Mudaça óleo ancipada

Trocar de lubrificante antes do intervalo preconizado deveria ser crime ecológico.
Só gente parada no tempo é que não entende que avançamos e que os lubrificantes hoje são completamente diferentes dos nos anos 80 e até 90.
Se dizem até 30kkms é pq dá para ligeiramente mais, aliás vejos posts a falar de testes, e todos os testes que eu já vi e até presenciei deram sempre que os óleos estavam longe de atingir os padrões mínimos, já aqui o disse diversas vezes que nos grandes motores industriais e de navios em que mudar o lubrificante é muito caro que fazer uma análise ao óleo este só se muda após análise.
O meu kart nunca mudou o oleo, e fazia umas 18mil rpm!

A bic que uso diariamente também não mudou, nem conheço nenhuma que tenha precisado de mudar, e escreve MUITO!
Ou então podemos comparar o comparável.

Podes não os ter lido, mas nenhum teste bem conduzido te diz que um oleo com 30mil kms feitos em situação normal está em boas condições e não é recomendável trocar.
Pode não estar "no lixo", mas não está a cumprir a sua função adequadamente.
Depois tens outro tipo de utilizações mais extremas (percursos muito curtos por exemplo, frequentes nas grandes cidades), que diminuem mesmo MUITO a vida útil do oleo. não dura 30 mil, talvez metade...talvez.

O meu kart nunca mudou o oleo, e fazia umas 18mil rpm!

A bic que uso diariamente também não mudou, nem conheço nenhuma que tenha precisado de mudar, e escreve MUITO!
Ou então podemos comparar o comparável.

Podes não os ter lido, mas nenhum teste bem conduzido te diz que um oleo com 30mil kms feitos em situação normal está em boas condições e não é recomendável trocar.
Pode não estar "no lixo", mas não está a cumprir a sua função adequadamente.
Depois tens outro tipo de utilizações mais extremas (percursos muito curtos por exemplo, frequentes nas grandes cidades), que diminuem mesmo MUITO a vida útil do oleo. não dura 30 mil, talvez metade...talvez.

Nenhum teste me diz? Diz de maneira bem clara quais os parâmetros que estão dentro de especificação, e para alguns deles são bem conhecida a sua curva de degradação.
Só não são feitos para automóveis, embora nos EUA começa a existir um movimento neste sentido por razões ecológicas, porque é mais acessível trocar o lubrificante que testá-lo. Já vi dezenas de testes a ser feitos a pesados e máquinas de remoção de terras para averiguar reclamações.

Troca o óleo a cada 20 mil Km no máximo.
Mais que isso estás sujeito a criar borra.
Os óleos para 30/50 mil Km é em grande parte estratégia de marketing, eu não arriscava.

Não comparas pesados com ligeiros porque??

Ambos têm motores, neste caso a diesel.......................

Agora, tens de ver a utilização que dás ao carro, por isso é que existem as revisões anuais independentemente dos kms que percorres.

Sempre utilizei os óleos de 30mil, e nunca tive problemas. umas vezes mudava aos 26mil por exemplo, outras mesmo aos 30mil, sempre sem stress.

Agora, quem não sabe "conduzir", arranques a frio, rotações elevadas e "coices" no motor e para-arranca sem deixar que o óleo (motor) atinja a sua temperatura normal de funcionamento, vão retirando propriedades à qualidade e desgastando outros componentes mecânicos do motor.

Porque nao compara uma R1 com um Ferrari... ambos têm motor, e sao a gasolina.

Nao vamos entrar por ai, comparar um camiao com um carro é algo desproporcional ate pelo seu tipo de uso, rotaçao que fazem etc.

Nao é nao saber conduzir, o gasto do oleo nao é igual em todos os percursos. Um carro faça maioriaritamente cidade, nunca vai ter um oleo com a mesma degradaçao que um carro que faça muita AE. É algo basico de se perceber, dai que 30.000km nunca podem ser 30.000km em qualquer tipo de utilizaçao.

Prova disso:

Boa noite a todos,

Tenho 2 duvidas se alguem pode esclaracer, fico contente. Comprei um VW Polo Tdi Bluemotion 75 cv ano passado em Julho/Agosto, tive ir a Algarve levar meu filho pelo 1º vez a faculdade com o carro Quando eu fui buscar o carro tinha no menu do comp. do bordo que tinha que mudar o óleo em 20 0000 km e inspeção em 30 0000 km, o carro já tem 21 000km e está me avisar para fazer mudança do óleo,

Ou seja, um carro que tenha sensor de qualidade de oleo, a indicar que passado 21.000km para mudar o oleo. Mas a marca so recomenda aos 30.000km... se calhar, o uso fez uma rapida degradaçao do oleo e passado 21.000km o carro detecta que o oleo ja nao esta nas melhores condiçoes. Deitando por terra que se a marca diz 30.000km, é 30.000km. Nem deita por terra, ate porque 30.000km sao numa utilizaçao normal, o prazo depois é reduzido em condiçoes extremas, como andar sempre a fundo, ou fazer muita cidade, como certamente diz o manual.

Ou seja, seguir cegamente 30.000km ou o prazo da marca? Cada um faz o que quer, quando em certos usos, ate o proprio carro nao aconselha chegar a quilometragem da marca...

Depois temos outra parte, que sao marcas a reduzir o prazo de mudança de oleo, por problemas. Nao era a FIAT que chegou a recomendar prazos de 50.000km, e agora ja voltou aos 30.000km? A Renault nos 1.9 dci depois dos problemas dos turbos desceu dos 30 para os 20.000km salvo erro. Parece que afinal as marcas tambem nao sao de fiar a 100%.

Última edição:
Trocar de lubrificante antes do intervalo preconizado deveria ser crime ecológico.
Só gente parada no tempo é que não entende que avançamos e que os lubrificantes hoje são completamente diferentes dos nos anos 80 e até 90.
Se dizem até 30kkms é pq dá para ligeiramente mais, aliás vejos posts a falar de testes, e todos os testes que eu já vi e até presenciei deram sempre que os óleos estavam longe de atingir os padrões mínimos, já aqui o disse diversas vezes que nos grandes motores industriais e de navios em que mudar o lubrificante é muito caro que fazer uma análise ao óleo este só se muda após análise.

Ou então é marketing. Isso é só ser inocente, a Opel há uns anos recomendava 50.000km entre mudas, achas isso aceitável? Quero ver um teste de um óleo com essa quilometragem e o crente que o usou! O óleo não é só para o motor, também é para os turbos! (ver: Renault 1.9DCI)

Porque nao compara uma R1 com um Ferrari... ambos têm motor, e sao a gasolina.

Nao vamos entrar por ai, comparar um camiao com um carro é algo desproporcional ate pelo seu tipo de uso, rotaçao que fazem etc.

Nao é nao saber conduzir, o gasto do oleo nao é igual em todos os percursos. Um carro faça maioriaritamente cidade, nunca vai ter um oleo com a mesma degradaçao que um carro que faça muita AE. É algo basico de se perceber, dai que 30.000km nunca podem ser 30.000km em qualquer tipo de utilizaçao.

Prova disso:

Ou seja, um carro que tenha sensor de qualidade de oleo, a indicar que passado 21.000km para mudar o oleo. Mas a marca so recomenda aos 30.000km... se calhar, o uso fez uma rapida degradaçao do oleo e passado 21.000km o carro detecta que o oleo ja nao esta nas melhores condiçoes. Deitando por terra que se a marca diz 30.000km, é 30.000km. Nem deita por terra, ate porque 30.000km sao numa utilizaçao normal, o prazo depois é reduzido em condiçoes extremas, como andar sempre a fundo, ou fazer muita cidade, como certamente diz o manual.

Ou seja, seguir cegamente 30.000km ou o prazo da marca? Cada um faz o que quer, quando em certos usos, ate o proprio carro nao aconselha chegar a quilometragem da marca...

Depois temos outra parte, que sao marcas a reduzir o prazo de mudança de oleo, por problemas. Nao era a FIAT que chegou a recomendar prazos de 50.000km, e agora ja voltou aos 30.000km? A Renault nos 1.9 dci depois dos problemas dos turbos desceu dos 30 para os 20.000km salvo erro. Parece que afinal as marcas tambem nao sao de fiar a 100%.

Foi a OPEL que chehou a recomendar os 50.000km e que entretanto reduziu. [;)]

Troca o óleo a cada 20 mil Km no máximo.
Mais que isso estás sujeito a criar borra.
Os óleos para 30/50 mil Km é em grande parte estratégia de marketing, eu não arriscava.

Estratégia de marketing de quem?
Então as marcas de auto e lubrificantes não tem interesse em vender mais oleo?

Ou então é marketing. Isso é só ser inocente, a Opel há uns anos recomendava 50.000km entre mudas, achas isso aceitável? Quero ver um teste de um óleo com essa quilometragem e o crente que o usou! O óleo não é só para o motor, também é para os turbos! (ver: Renault 1.9DCI)

Acho perfeitamente aceitavel, porque esse oleo custava uam fortuna, e a Opel só abandonou esse sistema por 3 razões:
- O oleo era tao oneroso que os clientes fugiam logo;
- O carro fazia até 50.000 como alias diz em todos os outros, era raro o que fazia mais de 30000;
- Os problemas pelas regenerações não finalizadas acabou por fazer com que muitas vezes aos 25kkm fosse preciso mudar o que não era uma vantagem.

Mais uma vez marketing de quem? De duas entidades que querem vender o maximo de lubrificante possivel e vao fazer estrategias que visam diminuir vendas?
Aqui na empresa andaram varios 1.3 cdti com esse plano e fizeram alegremente os seus 150kkms sem problemas.

O que consideras "sem stress"? 150.000km? É que isso não é nada para um motor moderno. Eu de vez em quando aperto bem com o meu motor na AE, nunca na vida o faria com óleo com 30.000km. Já fizeste alguma análise ao óleo para justificar esse intervalo de troca? Seguir cegamente as recomendações do fabricante só os favorece a eles...

Por acaso até tenho por perto uma Fiorino de serviço, de 2008, já com mais de 300mil, com revisões de 30 mil e problemas nada. já substituiu uma embraiagem e um kit da corrente de distribuição. e "todos" pegam nela, inclusive com muita cidade à mistura.[;)]

Nenhum teste me diz? Diz de maneira bem clara quais os parâmetros que estão dentro de especificação, e para alguns deles são bem conhecida a sua curva de degradação.
Só não são feitos para automóveis, embora nos EUA começa a existir um movimento neste sentido por razões ecológicas, porque é mais acessível trocar o lubrificante que testá-lo. Já vi dezenas de testes a ser feitos a pesados e máquinas de remoção de terras para averiguar reclamações.
Exacto.
Quando trabalhava em autocarros, também mudavamos o oleo aos 100mil (5-7 meses) e faziamos testes regulares para ver se o intervalo se mantinha adequado.

Agora onde é que isto se aplica em carros? em lado nenhum.

Exacto.
Quando trabalhava em autocarros, também mudavamos o oleo aos 100mil (5-7 meses) e faziamos testes regulares para ver se o intervalo se mantinha adequado.

Agora onde é que isto se aplica em carros? em lado nenhum.

Se leres com atenção, verás que já disse que apenas não é feito porque o custo do teste ainda é elevado pelo que é mais fácil trocar, e também por claro hábito e pressão da indústria.

O que não entendo é que antes escreveste que nenhum teste te dizia o que acabaste de escrever que presenciaste.

A pressão ambiental vai obrigar a que tenhamos mais cuidado com trocas de lubrificante, aliás no USA como já referi já existem kits basicos que permitem aferir de forma simples o estado, cada vez mais teremos oleos mais caros e com maior periodo de utilização.

O que não entendo é que antes escreveste que nenhum teste te dizia o que acabaste de escrever que presenciaste.
Tens razão, estava a falar de ovos com batatas....
Aquela parte em que se distingue automóveis de maquinas agricolas, autocarros e afins não interessa. compreendo a confusão, não é fácil.

Na europa também há kits desses. Se funcionassem com a exactidão que os carros modernos precisam, era o fim dos laboratórios e os seus testes caros.

O problema do 1.9 dCi não se deve ao óleo ou ao período entre revisões mas pronto, fiquem lá com essa... [:)]

Tens razão, estava a falar de ovos com batatas....
Aquela parte em que se distingue automóveis de maquinas agricolas, autocarros e afins não interessa. compreendo a confusão, não é fácil.

Na europa também há kits desses. Se funcionassem com a exactidão que os carros modernos precisam, era o fim dos laboratórios e os seus testes caros.

O desgaste que se mede num lubrificante numa máquina agricola, tractor ou autocarro é exactamente o mesmo de um carro ligeiro. Os kits e os parametros de avaliação os mesmos assim como o teste. Eu diria até que dos 7 parâmetros base analisados, 3 podem ser medidos numa perspectiva ok/n ok sem qualquer recurso a laboratório.
Os kits existem na Europa? Claro que existem, são feitos em Espanha e eu acredito que já hoje são capazes de dar um resultado ok/n ok, não permitem é prever a longevidade ainda presente no lubrificante, isso só com medição de parâmetros em laboratório, mas mesmo isso, nos USA já há quem faça. Exemplo típico deles, uma pick-up americana de motor de 6,75l Cummins leva entre 12 a 14 litros de óleo, isto significa 80 a 100 € só o lubrificante isto a preços de retalho, num concessionário vamos no minimo para o dobro, em Portugal iriamos para o quadruplo, desta forma os testes começam a ser economicamente competitivos.

Sobre este assunto podes tentar fazer as piadas parvas todas que quiseres, que eu tenho diversos anos de experiência no sector, e sei perfeitamente a diferença entre o lubrificante de um ligeiro, pesado, tractor, gerador ou navio e sei que os testes são os mesmos.

O desgaste que se mede num lubrificante numa máquina agricola, tractor ou autocarro é exactamente o mesmo de um carro ligeiro. Os kits e os parametros de avaliação os mesmos assim como o teste. Eu diria até que dos 7 parâmetros base analisados, 3 podem ser medidos numa perspectiva ok/n ok sem qualquer recurso a laboratório.
Os kits existem na Europa? Claro que existem, são feitos em Espanha e eu acredito que já hoje são capazes de dar um resultado ok/n ok, não permitem é prever a longevidade ainda presente no lubrificante, isso só com medição de parâmetros em laboratório, mas mesmo isso, nos USA já há quem faça. Exemplo típico deles, uma pick-up americana de motor de 6,75l Cummins leva entre 12 a 14 litros de óleo, isto significa 80 a 100 € só o lubrificante isto a preços de retalho, num concessionário vamos no minimo para o dobro, em Portugal iriamos para o quadruplo, desta forma os testes começam a ser economicamente competitivos.

Sobre este assunto podes tentar fazer as piadas parvas todas que quiseres, que eu tenho diversos anos de experiência no sector, e sei perfeitamente a diferença entre o lubrificante de um ligeiro, pesado, tractor, gerador ou navio e sei que os testes são os mesmos.

"O desgaste que se mede num lubrificante numa máquina agrícola, tractor ou autocarro é exactamente o mesmo de um carro ligeiro", não é bem assim primeiro a quantidade de óleo no circuito é muito superior, segundo a rotação desses motores têm o vermelho às vezes antes das 2000rpm e por ultimo as temperaturas de funcionamento da camara de combustão são bem mais baixas que um carro ligeiro devido à arquitectura destes motores.

Não queiram generalizar camiões, tractores e motas com carros ligeiros...

ESPRIT, que óleo é que usava o 1.7 CDTI de 101cv para fazer os 50 mil kms? E quando dizes que custava uma fortuna, falamos de quanto?

Eu tive uma astra com esse motor, já com FAP e revisões a cada 30 mil kms/1ano. Aos 20 e poucos mil kms já tinha 1 litro a mais no cárter. Quotidiano estradista, zero regeneraçoes abortadas. Esta foi a minha experiência.

Acho que acima de tudo se deve adequar a manutenção (e não me refiro só ao óleo) ao uso que se dá ao carro. Dificilmente se acerta à primeira, mas podemos sempre rectificar na revisão seguinte, até se chegar a um ponto de equilíbrio. Esta é a minha opinião.

Voltar
Superior