motor queima de repente.

Caso muito estranho, só me resta acreditar que, ou há algo nessa história que falta contar, ou então que ao teu amigo calhou aquele "caso num milhão". É que esse dCi dura e dura e dura...

Houve uma altura em que os 1.5dci tinham uns problemas...não era relacionado com o que foi descrito no 1º post?

Passagem de água para o óleo e vice-versa?

De qualquer forma acho estranho, e preocupante, ter sido tão rapidamente. Esse motor não deve ter ficado (ou já nem estava) nada bem. De facto não sei se vale a pena reparar.

[:)][:)]

Estas juntas que estão aí a falar são as "mesmas" que davam raia nos série K da Rover?

Os série K da Rover eram conhecidos pelas juntas apodrecerem lá para os 100mil...mas acho que não era imediato nem tão catastrófico como o que aqui se passou.

Os Pugs 106 tb. tinham um problema com a junta da cabeça, acho eu.

Houve uma altura em que os 1.5dci tinham uns problemas...não era relacionado com o que foi descrito no 1º post?

Passagem de água para o óleo e vice-versa?

De qualquer forma acho estranho, e preocupante, ter sido tão rapidamente. Esse motor não deve ter ficado (ou já nem estava) nada bem. De facto não sei se vale a pena reparar.

Não. Foram as primeiras séries dos 65cv e estava relacionado com a bomba de alta pressão que soltava limalhas de aluminio no interior, entupindo os injectores.

Tambem houve problemas com os apoios da cambota.[;)]

o carro e de 2005, sempre teve os cuidados normais, o carro estava a trabalhar bem, nao puxar a frio etc, o consumo estava normal, o trabalhar estava bom, entre revisões nao precisava de acrescentar oleo ,a minha tem um trabalhar mais feio e menos km, na minha ouve-se mais as válvulas do que na dele, única vez que foi a oficina foi trocar um rolamento traseiro e um tubo do ic que rompeu, fora disso foi sempre meter gasóleo. aconteceu instantâneo.

obrigado pelas repostas, vai levar um motor novo(usado).

eu e que ando a ficar com medo com medo a minha:(, ja e a segunda que conheço que acontece isto, e perto dos 90mil/km.

Nunca ouvi ninguém dizer que se deve trocar juntas de cabeça como plano de manutenção.. Lê-se aqui cada coisa que dói. Junta da tampa das válvulas concordo. Às vezes até a meter apertam-se demais e como aquilo é cortiça deixa de fazer o que é devido pois é passada de lado a lado ao fechar, agora a da colaça.. Jasus.

O problema relatado não é nada comum acontecer num 1.5 dCi, independentemente da variante de potência.

Aliás, não há conhecimento de problemas relacionados com a cabeça, juntas de cabeça ou mesmo de blocos nos 1.5 dCi.

O problema relatado não é nada comum acontecer num 1.5 dCi, independentemente da variante de potência.

Aliás, não há conhecimento de problemas relacionados com a cabeça, juntas de cabeça ou mesmo de blocos nos 1.5 dCi.

Não há? [;)]
O que é mais comum nos 1.5 DCi de 65cv até 2002 ou um pouco mais é precisamente o bloco do motor poder rachar.

o carro e de 2005, sempre teve os cuidados normais, o carro estava a trabalhar bem, nao puxar a frio etc, o consumo estava normal, o trabalhar estava bom, entre revisões nao precisava de acrescentar oleo ,a minha tem um trabalhar mais feio e menos km, na minha ouve-se mais as válvulas do que na dele, única vez que foi a oficina foi trocar um rolamento traseiro e um tubo do ic que rompeu, fora disso foi sempre meter gasóleo. aconteceu instantâneo.

obrigado pelas repostas, vai levar um motor novo(usado).

eu e que ando a ficar com medo com medo a minha:(, ja e a segunda que conheço que acontece isto, e perto dos 90mil/km.

Desculpa insistir, mas o carro foi comprado novo?

desculpa nao ter respondido, nao foi comprado com 30 e poucos mil/km com 3 anos.

[;)]

Se o teu amigo sempre tratou impecavelmente do veículo como garantes, parece-me que o problema está nesses 30.000km...que provavelmente seriam muitos mais....sabe-se lá em que condições.

Curioso é que li o que disse num documento interno com um losango [;)]
Isso em 2002.

Mas também não interessa para aqui se o carro é de 2005 já não tem esse problema.

Pois, mas a prática não é isso que diz. [;)]

Cabeças rachadas, existirão com certeza, mas "O que é mais comum nos 1.5 DCi de 65cv até 2002" não é certamente esse problema.

[;)]

Se o teu amigo sempre tratou impecavelmente do veículo como garantes, parece-me que o problema está nesses 30.000km...que provavelmente seriam muitos mais....sabe-se lá em que condições.

sim isso nunca se sabe como foram feitos os 30mil, mas depois disso ja levou 50mil sem problemas, e estoirou.

ps:seriamente ando a pensar em vender a minha... :(:(:(:(

Nada a ver. O que é mais comum nas primeiras unidades 1.5 dCi 65cv é;

- Bomba de alta pressão e consequentemente injectores.
- Apoios da cambota.

Apoios dos parafusos da cambota. [;)]

Acreditas no que quiseres [;)]

Blocos dCi a rachar até 2002 simplesmente não há conhecimento...

A não ser que estejam todos a rachar neste momento... [:D]

Mais problemas que poderão surgir em veículos equipados com motor 1.5 dCi de 2001 / 2002, mais comuns:

- relés de alimentação do motor de arranque;
- tensor da correia de distribuição (mas apenas em veículos sem AC);
- desprogramação da centralina.

Curiosamente, nenhum destes componentes faz parte do bloco.

Voltar
Superior