Quando é que as pessoas vão perceber que não existe "o melhor de todos os tempos" porque simplesmente não se podem comparar épocas / pilotos / máquinas?
Como comparar Agostini com Rossi ou até o Rossi em fim de carreira com o Marquez?
Podemos falar de números, campeonatos e afins....mas mais do que isso é apenas dizer que o "de agora" é o melhor porque simplesmente não se viveu a carreira de outros.
Fangio não era melhor ou pior que Senna... Pelé não era melhor ou pior que Ronaldo, Jordan não era melhor ou pior que Kobe...
São diferentes épocas. Pessoalmente o título mais importante que recordo é o de Rossi na primeira época com aquela coisa da Yamaha mas o Stoner com a Ducati também fez maravilhas ou o Doohan...
Eu não percebo como se fazem certas comparações e calificativos tão limitativos como "o melhor de sempre"....
Só mais um apontamento para as comparações efetuadas (e peço desde já desculpa pelo off-topic).
Fangio (não é do meu tempo) por isso não posso comparar com o Senna. Mas posso comparar o Senna com o Prost. E nesse aspeto muitos dirão que o Prost era melhor, pela assertividade na condução, pelo calculismo, mas para mim não havia outro como o Senna, que impunha uma condução como nenhum outro piloto o fazia nessa altura, e nem nenhum outro o fez desde que ele deixou a Fórmula 1 (claro que essa condução lhe valeu não ganhar uns tantos outros campeonatos).
Pele (também não é do meu tempo), mas do que tive oportunidade de ver era um jogador fora do normal, como o foi Eusébio. Se acho que qualquer um destes dois foi melhor do que o Ronaldo? Sim, acho, mesmo, até porque na altura em que eles jogavam não existia a «proteção» que atualmente existe no tempo do Messi e Ronaldo. Podemos comparar o Messi e o Ronaldo, que são dois jogadores da mesma época e que lutam entre si pelo destaque. Claramente que são ambos dotados de uma qualidade acima da média, mas um deles é um sobredotado, e esse é claramente o Messi (não, não gosto nada dele). O que não faz com que seja melhor do que o Ronaldo, mas este último necessita de muito trabalho, muito treino para adquirir e aprimorar todas as qualidades que lhe conhecemos, enquanto que o outro é claramente alguém que não necessita disso (a um nível de treino tão elevado como o Ronaldo).
Comparar o Jordan com o Kobe, peço desculpa, não tem comparação.
A NBA é um bom exemplo de mudança (bastante significativa) que o jogo teve nestes últimos anos. Se antigamente existia bastante relevância na posição 5, centro, cada vez mais essa posição tem sido descurada, e não vemos grandes centros atualmente em destaque na liga. O que vemos são extremos a funcionar como centros, e a fazer com que as coisas funcionem. A questão é que mesmo quando os centros «existiam», os bases e extremos, principalmente os jogadores a jogar na posição de base ou a conduzir o jogo, sempre foram os elementos mais importantes e decisivos do jogo, e continuam a se lo (salvo raras exceções de centros que marcaram uma ou outra época).
Deixando o off-topic e voltando ao motociclismo.
Para mim o piloto que mais me marcou foi o Wayne Rainey. A condução dele era ponderada mas muito eficaz. Talvez calculista mas eficaz. E regular. O infortúnio não o permitiu ganhar mais títulos pois estou certo que isso aconteceria, mesmo com a ascensão do Doohan.
Aquela época, finais anos 80 inicio anos 90, com o Wayne Rainey, Kevin Schwantz, Doohan, Alex Barros, Criville, foi das épocas mais «engraçadas» da categoria rainha do motociclismo, isto claro, na minha opinião.