Mobbing

Sair fininho e de cabeça baixa? Lei da natureza? :confused: Olha essa! Mas estamos na Idade Média em que haviam senhores feudais e pagavamos o dízimo? [8b]

O Madeira69 tem mesmo é de planear a sua saída a curto ou a médio-prazo, entregar a carta de demissão e virar as costas aos casca-grossas com o nariz bem para cima e se algum dia, fora da empresa, um desses labregos se atraver a insultá-lo ou o enxovalhar então sim chegou a altura de lhes dar nos cornos, quase sempre esses ditos “patrões” são uns caguinchas e uns covardes. Pelo menos os meus ex-patrões só levantavam cabelo enquanto me tinham sobre contrato e pagavam o salário, a partir do momento em que levavam o pontapé no traseiro ficavam logo mansos...

É uma maneira de se falar. Sair e pronto. Se é de fininho ou de cabeça erguida: vai da ao mesmo.[;)] Nesse aspecto acho q estamos de acordo.

Agora a apropósito do VorsprungDurchTechnik lembrei-me de outra coisa.

Em casos de conflito é sempre importante manter o olhar fixo e nunca falar ou argumentar sentado em frente a um patrão/chefe q está em pé.

Assim q chega o agressor, a primeira coisa q a vitima tem a fazer é levantar-se. Só esse detalhe reduz logo de imediato o nível de agressividade do agressor.

E costumo dizer sempre isso a pessoas que se queixam do mesmo ou de pequenas bocas dos chefes/patrões coisas do dia-a dia : " o teu chefe/patrão estava em pé e tu estavas sentado" é sistematicamente verdade.

A arte desta guerra está em evitar que ela comece.

É uma maneira de se falar. Sair e pronto. Se é de fininho ou de cabeça erguida: vai da ao mesmo.[;)] Nesse aspecto acho q estamos de acordo.

Agora a apropósito do VorsprungDurchTechnik lembrei-me de outra coisa.

Em casos de conflito é sempre importante manter o olhar fixo e nunca falar ou argumentar sentado em frente a um patrão/chefe q está em pé.

Assim q chega o agressor, a primeira coisa q a vitima tem a fazer é levantar-se. Só esse detalhe reduz logo de imediato o nível de agressividade do agressor.

E costumo dizer sempre isso a pessoas que se queixam do mesmo ou de pequenas bocas dos chefes/patrões coisas do dia-a dia : " o teu chefe/patrão estava em pé e tu estavas sentado" é sistematicamente verdade.

A arte desta guerra está em evitar que ela comece.

Linguagem corporal. Sempre tive atenção a esse pormenor. Para meu bem sempre fui do tipo de enfrentar em vez de meter ao saco ou acovardar-me.

No caso em questão os tais ditos “patrões” habituaram-se a mal tratar os empregados e a terem estes a comer-lhes na mão por causa do medo de perderem o emprego. Trata-se de uma forma de poder fundamentada, como em muitas coisas na vida, no medo.

O Madeira69 está com a auto-estima em níveis baixos e o medo de não pagar contas e infantários leva-o a procurar ajuda num fórum. Só pode partir dele a vontade mudar e arranjar forças para sair daquele pardieiro. A solução está em sair dali, não acredito em mudanças repentinas de personalidade em labregos.

Em 1º lugar, se conseguires arranjar outro emprego antes de saíres daí, acho que deverias considerar essa hipótese.
2º, tens que te impor rapaz. Não digo levar o caso para a violência, pois aí perderias toda a razão, mas sim avisar os "agressores" que se voltarem a cometer tal acto brutal, irás dar queixar no tribunal do trabalho.
E que não seja apenas uma ameaça, pois tens direitos, não te esqueças disso. Ainda ganhas uma valente indemnização.
Tens que ter coragem, pois caso contrário irás continuar a sofrer, e a tua saúde mental irá mais cedo ou mais tarde, pagar por isso, e aí já não terás como resolver o problema.
Antes que a corda "arrebente" IMPÕE-TE!
Posso-te dizer que uma vez, em um local onde trabalhei durante quase 1 ano, um tipo que apenas por conhecer o patrão, disse-me: "ou fazes isto, ou vou dar queixa de ti ao teu patrão". Sabes o que eu fiz? Respondi-lhe: "Seu ca"%d de merA%a, faz isso eu eu parto-te a tromba toda e mando-te lá para baixo". Estávamos no cimo de umas escadas.
Meteu o rabinho entre as pernas e foi-se embora...e ainda bem que ele o fez, pois caso contrário teria levado porrada ali mesmo.

:confused:

nao entendo como um patrão trata assim a sua equipa de trabalho que lhe dá o dinheiro.
Não entento a falta de respeito e o ambiente discrito.
Não entendo como os trabalhadores e patroes possam trabalhar nestas condições.

Nunca passei por tal coisa, normalmente trabalho directamente com patroes na mesma equipa´onde o relacionamento tem de ser bom.

Também me custa a aceitar, isso custa, mas que acontece, acontece. É uma loucura. E porque fazem alguns patrões isto? Porque podem. Também há pessoas que fazem isso aos filhos, aos pais, aos cônjuges.

Obrigado pelas respostas.
Sair deste emprego, sem ter outro em vista, é impossível. Para quem tem filhos, casa para pagar, creche dos filhos, médicos, alimentação e tudo o mais que define uma família, é impossível. Tenho um colega que trabalha lá tem já 20 anos de casa, e é tomar comprimidos para a tensão, para os nervos. Olho para ele, é não quero acabar assim.
Já vi colegas a chorar.
Ando a procura de trabalho, mas na Madeira, não está fácil. A ilha é muito pequena para tantas pessoas desempregadas. E agora com as novas leis do desemprego, está pior. Se és bom em gestão, mas arranjam-te trabalho como padeiro, sem descoro desta função, tens de aceitar e com um ordenado muito abaixo do que recebias. E com um contrato a prazo. Logo que acaba o contrato, vais para a rua, porque não tens experiência profissional como padeiro. É uma bola de neve, põe-te a fazer algo que não sabes, mas depois sais por não saberes fazer o que já tinhas dito que não sabias fazer. Isto só vai fomentar ainda mais stress e frustação nas pessoas. Não vejo um futuro muito bom para Portugal. É pena, até gosto de ser português.
Um abraço.

Desde já um abraço para alguém que está pelo que me pareçe em desespero.
É de realçar também a tua coragem e sinceridade ao efectuares o relato no fórum, pois muitos haverá que estão na mesma situação e não o fazem, ora por vergonha, ora por falta de coragem.
Tens de ter muita força e coragem, terás de criar mecanismos para ir buscar forças... isto não é mesmo nada fácil e mexe com qualquer pessoa.

Antes de te dizer o que na minha opinião faria tenho de dizer uma frase muito simples.... esses gajos deviam estar presos!!![8b]:([s)]:sh)

Passando ao que eu faria.... Em primeiro lugar o que eu faria era ir ao médico, de alguma forma arranjar maneira de ficar de baixa por foro psicologico..(o que não deve ser muito dificil para ti, pois compreendo que deita abaixo qualquer pessoa), depois de estar de baixa contactar o sindicato e expor a situação, apresentar-lhes as provas que tens. O próprio sindicato tem advogados, poderá aconselhar-te. Podem-te dizer se a melhor opcção é sair o quanto antes, como ficar mais um pouco para fazer mais isto ou aquilo. Se tiveres qualquer dúvida ir a outras entidades, quanto mais informção melhor vais conseguir decidir o que fazes. A seguir vem a parte que também não é nada fácil, decidir. Mediante o que te disserem, perante toda a informação que tens terás de tomar decisões que ai sim só a ti e á tua familia dizem respeito....

Um conselho.... o que quer que faças, fá-lo com a calma que te for possivel. Sem pressas, pois uma decisão a quente ou precipitada é do pior que se pode fazer, e depois de estar feita pode ter consequências graves.

Força [;)]

Linguagem corporal. Sempre tive atenção a esse pormenor. Para meu bem sempre fui do tipo de enfrentar em vez de meter ao saco ou acovardar-me.

No caso em questão os tais ditos “patrões” habituaram-se a mal tratar os empregados e a terem estes a comer-lhes na mão por causa do medo de perderem o emprego. Trata-se de uma forma de poder fundamentada, como em muitas coisas na vida, no medo.

O Madeira69 está com a auto-estima em níveis baixos e o medo de não pagar contas e infantários leva-o a procurar ajuda num fórum. Só pode partir dele a vontade mudar e arranjar forças para sair daquele pardieiro. A solução está em sair dali, não acredito em mudanças repentinas de personalidade em labregos.

Concordo contigo... mas atenção!

É necessário ter informação dos caminhos que podemos percorrer. Por exemplo.
Se ele quiser avançar para tribunal? Temos de ter em conta se o melhor é em primeiro sair ou não de onde está. Eu não sou advogado mas a primeira coisa que eu penso é... ora bem aqui o rapaz saiu e agora está a fazer isto de vingança....
Antes de actuar primeiro tem de se informar bem, com as entidades competentes para o efeito... nestes casos a pressa pode ser a inimiga número 2...

Obrigado pela ajuda[;)].
Mas, não é só bater, sair, etc, etc... Aceito o que disseram, mas não é assim tão simples.
Hoje soube que um colega de trabalho foi internado neste fim-de-semana na Casa de João de Deus, que é um manicómio[s)]. Isto é a sério. Ele trabalha nesta empresa faz 15 anos. Imaginem o que ele passou nestes anos todos para bater num manicómio. Já estava a fazer tratamento mas a pressão foi mais forte. Vai ficar internado não sei quanto tempo. E quando ele voltar? Como vai ser? Penso que não ficar ficar igual ao que era. E com estes patrões, ainda vão-lhe lixar ainda mais.
E o sacana do meu patrão, um dos filhos, ainda riu-se. A preocupação dele era se eu tinha feito a barba[8b].
E é isto...

Obrigado pela ajuda[;)].
Mas, não é só bater, sair, etc, etc... Aceito o que disseram, mas não é assim tão simples.
Hoje soube que um colega de trabalho foi internado neste fim-de-semana na Casa de João de Deus, que é um manicómio[s)]. Isto é a sério. Ele trabalha nesta empresa faz 15 anos. Imaginem o que ele passou nestes anos todos para bater num manicómio. Já estava a fazer tratamento mas a pressão foi mais forte. Vai ficar internado não sei quanto tempo. E quando ele voltar? Como vai ser? Penso que não ficar ficar igual ao que era. E com estes patrões, ainda vão-lhe lixar ainda mais.
E o sacana do meu patrão, um dos filhos, ainda riu-se. A preocupação dele era se eu tinha feito a barba[8b].
E é isto...

Epá, sinceramente é dificil para mim aceitar essa passividade...não compreendo.

Compreendo a tua responsabilidade no cumprimento das responsabilidades familiares, mas é também tua responsabilidade a manutenção da sanidade mental necessária para que possas cuidar, proteger e tomar decisões como chefe da tua familia.

E considero que isto é mais importante que a segurança económica: se estiveres são de cabeça, conseguirás encontrar o sustento necessário. Se fores para o tal manicómio fazer companhia ao teu colega, perdes tudo.
Já pensaste bem nisto?

Bem sei que a Madeira é um pardieiro de déspotas - apesar de gostar muito da ilha! - mas há limites para tudo. O relato que nos fazes é de um regime feudal.

Peço-te só que nos dês algumas pistas sobre o tipo de actividade e função que desempenhas: agricultura? construção? comércio? serviços?
Trabalhas no escritório (trabalho administrativo)? É uma função comercial? Trabalho de campo?

É que dependendo do que fazes, a situação pode ter atenuantes. Todos sabemos que numa pequena construtora, o grau de estupidez do patrão aumenta em média consideravelmente - o que não faltam são patos-bravos armados em empresários. Mas no comércio e serviços também há bestas quadradas, embora o tipo de actividade proporcione gente mais polida no trato, mas às vezes piores na sofisticação do assédio moral...

Esses teus chefes são autênticos animais, disso não temos a menor dúvida.
A minha dúvida é sobre a tua capacidade de reacção: se já não estarás de tal forma debilitado psicológicamente que já não consegues reagir.
Não podes utilizar a segurança familiar como desculpa para te manteres nessa situação, sob pena de a perderes também.

Se sei que é dificil arranjar emprego, tenho a certeza que não é impossível.

E quanto à sugestão de vingança que dei anteriormente, é óbvio que o objectivo não é a destruição pela destruição, mas antes um estimulante à reacção, uma forma de te sentires vivo: "alive and kicking", como dizem os Simple Minds...[;)]

Quando me fo...lixam, respiro fundo, tento resolver a questão no imediato a bem (por experiencia própria, as situações de conflito devem ser esclarecidas no curto-prazo, sob pena de se tornarem incontroláveis), e em vez de ficar a remoer o passado, começo a projectar para o futuro a devolução da atenção que me foi dada...[:cool:]

De outra forma, um gajo já leva tanta porrada na vida sem contribuir para a causa, que se se acanhar e considerar que é melhor ser bonzinho e pacífico, um dia acontece-lhe isto:

YouTube - Falling Down Trailer

Eu tenho dias em que dá vontade de fazer o mesmo. O meu escape é sempre pensar que é passageiro e que posso virar a coisa do avesso.
E às vezes, até consigo. [:cool:]

Boas amigo madeira,
compreendo a tua situação e também já passei pelo mesmo, mas nada que se compare à brutalidade de que estas a ser alvo. Na minha opinião nunca te despeças e muito menos dês porrada em alguém. Canaliza a tua raiva para a procura de organizaçoes que te possam valer, faz uma pesquisa na internet. Desde ACT, apoio á família, partidos políticos, sindicatos, segurança social e muitas mais instituições que possas encontrar pelo caminho. Escreve umas boas dezenas de cartas, no meu caso até para o Presidente da Republica tinha uma agendada.
Lembra-te que és uma vitíma e é nosso dever civico, da sociedade portuguesa, olhar por ti. Não te despeças, se eles quiserem que te despeçam, mas vão ter de responder por isso.
Vamos fazer alguma coisa pelo nosso país. Não deixem morrer o estado de direito.

Aconteça o que acontecer eles não vão fazer pior do que já fazem e de certeza que vão pensar 2 vezes antes de se dirigirem a ti quando te começares a mexer a sério.

Voltar
Superior