MotoGP

Ficou em 11º, foi por pouco. Ficou a 3 centésimos de conseguir qualificação direta para a Q2. Mas claramente melhor a moto face à semana passada (tinha feito 1:54,756 na FP2, na semana passada, 1:53,944 agora). Surpreendente também o Petrucci na KTM da Tech 3, logo atrás do Miguel.

Última edição:
Podia fazer mais uma volta, mas abortou. Amanhã no FP3 não vai certamente fazer melhor tempo do que este, resta a Q1, mas com alguns que estão na Q1, não tenho confiança.

Ainda tem a FP3 e FP4 antes da Q1.[;)]

Só as 3 primeiras FP é que contam para a qualificação. Mas como no Qatar a FP1 e FP3 são num horário diferente da prova, muito mais cedo e prejudicial devido ao calor, os melhores tempos são definidos/obtidos na FP2.

Os tempos obtidos na FP4 não contam para nada, por isso os pilotos optam por trabalhar no setup para a qualificação (Q1 ouQ2).

The new MotoGP Qualifying rules | Motothoughts (wordpress.com)

Última edição:
As KTM's não estão mesmo nada à vontade nesta pista, nem as Honda estão.

Ele até pode conseguir passar à Q2 e conseguir ficar com o 9º ou 10º na grelha mas o que interessa é a posição no fim da corrida e eu duvido que o conjunto KTM/pneus aguente a corrida toda em ritmo elevado. Terminar num 8º lugar já é algo extraordinário.

Temos de ser realistas esta dupla jornada no Qatar foi para esquecer.

Só as 3 primeiras FP é que contam para a qualificação. Mas como no Qatar a FP1 e FP3 são num horário diferente da prova, muito mais cedo e prejudicial devido ao calor, os melhores tempos são definidos/obtidos na FP2.

Os tempos obtidos na FP4 não contam para nada, por isso os pilotos optam por trabalhar no setup para a qualificação (Q1 ouQ2).

The new MotoGP Qualifying rules | Motothoughts (wordpress.com)

E para acrescentar, geralmente no FP4 trabalham o ritmo de corrida, ou alguma alteração de ultima hora.

As KTM's não estão mesmo nada à vontade nesta pista, nem as Honda estão.

Ele até pode conseguir passar à Q2 e conseguir ficar com o 9º ou 10º na grelha mas o que interessa é a posição no fim da corrida e eu duvido que o conjunto KTM/pneus aguente a corrida toda em ritmo elevado. Terminar num 8º lugar já é algo extraordinário.

Temos de ser realistas esta dupla jornada no Qatar foi para esquecer.

Um 8º lugar seria muito bom. Aliás, como já havia referido na semana passada, um Top 10 nesta pista seria muito bom [;)]

Um 8º lugar seria muito bom. Aliás, como já havia referido na semana passada, um Top 10 nesta pista seria muito bom [;)]

Quer-me parecer que nesta pista a classificação para a qualificação coloca-o numa melhor posição do que ele consegue alcançar na corrida, um pouco ao contrário do que acontecia no ano passado na generalidade das corridas.

Quer-me parecer que nesta pista a classificação para a qualificação coloca-o numa melhor posição do que ele consegue alcançar na corrida, um pouco ao contrário do que acontecia no ano passado na generalidade das corridas.

Perecbo o que queres dizer, julgo que em função do desgaste excessivo que as KTM sofrem no pneu dianteiro. Ainda assim, na semana passada o Miguel arrancou de 15º e chegou em 13º. Portanto, apesar dos problemas com o desgaste do pneu dianteiro, o Miguel conseguiu fazer melhor em corrida do que na qualificação, como é seu apanágio.

De qualquer forma, ouvi que a KTM andou a testar várias soluções (setup's diferentes da suspensão dianteira, com aplicação de diferentes molas) para minorar a questão do desgaste excessivo do pneu da frente. Vamos ver se estas alterações se traduzem num inferior desgaste e numa melhor corrida no domingo. O Miguel ter conseguido melhorar o tempo na FP2 em mais de 0,8 segundos, face à semana passada, foi muito positivo (sinceramente não estava à espera de uma evolução tão grande). Melhor ainda foi verificar que o Petrucci na KTM da Tech3 também conseguiu rodar abaixo de segundo 54 e muito perto do tempo do Miguel.

Para mim, o objetivo principal será sempre conseguir acabar a corrida dentro dos pontos. Se o conseguir fazer dentro do Top10, tanto melhor.

Última edição:
Voltar
Superior