MotoGP

Um detalhe, se o Marquez falhar o próximo GP por lesão, a punição que levou (2 long laps) desaparece... não vai ter de cumpri-la caso corra depois no 3º GP por exemplo.

Quando o marquez passou de boleia na acelera junto ao público, houve lá alguns que até a grade roeram.

Em relação ao autódromo e à organização, começa a ser difícil adjectivar a desgraça. Aliás, na minha opinião tem piorado até, e mesmo com facilidade no bilhete e acesso privilegiado, muito dificilmente lá coloco de novo os pés. Com menos de meia casa, o desespero de pessoas ao sol, horas, em filas para poder comprar uma água ou usar a casa de banho.

​​​​​​
Parece que nada mudou em relação à organização desde que fui ver a F1 há uns anos... Já era tempo de melhorarem.

As Ktm é que são caso de estudo, ainda não percebi muito bem o que esperar delas.

Durante as sessões de treino, qualificação e Sprint só o Miller andava nos primeiros lugares, depois na corrida o Binder faz uma grande recuperação e acaba na frente do Miller...

Vai ser uma dupla de pilotos interessante de seguir.

A resposta para mim é muito simples: o Binder é um excelente piloto, em todos os sentidos. Um dos melhores do plantel.
A KTM claramente não é uma mota fácil, sofre bastante em determinadas circunstâncias e os pilotos têm de dar o melhor de si para conseguir resultados. Quando as condições se alinham, bons pilotos que têm vão conseguindo os resultados de forma bastante consistente, até.

Aliás, para mim a KTM tinha no ano passado uma das melhores e mais equilibradas duplas no Moto GP, prova disso foi no ano passado terem terminado em 2° como equipas, e em contrapartida a equipa satélite apresentar sempre péssimos resultados. Só o Miguel conseguiu apresentar bons resultados enquanto lá andou na tech 3, e a KTM também tem tratado bastante mal os pilotos que não apresentam os melhores resultados.

O Miller é que me surpreendeu mais este fim de semana, apesar de ser fã dele, não o acho tão bom como outros, mas parece ter encontrado algo surpreendente/casamento perfeito na KTM.
Na situação de corrida, claro está, o conhecimento e a experiência do Binder com a máquina fez a diferença na construção do resultado.

​​​​​​Muitas vezes acho que os portugueses são injustos com o Brad Binder, sempre demonstrou ser um ótimo piloto e ótimo companheiro de equipa, mas as palas de "fanboy" dos tugas muitas vezes fazem desmerecer as suas qualidades e méritos, como se fosse claramente beneficiado e o colega de equipa sabotado, uma vergonha!

a6a6a302c0ad4b3278f584f8ea8bc6b1.jpg

Vamos ver se o homem recupera a 100% e não anda a correr ainda com dores.

Epá! Nem sei que dizer do maluco do MM, acho-o o melhor do plantel, mas assim destroi toda a sua reputação, que já andava pelas ruas da armagura.
Esperemos que o Miguel esteja a 100% na Argentina.

Nunca vamos saber como seria o final da corrida caso o Miguel não fosse abalroado, mas apos parecer bastante rápido se acabasse no pódio em casa numa equipa nova ia dar um ânimo brutal. Agora com este desfecho acho que vão ser piores as mazelas psicólogas do que físicas. Venha de lá melhor sorte!

E vai mesmo ficar de fora... operação à mão.

Podia ser para sempre! para bem dele e dos outros pilotos!

Ninguém lhe retira a genialidade ou o que já fez, mas continua a ser um puro suicida! Se forem ver o historial de acidentes causados e sofridos... mete medo! Para quem ainda tiver dúvidas... que veja a quantidade de quedas, intervenções cirúrgicas, lesões...

Toda a gente sabe que o MotoGP é uma competição e há riscos, mas também há regras e princípios, mas parece que não são iguais para todos!!!

Já agora, o facto do maioral da Dorna, Carmelo Ezpeleta​, ser espanhol ajuda a explicar a forma leviana como o MM foi punido.

Podia ser para sempre! para bem dele e dos outros pilotos!

Ninguém lhe retira a genialidade ou o que já fez, mas continua a ser um puro suicida! Se forem ver o historial de acidentes causados e sofridos... mete medo! Para quem ainda tiver dúvidas... que veja a quantidade de quedas, intervenções cirúrgicas, lesões...

Toda a gente sabe que o MotoGP é uma competição e há riscos, mas também há regras e princípios, mas parece que não são iguais para todos!!!

Já agora, o facto do maioral da Dorna, Carmelo Ezpeleta​, ser espanhol ajuda a explicar a forma leviana como o MM foi punido.

Estou convencido que ele gosta dessa merd@... das sensações... 😂 passa a vida lá! Agora é mais uma...

Andam todos a falar do Marquez, mas no ano passado o Oliveira também foi abalroado em Portimão, pelo Lecuona, que andava numa Ktm satélite, nestes casos ainda é pior, porque pertencem à mesma marca.

O problema com o Marquez é que é constante e, se não melhorar, algo precisa de ser feito, o próprio está a prejudicar a parte boa da sua reputação. No entanto, não nos podemos esquecer de que isto é um desporto motorizado e se ninguém arriscar, não haverá ultrapassagens. Trajetórias diferentes e travagens mais tardias são necessárias para mudar a ordem de partida. É claro que é importante arriscar sem esbarrar nos outros, e quando necessário, punir os pilotos. Neste caso, a punição parece-me leve, mas bani-lo para sempre é um exagero. Sabemos que a Honda é talvez a pior mota do grid e, dada a sua natureza competitiva, Marquez vai sempre tentar dar o seu melhor, mesmo que isso resulte em acidentes.

De qualquer forma, é lamentável que Oliveira tenha terminado o Grande Prémio da casa desta maneira. Ficámos todos aziados com isso. A única notícia positiva é que a mota parece ter potencial para competir pelas primeiras posições em alguns Grandes Prémios, e isso pode dar-nos razões para sorrir este ano.

Andam todos a falar do Marquez, mas no ano passado o Oliveira também foi abalroado em Portimão, pelo Lecuona, que andava numa Ktm satélite, nestes casos ainda é pior, porque pertencem à mesma marca.

no ano passado o Lecuona já não andava lá.

Mas não podes comparar o incomparável, o Lecuona era um piloto muito jovem, enquanto o Marc Márquez é um dos mais velhos e experientes do plantel.
Depois o Lecuona andava sempre na traseira do pelotão que é "tudo ao molho", enquanto este acidente ontem aconteceu na frente da corrida devido a claro excesso de um piloto, que por sinal já tinha causado problemas ao Martin logo desde o início.

Derrubar um colega por azar, pode acontecer a qualquer um, derrubar um colega de forma recorrente e ter já vários incidentes em 2 voltas de corrida, já é um problema de conduta inapropriada para o caso!

Crl para o Marquéz, queimado do caraças, está explicado como gahou 6 títulos, vai muito além dos limites, c@gando e andando para os restantes. E quem é que haveria de atingir? O Oliveira claro, a "jogar em casa" e com boas hipóteses de conseguir a vitória, o que não se prevê que venha a acontecer muitas vezes ao longo da temporada, pois está numa equipa satélite que não deverá andar a lutar por vitórias.

Azar.. É assim a vida, é aceitar, agradecer que não se aleijou a sério, e continuar forte.

Quando o marquez passou de boleia na acelera junto ao público, houve lá alguns que até a grade roeram.

Em relação ao autódromo e à organização, começa a ser difícil adjectivar a desgraça. Aliás, na minha opinião tem piorado até, e mesmo com facilidade no bilhete e acesso privilegiado, muito dificilmente lá coloco de novo os pés. Com menos de meia casa, o desespero de pessoas ao sol, horas, em filas para poder comprar uma água ou usar a casa de banho.

​​​​​​

Quais as dificuldades que sentiste?
Eu tenho as minhas críticas, mas são comuns neste tipo de eventos. É muita gente e claro que o ideia é não haver filas. Mas há sempre.

Eu cheguei de carro as 8h hava pouca fila a chegar, e parei sem dificuldades.
Uma passeio de 25min a pé até à bancada, nas calmas. Havia 0 fila para entrar.

Depois tentei beber café, só havia uma barraca de café com 1 funcionária. Tinha uns 20min de fila. Mas lá consegui. (Já agora 1.70€ o café!)

Para o almoço é preciso jogar com as horas. Fui as 11h45 para a fila tinha 5 pessoas a frente, comprei tudo o que queria e as 11h50 estava sentado a comer.

Depois tentei foi ir comprar um gelado, mas não me safei. Como o café, só havia 1 barraca, e a fila era enorme.

Para a casa de banho, fui 3x no tempo que lá estive e nunca esperei. Foi chegar e já está.

Quanto ao Sol, já se sabe como é com a meteorologia nestes eventos. Já apanhei desde chuva torrencial (imola 2021...) até sol abrasador (10x pior que ontem). É levar águas numa mochila, protector solar, boné e eventualmente um chapéu de chuva pequeno para fazer sombra.
Havia malta com escaldões brutais. Eu mesmo como factor 30 e meti 5x, ainda me queimei um pouco.

No fim a saida da bancada foi rapida, o passeio a pé também.
Só no parque é que foi chato. 1h sem mexer, depois 30min para fazer 10metros. E por fim desisti da saida onde estava e mudei para outro e sai em 15min.
Também tive azar que a saida do parque que estava na fila tinha um policia que só deixava sair 5 ou 6 carros de cada vez. Enquanto outros deixavam sair aos 30/40 de cada vez.

Crl para o Marquéz, queimado do caraças, está explicado como gahou 6 títulos, vai muito além dos limites, c@gando e andando para os restantes. E quem é que haveria de atingir? O Oliveira claro, a "jogar em casa" e com boas hipóteses de conseguir a vitória, o que não se prevê que venha a acontecer muitas vezes ao longo da temporada, pois está numa equipa satélite que não deverá andar a lutar por vitórias.

Azar.. É assim a vida, é aceitar, agradecer que não se aleijou a sério, e continuar forte.

É isto, o marquez sempre foi um desmiolado.

Teve muita sorte de não se ter ainda aleijado de modo definitivo, ou aleijar alguém no processo.
O Puig tem responsabilidade nisto de certeza, e está ali a passar pelos pingos da chuva. Sempre foi um defensor dos huevos, em detrimento da cabeça, e o marquez personifica esta mentalidade. Claro que foi um piloto medíocre ao longo da sua sofrível carreira.

Os pilotos esqueceram-se do medo que o marquez incutia, durante estes anos todos em que não esteve a correr.
Havia uma certa paz, não havia um descerebrado a correr. Agora que voltou, voltaram os mesmos hábitos e para piorar as coisas, ao caos que sempre provoca, desta vez resultou em pilotos lesionados.

Eu acho que esta situação criou um antes e um depois a este descerebrado. Espero sinceramente que arrepie caminho e que nunca mais volte a fazer o mesmo. Estou espectante com a actuação da Dorna (aka caramels) se voltar a reincidir...

Last edited:
Quais as dificuldades que sentiste?
Eu tenho as minhas críticas, mas são comuns neste tipo de eventos. É muita gente e claro que o ideia é não haver filas. Mas há sempre.

Eu cheguei de carro as 8h hava pouca fila a chegar, e parei sem dificuldades.
Uma passeio de 25min a pé até à bancada, nas calmas. Havia 0 fila para entrar.

Depois tentei beber café, só havia uma barraca de café com 1 funcionária. Tinha uns 20min de fila. Mas lá consegui. (Já agora 1.70€ o café!)

Para o almoço é preciso jogar com as horas. Fui as 11h45 para a fila tinha 5 pessoas a frente, comprei tudo o que queria e as 11h50 estava sentado a comer.

Depois tentei foi ir comprar um gelado, mas não me safei. Como o café, só havia 1 barraca, e a fila era enorme.

Para a casa de banho, fui 3x no tempo que lá estive e nunca esperei. Foi chegar e já está.

Quanto ao Sol, já se sabe como é com a meteorologia nestes eventos. Já apanhei desde chuva torrencial (imola 2021...) até sol abrasador (10x pior que ontem). É levar águas numa mochila, protector solar, boné e eventualmente um chapéu de chuva pequeno para fazer sombra.
Havia malta com escaldões brutais. Eu mesmo como factor 30 e meti 5x, ainda me queimei um pouco.

No fim a saida da bancada foi rapida, o passeio a pé também.
Só no parque é que foi chato. 1h sem mexer, depois 30min para fazer 10metros. E por fim desisti da saida onde estava e mudei para outro e sai em 15min.
Também tive azar que a saida do parque que estava na fila tinha um policia que só deixava sair 5 ou 6 carros de cada vez. Enquanto outros deixavam sair aos 30/40 de cada vez.

Quando lá fui (2021) não deixavam entrar bebidas. Uma barraca de venda de comida para a bancada Solverde e adjacentes é manifestamente pouco. Pura falta de consideração pelos clientes.

Relativamente às entradas e saídas do recinto, bem organizadas.

Back