MotoGP

Sim......há um século atrás!

Não sejas casmurro, na altura da entrevista, o que estava para trás eram muito bons sinais da competitividade da mota e do piloto.

Hoje 1 mês e pouco depois, claro que a leitura é outra, 4 grandes premios depois.....

Não sejas casmurro, na altura da entrevista, o que estava para trás eram muito bons sinais da competitividade da mota e do piloto.

Hoje 1 mês e pouco depois, claro que a leitura é outra, 4 grandes premios depois.....

E achas mesmo que era realista, mesmo há 1 mês e pouco, vir com a conversa de que " ainda é possível ser campeão"?

Se fosse entrevistado hoje diria o mesmo, como já disse noutros anos.

Isso é conversa para encher chouriços ( dos aficionados claro está).

E não vejas nisto um ataque ao Miguel, porque gostava, como é obvio, de o ver campeão, mas nunca o vi com potencial de o ser (Ponto)

E achas mesmo que era realista, mesmo há 1 mês e pouco, vir com a conversa de que " ainda é possível ser campeão"?

Se fosse entrevistado hoje diria o mesmo, como já disse noutros anos.

Isso é conversa para encher chouriços ( dos aficionados claro está).

E não vejas nisto um ataque ao Miguel, porque gostava, como é obvio, de o ver campeão, mas nunca o vi com potencial de o ser (Ponto)
Tens a tua opinião, e e por mim podes exprimi-la como e quando quiseres, tal como eu posso discordar dela.

O senso comum diz-nos que se o Miguel Oliveira ou outro piloto competitivo e ganhador de corridas, (é o caso) deixar de acreditar nele, pode ir para casa..

Achas que ele iria dizer o quê? 🤣🤣

Achas que ele iria dizer o quê? 🤣🤣

Vou ver se amealho uns 20 ou 30 pontitos no resto da época, se os outros forem caindo [:D][:D]. Para algumas pessoas é o que parece que ele devia dizer...

Faz-me confusão também quando ele explica qualquer coisa que correu mal, e para alguns são sempre desculpas. Ainda hoje li coisas dessas pelo Facebook. Mas as pessoas estão mesmo à espera que ele ande a correr no limite com uns travões que podem não estar lá na próxima curva?

Vou ver se amealho uns 20 ou 30 pontitos no resto da época, se os outros forem caindo [:D][:D]. Para algumas pessoas é o que parece que ele devia dizer...

Faz-me confusão também quando ele explica qualquer coisa que correu mal, e para alguns são sempre desculpas. Ainda hoje li coisas dessas pelo Facebook. Mas as pessoas estão mesmo à espera que ele ande a correr no limite com uns travões que podem não estar lá na próxima curva?

O pseudo fã ingrato, espera sempre pelo erro para cascar. As vitórias tem de ser sempre um dado adquirido(not!).
O Mir também não tinha potencial para ser campeão e foi na mesma, engraçado. Sim foi o mais consistente, mas no top10 qualquer um lhe traça o destino por exemplo. E agora basta ver o que está a penar na Honda.

Tipico dos portugueses...

É assim com todos os que ousam vencer ou sair da mediania.

Creio não haver um tópico dedicado ao WSBK.
Mais uma prova em que desta vez não houve vitória do Bautista.

Com a adaptação ao limite de rpm, as coisas de novo a equilibrar um pouco.

Este tema deveria ser provavelmente revisto para uma correção mais célere, a Kawasaki está brutalmente penalizada em termos de limite de rpm face à Ducati, e esse princípio que serviria para equilibrar a competitividade, está a limitar completamente a Kawa e até a Yamaha...resultado? Domínio avassalador de uma marca cuja mota base já tem um valor de mercado cerca de 50% superior a todas as concorrentes.

Creio não haver um tópico dedicado ao WSBK.
Mais uma prova em que desta vez não houve vitória do Bautista.

Com a adaptação ao limite de rpm, as coisas de novo a equilibrar um pouco.

Este tema deveria ser provavelmente revisto para uma correção mais célere, a Kawasaki está brutalmente penalizada em termos de limite de rpm face à Ducati, e esse princípio que serviria para equilibrar a competitividade, está a limitar completamente a Kawa e até a Yamaha...resultado? Domínio avassalador de uma marca cuja mota base já tem um valor de mercado cerca de 50% superior a todas as concorrentes.

Não houve vitoria do Bautista porque caiu.

O domínio não é da Ducati é do Bautista. Se fosse como dizes ias ver as duas Dicatis oficias a ir embora e não é isso que está a acontecer.

A Kawasaki ganhou os campeonatos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020 com um piloto que eu considero que no mínimo tem algumas deficiências no campo da ética e nunca vi essa preocupação com o "domínio avassalador".

A Yamaha ganhou 2021 e a Ducati só ganhou 2022.

Claramente o binómio piloto/mota está a funcionar muito bem.
Mas o Bautista já lá está há uns tempos, e não é agora que se lembrou de ser um excelente piloto com estes resultados que têm sido avassaladores até às duas últimas corridas, em que ambas não venceu a SP Race, e agora sim, caiu...faz parte. Quanto mais próximo do limite tem de estar, mais tem de arriscar.

O Bassani não tem arcaboiço para um Toprak. Só com uma mota muito superior.

Estes ajustes na limitação das rpm, está indicar um possível equilíbrio.

Mas sim, o meu comentário não é por estar minimamente incomodado com a superioridade da Ducati...e sim como dizes e bem, na aplicação das regras que tanto beneficiou/protegeu a Kawasaki no período que indicas, como agora o faz para a Ducati. Se tais regras existem, não têm tido grandes resultados práticos, pois talvez na demora a reagir a limitar a mota mais forte, causa um domínio bastante grande e demorado.

Não sei se a Ducati e restantes marcas estavam muito limitadas durante o período de hegemonia da Kawasaki. Mas a diferença de limite entre Ducati, Yamaha e principalmente Kawasaki no início desta época, era bastante acentuado, principalmente porque a Ducati/Bautista já eram os campeões em título.

Quer a R1 quer ZXR são máquinas que têm vindo a ser atualizadas mas a base já tem uns anos. A Panigale V4 é uma mota nova, construida de raiz para as SBK, é expectável que seja de alguma forma dominadora. Concordo que que o Bassani esteja (pelo menos para já) uns furos abaixo do Bautista (de quem também não gosto muito por acaso), mas o Toprak não me parece que seja pior que o Bautista, e estou curioso para ver o que dá o na BMW.

Nim...

Mesmo que sejam mais antigas, a Yamaha e Kawasaki, dados os critérios de definição dos limites de rotação, começaram bem abaixo da Ducati:
https://www.motorcyclesports.net/ar...gain-the-engine-with-less-rpm-in-wsbk-in-2023

"Kawasaki is limited in the performance of its engine for this season of the Superbike World Championship, since it will be the one with the fewest revolutions per minute. These limits are instituted based on performance, in order to encourage competitive balance in the peloton."

Começaram a época assim:
Ducati: 16.100rpm
Honda: 15.600rpm
BMW: 15.500rpm
Yamaha: 14.950rpm
Kawasaki: 14.600rpm

Ora, sendo a Ducati a campeã em título, da minha ótica, não se percebe. O resultado está à vista: um passeio para a Ducati, que além de ser uma excelente máquina, tem um muito bom piloto.

As SBK atualmente são autênticos protótipos, nada tem a ver com as motas de serie que lhe dão origem.

Ganha quem investe mais em desenvolvimento... o resto é conversa.

Quadro, motor e posição de condução serão os mesmos.
Tudo o resto sim...faz parte.

De certa forma é como o WRC...os carros equivalentes existem em versão road legal. Não têm é nada a haver com o seu equivalente de prova.

.
F2WMzBKWsAEexsw

Back