Mudar furaçao das jantes

citação:Originalmente colocada por xicos perto

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

citação:Originalmente colocada por xicos perto

Não conhecia essa, mas assim para alem de alterar a furação, não vai tambem alterar o espaçamento?

Afirmativo.

OK, mas continuo a ter uma duvida.
Para alem da estetica, em que é que vai mudar essa alteração?
Normalmente os carros com maior furação são carros mais pesados ou mais potentes porque necessitam de maior resistencia no local.
Agora, imaginemos, o caso do F4st T0ny que tem furação de 4 e altera para 5 com esse sistema, acho que a nivel de resistencia não vai alterar nada, visto que no fundo continua com 4 parafusos a segurar os espaçadores que por sua vez fixam as jantes.
Ou não?
as jantes vao estar apertadas numa peça menos resistente, é possivel que haja ai um ponto fraco....

depois o espaçamento vai-te alterar o comportamento do carro.
teorias ha muitas, mas a realidade diz que um carro mais largo nem sempre curva melhor. alias, o mais comum é piorar.

não esquecer que os carros de competiçao são mais largos...mas não à custa de espaçadores! e isso faz TODA a diferença.

ja pra nao falar do peso extra, aliado ao maior espaçamento em relaçao aos componentes da suspensao. tudo o que seja braço, amortecedor, rolamento, borracha, etc vai estar a trabalhar bem longe do ideal. pior amortecimento = menos durabilidade, pior comportamento...

sinceramente....acho que ficas mt melhor servido arranjando logo as jantes que queres na furaçao de origem.

Se mudares os cubos, podes usar jantes com as mesmas características
das originais.
Mas se optares pelos espaçadores, tens que meter jantes com um "offset"
diferente para corrigir o espaçamento.

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Verdade seja dita, ainda não encontrei de 4 para 5 furos, só de 6 para 5 ou de 5 para 4.
De qualquer das formas, há opções mesmo com 4 furos, mudando para 4x114.3. Não serve?

Com isto:

spacer_s.jpg

Ou isto:

pcd_spacer_img01.jpg

Este tipo de solução também existe de 4 para 5 furos, o espaçamento extra compensa-se mais tarde com umas jantes com um offset de maior valor, claro que se as jantes novas e antigas tiverem o mesmo offset então existe alargamento de vias, pior ainda é se as jantes novas tiverem um offset inferior, então o alargamento irá ainda ser superior.

O mais económico e simples é mesmo se existir nesse mesmo modelo jantes com 5 furos buscar os cubos de um acidentado. Atenção que os rolamentos não apreciam muito estas mudanças e normalmente precisam de ser subsituidos aquando da mudança dos cubos.

Abraço

eu modifiquei um PCD de 116.4 para 108.0mm para o meu projecto ( ver a pág. http://www.viseudesign.com/Sevenesque-05.htm onde se pode ver a alteração das rodas).

é praticamente o mesmo tipo de trabalho que alterar o nº de furos.

desenhei a peça e mandei fazer a um torneiro o servico. mas prepara no mínimo 20 cts.

se quiseres menos peso, manda fazer em duralumínio.

na foto podem ver-se as peças em aço zincado.

Download Attachment: espaçadores18-2.jpg
52.98KB

Voltar
Superior