motor acelarado

mas hoje aconteceu me melhor.
eu estava numa fila de carros e era a descer e eu pus o carro em ponto morto e larguei a embraiagem, o motor estava nas rpm normais no relanti e quando tiro o pé do pedal do travão e deixo o carro ir em relenti , olho para o ponteiro das rpm subiu logo para perto das 1000 rpm e quando parava o carro o ponteiro descia para o normal do relanti. depois testei com o pé no pedal da embraiagem e já não acontecia nada.
eu acho isto estranho.

Isso acontece geralmente nos motores a gasolina, nos Diesel pode haver um aumento do ralenti a frio, mas praticamente nao se da por ele [;)]

Sim, principalmente motores a gasolina, a gasóleo já conduzi centenas deles mas nunca reparei nesse pormenor.
Aliás eu só conheço as faixas de rotação ao ligar o carro a frio nos carros que foram meus até hoje...

eu estava numa fila de carros e era a descer e eu pus o carro em ponto morto e larguei a embraiagem, o motor estava nas rpm normais no relanti e quando tiro o pé do pedal do travão e deixo o carro ir em relenti , olho para o ponteiro das rpm subiu logo para perto das 1000 rpm e quando parava o carro o ponteiro descia para o normal do relanti. depois testei com o pé no pedal da embraiagem e já não acontecia nada.
eu acho isto estranho.

Muito estranho, começa cada vez mais a ser caso de diagnóstico num mecânico.
Principalmente se for no que te trocou a embraiagem.

eu acho isto estranho.

O meu 1.6 TDI faz algo parecido desde o dia em que o tenho, quando por exemplo vou a travar para parar completamente com a embraiagem a fundo só fica ao relanti normal de ~800 rpm se estiver completamente parado fora isso fica entre as 800 e 1000. Assim como quando o ligo a frio a rotação inicial encosta-se ou passa as 1000 (depende do frio) e depois passados dois minutos no máximo desce para as normais ~800rpm.

Última edição:
Eu acho que tu só começaste a notar isso depois de mudares a embraiagem, e deve ter sempre acontecido.

De qualquer das formas, o que relatas não é preocupante. Se acontece quando travas pode estar relacionado com a bomba de vácuo de travagem que pode ser eléctrica e acelera o motor quando a usas.

Hoje falei com o mecânico que assiste o meu carro, e perguntei-lhe por isto. O que me explicou, de um modo, rápido, foi que a embraiagem pode estar directa ou indirectamente relacionada com esse fenómeno:

- De um modo directo, se houver algo relacionado com o volante do motor.
- De um modo indirecto, se estiver relacionado com alguma peça que se desmontou para se chegar à embraiagem, como p.e. a caixa.

Foi uma conversa breve, pelo que não sei explicar melhor, mas também me referiu que há carros que acabam por acertar o regime de ralenti, e outros não (infelizmente não perguntei o porquê da diferença). Pode ser que fique para uma próxima.

Boas user Truck. É normal o carro ficar mais acelerado quando o motor está frio mas depois de aquecer um pouco tem de normalizar numa rotação mais baixa, se isso não acontece no teu carro tens aí algum problema. Como esse sintoma só apareceu depois de teres efectuado a troca da embraiagem o mais certo é o problema ter aí a sua origem. Um dos sensores que costuma enviar informação à centralina para controlo do relantim é o sensor da temperatura do liquido de refrigeração do motor mas existem outros. Pede ao mecânico para ligar o carro à maquina e ele que verifique em tempo real se os valores que cada sensor devolve está dentro dos parâmetros que são esperados pela centralina.

A outra situação que falas de o carro acelerar sozinho quando o deixas rolar em ponto morto, não tendo certeza acho que é normal. O meu Corsa 1.3cdti também faz isso e no manual do carro fala precisamente sobre isso. Diz para nunca deixar rolar o carro em ponto morto porque a poupança de combustível só se verifica quando o carro leva uma mudança engrenada e o pé fora do acelerador.

eu ando sempre com o carro engatado mas naquele caso estava numa fila de carros eu pus em ponto morto.
mas antes de por embraiagem nova ela não me fazia isso, só agora é começou.

Voltar
Superior