Oliveiraz33
New member
Eu sempre achei que a questão do quadro tubular era um problema para a KTM, assim como as WP.
Aqui à tempos o Pit Bierer dizia que a KTM dominava perfeitamente todo o processo de construção dos quadros tubulares o que lhes dava uma grarde flexibilidade para rapidamente fabricarem quadros com diferentes especificações.
Aparentemente ao terem todos os processos controlados o desenvolvimento será mais rápido e permite-lhe fabricar componentes à medida de outros componentes. Por exemplo poderão facimente fabricar uma amortecedor com especificações à medida da torção/flexibilidade de um determinado braço oscilante. Isto é a teoria, mas a verdade é que acho que todas as outras equipas usam Showa e quadros dupla trave (ducati incluída).
Só para se ter uma noção da importância do equilíbrio entre rigidez e torção a Honda que é a Honda está a usar um braço oscilante da Kalex...
Portanto, isto são só bitaites de treinador da bancada que não tem puto de ideia de engenharia.![]()
Podes estar certo, e podes estar errado. A verdade ninguém sabe ao certo.
Este é o meu ponto de vista, e do porquê eu achar que o quadro/suspensão não é problema
-A Ducati só foi campeã com quadro de aço, está há 12 anos a tentar fazer o quadro de aluminio funcionar.
-A Ducati quando entrou no MotoGP, com o seu primeiro protótipo ganhou logo corridas na época de "rookie"
-A KTM fez mais depressa o quadro de aço funcionar do que a Ducati fez o de Aluminio. À quarta época a começar do zero, a KTM estava a ganhar provas e regularmente no pódio com "Zé Ninguéns" como o Miguel, Binder e Pol.
-Ducati ao fim de 5 anos com quadro de alumino não tinha uma vitória, com pilotos comprovados como Valentino Rossi, Nicky Hayden e Andrea Dovizioso.
-Vejam a HRC. A equipa com mais budget, a equipa mais experiente, com pilotos de qualidade, com ohlins e quadro de aluminio, e é a pior mota da grelha, inferior à KTM, a equipa com menos experiencia do paddock e com pilotos menos experientes.
-As vitórias da KTM não são caídas do céu, a KTM ganhou corridas a seco onde eclispou o resto das motas, tanto o Miguel como o Brad.
Eu acho que a época de 2020 provou que o quadro e a suspensão WP podem ser igualmente competitivos, a mota era muito boa nas mãos de todos os pilotos menos o Hafiz que é claramente um piloto mediocre. Miguel ganhou, Binder ganhou (como rookie!), e o Pol não ganhou por azar, mas fez 5 pódios, e o Pol não é nenhum suprasumo. A mota de 2020 era muito boa, no mínimo a terceira melhor da grelha.
Agora, a verdade é que eles ainda não atingiram o objetivo que têm que é ser campeões do Mundo, e quadro e suspensão só se provam quando o atingirem.
Mas se a Ducati, uma marca muito mais experiente, vai demorar 12 anos a ser campeã com o quadro de aluminio, só é justo falarmos da viabilidade do quadro de treliça em 2029 quando a KTM faz a sua 12º época também. Sei que não é a "mesma fruta", mas a MV no seu ano de estreia nas Supersport foi extremamente competitiva, tal como a KTM o foi quando competiu no MotoGP com o seu quadro de treliça.
Ainda vamos precisar de mais uns anos para sabermos ao certo
Depois existe uma coisa que me faz confusão, que é chamarem o quadro de aço antiquado... O quadro de aço é tão antiquado como o de aluminio. O atual quadro de alumínio usa a mesma tecnologia e desenho do quadro desta velha VFR750 com 30 anos, nesta altura já levavam um atesto das Ducati com quadro tubular. (linda de morrer BTW....)
Se querem falar em tecnologia de ponta, então temos de falar dos quadros em carbono, que a Ducati ensaiou na GP9, e que o Casey Stoner disse que foi a melhor mota que conduziu e que ganhava facilmente o campeonato, infelizmente a época foi marcada por problemas de saúde. Depois veio o Rossi, e o Filippo Preciosi (Engenheiro chefe na altura até vir o Gigi) decidiu fugir do quadro de carbono porque o Rossi o Hayden diziam que não tinham feeling na frente.
Se o Rossi não tivesse ido pra Ducati e tivesse ficado o Stoner, a Ducati tinha nesta altura bem mais campeonatos do que tem agora com o gabado quadro de aluminio (zero).