topspeedPT
Well-known member
.

Sou suspeito porque sou adepto da Aprilia e gostava que um dos seus pilotos ganhasse o campeonato...e o JM esteve muito mal, castigo merecido...mas acho incrível não darem bandeira vermelha e deixarem iniciar de novo.
Se é a equipa de limpeza dos comissários que decide se sim ou sopas, que raio de decisão foi essa? Em baixo a foto do fim da primeira volta, eram cacos por todo o lado, inclusivé dentro da pista, um risco para qualquer piloto que alargasse, falhasse a travagem...
Mas pronto, como o MM ia na frente...deixa seguir.
Muito dificilmente param a corrida por peças na pista, só parariam se um dos pilotos tivesse precisado de assistência demorada, o que não se verificou.
Na F1 é que param a corrida por tudo e por nada.
É sempre algo subjetivo, mas não me parece que as condições de segurança estivessem devidamente asseguradas.
Aliás, basta ver pelo piloto que alarga na imagem que coloquei em cima, que quase passa por cima de um resto de mota...
O acidente foi aparatoso, vários pilotos atirados ao tapete, motas a rodar no ar, os 2 primeiros ganham larga vantagem face aos restantes, e haviam vários cacos no chão, alguns em plena pista ao fim de 1 volta. Viu-se por exemplo há umas semanas o Bez a falhar o arranque pelo filme de plástico do capacete que o Alex Marquez atirou ao chão.
Isto não invalida a imprudência do Jorge Martin, que não se percebeu ainda se foi problema na mota, se foi simplesmente demasiada sede ao pote. Mas é estilo seu, tentar resolver tudo em menos de nada. Ficou fora da corrida, varreu o Bez, o Raul, o Digi...fora o risco para a sua integridade física...enfim, um pandemónio completo.
Karma! Espero que alguém tenha gritado muito na box e tenha dado um empurrão ao JM, e que os outros pilotos que foram tombados tenham ido à box do JM pedir explicações. Na minha opinião, isto é muito mais inconsciente / irresponsável / arriscado do que no incidente em que o Fernandez deitou o JM ao chão.
Mais a sério, li algures que aquela primeira curva tinha ali uma lomba na entrada, o que aliado a andar (para lá) no limite deu nisto. De qualquer das formas, na corrida de domingo, depois de FPs + quali + sprint já devia conhecer suficientemente a pista para isto não acontecer.
Boa ou má, é muito possível que esta pista não volte a ter o MotoGP. Fizeram grandes obras em Hungaroring, e já se fala em passar o MotoGP para lá.
E opta deixar a Aprilia. Dinheiro a falsr mais alto, só pode.
Bez suspenso do GP de amanhã.
Aprilia apelou da decisão.
Suspenso e bem suspenso. Para a segunda chapada não há desculpa possível. E eu até gostava que o Bez ganhasse o campeonato.