Multa de excesso de álcool.

Goncaloibiza

New member
Bom dia.

Fui mandado parar pela polícia e ao soprar o balão acusou 0.64 de álcool.
Enquanto espero para pagar a multa, e tratar da papelada, pedi para soprar novamente antes de vir embora, e acusou 0.49.
Isto é normal acontecer? É a minha primeira multa, posso ficar sem carta temporáriamente?

Obrigado.

Ficas sem 3 pontos, e daqui a 3 anos recuperas os pontos e tudo está bem, aqui já passeio pelo mesmo, agora que passou 3 anos já recuperei os meus pontos e tudo está bem, não perdes a carta.

Então mas eles não te disseram se passavam multa?

Se na contra prova acusaste 0.49, não és multado e penso que tenha sido por isso que te deixaram vir a conduzir. Não estou a perceber a tua situação.

Também não estou a perceber. Recebeste um auto de contra-ordenação? O que diz lá? Não recebeste?

É que se efectivamente foste autuado então é uma contra-ordenação grave... logo 1 mês a 1 ano sem carta, além da coima. Os pontos são uma treta e só são relevantes para a perda definitiva de carta. O MRF está errado. As sanções acessórias continuam a existir tal como antes.

Dito isto, normalmente aquelas máquinas pequenas de mão onde se faz um teste inicial são máquinas de despistagem. As leituras que dão são aproximadas e servem apenas para facilitar e decidir se a pessoa faz uma prova mais precisa. Se não fizeste essa segunda prova (em geral é uma máquina maior na mala de uma viatura) então não creio que tenhas sido autuado, mas sem contares mais...

Não há excesso nenhum. No 1º teste acusou acima de 0,5 g/l . Como o segundo teste baixou para menos de 0,5 g/l , e, se não estás abrangido por nenhuma das disposições previstas no artº 81, do C.Estrada não há lugar a qualquer infracção/punição .

Artigo 81.º –
Condução sob influência de álcool ou de substâncias psicotrópicas

1 - É proibido conduzir sob influência de álcool ou de substâncias psicotrópicas.
2 - Considera-se sob influência de álcool o condutor que apresente uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l ou que, após exame realizado nos termos previstos no presente Código e legislação complementar, seja como tal considerado em relatório médico.
3 - Considera-se sob influência de álcool o condutor em regime probatório e o condutor de veículo de socorro ou de serviço urgente, de transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, de táxi, de automóvel pesado de passageiros ou de mercadorias ou de transporte de mercadorias perigosas que apresente uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,2 g/l ou que, após exame realizado nos termos previstos no presente Código e legislação complementar, seja como tal considerado em relatório médico

Bom dia.

Enquanto espero para pagar a multa, e tratar da papelada, pedi para soprar novamente antes de vir embora, e acusou 0.49.
Isto é normal acontecer? É a minha primeira multa, posso ficar sem carta temporáriamente?

Obrigado.

duas ou três perguntas se me permites: entre soprares a primeira e a segunda vez quanto tempo passou? e o que tinhas bebido e quanto tempo antes?

Bom dia.

Obrigado.

Por curiosidade ... costumas beber ?
Esse valor corresponde a que nível de bebida em particular ?
Confesso que nunca tenho ideia disto porque conforme o corpo assim teremos valores diferentes não, mesmo que bebêssemos a mesma coisa, ou não ? A história do "aguenta melhor a bebida" tem algum fundamento nestes casos de medição da taxa de alcoolemia ? :confused:

O user podia ter acusado os 0,64g/l já no alcoolímetro quantitativo (o que emite talão) e, depois de tratar da papelada toda, passar o auto, assinar, pagar, etc., ter sido tempo suficiente para baixar nível de álcool.

Por curiosidade ... costumas beber ?
Esse valor corresponde a que nível de bebida em particular ?
Confesso que nunca tenho ideia disto porque conforme o corpo assim teremos valores diferentes não, mesmo que bebêssemos a mesma coisa, ou não ? A história do "aguenta melhor a bebida" tem algum fundamento nestes casos de medição da taxa de alcoolemia ? :confused:

Não vou responder à tua pergunta mas...

Apenas soprei duas vezes ao balão e ambas a meu pedido, uma delas estava a pé e outro ia com um amigo que foi mandado parar.
Na primeira deu 0.47 e na segunda deu 0.86.
A questão é que sentia-me muito menos alterado na primeira do que na segunda o que mostra que isto não é líquido.

Noutra situação... Noite de Queima das Fitas em que o meu irmao e a namorada beberam exactamente o mesmo. Ela acusou menos que ele mesmo sendo mais baixa e mais leve.

Por fim, numa saída com amigos fomos mandados parar. Apesar de ter bebido algumas cervejas e uma bebida branca o condutor aparentava estar impecável. Resultado: 1.1

Diria que é algo que depende de imensos factores.

O user podia ter acusado os 0,64g/l já no alcoolímetro quantitativo (o que emite talão) e, depois de tratar da papelada toda, passar o auto, assinar, pagar, etc., ter sido tempo suficiente para baixar nível de álcool.
a contra-prova não funciona assim.
sopras e se não concordares com o valor, podes soprar novamente ou pedir colheita de sangue (com todas as despesas que isso acarreta)
a contra-prova é que conta para os efeitos de autuação.
só depois disso é que se começa a tratar da papelada.
o user não explicou se o sopro foi no teste de despistagem ou no teste quantitativo, por isso ficamos na dúvida

duas ou três perguntas se me permites: entre soprares a primeira e a segunda vez quanto tempo passou? e o que tinhas bebido e quanto tempo antes?

Soprei primeiro o balão portátil.
Passados 10 minutos soprei o balão que eles têm na mala, e foi onde acusou os 0.64.

Devo ter demorado uma hora entre pagar a multa e preencher os papéis, no final pedi para soprar no portátil novamente, e acusou 0.49.

Só bebi cerveja, e tinha comido 3 ou 4 bifanas.
Nas últimas horas devo ter bebido dois copos de cerveja, no max 3.

Voltar
Superior