Morar num andar alto

Só acho uma coisa. Dizer que não se deve morar num andar alto por causa dos incêndios é como dizer que não se deve andar de avião porque pode cair, nem de barco porque pode afundar, nem de carro porque...

Nem é só isso...mas repara...

um predio é uma casa multifamiliar onde vivem varias pessoas em fracções independentes(fogos) dentro da mesma casa...

Se uma fizer "porcaria" ou mesmo sem ter culpa provocar uma explosão ou um incendio ou inundação toda a casa(predio) sofre com isso...pois a casa é de todos.

Logo matematicamente a hipotese de catastrofe é menor se nessa casa tiver 6 ou 8 inquilinos que 24 ou 30[;)]

A carga térmica é transferia através da estrutura. O que não faltam são exemplos práticos de incêndios em apartamentos que alastram ao resto do edifício. Os novos sistemas de corta-fogo e materiais não inflamáveis podem dificultar o alastramento do fogo mas não o impedem e muito menos impedem a propagação de fumos.
[;)]apr:)

agora continuando na coisa:sh)
vocês viram aquele prédio na margem sul que ficou todo destruído na explosão de gás ?
já foi há uns 2 anos acho eu mas deu para ver como ficou o estado dele e as carradas de pessoas que ficaram sem nada[;)]

Eu acho que se devia de abrir um tópico sobre fogos! É que leio aqui cada explicação que fico maravilhado

Obrigado

ja agora deixo um vídeo para verem o poder de 2 fenómenos que acontecem em fogos.
vejam principalmente o minuto 2 mas antes vão vendo os outros[;)]
isto é um apanhado em vários fogos.
flashover+backdraft
YouTube - BACKDRAFT & FLASHOVER

flashover
(inflamação generalizada). Isso acontece porque a camada de gases do incêndio (gases aquecidos) que se cria no teto da edificação durante a fase de crescimento do fogo irradia calor para os materiais combustíveis situados longe da origem do fogo (zona de pressão positiva). Esse calor irradiado produz a pirólise dos materiais combustíveis do ambiente. Os gases que se produzem durante este período se aquecem até a temperatura de ignição e ocorre o flashover, ficando toda a área envolvida pelas chamas.

backdraft
(limitação da ventilação) poderá gerar o acúmulo de significativas proporções de gases inflamáveis, produtos parciais da combustão e das partículas de carbono particulado ainda não queimadas. Se estes gases acumulados forem oxigenados por uma corrente de ar proveniente de alguma abertura no compartimento produzirão uma deflagração repentina. Esta explosão que se move através do ambiente e para fora da abertura é denominada de ignição explosiva, termo que em inglês é denominada de backdraft

no que toca aqui a cena do morar em um andar alto,eu na minha opinião não comprava por uma razão.

em situação de fogo se estiveres em casa e não conseguires por as mais variadas razoes aceder ao piso terra,aposta em uma morte lenta e agonizante.

e sim já apanhei nestes anos muitos mortos em andares altos.
muitos deles morreram pela inalação de fumos e não pelo fogo.

outra coisa que as pessoas não sabem e são enganadas pelas campanhas do estado.
é que são muito mesmo muito poucas, as viaturas dos bombeiros (sejam eles municipais,voluntarios,sapadores) que atingem essa elevaçao.
(...)

Excelente Post! apr:)

Mas gostava de saber qual a viabilidade de se aprender a fazer Rappel e ter o equipamento necessário que permita descer por uma janela de um apartamento muito elevado?

Parto do principio que uma ou duas cordas, os cintos e respectivos acessórios não serão assim tão caros... certo?

(Não faço nem nunca fiz rappel nem escalada)

Ou seja, se tiveres esse equipamento em tua casa e se souberes descer pelas cordas (tu e a tua família) ponderavas então viver num apartamento alto?

Last edited:
epa dorme na rua...acho que é o mais seguro...

azares acontencem sempre... voces vao tar a fazer algo a pensar que pode acontecer um azar ou vao fazer algo a pensar na parte boa?

e que se fossemos sempre a pensar no azar...

nao andava de carro..podia ter acidente...

nao andava a pe...podia morrer atropelado..

nao comia..podia tar envenenada...

nao f..... podia dar me um ataque de coracao...

a vida é para se viver o mais possivel...curtes da casa..tem boa vista..nao ves problemas de humidade...tudo em boas condicoes....aproveita ..

epa dorme na rua...acho que é o mais seguro...

azares acontencem sempre... voces vao tar a fazer algo a pensar que pode acontecer um azar ou vao fazer algo a pensar na parte boa?

e que se fossemos sempre a pensar no azar...

nao andava de carro..podia ter acidente...

nao andava a pe...podia morrer atropelado..

nao comia..podia tar envenenada...

nao f..... podia dar me um ataque de coracao...

a vida é para se viver o mais possivel...curtes da casa..tem boa vista..nao ves problemas de humidade...tudo em boas condicoes....aproveita ..

é o que estou a tentar dizer...

Mais palavras para quê...

Nao compliquem, apenas aproveitem a vida!

Só para dizer que apesar de muito apreciar as interessantíssimas explicações do nosso amigo bombeiro, não será o medo de um incêndio que me fará não optar por viver num andar alto, precisamente pelos motivos apontados pelo JBranco.[;)]

Back