E não estás errado.
É verdade, mas a RC30 era uma mota de homolgação desenvolvida para as Superbikes, a 888 era uma mota mais "normal". E depois a Honda também é o maior fabricante do mundo, a Ducati na altura, eram uns minorcas.
Eu esta época era muito novo para aprecisar as diferenças (tenho 34), eu comecei a conseguir ver com mais olhos de ver as Superbikes quando chegou a 999. E lembro que no tempo da 999 a Ducati era superior em tudo menos no motor, era claramente mais lenta que a concorrencia, fazia-se valer pelo chassis, e por supostamente ser muito facil de pilotar, uma mota que nunca enganava o piloto. Tanto foi que depois a Ducati teve de pedir à Dorna para os deixarem aumentar a cilindrada (de onde vieram as 1098R e 1198R), uma vez que para fazer o bicilindro ser competitivo face aos 4 cilindros, tinham de estourar uma pipa de massa. Um bicilindrico nunca vai conseguir ter a potencia de um 4 cilindros para a mesma cilindrada. E ver que as RC45 que eram motas de homolgação, levaram muitos anos de abada das 916, que embora tenham versões especiais de homolgação, eram baseadas em motas "normais". Ainda hoje muita gente pega numa 916 com 30 anos, e gabam como a mota ainda tem um comportamento muito atual.
Por cuirosidade fui desenterrar aqui uma corrida em Monza de 1996.
Em potencia pura, honestamente parece-me muito equilibrado. Realmente a 996 ou 998 parecem ter algo mais a sair das curvas, mas em ponta, não há ali nada a separar, quem tiver o slipstream passa à frente. Neste momento se não estou em erro era a RC45, sei que não foi tão boa como a RC30 comparativamente à concorrencia. Tanto não pode ser só motor que em pistas como Phillip island que o motor tem pouca importancia, as Ducatis era muito fortes (ajuda também ter australianos rápidos a pilotar).
Pré anos 2000 não sei posso estar enganado, mas pelos menos as gerações que assisti já com alguma idade, com as 999, 1098, 1198 e Panigales bicilindricas, não me lembro de ver Ducatis a fugir nas retas como fogem agora. Tanto foi que as Panigales foram um fiasco nas corridas porque eram mais lentas nas partes sinuosas que as anteriores 999 e 10/1198. Criaram 10 anos de jejum, que vão ser quebrados este ano com as V4, essas sim tem muito mais motor que a concorrencia, e só ganham por isso, em termos de comportamento no miolo da pista, não ficam a dever nada às já velhas Yamaha e Kawasaki. Eu estou muito convencido que a Ducati se tivesse mantido os quadros tubulares, tinha bem mais campeonatos de WSBK do que tem agora.
O gabado handling dos quadros de treliça feitos em Bolonha com esta besta deste V4, creio que ia ser uma lavagem completa da grelha.