Monovolumes: Mazda 5, C4 Picasso, S-Max, etc...

Pois, pois ... Bem eu nunca compraria um carro com base em pseudo potências escondidas... Tambem não me parece fazer muito sentido "andar a esconder cavalos" quando a corrida aos mesmos está ao rubro e ainda como a imprensa diz "Os 140Cv no 2.0 começam a estar KO face à concorrência".

Alem disso temos um pormenor que me faz bastante confusão. Os valores anunciados pelos fabricantes são obtidos atraves de medições rigorosas que respeitam a norma ISO 1585 (devidamente controlados e utilizando aparelhos aferidos), as medições que "descobrem os cavalos escondidos" respeitam que normas?

Obrigado.

citação:Originalmente colocada por camadusa

daqui a pouco a ford deixa de produzir o 2.0 tdci, parece que não tem nada demais, só mesmo o preço.

Deixa tambem acrescentar que segundo a propria Ford a versão 1.8 deverá ocupar 75% do volume de vendas. Não me parece a estatistica apenas tenha por base a diferença de 2000€ em Portugal ... Bem mas é apenas uma estimativa e sem conhecer mais pormenores dos indicadores analizados vale o que vale[8)].

Wheel18 Parabéns pela compra.
Qualquer que seja o motor é sempre uma boa opção.
Li algures atrás que o tecto duplo panorâmico abre, não é verdade. O tecto panorâmico é fixo.
Quanto aos motores 2.0 penso que li algures que é uma joint-venture entre o grupo PSA e Ford para a produção de motores, que faz o 1.6, o 2.0 e o 2.7V6(que está no C6, S-Type, 407 coupé, Discovery III,...) desculpem lá mas é que é diferente ser uma joint-venture ou pura e simplesmente ser a Ford a comprar os motores à PSA (orgulho a quanto obrigas...)
Ontem tive que ir a Lisboa (sem a Madame dá para ver o que aquilo vale), cheguei aos 210 de ponteiro, recupera muito fácilmente dos 100 (porra prós camiões que cortam a velocidade)aos 170-180 que era a velocidade a que normalmente circulava embora quando as condições de transito a isso obrigavam andava mais devagar, isto tudo com um consumo médio de 8,3. Não se ressente das subidas (isto para mim é uma novidade que só tive carros a gasolina) e fiquei com a sensação que a carrinha anda um bocadito mais, eu não gosto de andar a expremer os carros até às últimas, já não tenho idade para isso, além de que o desgaste é maior e sai-me do bolso. Uma coisa que me agrada muito é a estabilidade em velocidade e ausência de ruídos. O carro é praticamente insensível a ventos laterais o que de certa forma é estranho num carro daquela dimensão. A embraiagem é realmente complicada, e a precisão da direcção não me parece das melhores, mas acredito que para um Monovolume seja boa (não tenho nenhuma experiência anterior de monovolumes).
Um aparte para a circulação em Lisboa: Fogo ninguém facilita nada a ninguém, é uma selva, para entrar num cruzamento tem que ser tirado a ferros.

citação:Originalmente colocada por Two

Wheel18 Parabéns pela compra.
Qualquer que seja o motor é sempre uma boa opção.
Li algures atrás que o tecto duplo panorâmico abre, não é verdade. O tecto panorâmico é fixo.
Quanto aos motores 2.0 penso que li algures que é uma joint-venture entre o grupo PSA e Ford para a produção de motores, que faz o 1.6, o 2.0 e o 2.7V6(que está no C6, S-Type, 407 coupé, Discovery III,...) desculpem lá mas é que é diferente ser uma joint-venture ou pura e simplesmente ser a Ford a comprar os motores à PSA (orgulho a quanto obrigas...)
Ontem tive que ir a Lisboa (sem a Madame dá para ver o que aquilo vale), cheguei aos 210 de ponteiro, recupera muito fácilmente dos 100 (porra prós camiões que cortam a velocidade)aos 170-180 que era a velocidade a que normalmente circulava embora quando as condições de transito a isso obrigavam andava mais devagar, isto tudo com um consumo médio de 8,3. Não se ressente das subidas (isto para mim é uma novidade que só tive carros a gasolina) e fiquei com a sensação que a carrinha anda um bocadito mais, eu não gosto de andar a expremer os carros até às últimas, já não tenho idade para isso, além de que o desgaste é maior e sai-me do bolso. Uma coisa que me agrada muito é a estabilidade em velocidade e ausência de ruídos. O carro é praticamente insensível a ventos laterais o que de certa forma é estranho num carro daquela dimensão. A embraiagem é realmente complicada, e a precisão da direcção não me parece das melhores, mas acredito que para um Monovolume seja boa (não tenho nenhuma experiência anterior de monovolumes).
Um aparte para a circulação em Lisboa: Fogo ninguém facilita nada a ninguém, é uma selva, para entrar num cruzamento tem que ser tirado a ferros.

Obrigado Two.

O que se passa com a embraiagem? quanto à direção o 2.0 utiliza uma direcção electrohidraulica que tenho ouvido que é demasiado leve, será isso?

Tiveste oportunidade de experimentar o 1.8? que te parece?

Cumprimentos.

citação:Originalmente colocada por Wheel18

daqui a pouco a ford deixa de produzir o 2.0 tdci, parece que não tem nada demais, só mesmo o preço.

Naaaaah, nada disso, tem 15Cv a mais que em situações extremas (carga maxima, etc...) devem permitir maior disponibilidade. Agora se justifica os 2000€ a mais...
Desculpa dizer-te isto, mas eu digo tudo o que penso:D.....daqui a pouco só falta dizeres que a 1.8 anda mais que a 2.0;):D:D....... tu dizes "tem 15cv a mais que em situações extremas devem(não tens a certeza;)) permitir maior disponibilidade.

Eu dou-te a minha opinião de que já teve 1.6 TDci, 1.9 Tdi de 130 e agora 2.0 TDci...para além de ter conduzido quase todos os diesel da nossa praça. Não há NADA que substitua a cilindrada, nota-se bastante a subir e o motor é muito mais redondo, até o barulho é diferente. "Pica-te" com uma 2.0 que depois verás a diferença.

citação:Originalmente colocada por necos

Naaaaah, nada disso, tem 15Cv a mais que em situações extremas (carga maxima, etc...) devem permitir maior disponibilidade. Agora se justifica os 2000€ a mais...
Desculpa dizer-te isto, mas eu digo tudo o que penso:D.....daqui a pouco só falta dizeres que a 1.8 anda mais que a 2.0;):D:D....... tu dizes "tem 15cv a mais que em situações extremas devem(não tens a certeza;)) permitir maior disponibilidade.

Eu dou-te a minha opinião de que já teve 1.6 TDci, 1.9 Tdi de 130 e agora 2.0 TDci...para além de ter conduzido quase todos os diesel da nossa praça. Não há NADA que substitua a cilindrada, nota-se bastante a subir e o motor é muito mais redondo, até o barulho é diferente. "Pica-te" com uma 2.0 que depois verás a diferença.

Bem eu não me pico nem com 2.0 nem com nada. Mas garanto-te que não é apenas a cilindrada que te dá potência. Não conheço muitos motores e muito menos todos os Diesel da praça ...

Mas experimenta conduzir um Golf GT (1.4 TSI 170Cv) e depois pensa na frase "Não há NADA que substitua a cilindrada"...[8)]

Ha com todo o teu conhecimento de Diesel não vais dizer que o 2.0 TDI 140Cv é melhor a acelerar e recuperar que o 1.9 TDI 130Cv, pois não? esses conheço muito bem :)...

pessoal por falar em monovolumes... vim agora do site da seat tive a ver o altea XL e gostei do bicho :) (o meu avatar tambem conta :)) o interior e o mesmo do altea leon toledo [xx(] e o unico aspecto que a seat anda a falhar sao iguais... giros mas iguais so que uns tem a consola central mais inclinada e outras direita [|)]
cumps :)

Bem eu não me pico nem com 2.0 nem com nada. Mas garanto-te que não é a cilindrada que te dá potência. Não conheço muitos motores e muito menos todos os Diesel da praça ...

Mas experimenta conduzir um Golf GT (1.4 TSI 170Cv) e depois pensa na frase "Não há NADA que substitua a cilindrada"...[8)]
Bom exemplo.....basta ver o que dizem os comparativos do 1.4 com o 2.0;)

Bem eu não me pico nem com 2.0 nem com nada. Mas garanto-te que não é a cilindrada que te dá potência. Não conheço muitos motores e muito menos todos os Diesel da praça ...

Bom exemplo.....basta ver o que dizem os comparativos do 1.4 com o 2.0;)

Deixa ver se encontro...
Mas garanto-te que a experiencia do 1.4 TSI 170Cv é Brutal :(, especialmente quando não te disseram qual o motor do carro ... e terminas o testdrive convencido que aquilo é um 2.0 turbo [:p]

Voltando aos TDCI, claro que o 2.0 tem mais potencia, mas os 15Cv extra obtidos a uma rotação superior e contando que o valor de binário é igual (tb obtido a uma rotação superior) compensará os 2000€?

Voltando aos TDCI, claro que o 2.0 tem mais potencia, mas os 15Cv extra obtidos a uma rotação superior e contando que o valor de binário é igual (tb obtido a uma rotação superior) compensará os 2000€?
Wheel18, tu como és "novo" aqui não conheces a minha história...pois se soubesses saberias a minha resposta a essa questão;)

Eu comprei uma C-Max 1.6 TDci por pensar "Os 26cv a mais não compensam os 5000€ a mais".......passado um ano vendi a 1.6 e fui buscar a C-Max 2.0 TDci, por isso te digo que a resposta a essa questão depende do gosto do pé direito em carregar;)

Wheel18, tu como és "novo" aqui não conheces a minha história...pois se soubesses saberias a minha resposta a essa questão;)

Eu comprei uma C-Max 1.6 TDci por pensar "Os 26cv a mais não compensam os 5000€ a mais".......passado um ano vendi a 1.6 e fui buscar a C-Max 2.0 TDci, por isso te digo que a resposta a essa questão depende do gosto do pé direito em carregar;)

Ok, tens razão não conheço a tua historia, mas vejo que, como dizes e como eu conheces bem os TDI (1.9 130 e 2.0 140). Qual a vantagem do 2.0?

Ok, tens razão não conheço a tua historia, mas vejo que, como dizes e como eu conheces bem os TDI (1.9 130 e 2.0 140). Qual a vantagem do 2.0?
Tive um 1.9 e já conduzi um 2.0. E gosto bem mais do 1.9, pois é mais nervoso. Tem melhores acelerações que o 2.0 e perde numa ou noutra recuperação. O 2.0 é um motor da nova era, ou seja, é mais linear e respira um pouco melhor em altas fruto das 16v. Mas a maior vantagem do 1.9 para o 2.0 são os consumos...estamos a falar de diferenças, por vezes, de 2l.

Tive um 1.9 e já conduzi um 2.0. E gosto bem mais do 1.9, pois é mais nervoso. Tem melhores acelerações que o 2.0 e perde numa ou noutra recuperação. O 2.0 é um motor da nova era, ou seja, é mais linear e respira um pouco melhor em altas fruto das 16v. Mas a maior vantagem do 1.9 para o 2.0 são os consumos...estamos a falar de diferenças, por vezes, de 2l.

Completamente de acordo. Neste a caso a maior cilindrada e as 16V, não minha opinião, não trazem qualquer vantagem.

Cumprimentos.

A embraiagem é esquesita, e precisa de algum habito pois muito facilmente o carro vai abaixo nos arranques.
Quanto às recuperações parece-me normal o 1.8 ser melhor. Repara que as recuperações são a partir de baixas rotações. Um motor de 16v tendencialmente respira melhor em altas rotações e um 8v em baixas rotações. Se a recuperação fosse medida tendo a possibilidade de escolher a relação correcta acredito que os resultados seriam substancialmente diferentes.
Sim experimentei o 1.8 e apesar de ser um carro com um motor honesto fiquei um bocado decepcionado com a aceleração, acelera bem mas não tem "patada". Por isso (e na minha prespectiva) por 2.000 € colocei logo o 1.8 de parte além de considerar que o 2.0 seria um motor de concepção mais recente (o 1.8 creio que data dos Mondeo MKI). A minha 2.0 embora não deslumbre (1.700 Kg!!!) sai bem nos semáfros desde que o pé direito seja decidido.
Quanto ao Golf 1.4 TSI, nunca conduzi nenhum, mas podemos fazer algumas considerações teóricas. Quantos CV´s teria um Golf 2.0 com a mesma tecnologia de turbo? Talvez 250 CVs?
A linearidade de subida de rotação do 1.4 como é? Qual é que coloca melhor os CV´s no chão 170CVs comprimidos ou atmosféricos? A potência tem que ser passada para o chão se não de nada serve. Um aparte para dizer que não existem motas com compressor (imagina o que seria os CV´s a chegarem em força a meio de uma curva...)
Agora que deve ser uma pica sentir os 170 deles a chegarem isso deve. Mas quanto à eficiência tenho as minhas reservas...

Hugo Santos, aproveito este tópico para pedir um favor: será que tens ou já viste uma foto da mala da Mazda 5 com a chapeleira colocada? Se tens e a postasses aqui agradecia.

Voltar
Superior