Obrigado pela ajuda[

].
Mas, não é só bater, sair, etc, etc... Aceito o que disseram, mas não é assim tão simples.
Hoje soube que um colega de trabalho foi internado neste fim-de-semana na Casa de João de Deus, que é um manicómio[s)]. Isto é a sério. Ele trabalha nesta empresa faz 15 anos. Imaginem o que ele passou nestes anos todos para bater num manicómio. Já estava a fazer tratamento mas a pressão foi mais forte. Vai ficar internado não sei quanto tempo. E quando ele voltar? Como vai ser? Penso que não ficar ficar igual ao que era. E com estes patrões, ainda vão-lhe lixar ainda mais.
E o sacana do meu patrão, um dos filhos, ainda riu-se. A preocupação dele era se eu tinha feito a barba[8b].
E é isto...
Epá, sinceramente é dificil para mim aceitar essa passividade...não compreendo.
Compreendo a tua responsabilidade no cumprimento das responsabilidades familiares, mas é também tua responsabilidade a manutenção da sanidade mental necessária para que possas cuidar, proteger e tomar decisões como chefe da tua familia.
E considero que isto é mais importante que a segurança económica: se estiveres são de cabeça, conseguirás encontrar o sustento necessário. Se fores para o tal manicómio fazer companhia ao teu colega, perdes tudo.
Já pensaste bem nisto?
Bem sei que a Madeira é um pardieiro de déspotas - apesar de gostar muito da ilha! - mas há limites para tudo. O relato que nos fazes é de um regime feudal.
Peço-te só que nos dês algumas pistas sobre o tipo de actividade e função que desempenhas: agricultura? construção? comércio? serviços?
Trabalhas no escritório (trabalho administrativo)? É uma função comercial? Trabalho de campo?
É que dependendo do que fazes, a situação pode ter atenuantes. Todos sabemos que numa pequena construtora, o grau de estupidez do patrão aumenta em média consideravelmente - o que não faltam são patos-bravos armados em empresários. Mas no comércio e serviços também há bestas quadradas, embora o tipo de actividade proporcione gente mais polida no trato, mas às vezes piores na sofisticação do assédio moral...
Esses teus chefes são autênticos animais, disso não temos a menor dúvida.
A minha dúvida é sobre a tua capacidade de reacção: se já não estarás de tal forma debilitado psicológicamente que já não consegues reagir.
Não podes utilizar a segurança familiar como desculpa para te manteres nessa situação, sob pena de a perderes também.
Se sei que é dificil arranjar emprego, tenho a certeza que não é impossível.
E quanto à sugestão de vingança que dei anteriormente, é óbvio que o objectivo não é a destruição pela destruição, mas antes um estimulante à reacção, uma forma de te sentires vivo: "alive and kicking", como dizem os Simple Minds...[

]
Quando me fo...lixam, respiro fundo, tento resolver a questão no imediato a bem (por experiencia própria, as situações de conflito devem ser esclarecidas no curto-prazo, sob pena de se tornarem incontroláveis), e em vez de ficar a remoer o passado, começo a projectar para o futuro a devolução da atenção que me foi dada...[

]
De outra forma, um gajo já leva tanta porrada na vida sem contribuir para a causa, que se se acanhar e considerar que é melhor ser bonzinho e pacífico, um dia acontece-lhe isto:
YouTube - Falling Down Trailer
Eu tenho dias em que dá vontade de fazer o mesmo. O meu escape é sempre pensar que é passageiro e que posso virar a coisa do avesso.
E às vezes, até consigo. [

]