Motores a diesel menos poluentes ?

err... falaram de poluição causada pelos carros... o CO É um poluente importante, dado que mata em poucos segundos em concentrações baixíssimas e os motores otto, principalmente os antigos, emitiam disso e bem. Daí o suicídio nas garagens fechadas com o carro ligado q se vê nos filmes. Com carros a diesel, esse suicídio seria um processo mto mto longo...

cumps

citação:Originalmente colocada por colin

err... falaram de poluição causada pelos carros... o CO É um poluente importante, dado que mata em poucos segundos em concentrações baixíssimas e os motores otto, principalmente os antigos, emitiam disso e bem. Daí o suicídio nas garagens fechadas com o carro ligado q se vê nos filmes. Com carros a diesel, esse suicídio seria um processo mto mto longo...

cumps
Seria sobretudo muito mais doloroso![:p] Só com o ácido sulfúrico a formar-se nos pulmões...[|)]

citação:Depois há a questão dos gases provocadores do efeito de estufa e com potencial de criar alterações climáticas. E ai, os diesel são muito mais amigos do ambiente. Um diesel emite normalmente 35 a 40%, menos gases desse tipo (CO e CO2), para o mesmo tipo de utilização que um otto equivalente..

não concordo, pois o diesel liberta mais co2 do que o otto, apenas por ser mais economico que altera as contas, pois basta ver um otto que consuma o mesmo que um diesel que o otto liberta menos co2. quero com isto dizer que em cada litro consumido o diesel liberta mais co2 que o a gasolina e basta pegar numa tabela de carros que dá para constatar isso.

citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

citação:Originalmente colocada por colin

cumps
Seria sobretudo muito mais doloroso![:p] Só com o ácido sulfúrico a formar-se nos pulmões...[|)]

Está a ver?! Está a começar a entender... [:p] Está a perceber a diferença entre um composto poluente e outro tóxico / venenoso. Submetido a uma exposição de gases de escape, o ser humano sucumbe muito mais rapidamente a um agente tóxico/venenoso, no caso o CO, do que à combinação resultante de ácido sulfúrico. ;)

Aliás se está assim tão preocupado com esses iões não o aconselho a beber água mineral, nem Coca-cola, nem quaisquer outros refrigerantes. Veja a composição desses líquidos e verá lá os carbonatos (dão origem ao ácido carbónico :D) os nitratos (dão origem ao ácido nitrico :D) e admire-se, os sulfatos e sulfuretos, que dão origem aos ácidos sulfúricos e sulfurosos :D:D:D

Vá lá.... Vá lá beber um pouco de água destilada [}:)][}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por mundano

Devo então presumir que os otto são melhores porque nos trazem uma morte rápida e indolor...

Pergunta a quem o disse![:p]

A questão é que os Diesel não são menos poluentes, por muito que gostassem que assim fosse![|)]

quanto aos oxidos d enxofre os diesel ainda emitem cerca de 19 vezes mais do que os otto, pois a norma euro 5 do protocolo de kiotto apenas vai ter em conta o sox e o nox, e aí parece que os diesel vão ter para alem do catalizador, o fap ainda terão mais um filtro catalítico para estas emissões.

citação:Originalmente colocada por Afcivic

não concordo, pois o diesel liberta mais co2 do que o otto, apenas por ser mais economico que altera as contas, pois basta ver um otto que consuma o mesmo que um diesel que o otto liberta menos co2. quero com isto dizer que em cada litro consumido o diesel liberta mais co2 que o a gasolina e basta pegar numa tabela de carros que dá para constatar isso.

Isso é o mesmo que dizeres algo do tipo: "se a minha avó tivesse rodas era uma mota"...

Se os otto gastassem tanto como os diesel, até podiam poluir menos.. Mas como a eficiência termica do ciclo diesel é muito superior à do ciclo otto, no mundo real um diesel consome menos e emite menos gases potenciadores do efeito estufa..

A questão é que os Diesel não são menos poluentes, por muito que gostassem que assim fosse![|)]

Não.. A questão é que os otto não são menos poluentes, porque muito que gostasses que assim fosse..

E duvido que por muito que tentes, consigas provar por A+B que eu estou errado.

citação:Isso é o mesmo que dizeres algo do tipo: "se a minha avó tivesse rodas era uma mota"...

Se os otto gastassem tanto como os diesel, até podiam poluir menos.. Mas como a eficiência termica do ciclo diesel é muito superior à do ciclo otto, no mundo real um diesel consome menos e emite menos gases potenciadores do efeito estufa..

posso te dizer que o meu carro emite menos que qualquer diesel, da sua potência ou consumo e é a gasolina.;)

Não.. A questão é que os otto não são menos poluentes, porque muito que gostasses que assim fosse..

tu até podes achar que estás certo, mas uma coisa é certa, basta olhar para as traseiras dos fumarolas daqueles que nem gostam muito de os lavar para ver isso, ou até para alguns governos por esse mundo fora a proibirem a entrada de veiculos diesel em algumas cidades (nova iorque, tokio,....)mas esses não devem saber o que fazem.

citação:Originalmente colocada por monicamelo
Está a ver?! Está a começar a entender... [:p] Está a perceber a diferença entre um composto poluente e outro tóxico / venenoso. Submetido a uma exposição de gases de escape, o ser humano sucumbe muito mais rapidamente a um agente tóxico/venenoso, no caso o CO, do que à combinação resultante de ácido sulfúrico. ;)

Suicidio?

Quem falou mesmo em argumentos de desespero? [}:)][}:)][}:)]

É que caso não te recordes, o CO, mais tarde ou mais cedo, acaba por gerar CO2 e continua o ciclo do Carbono. As partículas permanecem. Os SOx dão cabo dos monumentos (já que não te preocupas com os pulmoes...). E o CO só mata realmente quem o procura em concentração suficiente (a tal atitude suicida). Isso não acontece em espaços abertos onde é suposto os automoveis circularem, mas em garagens fechadas (mais uma vez, como nos filmes).[8)]

Mas acho o quê? Acerca dos SOx? Isso não é problema intrinseco ao tipo de motor. Tem a ver com a qualidade do combustível. Se a lei apertar, como irá acontecer, os diesel passam a emitir menos poluentes destes.

Filtros de partículas: Se for obrigatorio em todos os carros (que há-de ser), este problema também se reduz. Continuará a emitir mais que os otto, mas a gravidade da questão é muito menor.

NOx: Com as EGR, este problema está suficientemente controlado. Era (e continua a ser) mais grave nos diesel.

CO2: depende dos consumos do carro. Se gasta mais, emite mais CO2. Não há volta a dar.

CO: Problema controlado também com os catalizadores. Mais grave no caso dos otto.

HC: Também é algo que tem vindo a ser resolvido. Era mais grave nos otto.

Facto: em situações de motor ainda fora da sua temperatura optima de funcionamento (o catalizador não está a funcionar também a 100%), o problema de CO e HC dos otto é grave e continuará a ser. Depois de 5 a 10 mins de funcionamento, a situação atenua-se.

Outro facto: Em situações de transito lento (em cidade), os otto são muito mais gastadores devido ao fraquissimo rendimento em comparação com os diesel (principalmente nesta situação - transito lento). Isto obriga a maior emissão de poluentes, nomeadamente de CO2.

Que posso eu negar? Só estou a relatar factos e a dar considerações sobre estes. As minhas considerações podem ser discutíveis (tais como as da monicamelo) mas os factos são inegáveis. Agora, cada um que faça a análise que quiser, desde que baseada nos factos.

Isso de atirar para o ar "o diesel manda particulas por isso polui mais!" ou "o CO dos otto não faz mal porque O CO dos fumadores é também um problema com muita gravidade!", para mim revela ou falta de conhecimento do assunto, ou dizer mal por dizer ou seguidor da tendencia que "Só o que conseguimos ver é que polui. Eu vejo o fumo preto, isso é poluição. Tudo o resto é invisivel, não polui".

Em jeito de conclusão, a minha posição centra-se em dizer que é impreciso dizer que o diesel polui mais pelo simples facto que O diesel emite mais poluentes de um tipo e menos de outros e os vários poluentes são diferentemente gravosos para o ambiente e saude das pessoas.

cumps

Não preciso de te provar nada. Estás errado![:p] Se estiveres disposto, faz a tua pesquisa. Se quiseres permanecer na ignorãncia, é contigo!;)

Não preciso de te provar nada. Estás errado![:p] Se estiveres disposto, faz a tua pesquisa. Se quiseres permanecer na ignorãncia, é contigo!;)

Eu disse logo que não ias conseguir provar.. [:p]

Em relação a pergunta acho que os carros equipados com o 1.6 hdi/tdci 110cv com filtro de partículas uma boa relação performance respeito pelo ambiente.

Em primeiro lugar, ainda ninguém provou por A+B (como tu gostas) que o CO2 é responsável pelo efeito de estufa. Depois, o "efeito de estufa" devia ser a menor das preocupações quando se fala em emissões de escape.[|)]

Caso não saibas, muito antes do Otto ter nascido, já a Terra tinha atravessado vários ciclos climáticos. Eles existem (mais uma vez) quer tu queiras, quer não. Não são os carrinhos que os vão alterar (quando muito, adiam a próxima Era glacial, o que pessoalmente acho optimo)!;)

Voltar
Superior