[C?digo da Estrada] Multa em estado probatorio

Onde encontro isso?

A transposição de uma linha contínua quando não separa sentidos de trânsito (como caso de auto estrada, que vias são no mesmo sentido), a contra-ordenação é leve e assim não é sancionado com inibição de conduzir.

Quando a linha contínua separa os sentidos de trânsito a sua transposição é considerada uma contra-ordenação muito grave, punida com sanção acessória de inibição de conduzir de 2 meses a 2 anos.... vide artigo 146 al.o) do C.E.

Last edited:
Bem eu costumo fazer muitas vezes essa parte da autoestrada, e posso confirmar que por vezes é difícil circular na via mais a direita, mas não é impossível, é apenas preciso ter cuidado pois apanhas a entrada da AE que fica a tua direita e a saída para a Repsol onde muitos já vão a abrandar, dai dizeres que era difícil de encostar a direita(penso eu!).

Muita gente nessa zona vai sempre na faixa do meio, porque perto das bombas da repsol, é traço continuo, e como muita gente não sai para santo ovidio, aproveita e vai sempre na faixa do meio para evitar de andar sempre a mudar. No teu caso tiveste azar porque eles iam atrás de ti e como foste muito tempo nessa faixa eles aproveitaram logo para passar a multa.

ola tgfj555 , desde ja obrigado pela trabalho que tives-te, o problema no meio disto tudo e comprovar que estava com algum trafego de transito nessa altura o que me impossibilitou também a mudança de direção logo mal entrei na estrada com 3 vias, no entanto nao sei se vai compensar por advogado no meio disto tudo, possivelmente ficaria um balurdio de dinheiro...

Onde é que passaste de 2 vias a 3 vias? Não estou a conseguir identificar o local...

A decisão final pode sempre impugnar.

Sim, mas vai num âmbito muito limitado. Se for logo de início, o advogado tem muito mais "liberdade criativa". E a decisão final sai bem mais cara de impugnar, pois tens que ir a tribunal.

Um traço contínuo numa AE não é uma contra-ordenação leve.

Aqui a questão principal é que a descrição do auto não coincide com a descrição do user. Mas a palavra dos agentes de autoridade sobrepõe-se à do autuado, pelo que não sei se se consegue dar a volta a isto. Tentar não custa, no entanto.

Há uns anos ia com um amigo (ele a conduzir) e forçou uma ultrapassagem mesmo no final de uma via rápida que dava acesso a uma AE. Logo por azar aquilo faz uma lomba e depois da lomba é contínuo (ele sabia), mas não contava que a polícia estivesse ali. Como estava a ultrapassar e tinha que sair ali (se não íamos dar uma volta do camandro para a AE) passou o contínuo. Também tinha a carta à pouco tempo. O polícia teve pena dele e disse-lhe que ia passar o auto como se fosse noutra rua, porque ali era equiparado a uma AE e ele ficava sem carta. Ficou com multa leve, pagou na hora e não se passou mais nada.

Não sei se o CE mudou desde essa altura, mas creio que não.

Respondendo à tua pergunta, deves encontrar no CE.

@ecoflex - no "teu" caso, o agente pode ter passado a multa por não se ter colocado à direita com a antecedência necessária para virar à direita (que é MG nas autoestradas e G nas outras). Os agentes costumam autuar por isto e, se estiverem mesmo mal dispostos, passam também a de pisares o risco contínuo nessa manobra e esta segunda será sempre CO leve. Mas como a primeira multa é muito pesada, costumam "esquecer" a do contínuo.

Onde encontro isso?

Não tinha ido tão atrás... Se foi aí, foi ao km 292,7. Até ao 295,5 tem muito espaço para encostar...

Mas é normal aí, vê-se muito desses "campistas do meio".

Pois... aí está... só aí é que passa de 2 para 3...

Possivelmente e antes de fazerem o "controlo"... verificaram se encostava ou não.... como não terá feito, lá foi a partir desse momento que começaram a "contabilizar" os quilómetros...

Sim, mas vai num âmbito muito limitado. Se for logo de início, o advogado tem muito mais "liberdade criativa". E a decisão final sai bem mais cara de impugnar, pois tens que ir a tribunal.

@ecoflex - no "teu" caso, o agente pode ter passado a multa por não se ter colocado à direita com a antecedência necessária para virar à direita (que é MG nas autoestradas e G nas outras). Os agentes costumam autuar por isto e, se estiverem mesmo mal dispostos, passam também a de pisares o risco contínuo nessa manobra e esta segunda será sempre CO leve. Mas como a primeira multa é muito pesada, costumam "esquecer" a do contínuo.

Eu só estou a contar o que o polícia nos disse. Falamos ainda no tempo dos escudos. E a multa, lembro-me bem que era de transposição de um traço contínuo.

Seja como for, peço desculpa pela inexactidão da informação prestada por mim, uma vez que é claro que está errada.

Eu só estou a contar o que o polícia nos disse. Falamos ainda no tempo dos escudos. E a multa, lembro-me bem que era de transposição de um traço contínuo.

Seja como for, peço desculpa pela inexactidão da informação prestada por mim, uma vez que é claro que está errada.

Não é imprecisão tua, às vezes também é como o agente se exprime. Há uns anos, o meu tio pediu-me ajuda para fazer uma daquelas minutas com choradinho a pedir suspensão da inibição por ter pisado um risco contínuo. Quando me leu o que estava lá escrito, era exatamente o ter virado à direita sem se ter colocado na via mais à direita com antecedência. Quando ele foi parado, o agente disse-lhe que ele tinha pisado o contínuo e ele pensou que a multa era por isso.

Não é imprecisão tua, às vezes também é como o agente se exprime. Há uns anos, o meu tio pediu-me ajuda para fazer uma daquelas minutas com choradinho a pedir suspensão da inibição por ter pisado um risco contínuo. Quando me leu o que estava lá escrito, era exatamente o ter virado à direita sem se ter colocado na via mais à direita com antecedência. Quando ele foi parado, o agente disse-lhe que ele tinha pisado o contínuo e ele pensou que a multa era por isso.

Naquele caso específico eu li mesmo o auto, e a rua não correspondia ao local e, como te disse, era mesmo a transposição do traço contínuo. De facto é estranho tudo isto, mas foi o que foi.

QUOTE]

Em agosto recebi a decisão final de uma grave (excesso, fora de localidade) não cheguei a pagar a primeira notificação, e talvez por consequência veio para entregar durante 30 dias mais aumento de coima e custas. E tive que fazer uma cartinha muito bonita, por esquecimento, blablablá, carta de condução meu ganha pão, blablablá, e mandar para o juíz. O prazo da entrega até suspende.

Isto com 11 anos de carta.

Impugnar para o tribunal é uma alternativa. Mas se poderem pagar no momento, aquilo até é esquecido, porque toda a gente sabe que o que estado quer é €€€€€

boas malta , e normal nao ter nenhuma informaçao do processo no site da asnr?? vai fazer 3 meses e la nao diz nada, se alguem mais experiente souber se devia ter la alguma informaçao sobre a multa ou sobre a carta que a asnr devia enviar, agradeço.

boas malta , e normal nao ter nenhuma informaçao do processo no site da asnr?? vai fazer 3 meses e la nao diz nada, se alguem mais experiente souber se devia ter la alguma informaçao sobre a multa ou sobre a carta que a asnr devia enviar, agradeço.

Deixa rolar, não tenhas pressa.
Se não receberes a carta da ANSR melhor ainda [:p][;)]

Uma vez fui multado e a multa só apareceu passado mais de 6 meses.

Como já referido... leva tempo a que a coima esteja "inscrita" no sistema...

Quanto à tua resposta, quanto mais tarde melhor a ver se a mesma chegue a "prescrever".

Back