Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
sim, recentemente o refrigerador do óleo da caixa de velocidades teve que ser subsstituido por fuga, deixou passar oleo para o circuito da água e nessa altura foi tudo limpoO sistema apresenta ferrugem?
Tem tido manutenção a tempo e horas..?
CL Obrigado pela explicação/conselhos estão na mesma linha dos restantes e de facto estou mais tranquilo, até porque coincidem com a opinião do meu mecanico. À Mercedes nem fui, porque esses mandavam logo comprar um motor novo.Esqueci-me de um "pormenor" que é apenas um dos principais componentes num sistema de arrefecimento, aquele componente que põe o líquido em movimento e sem o qual não há arrefecimento nenhum ou apenas insuficiente: a bomba de água...
Esse sim deve ser mudado preventivamente antes que seja absolutamente necessário e por vezes cause irremediáveis consequências (ou de muito dispendiosa reparação).
A tampa do vaso de expansão nunca é de descurar já que, para além de tamponar o sistema, tem uma válvula com algum género de mola, que permite libertar o excesso de pressão e manter o sistema de circuito fechado a funcionar a uma pressão cerca de 20% superior à atmosférica. O que se passa é que essa válvula/mola vai perdendo a sua força com o tempo e provoca que a pressão de funcionamento seja cada vez menor.
Ou seja, ao fim de alguns anos, é muito provável que o anticongelante não entre em ebulição a 115ºC mas apenas a 105 ou mesmo a 100ºC (altura em que a válvula já lá não está a fazer rigorosamente nada!). Nessas situações é normal que se veja o tubo superior do radiador muito inchado... mas o problema pode ser mesmo apenas da válvula e não da junta da cabeça, nem do termostato nem sequer da bomba de água.
E enquanto a tampa pode custar de 5 a 50€, um motor de um S320 CDI certamente custará 100 vezes mais ou mais ainda...