Mitsubishi i MiEV 63Cv 180Nm Vmax 130Km/h

Se estes carros entrassem no mercado de um momento para o outro os custos da energia eléctrica disparavam e os custos tornavam-se semelhantes aos actuais (fósseis).

Isso é completamente falso. Mesmo que se vendessem 50000 carros eléctricos por ano, o impacto no consumo de electricidade seria mínimo.

Eu sei porque já fiz as contas... [:D]

Isso é completamente falso. Mesmo que se vendessem 50000 carros eléctricos por ano, o impacto no consumo de electricidade seria mínimo.

Eu também já fiz as contas, mas inclui 100.000 destes carros, cheguei à conclusão que o aumento de consumo de energia eléctrica era de 0.5 %, mas reduzia-se em cerca de 4 a 5 % o consumo de combustíveis fosseis, logo não havia razão para aumentos. Um carro destes consume pouco mais de o vosso frigorífico e Tv juntos, esse é o verdadeiro problema. Basta até que se deixe de utilizar lâmpadas de filamento incandescente para ter energia de sobra para muitos mais carros.

Pois... Eu também já fiz as contas.

A diferença é que este é o primeiro ensaio prático com valores reais. É que até este ensaio temos andado a fazer contas com base em valores teóricos. E aí os EVs até ficam muito bem vistos. Mas o que é certo é que neste caso concreto, as coisas não são bem assim.

E para quem acredita que o impacto não é significativo... Vamos às contas... De novo!

Para teres uma ideia, no meu caso em concreto, até tenho a conta certa da EDP e contador bi-horário. Pago 40 euros mensais. Com um carro destes e a fazer estes 80 Km diários (faço mais actualmente...), eram mais os tais 1,80 euros. Ao fim do mês a minha conta de electricidade aumentava para o dobro. Pouco significativo?

50000 carros a fazerem 80 Km diários, implicam um consumo de mais de 1500000 Kwh diariamente. Pouco significativo?

Pois... Eu também já fiz as contas.

A diferença é que este é o primeiro ensaio prático com valores reais. É que até este ensaio temos andado a fazer contas com base em valores teóricos. E aí os EVs até ficam muito bem vistos. Mas o que é certo é que neste caso concreto, as coisas não são bem assim.

E para quem acredita que o impacto não é significativo... Vamos às contas... De novo!

Para teres uma ideia, no meu caso em concreto, até tenho a conta certa da EDP e contador bi-horário. Pago 40 euros mensais. Com um carro destes e a fazer estes 80 Km diários (faço mais actualmente...), eram mais os tais 1,80 euros. Ao fim do mês a minha conta de electricidade aumentava para o dobro. Pouco significativo?

50000 carros a fazerem 80 Km diários, implicam um consumo de mais de 1500000 Kwh diariamente. Pouco significativo?

Sim muito pouco, ou quase nada, tendo em conta que o consumo total de energia eléctrica em Fevereiro de 2009 foi de 4.107 GW, segundo o relatório da REN ;http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/publicacoes/InformacaoMensal/INF_REN_FEV09.pdf

Portanto 50.000 carros em 30 dias consomem 1.500.000 * 30 = 45.000.000 KWh = 45 GWh

O que quer dizer que 45 GWh / 4107 GWh = 0.0109 = 1.09 %. Portanto 100.000 carros MIEV em todo o Portugal a circular 80 km por dia sempre com o pé na chapa e a circular com 4 pessoas dentro (estas condições são um filme mesmo) aumentavam o consumo de energia eléctrica em cerca de 2.18 %.

Segundo o mesmo relatório a produção de energia eléctrica apenas na Eólica foi de 457 GWh, portanto 10 % de toda a eólica chega para os 50.000 MIEV.

O que consome são os frigoríficos e as TV's... [:D][:D][:D][:D]

EDIT: Fevereiro tem 28 dias. [:D][:D][:D]
EDIT2: Fiz as contas com 80 kms todos os dias do mês, ou seja os 30 dias.

Última edição:
Vendo a coisa noutro prisma, com 50.000 carros a gasolina a consumirem 5 litros aos 100 kms (não é andarem bem nem carregados, mas pronto)

5 * 80 / 100 = 4 litros por dia * 30 * 50.000 = 6.000.000 litros de gasolina por mês para 50.000 carros.

Não se sabe de quanto energia eléctrica é preciso para fabricar estes litros de gasolina, mas adorava saber.

Lembrem-se que a tendência será o preço dos combustíveis fósseis aumentar e a electricidiade manter (nuclear, energias renováveis, etc.).

Vendo a coisa noutro prisma, com 50.000 carros a gasolina a consumirem 5 litros aos 100 kms (não é andarem bem nem carregados, mas pronto)

5 * 80 / 100 = 4 litros por dia * 30 * 50.000 = 6.000.000 litros de gasolina por mês para 50.000 carros.

Não se sabe de quanto energia eléctrica é preciso para fabricar estes litros de gasolina, mas adorava saber.

Bem, isso é fácil. Cada litro de gasolina tem cerca de 30 MJ de energia. São cerca de 50 milhões de kWh.

Só que depois o rendimento do motor a gasolina é de mais ou menos 20-30%, portanto passam às rodas coisa de apenas 7,5 MJ desses 30 MJ. Ora isso baixa a necessidade de eletricidade para coisa de 14 milhões de kWh. (O motor elétrico tem rendimento de 85-90%)

Preço gasolina: ~7,2 milhões de euros
Preço eletricidade: ~1,5 milhões de euros

Já agora aproveito para dizer que um estudo em França (revista Science e Vie, Jan 2009) conclui que, para meter todos os carro franceses a eletricidade, seria necessário um aumento entre 25 e 40% da produção de eletricidade. Cerca de 20 centrais nucleares a construir, mais coisa menos coisa.

Última edição:
Bem, isso é fácil. Cada litro de gasolina tem cerca de 30 MJ de energia. São cerca de 50 milhões de kWh.

Só que depois o rendimento do motor a gasolina é de mais ou menos 20-30%, portanto passam às rodas coisa de apenas 7,5 MJ desses 30 MJ. Ora isso baixa a necessidade de eletricidade para coisa de 14 milhões de kWh. (O motor elétrico tem rendimento de 85-90%)

Preço gasolina: ~7,2 milhões de euros
Preço eletricidade: ~1,5 milhões de euros

Certo, mas não era isso que eu me referia, para produzir gasolina, ou seja, nas refinarias têm muitas Megawatts de energia eléctrica instalada, para a refinaria trabalhar, para aquecer o crude para que faça a destilação, era isso a que me referia, ou seja, para termos gasolina e gasóleo temos também de gastar energia eléctrica, e não é tão pouco quanto isso, a avaliar pelas instalações eléctricas que as refinarias têm.

Os 200 Kg das baterias devem ser comparados com o peso dos combustíveis fosseis. E aí a discrepância de pesos / rendimentos é mesmo muito significativa.

O motor eléctrico também pesa e esse deve ser comparado com os MCIs.

Mais significativos são os custos por quilómetro. Se estes carros entrassem no mercado de um momento para o outro os custos da energia eléctrica disparavam e os custos tornavam-se semelhantes aos actuais (fósseis).

Tanta ignorancia meu deus...

A electricidade não poderá subir assim dessa forma, porque a electricidade é um bem essencial puro na industria e nas familias.

Outra situação irreal é que quando um smart diz que consome 3,5l/100 na realidade ele não consome isso ele consome muito mais. Depois o importante é tirar os gases com efeito de estufa do ar. Isto ainda fomentava o uso das energias alternativas

No tal relatório que indiquei da REN http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/publicacoes/InformacaoMensal/INF_REN_FEV09.pdf , vem também confirmar que as renováveis também já superaram as fosseis o que contrária muita informação que anda pelo fórum, como podem ver na página a Repartição de Produção:

Carvão: 22 %
Fuel: 0%
Gás Natural: 15%
Hidráulica: 34 %
PRE (Solar,Eólica,outra): 26 %
Importada: 3 %

Portanto as renováveis contribuíram com 60 % da produção eléctrica nacional. Claro que foi assim porque as chuvas e os ventos ajudaram, é pena que não seja sempre assim, de qualquer modo vou verificar a evolução destes dados.

20090417_imiev.jpg

o primeiro do mundo so para quem estiver desatento... já há o tesla por exemplo.

fico contente por ver finalmente uma possivel "massificação2 dos carros electricos, em todas as contas feitas....temos de por o preço de venda, alguem sabe mais ou menos valores?

caso os valores fiquem proximos dos "convencionais" eu sou um potencial cliente!

cumpts

Pois, essa é a parte que temos de desmitificar também, então se um eléctrico gasta uma fracção dos outros, em manutenção fica um bocado longe, considerando que ao fim de alguns anos tem de levar outra bateria, e tendo o conforto que tem, peca pela autonomia claro, nunca poderá ser ao mesmo preço, segundo um amigo meu que já o foi ver falou-se em 30.000 euros sem ajudas, ou seja, com os impostos normais que são aplicados.

Mas para ter a certeza temos de esperar 1 ano, eles têm previsto o seu lançamento para Março-Abril de 2010.

Cumps

No tal relatório que indiquei da REN http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/publicacoes/InformacaoMensal/INF_REN_FEV09.pdf , vem também confirmar que as renováveis também já superaram as fosseis o que contrária muita informação que anda pelo fórum, como podem ver na página a Repartição de Produção:

Carvão: 22 %
Fuel: 0%
Gás Natural: 15%
Hidráulica: 34 %
PRE (Solar,Eólica,outra): 26 %
Importada: 3 %

Portanto as renováveis contribuíram com 60 % da produção eléctrica nacional. Claro que foi assim porque as chuvas e os ventos ajudaram, é pena que não seja sempre assim, de qualquer modo vou verificar a evolução destes dados.

Bom link. O contributo das renováveis costumava andar entre os 30 e 40%, dependendo do ano. Folgo em saber que estamos fazer progressos nessa área tão importante.

Bom link. O contributo das renováveis costumava andar entre os 30 e 40%, dependendo do ano. Folgo em saber que estamos fazer progressos nessa área tão importante.

Além que este valor tende a subir e muito nestes dois anos próximos, devido ao programa de venda de energia à EDP por parte dos particulares e como sabemos na fase de concurso as quotas têm sido esgotadas logo nas primeiras horas que saem.

Depois outra situação ambiental. O motor eléctrico não tem manutenção cara, não usa oleos lubrificantes no motor, tem menor desgaste e o unico senão são as baterias (que como sabemos se forem de ião litio são 100% reciclaveis). Ou seja na venda das mesmas ganhamos dinheiro e na troca só teriamos de pagar o custo das novas abatendo o valor das velhas. Além do mais existe um forum de scooters eléctricas e que falam no custo do km que essas scooters custam e o valor que custam as baterias perante o que pagariam em combustivel e manutenção. nem 1/10.

Se os eléctricos se difundirem e pudermos usar a garagem para carregar em horário económico as baterias o valor por km percorrido pode ser de 1/8 em relação ao carro convencional.

Depois para quem não sabe existe já o Smart ED (100 carros electricos que circulam em Londres e Paris). Uma experiencia piloto da marca que tem dado um bom resultado.

Ver aqui:

YouTube - SMART Electric Car

YouTube - Electric Smart Car

YouTube - Mercedes Benz TecDay 2008: The Smart ED (english)

Depois neste carro é possivel comprar um pequeno gerador eléctrico para se ficarmos sem baterias ligar o gerador e ele ter autonomia (mas aí estariamos a gastar combustivel no gerador).[:)]

segundo um amigo meu que já o foi ver falou-se em 30.000 euros sem ajudas, ou seja, com os impostos normais que são aplicados.

É ainda demasiado caro, o que não se compreende. Um carro desses poderia perfeitamente ser vendido por 20000 euros e ainda assim dar muito lucro....

Vamos esperar que os governos apoiem a aquisição... eu vou estar na linha da frente da revolução eléctrica, mas para já estou mais inclinado para o Opel Ampera.

É ainda demasiado caro, o que não se compreende. Um carro desses poderia perfeitamente ser vendido por 20000 euros e ainda assim dar muito lucro....

Vamos esperar que os governos apoiem a aquisição... eu vou estar na linha da frente da revolução eléctrica, mas para já estou mais inclinado para o Opel Ampera.

Caro ???

Não entendo, uma peça de tecnologia nova sem qualquer concorrência e é caro, realmente não entendo.

Caro é um modesto carro a gasolina custar 15.000 euros.

Caro ???

Não entendo, uma peça de tecnologia nova sem qualquer concorrência e é caro, realmente não entendo.

Tecnologia nova a parte das baterias, porque motores eléctricos já existem à mais de 100 anos. [:)]

Lembram-se dos primeiros transportes publicos nas cidades do seculo XIX, depois das carretas puxadas pelos cavalos? Eram eléctricos que usam motores eléctricos e têm as cantenárias para serem alimentados.

Apesar que eu escutei falar em miev's com preços de 16.000€ (sem impostos) e já na europa. Vamos ver que carga de impostos o governo iria colocar nestes carros. [:vm)]

Última edição:
Caro ???

Já tivémos esta discussão no passado [:D]

Para ti talvez seja barato, mas a maior parte dos Portugueses só vão comprar um carro eléctrico se este for mesmo mais barato que os carros tradicionais, na aquisição e utilização.

Ora, tu consegues comprar um carro tradicional equivalente ao iMiev por apenas 12000 euros. 30000 - 12000 = 18000 euros.

18000 euros dão para muito combustível e manutenções [;)]

Voltar
Superior