Mudar a Junta da Culassa preventivamente

Vidal2001

New member
Boa tarde a Todos

Tenho a seguinte questão:
É ou não conveniente trocar a junta de culassa de forma preventiva do meu velhinho S320 CDI com 250000 km?

É que o meu mecanico diz-me que não é necessário, mas nota-se alguma pressão no circuito de refrigeração e isso não me agrada nada.

Obrigado

Vidal

Na minha opinião, se há excesso de pressão no circuito de refrigeração, seria de resolver. Se existe fuga ela não se vai resolver sozinha e vai agravar-se. Normalmente as avarias acontecem exactamente quando o transtorno é maior, e se pudermos evitar essa situação, tanto melhor.

E se há fuga de compressão para o circuito de refrigeração, este vai andar em sobrecarga o que não é nada aconselhável, pois outros males poderão surgir em consequência disso.

Se o motor estiver quente, e se tratando de um circuito fechado, é normal haver pressão...

Naturalmente, e de tal forma que pode deitar líquido fora caso se abra a tampa do reservatório.

É claro que parti do princípio que havia pressão em excesso. Isso costuma verificar-se apalpando o tubo que sai do radiador, que caso esteja muito duro é sinal de excesso de pressão.

Agradeço todas as respostas.

Na verdade não me parece que a pressão seja excessiva mas no entanto, não sendo excessiva já não será normal, daí a questão de preventivamente trocar a junta, e se assim for poderei ter a sorte de não ter que fazer mais nada ou é sempre obrigatório por ex. rectificar cabeça, corrigir valvulas etc?

Se houver excesso de pressão a valvula do tampão do reservatório deve abrir, certo?
Existe alguma forma de realizar um teste para confirmar o estado?

Mais uma vez o meu muito obrigado

Se a água não desaparece, deixa estar.

A tua pergunta soa a "Devo fazer um transplante de córnea preventivamente? Ainda não vejo mal, mas pode acontecer um dia".

[:D]Boa!
Não sou tanto assim!!! a minha duvida é porque estou convencido que a causa de um eventual problema já está a acontecer, se agir já gasto 100 e evito males maiores se agir mais tarde o problema pode crescer de qq forma agradeço o interesse/conselho

Se a água não desaparece, deixa estar.

A tua pergunta soa a "Devo fazer um transplante de córnea preventivamente? Ainda não vejo mal, mas pode acontecer um dia".

Faz o óbvio:

Pede um orçamento para isso. Depois logo decides se custa mais a pagar ou não andares descansado!

Se fosse comigo, fazia uma limpeza como deve ser a todo o circuito (mudar líquido, limpeza de radiador e todo o circuito, ver o estado das tubagens...) e tentava tirar conclusões.

Falta cá o CL para te dizer para verificares a tampa do vaso de expansão!!!

É uma coisa barata e pode realmente deixar de fazer o seu trabalho com o passar dos anos... [;)]

(Isso quer é estrada... eu não mexia)

Falta cá o CL para te dizer para verificares a tampa do vaso de expansão!!!

É uma coisa barata e pode realmente deixar de fazer o seu trabalho com o passar dos anos... [;)]

(Isso quer é estrada... eu não mexia)

Quando a tampa deixa de fazer o seu papel correctamente passa a haver fuga de líquido, o que não me parece ser o caso.

Quando a tampa deixa de fazer o seu papel correctamente passa a haver fuga de líquido, o que não me parece ser o caso.

Olha que não, aquilo não é uma simples tampa...[;)]

(edit: para quê meias frases, as tampas costumam ter uma válvula para aliviar excessos de pressão. E podem avariar...)

Última edição:
Se ainda não é claro o diagnóstico, eu não mexia.

Já estive exactamente na mesma situação e só quando fiquei com a mínima certeza que de facto estava a começar a haver alguma passagem de compressão, é que resolvi intervir. Se de facto há um problema com a junta, é uma questão de estares atento e ele vai acabar por se agravar e aí, antes que se torne complicado, trocas.

Cumprimentos.

Faz o óbvio:

Pede um orçamento para isso. Depois logo decides se custa mais a pagar ou não andares descansado!

Se fosse comigo, fazia uma limpeza como deve ser a todo o circuito (mudar líquido, limpeza de radiador e todo o circuito, ver o estado das tubagens...) e tentava tirar conclusões.

Boa! não me tinha lembrado dessa

Voltar
Superior