Mobbing

madeira69

New member
Boas.
Estou a sofrer de Mobbing, ou seja, situações de assédio moral, coacção psicológica e violência emocional no meu trabalho[s)].
Os meus patrões, pai e 3 filhos, todos sem cultura alguma:sh), o pai com 80 anos e os filhos a rondar os 50 anos, são do mais rasca que há, são más pessoas, no verdadeiro sentido da palavra. Eles têm prazer ao humilhar os empregados, pô-los abaixo de cão. Eu sei, estou a passar por isto.
Desde chamar "cabeça quadrada", "porco", "mete nojo", "comunista", "vou-te pôr a trabalhar num quarto sozinho para ningém te ver", "não tens dignidade para estares ao meu pé", "és uma mulher", "vou arranjar outro empregado melhor do que tu e mais barato", etc, etc., até quase a violência física, sempre com público, que é para mostrarem quem é que manda.
Estou a entrar em depressão, não tenho vontade alguma para ir trabalhar, quando lá estou, passo o dia com ansiedade, palpitações à espera da próxima estocada que vão dar.
Às vezes fico a pensar porque é que não parto a cara destes animais, vingar-me, fazê-los sofrer como estão a fazer à minha pessoa. Mas, tenho família, e não posso dar-me ao luxo de ficar desempregado. E o problema está mesmo aí, eles sabem que preciso do trabalho, por isso fazem o que querem. Até um dia...
Estou a escrever isto e estou emocionado, com lágrimas a escorrerem na minha cara, porque não mereço isto. Acho que ninguém merece isto[8b].
Estou com um ódio, que só está a me consumir por dentro, só me apetece fazê-los sofrer, um a um.
Mas, não quero ir por aí. Se puder, quero levá-los a tribunal. Tenho provas desta auténtica tortura, tenho gravações de algumas conversas, gravei com o telemóvel sem eles saberem. Está gravado coisas muito graves, ditas por estes animais. Tenho testumunhas do que tem acontecido. Isto já dura 3 anos, já não aguento mais...
Como é que posso levá-los a tribunal, mas a continuar a trabalhar, a receber ordenado? Onde é que me dirijo, aqui na Madeira? Têm conhecimento de alguém que tenha passado por isto e tenha ido a tribunal? O que aconteceu? Ganhou, perdeu ou ficou tudo igual?
Agradeço o relato das vossas experiências, pessoais ou de amigos/conhecidos.
Obrigado.

A única forma de resolveres o assunto é mudar de emprego. Vai procurando outro emprego noutra empresa...

Boas.
Estou a sofrer de Mobbing, ou seja, situações de assédio moral, coacção psicológica e violência emocional no meu trabalho[s)].
Os meus patrões, pai e 3 filhos, todos sem cultura alguma:sh), o pai com 80 anos e os filhos a rondar os 50 anos, são do mais rasca que há, são más pessoas, no verdadeiro sentido da palavra. Eles têm prazer ao humilhar os empregados, pô-los abaixo de cão. Eu sei, estou a passar por isto.
Desde chamar "cabeça quadrada", "porco", "mete nojo", "comunista", "vou-te pôr a trabalhar num quarto sozinho para ningém te ver", "não tens dignidade para estares ao meu pé", "és uma mulher", "vou arranjar outro empregado melhor do que tu e mais barato", etc, etc., até quase a violência física, sempre com público, que é para mostrarem quem é que manda.
Estou a entrar em depressão, não tenho vontade alguma para ir trabalhar, quando lá estou, passo o dia com ansiedade, palpitações à espera da próxima estocada que vão dar.
Às vezes fico a pensar porque é que não parto a cara destes animais, vingar-me, fazê-los sofrer como estão a fazer à minha pessoa. Mas, tenho família, e não posso dar-me ao luxo de ficar desempregado. E o problema está mesmo aí, eles sabem que preciso do trabalho, por isso fazem o que querem. Até um dia...
Estou a escrever isto e estou emocionado, com lágrimas a escorrerem na minha cara, porque não mereço isto. Acho que ninguém merece isto[8b].
Estou com um ódio, que só está a me consumir por dentro, só me apetece fazê-los sofrer, um a um.
Mas, não quero ir por aí. Se puder, quero levá-los a tribunal. Tenho provas desta auténtica tortura, tenho gravações de algumas conversas, gravei com o telemóvel sem eles saberem. Está gravado coisas muito graves, ditas por estes animais. Tenho testumunhas do que tem acontecido. Isto já dura 3 anos, já não aguento mais...
Como é que posso levá-los a tribunal, mas a continuar a trabalhar, a receber ordenado? Onde é que me dirijo, aqui na Madeira? Têm conhecimento de alguém que tenha passado por isto e tenha ido a tribunal? O que aconteceu? Ganhou, perdeu ou ficou tudo igual?
Obrigado.
Sindicato ou Tribunal do trabalho, e lá saberão dar a orientação a seguir..

Isso é lixado também conheço quem tenha passado por isso.

Mete baixa psicológica por uns tempos, pede que te receitem uns anti depressivos que podem ajudar bastante na tua ansiedade e medo.

Penso que te deves dirigir aqui:

Tribunal do Trabalho
Av. Calouste Gulbenkian
Edifício 2000,3.º
9054-553 FUNCHAL
291220232
291225450
mp.funchal.tt@tribunais.org.pt

Força conterrâneo. [;)]

PS - De certeza que vai parecer aqui mais gente que te possa ajudar,esta comunidade é grande e de certeza que há gente entendida no assunto.

Já disse uma vez e volto a sugerir. A internet é um monstro e nesse tipo de casos é espalhar aos sete ventos nomes, pormenores e descrições. O mundo precisa de saber quem são essas pessoas! Infelizmente não confio o suficiente na justiça portuguesa para lhe confiar casos destes.

Boas.
Obrigado.

Boas, o que estás à espera para mudar de emprego?
Cumprimentos.

Contacta um advogado.

Com calma, sem medos, no fim ainda te pagam bem para entrar em acordo, desde que tenhas testemunhas que não fujam na hora "H".

Já disse uma vez e volto a sugerir. A internet é um monstro e nesse tipo de casos é espalhar aos sete ventos nomes, pormenores e descrições. O mundo precisa de saber quem são essas pessoas! Infelizmente não confio o suficiente na justiça portuguesa para lhe confiar casos destes.

Não sei se é uma boa ideia, pode ficar marcado e sofrer as consequências. Lembra-te que mora numa ilha que bem conheço e sei que as teias de influências estão bem espalhadas.

Ainda há uns tempos atrás um grande grupo cá da ilha, acusado de não ajudar na catástrofe do 20 de Fevereiro (ao contrário de outro grupo concorrente do continente, que não só foi mais afectado, como deu uma ajuda significativa a região), anunciou que ia processar o autor de um e-mail que atentava o bom nome do grupo.

É um meio pequeno, é preciso ter cuidado.

Não sei se é uma boa ideia, pode ficar marcado e sofrer as consequências. Lembra-te que mora numa ilha que bem conheço e sei que as teias de influências estão bem espalhadas.

Ainda há uns tempos atrás um grande grupo cá da ilha, acusado de não ajudar na catástrofe do 20 de Fevereiro (ao contrário de outro grupo concorrente do continente, que não só foi mais afectado, como deu uma ajuda significativa a região), anunciou que ia processar o autor de um e-mail que atentava o bom nome do grupo.

É um meio pequeno, é preciso ter cuidado.
Percebo isso perfeitamente [;)] mas não é impossível contornar essas adversidades.

Boas, o que estás à espera para mudar de emprego?
Cumprimentos.

Não me convenço que estejas realmente a dizer isso com a "leveza" que transparece no post.[;)]

Em várias situações em que users expoem os problemas que têm no trabalho, muitas vezes a resposta é: muda de emprego.

Ok, eu percebo onde querem chegar, mas às vezes as coisas não são assim tão simples.

Podem não ser simples por vários motivos:

-dificuldade em arranjar emprego
-prestações que se têm de pagar, uma mudança de emprego pode implicar redução do salário que se tinha anteriormente
-etc, etc.

Por isso, acho que se deve ter alguma sensibilidade quando se fala em mudança de emprego.[;)]

madeira69,
boa sorte na resolução desse problema.

Força.[;)]

Isso não tem solução, a única é mesmo mudar de emprego.

Se os processas, mesmo que eles sejam obrigados a andar na linha, trabalharás num clima semelhante ou até pior do que o actual, uma vez que as retaliações passarão a ser mais sofisticadas.

O melhor é mesmo procurar novo emprego, não esquecendo este como é óbvio. A vingança serve-se fria. [;)]

E no teu lugar, seria para mim um gosto servi-la.
Nem que para isso demorasse uns anitos.

Não me convenço que estejas realmente a dizer isso com a "leveza" que transparece no post.[;)]

Em várias situações em que users expoem os problemas que têm no trabalho, muitas vezes a resposta é: muda de emprego.

Ok, eu percebo onde querem chegar, mas às vezes as coisas não são assim tão simples.

Podem não ser simples por vários motivos:

-dificuldade em arranjar emprego
-prestações que se têm de pagar, uma mudança de emprego pode implicar redução do salário que se tinha anteriormente
-etc, etc.

Por isso, acho que se deve ter alguma sensibilidade quando se fala em mudança de emprego.[;)]

madeira69,
boa sorte na resolução desse problema.

Força.[;)]

Boas, claro que estou sensível, mas existem limites.
Problema no emprego todos temos ou todos já tivemos. Desde ordenados ou despesas em milhares de euros em atraso, a colegas raivosos etc. Mas agora o patrão estar a insultá-lo constantemente? Desculpa mas não há solução, nem sei o que ele espera conseguir se for a tribunal, eles não vão mudar, quanto muito há indemnização.
A solução é mesmo trocar de emprego.
Cumprimentos.

Em tempos trabalhei numa empresa com um patrão mentiroso compulsivo e desonesto - não só com os colaboradores mas também com a sua própria familia.

A dada altura dei por mim a sair da empresa e a gritar dentro do carro para ‘exorcizar’ a raiva com que estava – numa estrada qualquer na Polónia a gritar filhos da ---- alto e bom som. Só tive uma saída: reescrevi o meu CV e fui enviando-o, demorou seis meses a encontrar um emprego onde me sinto bem e estou rodeado de pessoas realmente formidáveis. Um dia dirigi-me ao ex-patrão e ‘despedi-o”, o gajo ficou ressentido pois sentiu que já não tinha mais poder sobre mim. Recordo essa empresa como uma fase da vida que ‘teve de ser’ e agora sei o que não quero de uma empresa e de um trabalho.

Por isso tenta por todos os meios sair dessa empresa, escreve já a carta de demissão para teres mais força. O que não podes é aceitar ficares nessa empresa a aturar casca-grossas e labregos. Não penses em bater e ferir alguém, age serenamente e ‘ataca’ de surpresa.

Boa sorte e vai dando notícias!

Nestes casos só há uma coisa inteligente a fazer: sair imediatamente da empresa e colocar um pedragulho em cima do assunto por mais que isso vos custe ou vos pareça irracional.

Não adianta nada ir para tribunal ou continuar em revolta contínua.

Mas como já se sabe, aqueles que nunca passaram por isso vão vir aqui dizer para meter os gajos em tribunal, para fazer barulho ; ACT etc: TUDO conselhos de cáca e do pior que se podem dar ( desculpem a expressão)[8b].

É sair em pronto.

Também estou assim, começa é a pensar mais em ti e não ligares ao que os outros dizem, agora o pessoal mistura a vida profissional com a laboral.

Mudares de emprego vais perder mais a tua auto-estima e pior, podes até não conseguir arranjar novo emprego. Eu estou também na tua situação, os estrangeiros querem meter os amigos no sitio onde estou e estão sempre a tentar arranjar porcaria, e são empregados que não fazem um tusco, não produzem, e muitos já cairam na armadilha deles (e eram excelentes empregados). Resulta é não ligares, não vás no jogo, mas não respondas a torto.

Também estou assim, começa é a pensar mais em ti e não ligares ao que os outros dizem, agora o pessoal mistura a vida profissional com a laboral.

Mudares de emprego vais perder mais a tua auto-estima e pior, podes até não conseguir arranjar novo emprego. Eu estou também na tua situação, os estrangeiros querem meter os amigos no sitio onde estou e estão sempre a tentar arranjar porcaria, e são empregados que não fazem um tusco, não produzem, e muitos já cairam na armadilha deles (e eram excelentes empregados). Resulta é não ligares, não vás no jogo, mas não respondas a torto.

Desculpa amigo, uma coisa é empregados outra coisa é patrão.
Pelo que vi são os teus colegas que estão a arrumar porcaria, e isso resolve-se muito simplesmente à porrada (fora do local de trabalho obviamente). Um enxerto de porrada que vê como eles param logo. Estás com medo de que para avançar?
Cumprimentos.

Todos sugerimos a mudança de emprego e os responsáveis por estes actos ficam impunes?

Para mim primeiramente é denuciar estes casos.

É lamentável isto acontecer como permitirmos, como pode ser esta pessoa injuriada e sem uma denuncia muitas mais possam vir a ser implicadas futuramente e nada se faz para parar estes casos.

Como pode uma pessoa mental e psicológicamente conseguir exercer as suas funções quando pelo seu nivel mais baixo fazem acusações aos seus próprios trabalhadores.

Que segurança tem uma pessoa na sua saúde, ou que pode comprometer, ao sentir-se atacada de forma psicologica podendo deirvar os mais variados factores, seja de doença ou insegurança no trabalho.

Como se pode permitir uma coisa que no direito dele próprio está consignado o bem estar e obrigação de o permitir para que possa exercer as funções com o profissionalismo exigido, e que para isso é necessário ter-se exigido os mais variados factores.

Pode no meu entender, considerar mudar de emprego, mas, casos destes para mim devem-no ser denunciados e os seus actores responsabilizados pelos seus actos, se é que assim o direito dos trabalhadores esteja comprometidos pelo que achemos que estes assuntos sejam da maior insignificancia, que para mim pelo contrário são impotantissimo a sua denucia e estes casos devem ser julgados pelas suas práticas desleais com o trabalhador.

Antes de pensarmos em mudar de emprego se pensassemos em denuciar isto era o acto mais resposável que teriamos.

Esta é a minha visão e os meus principios e não posso permitir que casos destes ocorram...

[;)]

Voltar
Superior