Ainda não tinha definido a minha opinião sobre o novo formato, mas hoje por mim ficou aprovado.
A corrida foi fabulosa, só tive pena de não haver uma Yamaha ao barulho. É perfeitamente notória a diferença de atitude que os piltos têm nestas corridas, não existe aquele ficar á espera e rodar atrás uns dos outros para gerir pneus para o fim da corrida. Nas sprint é claramente atacar da primeira à ultima volta.
No fim foi pena o Miguel não ter ido ao "pódio" e acabar como a melhor aprilia, mas ficou uma excelente impressão. Há pilotos que se adaptam melhor ao sprint que outros, e ficamos a saber que o Miguel felizmente parece estar no leque positivo.
Tivemos 4 fabricantes na luta pela vitória, que coisa deliciosa... Se ainda se queixam das superioridade das Ducatis, então não vão ver formula 1. A Ducati é a melhor mota, mas são perfeitamente alcançáveis.
O que não faltaram foram Ducatis atrás das Aprilias, KTM e Honda, que essa sim, pareceu-me que foi a mota que realmente viveu muito acima do seu potencial tanto em qualificação como em corrida. Principalmente nas retas era notório a RC213v a ser engolida pelas Ducatis Aprilias e KTMs que estão bastante perto em aceleração em reta.
A Yamaha preocupa um bocado. É verdade que o Fabio perdeu tempo e por milagre não foi colhido pelo Mir, e embora tivesse race pace de top 10, não ia dar para os 6 primeiros.
por mim também ficou mais que aprovado, para quem gosto de competitividade foi muito bom de se ver!
No entanto:
- há riscos acrescidos de segurança.
- Estas "sprint" favorecem claramente as motas mais rápidas, pois não têm de gerir tanto os pneus para a corrida toda. A KTM do Miller pareceu dar sinais de já estar a acabar a festa.
- a gestão dos pneus pode ser determinante para termos uma Yamaha ou Honda mais competitivas, ou pelo contrário uma Ducati ou Aprilia ainda mais dominadoras...espero bem que seja o 1o cenário a acontecer!
Desta qualificação e sprint Race, deu para perceber que o Marc Márquez é um monstro, claramente o melhor piloto que lá anda, pois vai além do limite de todos e outros e extrai sumo quando tudo indica que está seco.
O Quartararo acho-o muito bom, mas não está no mesmo nível...
O Miller parece estar num casamento perfeito com a KTM, bastante inesperado e estou curioso para ver o que vai acontecer. A mostrar que o fp2 e a Q2 não foi acaso...
O Bagnaia a marcar a posição como o "rei" do circo, o alvo a abater, melhor mota, todas as condições para ser competitivo e está a cumprir.
Oliveira, depois do funeral de ontem, hoje a mostrar serviço e a ser competitivo. Foi pena aquele erro no final, mas pronto, ficam as boas indicações. Esperemos que seja para continuar!