A argumentação humana nunca deixará de espantar.
Não haverá quase nenhum Português que queira ver o Miguel perder.
1- Há sim aqueles que o querem ver ganhar, e nos maus resultados desabafam o que fez menos bem ou que poderia ter feito melhor...porque dentro do potencial, haveria espaço para mais, e precisamente porque dificilmente veremos lá outro Português, era de aproveitar o potencial real.
2- E aqueles que também o querem ver ganhar e que dizem que apoiam no bem e no mal, e que caem em cima dos primeiros, alegando que já é muito bom andar lá um Português, e que estes querem é ver desgraça. No fundo, estão tão aziados como os primeiros, a diferença é que escolhem outro alvo.
Ambos querem que o Miguel ganhe, perdure, assine bons contratos, tenha boas motas e possa lutar por vitórias e quiçá títulos. Ambos sabem que o Miguel é o melhor piloto Português de sempre.
Eu pessoalmente enquadro-me mais nos primeiros...porque primeiro não alinho no diapasão do já é bom lá andar um português. Para quem viveu fora de Portugal e tem brio naquilo em que somos e podemos ser, entente o pequenino que essa mentalidade é. Depois porque estamos a falar do Miguel, da sua corrida, da sua mota, da suas escolhas, do que fez, do que não fez...não estamos a discutir o que o zé ou o manel escreveram ou pensam assim e assado, é só estúpido alguém escrever um pensamento sobre o que foi a performance do Miguel, e a discussão ser sobre essa pessoa e opinião, em vez de ser sobre a prestação em si que era o tema principal. Se os segundos quiserem meter um post isolado no fim de uma corrida desgraçada a dizer isoladamente que estão muito contentes por o Miguel lá andar, by all means, na maioria dos casos não vão ter ataques dos primeiros. E se receberem, tal como os segundos recorrentemente fazem, entra-se no meu último ponto...é que saber estar e ouvir/respeitar opiniões de outros, é algo que aqui sim o Português tem muita dificuldade em fazer. Eu se quiser criticar o Miguel, critico, é figura pública, sei que pode fazer melhor em alguns momentos, e estamos num fórum de discussão. Agora quando os segundos caem em cima dos primeiros pelas suas opiniões, isso já se torna quase pessoal em estilo pidesco. Não gostam, e num país civilizado bloqueiam, ouvem e calam, seguem a sua vidinha. Quando entram no ataque pessoal, como de costume, sobre o pretexto falso de que não gostam de haters (como se os houvesse na esmagadora maioria dos casos), a coisa descamba.
Eu apoio e sigo alguns desportos. Futebol 11, futsal, rally, motogp, WSBK...e quando os que apoio não têm a performance que eu gostaria que tivessem ou que em alguns casos têm a obrigação de ter, era o que faltava não poder haver opiniões construtivas e até críticas. Sejam Portugueses, brancos, às bolas, ou hetero.
Para mim, a grande limitação dos primeiros, é que após tantas desilusões, entram muitas vezes no exagero...e por um lado já criticam por tudo, por outro entram logo em choque com os segundos, porque estão fartos de levar nas orelhas dos pretorianos aziados.
Haters puros, haverá, mas são uma absoluta minoria para o que os segundos querem tentar argumentar.
O Miguel é livre de fazer as escolhas que quiser. Dentro daquilo que eu gostaria que ele conseguisse, e que acho que tinha potencial para atingir, acho que em alguns momentos não tomou as melhores escolhas, e já as transmiti aqui. Agora que o Miguel se esteja maribamdo para isso, óbvio, assim como eu estou. O tema é que enquanto adepto, essas escohas têm alta proabilidade de antecipar a sua saída prematura do MotoGp, precisamente contra o grande argumento dos segundos, que já é muito bom lá andar um português, que no fundo era o que todos queriam perpetuar, ... veremos se são se vai confirmar, cedo demais.
Houve uma altura em que o Miguel tinha uma irreverência quase ímpar. No Moto2 e na Tech3. Não atinava nas qualificações, mas em corrida, era sempre a galgar lugares. E na chuva então...o Binder com KTM oficial, mal conseguia ombrear com ele na Tech3. Só que, o sul africano continuou a progredir mantendo a senda de ser agressivo, merecendo totalmente o prémio da renovação. E o Miguel, que podia e conseguia ser ele nesse lugar, parece que caiu...e aquela irreverência já quase não se vê. E é uma pena.
Posto isto, que a próxima corrida seja um volte face e que o Miguel passe a conseguir recorrentemente ficar no Top 10. Da minha parte não o quero só lá. Quero-o lá e a lutar por pódios. Mas se tiver de meter o meu dinheiro...duvido que o faça naquilo que eu queria que fosse.