MotoGP

Ninguém impede os outros construtores de fazerem o mesmo, construir um super-motor, se bem que super já são todos, aliás a Ducati e a Honda (nas mãos de Marquez ainda deverão ser os mais potentes, eficazes).

Não podem é usá-los em corrida este ano, ao contrário da Ktm e Aprila, a Ktm ainda pode alterar o que achar benéfico aos motores que ainda não correram, ou até criar um outro motor e pô-lo nas motos e em corrida ainda este ano, as restantes marcas (excepto Aprilia), apenas podem utilizá-lo para o ano seguinte.

Cheira-me que a Yamaha recorreu a uma maior rotação do motor, para extrair mais potência, dai as supostas válvulas não aguentarem, corre o boato que diminuiram 300 rpm para poupar os mesmos.

A Ktm que tente tirar o sumo todo desta atual moto e a evolua, a moto é nova, chassi e motor não são do ano passado, até agora é sem dúvida a novidade, nenhuma outra marca, venceu até agora, com 2 pilotos diferentes.

Em Misano 2019 Pol Espargaro ficou em 7º, partindo da 1 linha, Oliveira caiu quando rolava em 15º, já testaram lá, no ínicio do ano (ou antes de Jerez?), hã fortes possibilidades de Oliveira conseguir um pódio.

Hã, já percebi a preocupação dos construtores, em relação à Ktm, eles têm o desenvolvimento dos motores congelados até 2022, a spec dos motores deste ano, será igual para 2021, tudo congelado, por causa do covid, da redução do campeonato este ano e para o ano não se sabe, se irão correr nas 20 pistas.

2021 vai ser maravilha para o Miguel, com o salto que a Ktm deu e está a dar.

Hã, já percebi a preocupação dos construtores, em relação à Ktm, eles têm o desenvolvimento dos motores congelados até 2022, a spec dos motores deste ano, será igual para 2021, tudo congelado, por causa do covid, da redução do campeonato este ano e para o ano não se sabe, se irão correr nas 20 pistas.

2021 vai ser maravilha para o Miguel, com o salto que a Ktm deu e está a dar.

Foi o que percebi também.
KTM e Aprilia podem abrir algures entre 2020 e 2021, sendo que a KTM fica limitada a menos motores na próxima época e a não usar os pilotos oficiais nos testes.

Agradeçam ao Pedrosa!

Foi o que percebi também.
KTM e Aprilia podem abrir algures entre 2020 e 2021, sendo que a KTM fica limitada a menos motores na próxima época e a não usar os pilotos oficiais nos testes.

Agradeçam ao Pedrosa!

Exacto. A KTM não "precisa" dos pilotos oficiais. Têm lá o Pedrosa.
Agora uma coisa é certa e toda a gente sabe disso. A KTM onde entra é para ganhar. O grande problema aqui é que nunca pensavam que iria ser num tão curto espaço de tempo que iria começar a dar problemas (4 anos).

Repito: há um ano, aliás, meses toda a gente dizia que o Miguel tinha de dar o salta para outra equipa etc. Eu sempre acreditei que a KTM não queria ser apenas mais uma no grid. A surpresa para mim, foi terem ficado competitivos tão rapidamente.
O discurso só Miguel é de muita confiança, ele acha que se tiver mota vai andar muito mais vezes na frente.

Repito: há um ano, aliás, meses toda a gente dizia que o Miguel tinha de dar o salta para outra equipa etc. Eu sempre acreditei que a KTM não queria ser apenas mais uma no grid. A surpresa para mim, foi terem ficado competitivos tão rapidamente.
O discurso só Miguel é de muita confiança, ele acha que se tiver mota vai andar muito mais vezes na frente.

Há menos de um ano até [:D], como as coisas mudam...
"Ah, e tal, o projecto da Ktm nunca vai funcionar"
"Ah, estão muito atrás, vão levar muito tempo para recuperar o tempo perdido em relação às outras equipas"

Agora é: "Grande Ktm, nunca duvidei"... [:)]

O discurso do bota a baixo aborrece-me, e quando o Miguel cometer um erro já vai ser o pior outra vez. Sim porque o Miguel é humano e também comete erros.

O discurso do bota a baixo aborrece-me, e quando o Miguel cometer um erro já vai ser o pior outra vez. Sim porque o Miguel é humano e também comete erros.

Isso é certinho, e agora como já ganhou, mesmo que faça uma excelente corrida e termine num 5ºlugar por exemplo, já não vão gostar, já vai ser mau.
Ainda para mais neste ano temos assistido a oscilações gigantescas em relação a resultados, basta olhar para o piloto que vai na frente do campeonato, ora vence ora anda lá muito para trás, há muita imprevisibilidade.

Há menos de um ano até [:D], como as coisas mudam...
"Ah, e tal, o projecto da Ktm nunca vai funcionar"
"Ah, estão muito atrás, vão levar muito tempo para recuperar o tempo perdido em relação às outras equipas"

Agora é: "Grande Ktm, nunca duvidei"... [:)]

Eu sempre duvidei, e mesmo agora ainda não tenho algumas....não estamos num ano normal.

É um facto que a KTM está muito mais competitiva que no ano passado e o desenvolvimento foi brutal, agora podem ter a certeza que assim que um resultado pior aparecer, e apesar de não o desejar pode ser já na próxima corrida (apesar de achar que em condições normais irá conseguir um bom resultado), voltam os negativistas ao bota a baixo, à falta de capacidade, à falta de mota, à falta de tudo e mais alguma coisa.
E volta a repetir. Existem muitos pilotos, e bons pilotos, e todos querem o mesmo. Vencer. Basta ver o caso do Pol. Anda sedento para conseguir uma vitória, e é normal que assim seja (apesar de pensar mais com o coração do que com a cabeça e por isso ainda não ter conseguido). E além de bons pilotos e boas motas existe ainda o fator sorte que muitas vezes condiciona (até o MM que muitas vezes tem sorte, noutras é apenas e só a capacidade inata para o equilibrismo, não teve a sorte do seu lado e levou com a mota em cima da mão/braço e ficou sem possibilidade de competir durante esta época (e também abusou na recuperação)).
Gostava mesmo que as pessoas tivessem essa capacidade de ver assim as coisas, mas tenho a certeza que assim que o Miguel tiver um resultado pior as críticas vai chover.

Com a moto de 2019 só em sonhos, isso estava mais que visto, não é qualquer equipa que dá o salto que a KTM deu, tem 2 pilotos de topo, com a moto que têm, este ano abaixo de top 6, é um mau resultado, têm de tirar proveito desta fase, faltam apenas 7 corridas para acabar, Oliveira poderá ser campeão já este ano, ui o nr° 1 escarrapachado na KTM oficial para 2021, que loucura.

Com a moto de 2019 só em sonhos, isso estava mais que visto, não é qualquer equipa que dá o salto que a KTM deu, tem 2 pilotos de topo, com a moto que têm, este ano abaixo de top 6, é um mau resultado, têm de tirar proveito desta fase, faltam apenas 7 corridas para acabar, Oliveira poderá ser campeão já este ano, ui o nr° 1 escarrapachado na KTM oficial para 2021, que loucura.
Acho que já estás a pedir de mais, teria de classificar sempre bem e ter muita sorte. Eu tenho as expectativas mais baixas, aponto para mais um ou outro pódio e regular no top5.

Acho que já estás a pedir de mais, teria de classificar sempre bem e ter muita sorte. Eu tenho as expectativas mais baixas, aponto para mais um ou outro pódio e regular no top5.

Também acho que é pedir demais, mas não estando o Márquez, não há impossíveis.

Neste momento acho que os favoritos são parte da armada Ducati: Dovi e Miller. De resto, a malta da Suzuki pode intrumeter-se, a KTM têm 3 pilotos que em condições normais vão dividir as vitórias, e a Yamaha também tem uma palavra a dizer, mas acho que ainda vão passar as passas do Algarve.
Por enquanto o Quartararo ainda está em primeiro, para já é o que está garantido, mas com os problemas que têm não me acredito muito que consigam manter o lugar.

Uma coisa é certa, este ano é jogar no Euromilhões, e para muitos, se não é este ano, difícilmente voltam a conseguir ganhar.

Depois da vitória, e estando a "apenas" 27 pontos do 1º, tendo ficado nas 1ªs corridas com esta moto de 2020 e não esquecer os pneus parecem casarem muito bem com a RC16.

Oliveira em

(6º) Jerez 1 a melhor Ktm em 6º a 2.3s do pódio
(7º) Jerez 2 a melhor Ktm em 7º a 11.9s do pódio, 12º na Quali
(1º) Brno a melhor Ktm ganhou
(4º) RB Ring 1 a melhor Ktm em 4º a 4s do pódio, 17º na Quali
(1º) RB Ring a melhor Ktm ganhou

Com estas posições seriam 82 pontos, liderava o campeonato, Jerez 2, Oli podia fazer um top 6, Brno se a qualificação fosse boa, podia fazer um top 2, em momentos chegou a rolar em 15º e acabou em 6º, em RB Ring 1 podia fazer um top 5, eram 10 + 10 + 11 + 43= 74 pontos, estava a liderar o campeonato.

Se as estrelas se alinharem, qualificação, 1ªas voltas muito fortes, extremamente consistente, acho que não peço muito se Oliveira ganhar o campeonato, um gajo pode sonhar, o Top 3 e trazer a medalha de bronze, para casa, era um feito histórico, tudo teria de correr bem.

Misano 1 e 2, já colocará os pontos nos is, se Catalunha for realmente anulada, teremos um Portimão 1 e 2 (Oliveira já correu lá, no EWC endurance world championship onde fez a melhor volta da corrida com equipa privada e no CNV campeonato nacional de velocidade, aqui dá cabazada e treina lá muitas vezes na sua R1).

Last edited:
Back