Monovolumes: Mazda 5, C4 Picasso, S-Max, etc...

citação:Originalmente colocada por PP

Hugo Santos, aproveito este tópico para pedir um favor: será que tens ou já viste uma foto da mala da Mazda 5 com a chapeleira colocada? Se tens e a postasses aqui agradecia.

Lamento mas não tenho nem me recordo de ter visto alguma.

Porque esse interesse em particular?

citação:Originalmente colocada por Two

A embraiagem é esquesita, e precisa de algum habito pois muito facilmente o carro vai abaixo nos arranques.
Quanto às recuperações parece-me normal o 1.8 ser melhor. Repara que as recuperações são a partir de baixas rotações. Um motor de 16v tendencialmente respira melhor em altas rotações e um 8v em baixas rotações. Se a recuperação fosse medida tendo a possibilidade de escolher a relação correcta acredito que os resultados seriam substancialmente diferentes.
Sim experimentei o 1.8 e apesar de ser um carro com um motor honesto fiquei um bocado decepcionado com a aceleração, acelera bem mas não tem "patada". Por isso (e na minha prespectiva) por 2.000 € colocei logo o 1.8 de parte além de considerar que o 2.0 seria um motor de concepção mais recente (o 1.8 creio que data dos Mondeo MKI). A minha 2.0 embora não deslumbre (1.700 Kg!!!) sai bem nos semáfros desde que o pé direito seja decidido.
Quanto ao Golf 1.4 TSI, nunca conduzi nenhum, mas podemos fazer algumas considerações teóricas. Quantos CV´s teria um Golf 2.0 com a mesma tecnologia de turbo? Talvez 250 CVs?
A linearidade de subida de rotação do 1.4 como é? Qual é que coloca melhor os CV´s no chão 170CVs comprimidos ou atmosféricos? A potência tem que ser passada para o chão se não de nada serve. Um aparte para dizer que não existem motas com compressor (imagina o que seria os CV´s a chegarem em força a meio de uma curva...)
Agora que deve ser uma pica sentir os 170 deles a chegarem isso deve. Mas quanto à eficiência tenho as minhas reservas...

Plenamente de acordo quanto à tendencia de o 1.8 recuperar melhor devido às 8V, inclusive tenho um colega (da area de mecanica) que acha ridiculo as 16V num Diesel, exactamente pelo facto da sua utilidade duvidosa abaixo das 5000RPM.

O Golf 1.4 TSI é bastante linear a subir, especialmente a partir das 2000/2200rpm onde a linearidade vai em crescendo até alem das 6000rpm e sempre com aquela sensação que "o motor está a pedir mais" (realmente concordo que gasolina tem outra nobreza). Nunca senti brusquidão nos CVs a chegarem ao chão...acho que a palavra correta será decisão (talvez trabalho do ESP).

Apenas referi este, porque me parece um excelente exemplo tecnologico que prova que a cilindrada não é tudo. Especialmente se considerarmos o nosso infeliz IA :(...

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

Hugo Santos, aproveito este tópico para pedir um favor: será que tens ou já viste uma foto da mala da Mazda 5 com a chapeleira colocada? Se tens e a postasses aqui agradecia.

É que nas fotos aparece sempre sem chapeleira e como o volume anunciado da bagageira é baixo (apenas 426 litros) presumo que seja porque a chapeleira fica baixa e em consequência tenha uma altura útil reduzida.

Saiu um comparativo na <s>autohoje</s> autofoco entre a c4 picasso 2.0 hdi contra a touran 2.0tdi dsg.
Só vi aquilo por alto, mas a touran ganhou.
A mim surpreendeu-me este resultado. E a vocês?

Edit: Corrigido. Thanks PP. :)

citação:Originalmente colocada por Nightwisher

Saiu um comparativo na autohoje entre a c4 picasso 2.0 hdi contra a touran 2.0tdi dsg.

Foi na Auto Foco, eu vi o comparativo por alto e ganhou porque em tudo o que tem a ver com prestações e comportamento é muito melhor. Mesmo sendo 4.000€ mais cara (era uma versão DSG com bancos em pele,...).

A Picasso na versão 2.0 não faz muito sentido porque acrescenta pouco em prestações relativamente à 1.6 em consequência do binário limitado a 270nm.

Saiu um comparativo na autohoje entre a c4 picasso 2.0 hdi contra a touran 2.0tdi dsg.

Foi na Auto Foco, eu vi o comparativo por alto e ganhou porque em tudo o que tem a ver com prestações e comportamento é muito melhor. Mesmo sendo 4.000€ mais cara (era uma versão DSG com bancos em pele,...).

A Picasso na versão 2.0 não faz muito sentido porque acrescenta pouco em prestações relativamente à 1.6 em consequência do binário limitado a 270nm.

Eu acho que faz sentido, pois se no regime de binario maximo realmente há poucoa diferença (sobretudo com o overboost) no resto da gama de rotações deve ser bem mais agradavel de utilizar.
Já agora, a touran evoluiu assim tanto no ultimo facelift? Acham que se bate com as mais recentes adições a este segmento? (s-max, mazda 5, etc)

citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

É que nas fotos aparece sempre sem chapeleira e como o volume anunciado da bagageira é baixo (apenas 426 litros) presumo que seja porque a chapeleira fica baixa e em consequência tenha uma altura útil reduzida.

O teu raciocionio está correcto. :)

No entanto mesmo apresentando os 426 litros é perfeitamente possivel levar 1 carro de bebé, 2 a 3 sacos de viagem e mais uns quantos itens mais pequenos sem retirar a chapeleira.

PS - cheguei a marca dos 1600 Post's... ;)

Eu acho que faz sentido, pois se no regime de binario maximo realmente há poucoa diferença (sobretudo com o overboost) no resto da gama de rotações deve ser bem mais agradavel de utilizar.
Já agora, a touran evoluiu assim tanto no ultimo facelift? Acham que se bate com as mais recentes adições a este segmento? (s-max, mazda 5, etc)

Claro que o 2.0 é melhor, não questiono isso, mas quando digo que não faz sentido refiro-me à diferença de preço (+4.100€ em versões equivalentes) vs acréscimo de perfomances (reduzido).

Como referes, nos regimes de binário máximo não há grande diferença, e como é nestes regimes que se conduz maioritariamente um diesel, eu concluo que em 90% das situações normais de condução são praticamente a mesma coisa.

Claro que o 2.0 é melhor, não questiono isso, mas quando digo que não faz sentido refiro-me à diferença de preço (+4.100€ em versões equivalentes) vs acréscimo de perfomances (reduzido).

Como referes, nos regimes de binário máximo não há grande diferença, e como é nestes regimes que se conduz maioritariamente um diesel, eu concluo que em 90% das situações normais de condução são praticamente a mesma coisa.

E concordas com o resultado do comparativo? Será o comportamento e o motor o mais importante neste tipo de veiculos?

Como disse apenas vi o artigo por alto (quando fui comprar a AH dei uma vista de olhos à AF na papelaria sem comprar[8)])

O que captei foi: as diferenças de andamento eram significativas (cerca de 4s nos 0-100 por ex.), consumos idênticos, caixa DSG da VW muito superior à CMP da Citroen, espaço idêntico (fiquei admirado porque a C4 tem mais 20cm que a Touran), melhor acesso à 3ª fila no Picasso, mala maior do Touran em 5 lugares e maior do Picasso em 7 lugares, melhor comportamento em curva do Touran face a maior conforto do C4. Se eu concordo ou não com o resultado, diria que sim mas por uma margem mais reduzida.

Esta Picasso dificilmente seria hipótese para mim pelos argumentos que expus anteriormente (relativamente à 1.6).
A Touran vai ficar mais interessante com o restyling, consegue oferecer um bom espaço numa carroçaria com apenas 4,39m mas infelizmente é um bocado antiquada no interior e carece de motores de cilindrada reduzida que permitam preços mais em conta. A do comparativo estava muito interessante mas custava 42.000€:(

Como disse apenas vi o artigo por alto (quando fui comprar a AH dei uma vista de olhos à AF na papelaria sem comprar[8)])

O que captei foi: as diferenças de andamento eram significativas (cerca de 4s nos 0-100 por ex.), consumos idênticos, caixa DSG da VW muito superior à CMP da Citroen, espaço idêntico (fiquei admirado porque a C4 tem mais 20cm que a Touran), melhor acesso à 3ª fila no Picasso, mala maior do Touran em 5 lugares e maior do Picasso em 7 lugares, melhor comportamento em curva do Touran face a maior conforto do C4. Se eu concordo ou não com o resultado, diria que sim mas por uma margem mais reduzida.

Esta Picasso dificilmente seria hipótese para mim pelos argumentos que expus anteriormente (relativamente à 1.6).
A Touran vai ficar mais interessante com o restyling, consegue oferecer um bom espaço numa carroçaria com apenas 4,39m mas infelizmente é um bocado antiquada no interior e carece de motores de cilindrada reduzida que permitam preços mais em conta. A do comparativo estava muito interessante mas custava 42.000€:(
Minha rica S-Max 2.0 TDci carregada de todos os extras;)

Então e pq n vês 1º a Kia Carnival 2.9 CRDi, tem praticamente os mm extras da mazda, a nivel de portas laterais aut. e preço fica-te mais em conta. a nivel de motores tens mt mais fiabilidadena Carnival... consigo arranjar-te os valores da Carnival....

citação:Originalmente colocada por LPinto

Então e pq n vês 1º a Kia Carnival 2.9 CRDi, tem praticamente os mm extras da mazda, a nivel de portas laterais aut. e preço fica-te mais em conta. a nivel de motores tens mt mais fiabilidadena Carnival... consigo arranjar-te os valores da Carnival....
Não me digas que tens um "medidor de fiabilidade"[8)][8)]

citação:Originalmente colocada por LPinto

Dá a entender que temos aqui comerciais "infiltrados" ... :D:D

Nem "Kia" ver quanto me iria valher a Carnival ao fim de 3 a 4 anos...

Em relação à Mazda que adquiri temos 9000 euros de diferença à partida...

39000 Euros por uma Kia ainda custa a dar.... Dá-se mais depressa os 42000 Euros pela Touran apresentada.

Um familiar meu é k comprou agora a Kia carnival, e ficou-lhe nos 40,000€ ja com full extras, tendo trocado por uma mazda e nao teve quase valor comercial nenhum, portanto da kia so é pena a falta de visibilidade da marca... mas sem duvida que perde no valor comercial ao fim de uns tempos

para min a monovolumes melhor e mais bonita e a s-max , depois a mazda 5 , de resto nao consigo gostas da picasso , ja vi um ao vivo , nao gostei do exterior mas tb nao consigo gostar de nenhum citroen !

Voltar
Superior