MotoGP

Compara o andamento de outras corridas e compara o que aconteceu aqui... vê onde saiu e vê onde chegou...esteve sempre colado atrás do Miguel...e só por isso com a penalização o conseguiu ultrapassar...

Não estou a dizer que esteve melhor...estou a dizer que evoluiu.... coisa que desde Jerez não me parece que tenha acontecido com o Mig....e assim sendo reduziu e muito a diferença que o separava do 88....

E achas a Pramac pior que a KTM? Oxalá estivesse ele na Pramac......

Volto a referir, que oportunidades teve o Miguel para fazer duas corridas com o mesmo setup?

A questão não é a mota, a questão é a oportunidade, sendo irmão de quem é poderia ter entrada numa equipa de fábrica. Com o o Miguel, tem de ir para uma satélite para começar.

Oliveira teve proposta da Avintia para uma GP18, mas é a equipa mais fraca e com menos recursos do Motogp.

Em 2021 terá de ir para outra moto, se quer lutar por pódios. Em vez de se contentar com Top10.

Quero pensar que Jerez e Lemans, foram más pistas para o Oliveira, tem de conseguir algo mais que 1 ponto em Mugello, tem de voltar à forma da Argentina, caso contrário, algo não está mesmo a funcionar e nada melhor que Mugello para o confirmar.

Era muito bom que o Miguel tivesse uma oportunidade de entrar na KTM de fábrica.
Já que o Zarco está a ferro e fogo com a equipa, era manda-lo à fava e dar ao Miguel um lugar na equipa principal.
O Pol tem vindo a mostrar que a KTM está com potencial de andar dentro do Top 10. Já o Miguel, não pode aspirar a mais do que estar no Top 15 a lutar por pontinhos...e sempre a contar com uma queda ou outra para o conseguir.
Claro que depois a responsabilidade aumenta, e se os resultados não aparecem...deixa de haver tantas atenuantes...mas é ali que apostaria vê-lo em breve.

[:D]
Na Ducati, ainda ponderava levar o comentário a sério.
Será a forma do MM demonstrar que é o melhor de todos os tempos. É o desafio!
Ganhar com uma mota nova (estamos a falar de uma mota que só tem 3 anos), europeia, e isto sem estar a correr com a melhor mota do pelotão (Honda). Vai ser o grande desafio dele.

Daqui a 2 anos falamos

Quando é que as pessoas vão perceber que não existe "o melhor de todos os tempos" porque simplesmente não se podem comparar épocas / pilotos / máquinas?

Como comparar Agostini com Rossi ou até o Rossi em fim de carreira com o Marquez?

Podemos falar de números, campeonatos e afins....mas mais do que isso é apenas dizer que o "de agora" é o melhor porque simplesmente não se viveu a carreira de outros.

Fangio não era melhor ou pior que Senna... Pelé não era melhor ou pior que Ronaldo, Jordan não era melhor ou pior que Kobe...

São diferentes épocas. Pessoalmente o título mais importante que recordo é o de Rossi na primeira época com aquela coisa da Yamaha mas o Stoner com a Ducati também fez maravilhas ou o Doohan...

Eu não percebo como se fazem certas comparações e calificativos tão limitativos como "o melhor de sempre"....

Quando é que as pessoas vão perceber que não existe "o melhor de todos os tempos" porque simplesmente não se podem comparar épocas / pilotos / máquinas?

Como comparar Agostini com Rossi ou até o Rossi em fim de carreira com o Marquez?

Podemos falar de números, campeonatos e afins....mas mais do que isso é apenas dizer que o "de agora" é o melhor porque simplesmente não se viveu a carreira de outros.

Fangio não era melhor ou pior que Senna... Pelé não era melhor ou pior que Ronaldo, Jordan não era melhor ou pior que Kobe...

São diferentes épocas. Pessoalmente o título mais importante que recordo é o de Rossi na primeira época com aquela coisa da Yamaha mas o Stoner com a Ducati também fez maravilhas ou o Doohan...

Eu não percebo como se fazem certas comparações e calificativos tão limitativos como "o melhor de sempre"....
Não concordo.

Compreendo essa tua relação das coisas mas existe sempre forma de conseguir efetuar comparação.

E devo confessar que não nutro simpatia pelo MM, de todo, mas devo confessar que nunca vi ninguém a pilotar assim, deste modo, e a conseguir evitar tantas quedas (a forma como consegue segurar a mota é impressionante).
E podíamos argumentar sobre o facto de salvar tantas quedas implicar que não está a conduzir de forma adequada, mas essa condução, essa forma de conduzir nos limites também faz com que consiga impor limites que os outros não conseguem.

E sim, podemos também argumentar que as motos de hoje com toda a eletrónica desvirtuam o motociclismo no seu estado mais puro, mas se de facto a eletrónica se estivesse a sobrepor ao piloto e à condução, não teríamos diferenças tão grandes entre pilotos e entre motos, umas até iguais.
E podemos pegar no exemplo da Honda. Têm uma super equipa, a melhor equipa e a que tem mais apoio da marca, dois pilotos super campeões, a melhor mota do pelotão, e o MM anda lá à frente como quer e o Lorenzo anda a lutar por um lugar no top10. Como é que se fundamenta isto? O Lorenzo desaprendeu de ganhar? Até consigo compreender a dificuldade na Ducati e o tão falado problema com o depósito/banco (algo que assim que chegou à Honda foi prontamente resolvido). Mas com desempenhos e resultados destes como se explica?
Aliás, leva me a acreditar que quase qualquer piloto com a mota dele conseguiria um desempenho muito melhor (imaginamos o que poderia o Miguel fazer com aquela mota), mas na realidade até pode não acontecer. E aí regressamos ao fator piloto e ao fundamento da comparação e da nomeação do melhor dos melhores. Porque até parece fácil para o MM ganhar e conseguir resultados com aparente facilidade e não ter nenhum companheiro de equipa que consiga sequer alcançar os seus resultados porque de facto ele é muito bom e consegue tirar partido/rendimento da mota como nenhum outro.

Só mais um apontamento para as comparações efetuadas (e peço desde já desculpa pelo off-topic).

Fangio (não é do meu tempo) por isso não posso comparar com o Senna. Mas posso comparar o Senna com o Prost. E nesse aspeto muitos dirão que o Prost era melhor, pela assertividade na condução, pelo calculismo, mas para mim não havia outro como o Senna, que impunha uma condução como nenhum outro piloto o fazia nessa altura, e nem nenhum outro o fez desde que ele deixou a Fórmula 1 (claro que essa condução lhe valeu não ganhar uns tantos outros campeonatos).

Pele (também não é do meu tempo), mas do que tive oportunidade de ver era um jogador fora do normal, como o foi Eusébio. Se acho que qualquer um destes dois foi melhor do que o Ronaldo? Sim, acho, mesmo, até porque na altura em que eles jogavam não existia a «proteção» que atualmente existe no tempo do Messi e Ronaldo. Podemos comparar o Messi e o Ronaldo, que são dois jogadores da mesma época e que lutam entre si pelo destaque. Claramente que são ambos dotados de uma qualidade acima da média, mas um deles é um sobredotado, e esse é claramente o Messi (não, não gosto nada dele). O que não faz com que seja melhor do que o Ronaldo, mas este último necessita de muito trabalho, muito treino para adquirir e aprimorar todas as qualidades que lhe conhecemos, enquanto que o outro é claramente alguém que não necessita disso (a um nível de treino tão elevado como o Ronaldo).

Comparar o Jordan com o Kobe, peço desculpa, não tem comparação.
A NBA é um bom exemplo de mudança (bastante significativa) que o jogo teve nestes últimos anos. Se antigamente existia bastante relevância na posição 5, centro, cada vez mais essa posição tem sido descurada, e não vemos grandes centros atualmente em destaque na liga. O que vemos são extremos a funcionar como centros, e a fazer com que as coisas funcionem. A questão é que mesmo quando os centros «existiam», os bases e extremos, principalmente os jogadores a jogar na posição de base ou a conduzir o jogo, sempre foram os elementos mais importantes e decisivos do jogo, e continuam a se lo (salvo raras exceções de centros que marcaram uma ou outra época).

Deixando o off-topic e voltando ao motociclismo.
Para mim o piloto que mais me marcou foi o Wayne Rainey. A condução dele era ponderada mas muito eficaz. Talvez calculista mas eficaz. E regular. O infortúnio não o permitiu ganhar mais títulos pois estou certo que isso aconteceria, mesmo com a ascensão do Doohan.
Aquela época, finais anos 80 inicio anos 90, com o Wayne Rainey, Kevin Schwantz, Doohan, Alex Barros, Criville, foi das épocas mais «engraçadas» da categoria rainha do motociclismo, isto claro, na minha opinião.

O problema do Marquez é não ter o carisma do Rossi, porque se tivesse nem sei o que seria...
Condução espectacular, saves atrás de saves em que a maioria iria beijar o asfalto, e ele permanece em cima da moto, saves com o cotovelo na última prova de um campeonato em que está a discutir o título de pilotos, acidentes em que se atira da moto a 337,9 km/h, enfim... mais um sem número de detalhes que fazem dele um piloto único.
Para além do carisma de um Rossi só lhe falta também a qualidade que o italiano tem/tinha nas lutas mano a mano, e essa é uma das características chave de sucesso do Rossi perante os que gostam da modalidade, lutas que ficaram para sempre na história!

Na situação do mundial de 2015?
O Rossi também tem a sua parte de culpa, o foco era o Lorenzo e não com suposições de que o Marquez estava a fazer favorecimentos a este, depois o italiano colheu o que plantou.

Ainda estou à espera da telemetria que a Honda dizia que tinha, provando que foi o Rossi que mexeu no travão do Marquez, deve vir por FAX, ou deve ser o biltre do Lorenzo que a trás, mas vem mais devagar, tem a viseira embaciada...

E suposições? [:D]
Um escroque a ajudar um biltre, ainda por cima de outra equipa, pondo em causa os seus próprios resultados, parece surreal, mas não, foi mesmo verdade e admitido pelos 2 'amigos'.

Foi isto que aconteceu em 2015, admitido por todas as partes envolvidas.

O Marquez pode ganhar 20 campeonatos, é-me igual ao litro, para mim vai ser sempre a P..A do Lorenzo.

Ainda estou à espera da telemetria que a Honda dizia que tinha, provando que foi o Rossi que mexeu no travão do Marquez, deve vir por FAX, ou deve ser o biltre do Lorenzo que a trás, mas vem mais devagar, tem a viseira embaciada...

Um escroque a ajudar um biltre, ainda por cima de outra equipa, pondo em causa os seus próprios resultados, parece surreal, mas não, foi mesmo verdade e admitido pelos 2 'amigos'.

O Marquez pode ganhar 20 campeonatos, é-me igual ao litro, para mim vai ser sempre a P..A do Lorenzo.
Desde aquela última curva em Jerez com o Gibernau que o Rossi é alvo a abater pela armada espanhola....aquilo doeu ali ao lado....

Nessa corrida (acho que foi Austrália), o Marquez ficou na frente do Lorenzo, a teoria do Rossi não fazia sentido nenhum.
Claro que a partir daí as coisas mudaram, então na última corrida o Marquez ofereceu o campeonato ao Lorenzo.

Não tenho visto a Honda tão forte assim neste campeonato, tirando a mota do MM as outras têm andado sempre lá para trás, a luta tem sido com as Ducati, Yamaha e as Suzuki também já tiveram o seu rasgo de competitividade, agora as Hondas nem por isso.
Acho é que a diferença é mesmo o MM, basta ver esta corrida, ele andou na luta no inicio até se adaptar ao seu modo "corrida" e simplesmente ninguém o conseguiu acompanhar, tirando a primeira corrida deste campeonato e a queda, tem sido sempre assim.

Voltar
Superior