Mudar a Junta da Culassa preventivamente

Em resumo acho que dá para aproveitar pelo menos um conselho de cada um,

e assim fica:

- limpeza ao sistema de refrigeração
- ver estado da tampa
- confirmar niveis água e oleo
- e pé na tábua!!!!

Obrigado a todos!

(sou novo no forum, mas já estou fã!!!![kiss]!)

Eu comprava-te esse cancro aí por uns 2 mil euros... dados os vários problemas que apresenta e a elevada quilometragem...

Fora de brincadeiras... podia ir aos 3 mil se ele estivesse imaculado... [:D]

Se há pressão em excesso é óbvio que não é um bom sinal! Mas há que ver o que é excessivo ou apenas pressão normal pelo calor normal de funcionamento de qq motor.

Já vou ler tudo novamente com olhos de ler!

ps: Só 250 mil km? Fonix... foste buscá-lo na semana passada ao stand?

Realmente ... pelo que li... isso até dava para subir para uns 3.500... hoje que me sinto um mãos largas!

Oh pá... faz o que disse o Vocsa e que toda a gente deveria fazer quando começa a pensar que poderá eventualmente ter algum problema de aquecimento: é deitar tudo fora, lavar circuito, lavar novamente até poder beber essa água, meter anticongelante recomendado para esse motor, sangrar devidamente, sangrar novamente até ter a certeza que está bem feito e mudar a tampa do vaso de expansão se ela já for velha!

Cautela nos primeiros 10 km, parar e ver o nível. Atestar se necessário. Depois é pé na tábua e ver o nível 100 km depois. Atestar se necessário. Depois mil km e ver se precisa de mais.

Depois é só mesmo pé na tábua!

Só pelo que contas... não há mudanças preventivas de juntas de cabeça! Ou ela tem fuga ou está queimada! Se está queimada tens 200 km, na melhor das hipóteses, para a mudar. Se tem fuga podes ter uns 30 mil km para a mudar... mas em nenhum dos casos se trata de mudança preventiva porque ela já foi à vida... é só adiar o que terá de ser feito em breve.

Mas, só pelo que contas, não me parece ser nada o caso do teu motor! A menos que os tubos pareçam estar a rebentar com tanta pressão e aí será bom ver o estado desse termostato e desse radiador principal...

Última edição:
Se eu disser que acho que só abri o vaso de expansão do meus carros uma vez em todos estes anos que os têm ainda dá um mal a alguém, mas quando deito água para os vidros olho para o reservatório e vejo o nivél e nada mais... tá sempre ok... agora gastar dinheiro a resolver um problema que não existe, parece-me zelo a mais...

Esqueci-me de um "pormenor" que é apenas um dos principais componentes num sistema de arrefecimento, aquele componente que põe o líquido em movimento e sem o qual não há arrefecimento nenhum ou apenas insuficiente: a bomba de água...

Esse sim deve ser mudado preventivamente antes que seja absolutamente necessário e por vezes cause irremediáveis consequências (ou de muito dispendiosa reparação).

A tampa do vaso de expansão nunca é de descurar já que, para além de tamponar o sistema, tem uma válvula com algum género de mola, que permite libertar o excesso de pressão e manter o sistema de circuito fechado a funcionar a uma pressão cerca de 20% superior à atmosférica. O que se passa é que essa válvula/mola vai perdendo a sua força com o tempo e provoca que a pressão de funcionamento seja cada vez menor.

Ou seja, ao fim de alguns anos, é muito provável que o anticongelante não entre em ebulição a 115ºC mas apenas a 105 ou mesmo a 100ºC (altura em que a válvula já lá não está a fazer rigorosamente nada!). Nessas situações é normal que se veja o tubo superior do radiador muito inchado... mas o problema pode ser mesmo apenas da válvula e não da junta da cabeça, nem do termostato nem sequer da bomba de água.

E enquanto a tampa pode custar de 5 a 50€, um motor de um S320 CDI certamente custará 100 vezes mais ou mais ainda...

Esqueci-me de um "pormenor" que é apenas um dos principais componentes num sistema de arrefecimento, aquele componente que põe o líquido em movimento e sem o qual não há arrefecimento nenhum ou apenas insuficiente: a bomba de água...

Esse sim deve ser mudado preventivamente antes que seja absolutamente necessário e por vezes cause irremediáveis consequências (ou de muito dispendiosa reparação).

A tampa do vaso de expansão nunca é de descurar já que, para além de tamponar o sistema, tem uma válvula com algum género de mola, que permite libertar o excesso de pressão e manter o sistema de circuito fechado a funcionar a uma pressão cerca de 20% superior à atmosférica. O que se passa é que essa válvula/mola vai perdendo a sua força com o tempo e provoca que a pressão de funcionamento seja cada vez menor.

Ou seja, ao fim de alguns anos, é muito provável que o anticongelante não entre em ebulição a 115ºC mas apenas a 105 ou mesmo a 100ºC (altura em que a válvula já lá não está a fazer rigorosamente nada!). Nessas situações é normal que se veja o tubo superior do radiador muito inchado... mas o problema pode ser mesmo apenas da válvula e não da junta da cabeça, nem do termostato nem sequer da bomba de água.

E enquanto a tampa pode custar de 5 a 50€, um motor de um S320 CDI certamente custará 100 vezes mais ou mais ainda...
CL Obrigado pela explicação/conselhos estão na mesma linha dos restantes e de facto estou mais tranquilo, até porque coincidem com a opinião do meu mecanico. À Mercedes nem fui, porque esses mandavam logo comprar um motor novo.

quanto à tua oferta e como hoje estou muito bem disposto aceito os 3500 / cilindro, não te vais arrepender vais ver

Abraço

O CL é a pessoa certa quando se fala de circuitos de refrigeração [;)]

Só andei uma vez num Classe S, era um w220 e foi a unica vez que pensei: "este carro é grande demais" [:D]. Senti-me deveras pequeno, o banco do pendura devia estar puxado atrás (ou não...) e a distancia ao para-brisas era enorme... [:D]

Vocsa, já vi que sim o CL sabe mesmo de coisa e enquanto comprador é do melhor, acho que ainda vamos fazer negocio!!!!![:D]
concordo em relação à sensação de grandeza, mas o conforto e a segurança que proporciona a par da "grandeza" proporcional do motor compensa todos os aspectos (-) que se lhe possa encontrar e apesar da idade, posso dizer que parece um jovem com todas as suas funções em pleno funcionamento

Sim... e solidez. Acho que a par do tamanho, a solidez impressionou. Por exemplo os carros americanos contemporâneos do w220 podem ter tamanho mas solidez... é mesmo o oposto. Pelo menos a maioria. Isto para dizer que os carros não se medem aos palmos, não basta tamanho, é preciso ter qualidade e robustez, como nesse caso.

Ah... e o meu carro diário é um Mondeo, imagina se viesse de um C1, apanhava um choque ainda maior [:D][:D] (não desfazendo porque é um pequeno grande carro)

Voltar
Superior