bem como já aqui repeti algumas vezes, sou bombeiro.
e posso te dizer que já apanhei ao longo destes 15 anos de serviço bastantes quedas de alturas elevadas.
já vi morrerem de um primeiro andar,como já vi gajos que caíram do 7º andar e estão vivos (não estou a dizer que andam e são normais)
por isso é tudo muito mesmo muito relativo,no que toca a quedas.
depende do peso da pessoa,constituição óssea,tipificação do terreno(pedra,terra,alcatrão)
no que toca aqui a cena do morar em um andar alto,eu na minha opinião não comprava por uma razão.
em situação de fogo se estiveres em casa e não conseguires por as mais variadas razoes aceder ao piso terra,aposta em uma morte lenta e agonizante.
e sim já apanhei nestes anos muitos mortos em andares altos.
muitos deles morreram pela inalação de fumos e não pelo fogo.
outra coisa que as pessoas não sabem e são enganadas pelas campanhas do estado.
é que são muito mesmo muito poucas, as viaturas dos bombeiros (sejam eles municipais,voluntarios,sapadores) que atingem essa elevaçao.
sem contar que as que chegam lá, sofrem de idade,falta de manutenção.
com mais um agravante,grande parte desses prédios sofrem de um mal(as viaturas não conseguem chegar mesmo há entrada do edifício)
ou seja o grau de elevação fica bastante limitado ,pois quanto mais longe a viatura ficar do prédio,menos altura consegue atingir.
só vos posso dar umas luzes em caso de incêndio.
se detectarem fogo,ou fumo verifiquem (tentem) saber onde é o foco.
imaginemos que o foco esta no 5ºpiso e vocês estão no 7º
primeiro uma das pessoas tenta fazer reconhecimento, visto ser um ambiente carregado de fumos tóxicos, é molharem-se mesmo com a vossa roupa, meter uma toalha molhada enrolada na cara e levar uma garrafa de agua e um telemóvel.
seguem pelo vão de escadas sempre encostados pela parede e em posição baixa (nunca se metam no elevador) se virem que nao aguentam o fumo retornem ao lugar inicial.
conseguem chegar ao piso 5 verificam que as chamas não estão a sair pela porta(se não estiver a sair pela porta e se por uma razão ela estiver aberta, fechem a mesma pois isso vais permitir que quem esta nos andares superiores se consigam safar)
é normal ficarem as portas abertas, as pessoas com o pânico arrancam porta fora e fica aberta.
suponhamos que a porta esta fechada e não há chamas para o interior do vão de escadas, voltam a subir e vão buscar os vossos familiares. ou neste caso peguem no telemóvel e indiquem os vossos que o caminho esta livre para poderem descer.
(se possível socorram quem mora ao vosso lado)
noutra situação se encontrarem chamas na entrada da porta que vos bloqueia o caminho. voltem a subir, entrem em casa pequem em toalhas molhadas e comecem a vedar as portas para o fumo não entrar.
se conseguirem chegar a clara boiá ou porta do terraço (depende da altura do prédio e do andar onde vocês estão) abram ela e se tiver clara boiá ,partam os vidros para começar a circular os fumos)
fiquem em casa e tapem as portas com as toalhas, escolham um local da casa onde fique mais afastado do local do fogo para se refugiarem.
muita agua e toalhas com vocês .(atenção que esta opção depende de onde esta o foco de incêndio) se for um andar a baixo não fiquem lá pois o certo é morrerem com a temperatura e fumos.
ultima opção irem para o terraço do prédio (depende da tipificação do mesmo e do foco de incêndio)
se neste caso tiverem de ir para o terraço fiquem (ou tentem) ficar contrario ao foco de incêndio e fumo .
nesta situação eu tentava ficar mesmo no centro do terraço e enrolar as toalhas na cara ir deitando agua nas mesmas e manter o corpo deitado ao nível do chão para não respirar fumos .
levar uma toalha colorida para acenar e identificar que estão no terraço.
depois de serem identificados voltem para o centro do terraço.
tenham atenção a uma situação , verifiquem as pessoas a vossa volta e tentem acalmar as mesmas, em situações destas é normal haver pessoas que se atiram dos terraços em desespero .
se virem alguém assim (e juro que não estou a dar tanga alguma) só tem uma maneira de a acalmar antes de ela se matar na vossa frente o levar alguém com ela.
essa opção é meter ela KO .
(o mesmo se aplica em gajos no mar)
Ps: liguem sempre para os bombeiros mesmo que fiquem dentro de casa resguardados,ou no terraço.
indiquem o numero de vitimas e localização das mesmas.
parece estúpido o que vou dizer mas quando digo indiquem é dizer morada,numero de porta o piso e o numero de pessoas.
é que nestas situações é normal ligarem para os bombeiros aos gritos a dizer estamos em aqui em casa e isto esta a arder rápido venham .
(literalmente isto sem morada da rua,nem o numero da casa ,nada de nada só mesmo isto)
espero que fiquem com uma noção da coisa, não utilizei linguagem técnica por isso acho que deu para ter uma ideia.
e aprendam uma coisa, neste tipo de situações, não podemos contar com o cú da galinha.
sejam doutores,pedreiros,ect. nesta altura tem de haver tomates e sangue frio, só isso é que vos vai safar, nada mais.
espero ter ajudado (neste caso espero que nunca se tenham de lembrar do que escrevi)[

]