MotoGP

Eu sempre achei que a questão do quadro tubular era um problema para a KTM, assim como as WP.

Aqui à tempos o Pit Bierer dizia que a KTM dominava perfeitamente todo o processo de construção dos quadros tubulares o que lhes dava uma grarde flexibilidade para rapidamente fabricarem quadros com diferentes especificações.

Aparentemente ao terem todos os processos controlados o desenvolvimento será mais rápido e permite-lhe fabricar componentes à medida de outros componentes. Por exemplo poderão facimente fabricar uma amortecedor com especificações à medida da torção/flexibilidade de um determinado braço oscilante. Isto é a teoria, mas a verdade é que acho que todas as outras equipas usam Showa e quadros dupla trave (ducati incluída).

Só para se ter uma noção da importância do equilíbrio entre rigidez e torção a Honda que é a Honda está a usar um braço oscilante da Kalex...

Portanto, isto são só bitaites de treinador da bancada que não tem puto de ideia de engenharia. 😂

Podes estar certo, e podes estar errado. A verdade ninguém sabe ao certo.

Este é o meu ponto de vista, e do porquê eu achar que o quadro/suspensão não é problema
-A Ducati só foi campeã com quadro de aço, está há 12 anos a tentar fazer o quadro de aluminio funcionar.
-A Ducati quando entrou no MotoGP, com o seu primeiro protótipo ganhou logo corridas na época de "rookie"
-A KTM fez mais depressa o quadro de aço funcionar do que a Ducati fez o de Aluminio. À quarta época a começar do zero, a KTM estava a ganhar provas e regularmente no pódio com "Zé Ninguéns" como o Miguel, Binder e Pol.
-Ducati ao fim de 5 anos com quadro de alumino não tinha uma vitória, com pilotos comprovados como Valentino Rossi, Nicky Hayden e Andrea Dovizioso.
-Vejam a HRC. A equipa com mais budget, a equipa mais experiente, com pilotos de qualidade, com ohlins e quadro de aluminio, e é a pior mota da grelha, inferior à KTM, a equipa com menos experiencia do paddock e com pilotos menos experientes.
-As vitórias da KTM não são caídas do céu, a KTM ganhou corridas a seco onde eclispou o resto das motas, tanto o Miguel como o Brad.

Eu acho que a época de 2020 provou que o quadro e a suspensão WP podem ser igualmente competitivos, a mota era muito boa nas mãos de todos os pilotos menos o Hafiz que é claramente um piloto mediocre. Miguel ganhou, Binder ganhou (como rookie!), e o Pol não ganhou por azar, mas fez 5 pódios, e o Pol não é nenhum suprasumo. A mota de 2020 era muito boa, no mínimo a terceira melhor da grelha.

Agora, a verdade é que eles ainda não atingiram o objetivo que têm que é ser campeões do Mundo, e quadro e suspensão só se provam quando o atingirem.

Mas se a Ducati, uma marca muito mais experiente, vai demorar 12 anos a ser campeã com o quadro de aluminio, só é justo falarmos da viabilidade do quadro de treliça em 2029 quando a KTM faz a sua 12º época também. Sei que não é a "mesma fruta", mas a MV no seu ano de estreia nas Supersport foi extremamente competitiva, tal como a KTM o foi quando competiu no MotoGP com o seu quadro de treliça.

Ainda vamos precisar de mais uns anos para sabermos ao certo

Depois existe uma coisa que me faz confusão, que é chamarem o quadro de aço antiquado... O quadro de aço é tão antiquado como o de aluminio. O atual quadro de alumínio usa a mesma tecnologia e desenho do quadro desta velha VFR750 com 30 anos, nesta altura já levavam um atesto das Ducati com quadro tubular. (linda de morrer BTW....)

honda-vrf-750-rc-30-silverstone-2-kilometer-169gallery-24e35962-1900247.jpg

Se querem falar em tecnologia de ponta, então temos de falar dos quadros em carbono, que a Ducati ensaiou na GP9, e que o Casey Stoner disse que foi a melhor mota que conduziu e que ganhava facilmente o campeonato, infelizmente a época foi marcada por problemas de saúde. Depois veio o Rossi, e o Filippo Preciosi (Engenheiro chefe na altura até vir o Gigi) decidiu fugir do quadro de carbono porque o Rossi o Hayden diziam que não tinham feeling na frente.

Se o Rossi não tivesse ido pra Ducati e tivesse ficado o Stoner, a Ducati tinha nesta altura bem mais campeonatos do que tem agora com o gabado quadro de aluminio (zero).

Attachments

• image.png
    image.png
    31.2 KB · Views: 0
  • Like
Reactions: Two
Uma curiosidade: dos pilotos que correm atualmente em MotoGP o Miguel é o que tem mais vitórias ne pista de Vaência, juntamente com o Marc Marquez, São 3 vitórias, 2 em Moto2 (2017 e 2018) e 1 em Moto3 (2015). O Marc Marquez venceu 2 vezes em MotoGP (2014 e 2019) e 1 em Moto2 (2012)..

Uma curiosidade: dos pilotos que correm atualmente em MotoGP o Miguel é o que tem mais vitórias ne pista de Vaência, juntamente com o Marc Marquez, São 3 vitórias, 2 em Moto2 (2017 e 2018) e 1 em Moto3 (2015). O Marc Marquez venceu 2 vezes em MotoGP (2014 e 2019) e 1 em Moto2 (2012)..

Boa Observação, a ver se este FDS dá pra sacar um pódio :)

Estranho quando têm testes a partir de segunda feira, mas se calharam começaram os testes mais cedo, a KTM não está propriamente a lutar por nada.

Vão dar um chassis novo a um piloto que vai pra uma equipa rival... Pra que? Para o Miguel levar informação previligiada para a Aprilia? mas vocês têm um pingo de noção daquilo que dizem?

Se o Miguel andasse com motas diferentes a época toda, já todos sabiamos ao tempo, ou acham que aqueles jornalistas da velha guarda são "tarberneiros" como os comentadores de sofá das redes sociais?. Ainda me lembro quando saiu a aprilia deste ano, que estéticamente era muito semelhante à do ano passado, mas o Neil Spalding (ou o Simon Crafar não me lembro ao certo) logo a dizer que havia alí muitos parafusos e apoios que eram totalmente diferentes, e que a mota tinha mudado muito, só com meia duzia de imagens da apresentação da internet... Imaginem a KTM dar uma mota diferente ao Miguel, e nenhum jornalista aproveitar para gerar clicks e fazer telenovela disse... Se isso fosse verdade até se atropelavam para escrever um artigo sobre isso.

Aliás, a meio da época o Miguel já dizia que não queria ficar na KTM e a KTM ainda lhe dava coisas pra testar, isso sim foi estranho, estarem a dar peças de 2023 a um piloto que abertamente dizia que ia sair. O Pol espargaró ficou sem receber updates na mota muito antes do Miguel, e ninguém piou, porque é um procedimento perfeitamente normal.

Depois há gente que fica ofendida quando eu pergunto "vês motogp há quanto tempo"? Desculpem mas pilotos que saem da equipa e não testam equipamento da época seguinte, é perfeitamente normal.

Sempre foi assim, até há equipas que fazem pior, impedem o piloto de fazer testes com a próxima equipa por estar ainda sob contrato. Só quando acaba o contrato é que o piloto pode sentar noutra mota. Por isso se a KTM quisesse lixar o Miguel como todos vocês apregoam, segunda feira estavam todos a testar, e o Miguel estava a comer gelados na box. A Yamaha esteve perto de fazer isso ao Rossi quando mudou para a Ducati, mas por respeito voltaram atrás.

Isto é só dificuldade de interpretação, ou também é implicância?

Brilhante vitória do Rins. Uma despedida em grande da Suzuki (o Mir ficou em 6º). a mostrar que os inline 4 ainda se batem com os V4.

Bela corrida das duas KTM's oficiais. Muito bem o Binder a terminar num excelente 2º lugar. O Miguel, que partiu de 14º, conseguiu acabar em 5º. Muito boa recuperação do português. Os 4 primeiros ficararm distantes, era dificil fazer melhor que 5º.

Bagnaia fez apenas o suficiente para ser campeão. Quartararo fez o que pôde mas não deu para mais que um 4º llugar no final.

Last edited:
Que final cheio de emoções por todos os lados, não me lembro de um final assim. Tantas despedidas.
Sinceramente com este final sinto que o Peco além de ter sido justo campeão não tem ainda uma mentalidade de campeão. Acho que esteve extremamente nervoso.

Grande corrida do Binder e o Miguel muito bem também.

Palmas para o Binder! Autêntica cavalgada, com mais 2 ou 3 voltas ficava em primeiro. Foi o tempo que "perdeu" com o Bagnaia.

Enviado do meu moto g(30) através do Tapatalk

Que grande prova de Rins, hello Suzuki! Para mim Rins acabou por ser uma das grandes surpresas da época.

Já que ninguém o refere, grande prova do MO, sem quadros especiais e afins, de 14 para 5, não está mal.

Bagnaia ganhou, mereceu, mas ver o Fábio com esta moto levar a decisão para a última prova, não é para todos.

Venha a próxima.

Podes resumir o que ele disse?

Fizeram-lhe a pergunta sobre um possível regresso à KTM e ele disse que os chefes dizem para ele voltar em breve, ou que está de volta em breve. E ele disse que não sabia se era bem assim se era só do calor do momento. No semblante dele dá a entender que sai bastante amargurado.

Back