MotoGP

Em boa altura esta queda do marquez, para relembrar tanto a ele como a alguns seguidores que não há cá deuses, e até os melhores cometem erros.

Como seria de esperar, o bagnaia começa a ganhar alguma confiança / habituação com a gp25 e os resultados vão começar a aparecer. Já conseguiu ver-se livre do alex marquez mais facilmente.

Continua a saga do campeonato ducati, que permite que alguém como o aldeguer, um rookie que ficou em 5º no ano passado em moto2, este ano e apenas na terceira corrida da temporada, passe por campeões do mundo e outros pilotos de topo, em motas oficiais, como se de pilotos de teste se tratassem. Fez a 2ª melhor volta, a seguir ao marquez.

Eu desconfio que se o pedrosa e o rossi voltassem da reforma para pilotar uma ducati, ainda hoje seriam sérios candidatos ao título [:D]

Acho que o mote para este campeonato, no que toca ao Marquez vai ser: Ou cai ou ganha... o nhanhaia não tem qualquer hipotese. Vai falar muito até Losail, mas depois será o Marquez a calar-lhe a boca...

A mim parece-me que vai ser um campeonato do Marquez vencedor contra o Marquez esbardalhado. A ver vamos qual é que ganha. [:D]

Uma coisa seria se estivesse a competir contra marquez no pico, mas não, além de já estar bem amassado, já tem uma idade significativa, que se reflete tanto em agilidade física como mental. O erro de ontem é de principiante.

Vocês subestimam o bagnaia, que desde o dia 1 de maio de 2022, nas corridas que terminou, só por 4 vezes ficou fora do pódio, já incluindo a deste ano, e uma outra que continuou corrida após queda. Nunca foi de mostrar performance de forma explosiva, acabando consecutivamente os primeiros treinos sempre mais próximo do meio da tabela, evoluindo de forma progressiva durante o fim de semana.

Outra situação é o facto de se terem realizado provas em circuitos em que o bagnaia não é forte. Neste circuito é a primeira vez que ganha, tendo anteriormente dois 5º e um 3º, na argentina nunca ganhou, e na tailandia apenas ganhou 1 vez.​

Uma coisa seria se estivesse a competir contra marquez no pico, mas não, além de já estar bem amassado, já tem uma idade significativa, que se reflete tanto em agilidade física como mental. O erro de ontem é de principiante.

Vocês subestimam o bagnaia, que desde o dia 1 de maio de 2022, nas corridas que terminou, só por 4 vezes ficou fora do pódio, já incluindo a deste ano, e uma outra que continuou corrida após queda. Nunca foi de mostrar performance de forma explosiva, acabando consecutivamente os primeiros treinos sempre mais próximo do meio da tabela, evoluindo de forma progressiva durante o fim de semana.

Outra situação é o facto de se terem realizado provas em circuitos em que o bagnaia não é forte. Neste circuito é a primeira vez que ganha, tendo anteriormente dois 5º e um 3º, na argentina nunca ganhou, e na tailandia apenas ganhou 1 vez.​

Sem dúvida.
Acreditando que a mota de 2025 é superior à anterior mas que a de 2024 era um muito bom produto, vê-se que o Bagnaia tem ainda uma significativa margem de melhoria, pela comparação de performance com o AM.
E se há coisa que o Bagnaia é bom, é na consistência e nos dois últimos terços do campeonato.

Ainda assim, skill por skill, haverão poucas dúvidas que o MM é o melhor piloto do grid, e que por isso o Bagnaia de igual para igual terá poucas hipóteses. O Martin também acho que é superior ao italiano.
Agora tocas no ponto fulcral, que é o do erro, da força mental para quem vai resistir mais e melhor à pressão dos resultados.

O MM dizimou tudo até agora, mas bastava um erro destes e relançava de novo, tal como acontecerá daqui para a frente. Era idílico pensar-se que seguiria sempre assim. Voltando o Martin e com o campeonato relançado em termos de pontos...vai aquecer. O que é bom para a competição.

O martin está fora das contas por natureza, a aprilia não tem comparação com a ducati, no geral é uma mota fraquinha, e se continuar com o mindset que tem (ou vai ou racha), vai ser outro mártir, tal como o marquez foi na honda, a mandar com o costado no chão, semana sim, semana não.

É bom que lá esteja o marquez, tanto pelo aero excessivo como pelos 2 anos à frente que as ducatis estão do resto, a season seria ainda mais seca do que aquilo que tem sido.

O que eu ouvi é que o M Marquez viu que a pista ía secar e, à última da hora, resolveu surpreender todos saindo da grelha e iindo buscar a moto de reseva que estava com slicks. Tudo isto é legal. Ele ía partir do fim da pit-lane e esperava depois recuperar em pista os cerca de 30 seg de atraso com que teoricamente partiria uma vez que quase todos os pilotos da grelha estavam sem pneus slicks montados (com excepção do Miller e do Ogura) e, à partida, seriam "presas" fáceis para o espanhol. Restava~lhe conseguir alcançar o Miller e Ogura, até final da prova.

Acontece que ao verem o Marc Maqruez saír disparado da grelha, muitos pilotos resolveram copiar o espanhol. A partir feste momento, a jogada do M Marquez que era surpreender toda a gente e tirar vantagem de iniciar a corrida com pneus slicks, caíu por terra.

Os grandes pejudicados foram o Miller e o Ogura porque, caso não tivessem saído mais de 10 pilotos da grelha antes da hora de partida a mesma teria sido iniciada à hora prevista, com os pliotos que abandonaram a grelha a partir do fim da pit~lane por ordem de chegada. Acontece que como foram mais de 10 os pilotos saíram da grelha a direcção da prova mostrou a bandeira vermelha (algo que, ao que parece, está no regulamento) o que fez com que o início da prova tivesse que ser adiado. Tal facto fez com a nova partida se desse com todos os piltos na grelha, nas suas posições anteriormente definidas (pelas Q1 e Q2).

É por causa destas mrds que por mais campeonatos que ganhe nunca será um Campeão, apenas um colecionador de vitórias.

O que é uma pena para o talento que tem.

E tu sabes do que falam os outros?
Tem algum mal esconder as cartas junto ao peito?
Devia ser um gajo magnânimo?
Por acaso achas que são diferentes?
Achas que o Rossi era melhor?
O Lorenzo?
O Stoner?
O Doohan?
O Schwantz?

E tu sabes do que falam os outros?
Tem algum mal esconder as cartas junto ao peito?
Devia ser um gajo magnânimo?
Por acaso achas que são diferentes?
Achas que o Rossi era melhor?
O Lorenzo?
O Stoner?
O Doohan?
O Schwantz?

Nunca os vi a fazer este tipo de coisas.

Ainda hoje a Arai tem no seu lineup as decorações do Schwantz e do Doohan e o Schwantz só ganhou um campeonato...

Eu sei que existe quem considere que a competição a este nível significa um comportamento ganhador passando por cima de tudo e de todos (em sentido figurativo claro), eu pessoalmente não acho, o fairplay é muito importante na minha forma de ver as coisas.

Nunca os vi a fazer este tipo de coisas.

Ainda hoje a Arai tem no seu lineup as decorações do Schwantz e do Doohan e o Schwantz só ganhou um campeonato...

Eu sei que existe quem considere que a competição a este nível significa um comportamento ganhador passando por cima de tudo e de todos (em sentido figurativo claro), eu pessoalmente não acho, o fairplay é muito importante na minha forma de ver as coisas.

Claro que viste, o que não conseguiste foi ouvi-los;

Fairplay? Ainda hoje o Rossi é um ressabiado do pior, relativamente ao Marquez; Foi se embora da Yamaha (depois voltou com o rabinho entre as pernas, obviamente), porque não admitia um trato igual ao do Lorenzo, tendo imposto até biombos de separação total dos boxes, para não falar nos pneus de marca diferente;

Todos eles são uns reles do pior, se puderem ter uma minima vantagem a qualquer custo, têm;

Mas mais desconcertante mesmo é a relação absurda que fazes com os capacetes réplica...

Eu ia jurar que a Arai tem esses modelos em catálogo unica e simplesmente porque vendem, e pertencem à linguagem decorativa caracteristica da Arai;

Claro que viste, o que não conseguiste foi ouvi-los;

Fairplay? Ainda hoje o Rossi é um ressabiado do pior, relativamente ao Marquez; Foi se embora da Yamaha (depois voltou com o rabinho entre as pernas, obviamente), porque não admitia um trato igual ao do Lorenzo, tendo imposto até biombos de separação total dos boxes, para não falar nos pneus de marca diferente;

Todos eles são uns reles do pior, se puderem ter uma minima vantagem a qualquer custo, têm;

Mas mais desconcertante mesmo é a relação absurda que fazes com os capacetes réplica...

Eu ia jurar que a Arai tem esses modelos em catálogo unica e simplesmente porque vendem, e pertencem à linguagem decorativa caracteristica da Arai;

Como queiras. [;)]

Como queiras. [;)]

Olha que eu nunca pro Marquez;

Sempre fui pro Rossi, fan... Doohan, Schwantz .. isto falando dos 500cc/Motogp;

Mas vir do buraco donde estava, quer de mota quer de lesões, fazer toda essa travessia, e agora estar de volta na frente, é digno de admiração...que se lixe lá o fairlpay, o Marquez tem-nos bem negros...

Lembra-te do que o gajo era, do que passou e do que está novamente a ser... coitado do nhanhaia, que lhe deram 2 títulos...

Olha que eu nunca pro Marquez;

Sempre fui pro Rossi, fan... Doohan, Schwantz .. isto falando dos 500cc/Motogp;

Mas vir do buraco donde estava, quer de mota quer de lesões, fazer toda essa travessia, e agora estar de volta na frente, é digno de admiração...que se lixe lá o fairlpay, o Marquez tem-nos bem negros...

Lembra-te do que o gajo era, do que passou e do que está novamente a ser... coitado do nhanhaia, que lhe deram 2 títulos...

Para quem não é pro Marquez, disfarças bem [:)].

É sem dúvida um dos melhores pilotos de sempre, mas de resto estou com o Two, faltam-lhe ali umas coisas para ser um ícone do MotoGp (vai chegar lá só pelas vitórias).

Relativamente ao Bagnaia e aos dois títulos que segundo tu foram oferecidos, até parece que o MM nunca teve um tratamento ligeiramente diferenciado de outros pilotos...

Para quem não é pro Marquez, disfarças bem [:)].

É sem dúvida um dos melhores pilotos de sempre, mas de resto estou com o Two, faltam-lhe ali umas coisas para ser um ícone do MotoGp (vai chegar lá só pelas vitórias).

Relativamente ao Bagnaia e aos dois títulos que segundo tu foram oferecidos, até parece que o MM nunca teve um tratamento ligeiramente diferenciado de outros pilotos...

A unica coisa que falta ao Marquez é carisma:
Muitas vezes o carisma transcende a habilidade para o desempenho em pista.

O Rossi tinha um carisma enorme, era maior que o campeonato. Será sempre uma lenda, se calhar a maior de todas, independentemente da víbora que possa ou não ser;

Gostava que aprofundasses o tratamento diferenciado de que falas...

Que eu me lembre, apenas nos anos 80 havia specs de pneus diferentes, fosses oficial ou privado... o Sito Pons sofreu bem esse tratamento vigente à época. De resto não tenho conhecimento oficial de nada. Há muita especulação em meios de informação espanhóis do tratamento diferenciado que o Rossi recebia da Michelin, mas não dou crédito a essas histórias;

Agora não sei precisar, mas na altura havia muito atrito por causa dos pneus, tenho a vaga ideia de que o Rossi uma vez até chegou a usar um composto de marca diferente do seu colega de equipa, não sei se não foi na altura da Bridgestone.

Outro episódio que aconteceu com os Michelin entre o Rossi e o Lorenzo, foi que um deles gostava mais dos pneus com as laterais mais rijas (acho que era o Lorenzo, pela sua velocidade elevada em curva em apoio) e o outro ao contrário.
A Michelin o que fez não foi atender ao mesmo tempo as pretensões de cada um, levava o mesmo tipo de pneus para X corridas, daí quando os pneus atendiam ao gosto do Rossi, este tinha uma performance melhor que o Lorenzo e depois passava-se ao contrário, quando a Michelin levava os tipos de pneus mais ao gosto do espanhol.

Last edited:
coitado do nhanhaia, que lhe deram 2 títulos...

Só porque um piloto ganha corridas por ser mais rápido, mantendo o fair play e respeito pelos outros, e sem fazer grande alarido, não quer dizer que lhe tenha sido dado.

Não compreendo como é que se pode apoiar um indivíduo como o marquez, sem qualquer carácter, honra ou juízo, colocou em risco vários pilotos, por diversas vezes, apenas por não aceitar que era mais lento, criou várias vezes confusão nos treinos e qualificações, interrompendo voltas dos outros e causando caos, por tentar andar sempre à boleia (chupa ruedas), em corrida após corrida, a forçar ultrapassagens empurrando pilotos para fora da pista, arrancando bocados das motas dos outros, e NUNCA foi devidamente punido.

Tem histórico de problemas, quedas e toques com praticamente todos os pilotos do grid, ao miguel já mandou 2 ou 3 vezes ao chão, ia matando o zarco duas vezes... Nem os colegas espanhóis o suportam.

Pode ser que ganhe o campeonato este ano, é-me indiferente se ganhar e reconheço o mérito, mas cada vez que ele cai fico contente, e se não for campeão este ano, vou celebrar[:D]

Acho que nenhum deles pode ver os outros, são todos uns egocêntricos do pior;

Todos eles têm telhados de vidro, não há aqui anjinhos e todos usam as armas que têm pá, que raio de celeuma com o Marquez...

Relativamente às ultrapassagens... enfim...

Lembras-te da condução suicida do Simoncelli?

Lembras-te do Rossi vs Gibernau ou Rossi vs Lorenzo ou Doohan vs Criville em Jerez?

Lembras-te do Rossi vs Stoner em Laguna seca?

Lembras-te do pontapé do Rossi ao Marquez na Argentina?

Lembras-te da vergonha que foi o título do Capirossi em 125cc? Na ultima corrida todos os italianos andavam a tentar mandar ao chão o Spaan...

Lembras-te da condução do Melandri vs Alzamora na ultima corrida do ano do título do Alzamora?

Há tantos exemplos menos correctos dos nossos pilotos favoritos;

Mais, muitas vezes criticamos o nosso Miguel por não chupar rodas na classificação, mas criticamos quem o faça que não ele;

Concedo que não goste do nhanhaia... que andou a disputar um título de Moto2 com o nosso Miguel... Às tantas ficou-me atravessado desde então...

Back