Motor TOYOTA

HMorim

New member
Crio este tópico para tentar perceber qual poderá ser o problema que tenho verificado no motor do meu TOYOTA COROLLA XL de 92.

O que sucede é que desde á uns tempos, a resposta do motor a altas rotações era um "soluçar" que fazia com que o desenvolver fosse bastante lento. Quanto puxava a 2ª, apartir dos 80km/h começava a soluçar, a 3ª apartir dos 110, a 4ª aos 140, a 5ª aos 150/160. Depos de forçar uma 1ª vez nesta situação descrita, já não fazia mais. A sensação que dava era que a gasolina não lhe chegava, quando isso sucedia o desenvolvimento era muito lento e parecia que ia engasgado, como quando se acelera a uma velocidade muito baixa numa mudança alta.
E em ponto morto tinha um trabalhar inconstante, parecendo ás vezes que se ia desligar, tinha os tais "soluços".

Esta situação, coindiciu com uma altura em que deixei a reserva do depósito ir muito abaixo, duas vezes seguidas, como nunca antes tinha acontecido. E sendo que o carro tem 17anos, 148000km, é possível que tenha resíduos no fundo do depósito e fosse essa a causa, pensei eu.
Então, em vez de pôr aditivos, fiz dois depósitos com gasolina aditivada, verificaram-se melhoras efectivamente, a 2ª passou a "engasgar" aos 90, a 3ª aos 120/130, a 4ª aos 150.
O trabalhar ao "rolentim" também melhorou, mas passei a verificar que em andamento que não fosse aceleração, em velocidade constante ou em abrandamento ligeiro, os tais "soluços" acontecem com alguma frequencia!

Entretanto, passados 3 ou 4meses dos sintomas, o carro foi para a oficina, optou-se por não mexer no motor(é virgem, e depois da 1ª, pode gostar e passar o tempo nisso), entre outros serviços, em relação a esta situação, mudou-se apenas o filtro de gasolina...e optei por fazer um tratamento com aditivos, de um produto que lá tinham.

Resultados verificados:
- o trabalhar parado do motor está a bem dizer normal, muito esporadicamente lá dá um soluço fraco.
- a acelaração até altas rotações, a 2ª já chega aos 100km/h, não me recordo de antes ter ido muito mais longe que isso.
- a 3ª às vezes tem os sintomas aos 120, outras vezes aos 140, a 4ª já só noto alguma coisa aos >150/160
Notam-se melhoras significativas.
Mas o que não noto melhoras é em andamento, em velocidade constante, ou em abrandamento ligeiro, aqueles soluços sucedem-se, são suaves e não atrapalham nada. Mas são irritantes e preocupantes, não percebo a sua origem. Não queria nada ter de deixar o motor entregue a uma mecânico para fazer experiencias, tendo que abrir o motor e mexer lá nas coisas.

Peço desculpa pelo texto demasiado longo, mas tentei explicar o melhor possível para que alguém com conhecimento de causa me possa dar algum tipo de ideia ou aconselhamento, que agradeço desde já, Obrigado!

Quantos quilómetros tinha o carro quando foram mudadas as velas?

Não me recordo, lembro que na altura puseram umas supostas velas de qualidade "superior", mais eficientes e que melhoravam o consumo...bla bla bla, foram 50€
penso que já completaram seguramente 4anos, logo devem ter uns 45.000 a 50.000km...quer dizer que o carro deveria ter na altura entre 90 a 100.000km

*a ignição funciona perfeitamente, nesse aspecto as velas não têm qualquer sintoma!

Last edited:
pode ser velas, os cabos de vela, o rotor, o filtro do ar...

Os filtros são novos, até o de gasolina.
Não percebo muito de mecânica, pensava que issencialmente as velas estavam ligadas à ignição.

O que é o rotor??

Que pode ser muita coisa já estou ciente, na própria oficina disseram bastantes causas possiveis.
Mas como os sintomas são um pouco estranhos, tinha de se andar às experiências para perceber o que se passa realmente.

Os filtros são novos, até o de gasolina.
Não percebo muito de mecânica, pensava que issencialmente as velas estavam ligadas à ignição.

O que é o rotor??

Que pode ser muita coisa já estou ciente, na própria oficina disseram bastantes causas possiveis.
Mas como os sintomas são um pouco estranhos, tinha de se andar às experiências para perceber o que se passa realmente.

o rotor e a tampa do distribuidor:

Distribuidor.242164329_std.jpg

pode também ser dos platinados e o condensador:
img

o rotor e a tampa do distribuidor:

pode também ser dos platinados e o condensador:

é normal este comportamento do carro de forem algumas dessas peças??
em aceleração está tudo bem, só se notando em altas rotações, e em velocidade constante??

"Abrir" o motor?[:D]
Se não é o XLi e ainda é de carburador, poderá ter giglers entupidos.
Com jeito nem é preciso desmontá-los, na oficina saberão do que falo.
As velas, não sendo de platina, têm kms a mais.

"Abrir" o motor?[:D]
Se não é o XLi e ainda é de carburador, poderá ter giglers entupidos.
Com jeito nem é preciso desmontá-los, na oficina saberão do que falo.
As velas, não sendo de platina, têm kms a mais.

É o Corolla XL 1.3 Hatchback de 92...a gasolina

com essa dos "giglers" é que me deixas assim mesmo :confused:!!

se as velas tem kms a mais não sei, na altura que meti estas, era suposto durarem bem mais que as "normais", se são de platina também não sei dizer:sh)

É o Corolla XL 1.3 Hatchback de 92...a gasolina

com essa dos "giglers" é que me deixas assim mesmo :confused:!!

se as velas tem kms a mais não sei, na altura que meti estas, era suposto durarem bem mais que as "normais", se são de platina também não sei dizer:sh)

O teu Corolla é o E90 ou E100?
Se é de 92, deverá ser o E90, logo é a carburador.

Last edited:
O teu Corolla é o E90 ou E100?
Se é de 92, deverá ser o E90, logo é a carburador.

é o E90 sim

então se é a carburador, os tais giglers estão fora de questão é isso??

pelas hipoteses aqui faladas, sobra potencialmente as velas com kilometros a mais, os platinados(que também falaram na oficina), ou o rotor??

também me falaram na oficina de um "avanço"...penso que não estou a confundir:confused:...é uma peça que parece um "flute" de champanhe, mas sem a parte para o liquido[:D]

é o E90 sim

pelas hipoteses aqui faladas, sobra potencialmente as velas com kilometros a mais, os platinados(que também falaram na oficina), ou o rotor??

também me falaram na oficina de um "avanço"...penso que não estou a confundir:confused:...é uma peça que parece um "flute" de champanhe, mas sem a parte para o liquido[:D]

Não, sendo o E90 (carburador), os giglers também devem entrar na equação.

é o E90 sim

viva,

estamos a falar do motor 2E , 12 válvulas ?

mesmo problema por estes lados.

o teu não encharca ?

segundo a toyota de Gaia, e depois de 200 gastos, na desmontagem e limpeza de carburador e respectiva afinação, o "starter" está KO. ( ou seja, sem o problema resolvido), demoraram 3,5 a desmontar, limpar, montar e afinar.... enfim [:)]

o starter é uma peça que está acopolada ao carburador, ( a olhar de frente para o motor, do lado esquerdo), é essa peça que faz a gestão do ar, a medida que o motor aquece, vai diminuindo a rotação.

pelos vistos, o interior tem uma cera, que a medida que o motor aquece, vai derretendo, fazendo com o que fique aberto.

essa peça custa 200 euros.

caricatamente, o meu, neste momento, está trabalhar bem, de vez em quando manda uns soluços ... mas arranjou-se sozinho [:)]

apesar de desconfiar que não seja essa peça.

engraçado, é que com esta situação, e após algumas pesquisas, descobri que há um kit da weber para estes motores, que substitui integralmente o sistema original... ainda andei a guerra no ebay... mas fugiu [s)]

Sílvio

Boas,

Tive 2 corollas entre 1988 e 1992 mas sempre que fazias as revisões (acho que eram de 15MK/15MK) e mesmo que desnecessário, trocava sempre de velas pois notavam-se consumos e respostas do motor significativos.

A bateria tem influência durante o andamento? contribui em alguma coisa para o desempenho do motor?

A bateria tem influência durante o andamento? contribui em alguma coisa para o desempenho do motor?

num carro a gasolina pode influenciar... pois a faisca fica mais fraca e o desempenho pode alterar-se

num carro a gasolina pode influenciar... pois a faisca fica mais fraca e o desempenho pode alterar-se

Tive de mudar de bateria à cerca de uma semana, sendo que a mesma ainda estava na garantia pois tinha sido colocada à pouco mais de 1 ano.
A verdade é que o problema, que descrevi no início deste tópico, com o desempenho do motor, melhorou bastante mesmo.
Logo depois de sair da oficina com a nova bateria notei uma melhoria da resposta do motor, deixando de soluçar a baixa velocidade, e posteriormente notei também que em altas rotações o desempenho era bom, e o soluçar também havia desaparecido.

Voltando atrás no tempo, o problema com o motor surgiu também à pouco menos de 1 ano, levando a crer que a bateria poderá mesmo ser a responsável.
No entanto, e apesar do pouco conhecimento de mecânica, achei que isto seria um pouco estúpido, porque não sabia que a bateria tem influência com o motor. Dizem que o carro estando a trabalhar, até se pode tirar a bateria fora...:confused:

Back