Morar num andar alto

Raistaparta

New member
Esta dúvida pode parecer estúpida, mas eu até hoje o mais alto que morei foi num 3º andar. Acontece que ando com um 13º andar debaixo de olho, com uma vista estupenda para o Tejo, preço de saldo, mas levantaram-se-me algumas dúvidas:

- Quais são as desvantagens, sendo que vantagem será a vista e menos ruído da rua.
- Já me pus a pensar: venho do supermercado carregado com sacos meto aquilo no elevador e são 13 andares até lá acima, por vezes parando várias vezes, vizinhos a entrar e a sair e eu ali com as mãos cheias de sacos a pesar.
- Para fazer a mudança também deve ser um belo pincel, pois há sempre aquelas coisas que somos nós a levar.
- Como é que é com o vento lá em cima? Ter janelas abertas no inverno é mentira, não? E o ruido do vento, deve ser assustador? :eek: O habitual acto de fumar à janela é capaz de passar a ser um acto de masoquismo.

E finalmente:

- Estarei armado em xoninhas com estas perguntas todas? Isto nem parece meu que sempre fui um gajo que não pensa muito nas coisas, é meia bola e força[:D]

Agradeço opiniões de pessoal que tenha experiência de vivência em prédios altos, tipo 10º para cima.

Para as mudanças, verifica os elevadores...

Pode ser que um deles seja uma espécie de monta-cargas...

Então Raista?? Não me digas que já te fartaste da parvalheira!!! Eu sabia que um gajo como tu não se ia habituar [:)][:p]

Em relação ao andar alto, não sei, nunca tive em andares muito altos e o mais alto que morei foi um 2º andar. Era fixe, pela vista, pela segurança, a casa estava sempre limpa.
Esse então ainda deve ser melhor, mas não sei não, chegar à janela e ver o chão lá tão longe... [:)]

Na escolha da minha casa (dos meus pais) podíamos escolher 1º andar ou Rés de Chão (moradia Bi-familiar), ficou o Rés de Chão. A zona é muito sossegada. Depois carregar sacos para o 1º andar pelas escadas, querer vir ao carro buscar qualquer coisa, ir ao quintal, ir dar de comer ao cão, etc, etc, etc... Passava a vida a subir e descer escadas. [:D]

Mas isto é numa moradia com quintal, agora num apartamento com elevador não sei.

Esta dúvida pode parecer estúpida, mas eu até hoje o mais alto que morei foi num 3º andar. Acontece que ando com um 13º andar debaixo de olho, com uma vista estupenda para o Tejo, preço de saldo, mas levantaram-se-me algumas dúvidas:

- Quais são as desvantagens, sendo que vantagem será a vista e menos ruído da rua.
- Já me pus a pensar: venho do supermercado carregado com sacos meto aquilo no elevador e são 13 andares até lá acima, por vezes parando várias vezes, vizinhos a entrar e a sair e eu ali com as mãos cheias de sacos a pesar.
- Para fazer a mudança também deve ser um belo pincel, pois há sempre aquelas coisas que somos nós a levar.
- Como é que é com o vento lá em cima? Ter janelas abertas no inverno é mentira, não? E o ruido do vento, deve ser assustador? :eek: O habitual acto de fumar à janela é capaz de passar a ser um acto de masoquismo.

E finalmente:

- Estarei armado em xoninhas com estas perguntas todas? Isto nem parece meu que sempre fui um gajo que não pensa muito nas coisas, é meia bola e força[:D]

Agradeço opiniões de pessoal que tenha experiência de vivência em prédios altos, tipo 10º para cima.

Podes pousar os sacos no chão ![:)]

Quanto ao resto não te posso ajudar porque moro num 4º... Penso que supostamente o prédio deverá ter uma construção que a nível de insonorização não seja muito incomodativo. Quanto ao frio... não faço ideia, mas também julgo que não seja o fim do mundo...
No entanto, dizes que te estão a fazer um bom preço, por isso se calhar tens de levar com o barulho do vento, com o frio e ainda deves ter que levar os móveis pelas escadas [:)]

quando vim para braga, escolhi arrendar um T1 num 11º andar; o predio tinha 14.

+:
a vista (que até nem era lá grande coisa, mas sempre melhor que os que estavam lá em baixo), e agradava-me jantar na varanda.

-:
muita gente a viver no prédio, que só tinha 2 elevadores. eram 8 apartamentos por piso, por isso faz as contas... o que fazia de manhã era chamar o elevador, ir lavar os dentes, pegar na tralha, fechar a porta, e ainda tinha que esperar pelo dito...
algumas vezes um dos elevadores estava avariado, e então.... aconteceu-me os DOIS estarem avariados, e eu com compras no carro... escadas acima, upa, upa. tinha gás de botija, e aconteceu uma vez ter os elevadores avariados quando quis levar uma do carro para o apartamento...

eu moro num 8º andar que equivale a um 13º visto o piso -4 ser ao nivel da rua e não me faz qualquer diferença.
é uma questão de habito.
aqui não tenho o problema dos elevadores visto serem 4 e normalmente espera-se pouco pelo elevador alem disso são enormes com lotação para 6 pessoas por isso mesmo nas mudanças cabe tudo lá dentro

Tem é cuidado para quando apanhares a jarda não vires apanhar ar para a janela/varanda e não desceres para baixo mais rápido que o elevador [:D][:D]

Para as mudanças, verifica os elevadores...

Pode ser que um deles seja uma espécie de monta-cargas...

Vou lá em princípio na 3ªf e vou verificar, obrigado pela dica.

Então Raista?? Não me digas que já te fartaste da parvalheira!!! Eu sabia que um gajo como tu não se ia habituar [:)][:p]

Nada farto, mas meti na cabeça que quando sair daqui tenho de ter vista de rio ou mar, adoro mesmo, quem não gosta?[;)] Surgiu esta oportunidade e deixou-me a pensar.

quanto ao ruído, conheço quem mora num 10º andar e o barulho da rua ouve-se na mesma.

Pois, é provável mas depende das zonas claro. Eu agora moro num sítio mesmo muito calmo e já não estou habituado a grandes basqueiros na rua.

No entanto, dizes que te estão a fazer um bom preço, por isso se calhar tens de levar com o barulho do vento, com o frio e ainda deves ter que levar os móveis pelas escadas [:)]

E infiltrações (é um último andar) e grandes festanços no terraço comum pela noite fora, admira-te[:)]

quando vim para braga, escolhi arrendar um T1 num 11º andar; o predio tinha 14.

+:
a vista (que até nem era lá grande coisa, mas sempre melhor que os que estavam lá em baixo), e agradava-me jantar na varanda.

-:
muita gente a viver no prédio, que só tinha 2 elevadores. eram 8 apartamentos por piso, por isso faz as contas... o que fazia de manhã era chamar o elevador, ir lavar os dentes, pegar na tralha, fechar a porta, e ainda tinha que esperar pelo dito...
algumas vezes um dos elevadores estava avariado, e então.... aconteceu-me os DOIS estarem avariados, e eu com compras no carro... escadas acima, upa, upa. tinha gás de botija, e aconteceu uma vez ter os elevadores avariados quando quis levar uma do carro para o apartamento...

Focas alguns aspectos importantes e deixas-me de pé atrás :/ Claro que ambos os elevadores avariados é um evento relativamente raro mas não impossível de acontecer. E mesmo estando um em manutenção, ter só o outro para um prédio inteiro deve ser muito complicado à hora de ponta.

Last edited:
A vista é esta. Tejo, VDG, Parque das Nações[br:)][br:)][br:)]

attachment.php

Exactamente o que eu procurava.

Attachments

• vista.jpg
    vista.jpg
    29.8 KB · Views: 0
O único defeito é quando falta a luz e vens carregado de sacos de supermercado[:)] Ou mesmo sem sacos... 13 andares a pé é dose...

Grande cenário Raista![br:)]

Deixa-te de tretas e avança que não há nada que morar no alto(caso tenha de ser num prédio claro está), eu moro num 8º e por mim ainda podia ser mais alto que ainda consigo ouvir os sons da rua... [:D]

Btw, aquela dos sacos no elevador é de rir, então em 13 andares não te ocorre pousares os sacos no chão? [:)]

A vista é esta. Tejo, VDG, Parque das Nações[br:)][br:)][br:)]

Exactamente o que eu procurava.

Hummm, PDI ou Forte da Casa. [:p]

Bela vista sim senhor.[;)]

PS: Quanto aos sons, há algum tempo foi-me dito por alguém que quanto mais alto for o andar melhor se propaga o som da rua, ou seja, mais se ouve. Penso que isto tem limites, mas nos andares mais baixo, foi o peixe que me venderam.:confused:

Btw, aquela dos sacos no elevador é de rir, então em 13 andares não te ocorre pousares os sacos no chão?

Sozinho no elevador claro que sim[:)]Mas com lotação esgotada é capaz de não dar muito jeito[;)]

Quando não tiveres sono vais a janela e vês os picansos lá ao fundo [:D] e ouves uns raters [:)]

[:)][:)]

Hummm, PDI ou Forte da Casa. [:p]

PS: Quanto aos sons, há algum tempo foi-me dito por alguém que quanto mais alto for o andar melhor se propaga o som da rua, ou seja, mais se ouve. Penso que isto tem limites, mas nos andares mais baixo, foi o peixe que me venderam.:confused:

Pois, é por essas zonas, não gosto mas nada é perfeito. Aqui estou no céu mas vou à janela e só vejo serras e de vez em quando tractores e ovelhas.[:)] Mas aquela vista da foto dá cabo de mim.

Agora que falas nos sons, lembro-me de umas férias em Espanha (Fuengirola) num 12º andar em que lá em cima se ouvia uma chinfrineira infernal toda a noite, mas pronto, era Espanha[:D]

E finalmente:

Moro num 13º e não me queixo de nada. Os três elevadores são bastante rápidos (desde a garagem até casa é cerca de 1 minuto) e servem quase 30 apartamentos. O vento nos dias de tempestade é óbviamente um problema mas ninguém é obrigado a ter as janelas abertas nesses dias. [;)]

Para mim a vantagem deste tipo de andar é a privacidade e as vistas (as janelas são quase desde o chão até ao tecto. Numa visão de 360º consigo ver as duas pontes, o cristo rei, o castelo de são jorge, o aeroporto, o bugio... Estou satisfeito e recomendo, mas é essencial que o prédio tenha boa construção e bons equipamentos.

Edit: O ruído não é atenuado pela altura.

Last edited:
Back