Mas acho o quê? Acerca dos SOx? Isso não é problema intrinseco ao tipo de motor. Tem a ver com a qualidade do combustível. Se a lei apertar, como irá acontecer, os diesel passam a emitir menos poluentes destes.
Filtros de partículas: Se for obrigatorio em todos os carros (que há-de ser), este problema também se reduz. Continuará a emitir mais que os otto, mas a gravidade da questão é muito menor.
NOx: Com as EGR, este problema está suficientemente controlado. Era (e continua a ser) mais grave nos diesel.
CO2: depende dos consumos do carro. Se gasta mais, emite mais CO2. Não há volta a dar.
CO: Problema controlado também com os catalizadores. Mais grave no caso dos otto.
HC: Também é algo que tem vindo a ser resolvido. Era mais grave nos otto.
Facto: em situações de motor ainda fora da sua temperatura optima de funcionamento (o catalizador não está a funcionar também a 100%), o problema de CO e HC dos otto é grave e continuará a ser. Depois de 5 a 10 mins de funcionamento, a situação atenua-se.
Outro facto: Em situações de transito lento (em cidade), os otto são muito mais gastadores devido ao fraquissimo rendimento em comparação com os diesel (principalmente nesta situação - transito lento). Isto obriga a maior emissão de poluentes, nomeadamente de CO2.
Que posso eu negar? Só estou a relatar factos e a dar considerações sobre estes. As minhas considerações podem ser discutíveis (tais como as da monicamelo) mas os factos são inegáveis. Agora, cada um que faça a análise que quiser, desde que baseada nos factos.
Isso de atirar para o ar "o diesel manda particulas por isso polui mais!" ou "o CO dos otto não faz mal porque O CO dos fumadores é também um problema com muita gravidade!", para mim revela ou falta de conhecimento do assunto, ou dizer mal por dizer ou seguidor da tendencia que "Só o que conseguimos ver é que polui. Eu vejo o fumo preto, isso é poluição. Tudo o resto é invisivel, não polui".
Em jeito de conclusão, a minha posição centra-se em dizer que é impreciso dizer que o diesel polui mais pelo simples facto que O diesel emite mais poluentes de um tipo e menos de outros e os vários poluentes são diferentemente gravosos para o ambiente e saude das pessoas.
cumps