve, uma polivalente e outra médico-cirúrgica.

Resumindo, os Portugueses vão morrer ou a trabalhar ou a caminho de um serviço de urgência.

Tenham lá calma.

Deve existir como sempre nos ultimos tempos alguma razão Económica por detrás desta medida.

Sim uma razão de numeros e não Humana.

Segundo eles fecham 17 e abrem 23, vamos é ver onde e em que moldes.

Mas quase que apostava que a maior preocupação não foi o utente, mas sim os cofres.

é uma vergonha, principalmente para as pessoas idosas que não têm como se deslocar, imaginem em caso de emergência...

citação:Originalmente colocada por Peacelove

é uma vergonha, principalmente para as pessoas idosas que não têm como se deslocar, imaginem em caso de emergência...

Deslocam-se como sempre se deslocaram, de ambulância ou táxi. É assim na terra do meu avô e presumo que seja assim nas outras terras do interior.

Isto não vai afectar grande coisa os feridos/doentes mais graves, aqueles que realmente necessitam de assistência urgente. O que eu vejo nesta medida (corrijam-me se estiver errado) é uma tentativa por parte do estado de encaminhar menos pessoas para os hospitais.
Onde é que já se viu ir a uma urgência de um Hospital por causa de uma unha encravada??? (Sim, conheço quem o tenha feito) Aliás, acho que as urgências dos hospitais apenas deveriam admitir pessoas visivelmente doentes/feridas, trazidas de ambulância, ou então acompanhadas pela respectiva cartinha do médico do Centro de Saúda da área de residência.

Mas quem sabe se uma situação de saúde é caso para urgência, o cidadão sem formação em medicina ou o medico de serviço nas urgências?

Se assim já se morre estupidamente (quantos os casos de pessoas assistidas voltam para casa sem serem devidamente observadas e sem terem feito todos os exames possiveis) quanto mais assim.

citação:Originalmente colocada por Nthor

Mas quem sabe se uma situação de saúde é caso para urgência, o cidadão sem formação em medicina ou o medico de serviço nas urgências?

Se assim já se morre estupidamente (quantos os casos de pessoas assistidas voltam para casa sem serem devidamente observadas e sem terem feito todos os exames possiveis) quanto mais assim.

Para isso é que servem as urgências dos Centro de Saúde... Se não for para isso, então mais vale acabar com eles... [8)]

citação:Originalmente colocada por Suíço

Para isso é que servem as urgências dos Centro de Saúde... Se não for para isso, então mais vale acabar com eles... [8)]
Quando as há, pq na maioria dos casos centros de saúde só das 8 as 18.

citação:Originalmente colocada por andred

Solução: ter um seguro de saúde e ir a hospitais particulares!

Isso funciona em países desenvolvidos onde a SS é privada. Cá nunca iria dar certo...

Isso não é solução é roubo.

Então tu já pagas impostos e ainda tens de comprar seguros e ir aos privados, então que me baixem os impostos, afinal de contas nem para a saúde nem para a educação, nem para o desenvolvimento do país eles servem.

Isso não é solução é roubo.

Então tu já pagas impostos e ainda tens de comprar seguros e ir aos privados, então que me baixem os impostos, afinal de contas nem para a saúde nem para a educação, nem para o desenvolvimento do país eles servem.

Ora aí está porque é que eu digo que não iria funcionar... O n/ estado não abre mão a nada, muito menos a impostos. Já viram qto €€€€ eles deixavam de ter como receitas? E depois há sempre quem se tente aproveitar da situação. Imagina lá as pessoas serem obrigadas a fazer seguro de saúde. Um velho com 80 anos, p.ex. Qual seria a Cia. que lhe iria fazer o seguro??? Pois é, pois é...

Back