Mudar de velocidade sem embraiagem

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_n/a
  • Data de início Data de início
olá herpez...

É possível fazer,mas já vou avisando que não é para qualquer um,tem que em primeiro lugar conhecer o trabalhar do carro pelo ouvido,ou melhor, saber em que rotação cada velocidade deve entrar ou então consultar o catalgo do veiculo.Eu já levei um veiculo meu de Braga para Barcelos sem usar a dita cuja.As únicas velocidades que tem que ser metidas com o carro parado(motor),são a 1ª e a m/a,mas isso só deve ser feito por pessoas que tenham bastante conhecimento da matéria(mecánica),porque senão lá vai a caixa de velocidades para o lixo.

Cump.... Dinis

Já vi fazer isso mas para as mudanças acima, nunca para reduzir!

Mas também sei que as caixas que "têm esse tratamento" rebentam mais cedo...

Um toyota do meu pai ficou sem embraigem e o mecanico levou-me mesmo assim

Ele diz que só não entra a primeira, por isso depois de o empurrar e meter a segunda, é só não o deixar parar.

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Um toyota do meu pai ficou sem embraigem e o mecanico levou-me mesmo assim

Ele diz que só não entra a primeira, por isso depois de o empurrar e meter a segunda, é só não o deixar parar.
O mesmo ocorreu no Tempra quando quebrou o cabo de embreagem...meu pai dirigiu por quase 10 km até em casa assim...;)

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

Qualquer automovel faz isso, agora pessoas é que não.
A única maneira de o conseguir é conjugar a velocidade das rodas com a do motor.

Yep![:X] Mas as caixas do pessoal que faz isso, sofrem bem!

TESTADO

E funciona, depois de ler o topico, quando ia para casa testei 2 vezes, e realmente funciona... Fantástico...

Não há nada como os Foruns da AutoHoje para nos ensinar qualquer coisa...

Já fiz isso. à uns anos (também ainda não tinha a carta), ensinaram-me e claro, a curiosidade é lixada. Mas não arrisquei e fiz num tractor. Calculo que em carros é mais fácil mas como já foi dito um pequeno erro é o suficiente para prejudicar a caixa e por isso não arrisco. O tractor era um David Brown velhinho em que as mudanças até com a embraiagem no fundo custavam a entrar.
Basta acelerar até à velocidade que corresponde à mudança seguinte, é mais ou menos isso. Elas entram...
Também é possível reduzir mas só tentei uma vez, era mais difícil.

embraigem nao estraga nada..

alias...

se usares esta tecnica, usando a embraiagem, ai é q nao gastas embraiagem nenhuma.. q é a maneira como costumo conduzir..

citação:Originalmente colocada por elmanoduarte

Alguns anos atras meu pai tinha uma HILUX de tracçao simples que se engranava as mudanças perfeitamente sem qualquer problema sem embraiagem,entravam muito certinhas,havia que se esperar pela ocasiao certa para não dar kkrrrrrrrr.. e nao haver qualquer esforço.

O meu pai também teve uma Hilux 4*4 que se mudavam as velocidades sem usar a embraiagem...

Toyota é Toyota[8D]

Nao e muito util, mas conheciemnto nao ocupa espaco, e segundo muitos users que comentaram este topico, ja tiveram de recorrer a isso qd a embriagem falhou... Ha quem se desenrasque, quem chame o reboque, quem liga ao paizinho...

citação:Originalmente colocada por trocadinho

Quem, por exemplo tem moto, sabe fazer isto na boa. mas de carro também não é muito dificil, basta ter o ouvido apuradinho...

Numa mota é mto mais facil, há mta gente a meter as mudanças sempre assim, sendo sequencial, maozinhas e tao bem metidas. Mas reduzir é diferente, é o oposto, entram, mas há k haver mta coordenação entre acelarador e pedal e sem solavancos nao te safas

homem qué homem tem de saber meter duplas..... :D

ja experimentaram transferir uma MA a fundo para uma 1ª a fundo ? convém é o carro fazer 180º ..... ;)

eu faço isso perfeitamente na maioria dos carros até a reduzir, mas é mais facil no antigos e então nas motos é mais facil ainda, mas é preciso sentir, fazer parte do carro ,perceber bem de mecanica para se compreender o que se esta a passar no motor e na caixa ,é preciso muito sentido de equilibrio das forças motrizes entre o motor e a caixa, em competição praticamente só usa a embraiagem para arrancar .

Voltar
Superior