Multa Ridicula!

citação:Originalmente colocada por dr.gigabyte

Bom quero agradecer as opiniões aqui no fórum, as vossas opiniões vão ajudar-me a escrever a contestação da multa. também queria agradecer aos que me julgaram sumariamente e a criticar-me por estar-me a queixar. eu abri este tópico, não foi para me queixar, foi apenas para recolher as opiniões de uma situação que no mínimo é polémica.

só é polémico porque ainda há quem não saiba interpretar o CE.

Vamos lá a ver uma coisa:

O que é mais seguro?</u>

1- Manter-se na via em que circulava;

2- Fazer 2 mudanças de vias para esquerda e duas para direita para ultrapassar o troglodita mentecapto que se mantinha indevidamente na via do meio??

Ainda há duvidas?

Parece-me que é com base nisto que o nosso colega tem que contestar a multa.

Para evitar surpresas destas, antes de passar essas bestas, verifico sempre se não anda nenhum carro da BT ali a cheirar atrás, e mesmo assim... tou sempre a ver quando sou agrafado apenas pq prefiro zelar pela minha segurança [8]

Boas,

Custou a ler as 8 páginas mas... já no meu tempo na instrução ensinavam claramente que não se ultrapassa pela esquerda e o que era pluralidade de filas com transito e nestes casos então sim era possivel filas à direita apresentarem velocidades superiores.

Ainda à poucos meses tive oportunidade de fazer bastantes quilometros nas auto-estradas alemãs com o colega de trabalho alemão e a circulação faz-se se possivel à direita embora muitas vezes a mais à direita ou as duas mais à direita estejam repletas de veiculos pesados mas se livre até acima dos 200 é à direita que se circula e quando necessário são uma, duas ou três filas que se cruzam para se passar e volta-se à direita se necessário sem se colocar ninguem em risco.
Mas parece que muita condusão tal coisa faz...

O reverso ainda em Janeiro conduzi no canada e estado unidos e também não é bem assim a ideia de que cada qual escolhe uma fila, a da esquerda é onde os mais "apressados" andam normalmente mas não apertam com quem lá anda a cumprir as normas e passam pelas direitas, mas a "caça à multa" ou fiscalização é real. A exemplo, no Canadá a vmax é de 100, liga-se o cruise control a 115 e quando se chegar chegou, andar acima dos 120 é arriscar, nos estados unidos nem me arrisquei se são 65milhas/hora nem mais uma pelo sim pelo não e muitas vezes as rectas são bem grandes... embora haja algo como a teoria da manada, se esta for toda acima dos limites convem acompanhar mas não vi tal.

Abraço

À pala destes topicos da treta e da enorme vontade de manter a estupidez ao volante é que vao continuar a morrer diariamente pessoas nas nossas estradas.

mas é assim que muitos gostam! preferem perder amigos, familiares, mulheres, maridos, FILHOS...que dar o braço a torcer e dizer: HA QUE MUDAR, HA QUE ACABAR COM A TRAGEDIA E DAR AO ASSUNTO A SERIEDADE QUE ELE MERECE.

é triste....

citação:Originalmente colocada por kotxmc

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Mas ninguém sabe dizer quantas faixas de rodagem tem a Av. Liberdade em Lisboa ??? ou outra avenida qq ??........

oh rapaz, quase todos nós já tirámos a carta...

sabemos bem que a faixa de rodagem é toda a largura de estrada disponível à circulação de veículos, incluindo todas as filas de ambos os sentidos (e bermas, se não estou em erro).
Há muitos que não sabem [8D] :D

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

À pala destes topicos da treta e da enorme vontade de manter a estupidez ao volante é que vao continuar a morrer diariamente pessoas nas nossas estradas.

mas é assim que muitos gostam! preferem perder amigos, familiares, mulheres, maridos, FILHOS...que dar o braço a torcer e dizer: HA QUE MUDAR, HA QUE ACABAR COM A TRAGEDIA E DAR AO ASSUNTO A SERIEDADE QUE ELE MERECE.

é triste....

Essa é que é essa... [8]

Preferem "crucificar" quem é castigado pelas autoridades num tipo de "infringiste e é bem feito FDP!!!" do que tentarem mudar o que está errado [8]

Eu não tenho estado a dizer que é legar ultrapassar pela direita em AE.

Só tenho estado a dizer que o que o autor do tópico fez, não é ultrapassagem.... pois uma ultrapassagem implica mudar de via de trãnsito, fazer pisca, e passar para a frente do veículo B...

Tal não aconteceu, ou seja o autor simplesmente ia a circular normalmente, e , neste caso, o código diz que não se considera ultrapassagem.

ridiculo é quem diz que se deve andar sempre mas sempre mas sempre (é o que dá a entender) na faixa da direita e sair dela so para ultrapassar. Se isso fosse assim as AE não precisavam de 3 vias, mas sim 2. Já para não falar do belo zig-zag que havia de acontecer, porque há sempre malta mais lenta e malta mais rápida. Eu acho uma graça a certa malta daqui... eu gosto, sempre que posso, não embarace e me pareça mais fácil, andar na via do meio. E é simples, porque quantas vezes vou na 2ª circular e se vou na direita tenho de estar constantemente a travar ou sujeito a ter um acidente por causa das entradas que lá existem? Até acho que estou a facilitar a entrada ao pessoal que quer entrar na 2ª circular porque não estou a ocupar a faixa mais à direita. Mas o mais irritante é, como já me aconteceu, ir para um síto que não queria por ir na direita e apanhar sítios mal sinalizados, e quando dou por mim já não posso sair por causa dos traços contínuos, coisa que nunca me acontece quando vou no meio, pois posso ir para a via que quiser.

Pois, mas é pela conveniência de circular na do meio ou na esquerda que mais vale então reservar a da direita para camiões e BUS e acabam-se com os problemas ou talvez não e anda tudo à esquerda
Eu o que vejo é que há muitos portugueses que mal passam a fronteira e colocam os pneus em alcatrão espanhol parece que ligam o modo de condução internacional, conduzem à direita, sinalizam manobras, etc. Porque é que não são capazes de fazer o mesmo deste lado da fronteira

Abraço

Só tenho estado a dizer que o que o autor do tópico fez, não é ultrapassagem.... pois uma ultrapassagem implica mudar de via de trãnsito, fazer pisca, e passar para a frente do veículo B...

Tal não aconteceu, ou seja o autor simplesmente ia a circular normalmente, e , neste caso, o código diz que não se considera ultrapassagem.

Essa é novidade: Então se eu for atrás de uma fila de 4 carros, mudar para a via da esquerda e só voltar à direita após o quarto ultrapassei quantos carros?[8]

citação:Originalmente colocada por AMR

é triste....

Essa é que é essa... [8]

Preferem "crucificar" quem é castigado pelas autoridades num tipo de "infringiste e é bem feito FDP!!!" do que tentarem mudar o que está errado [8]

Errado?!

Eu, as pessoas que redigiram o CE em Portugal (e em quase todos os paises civilizados), achamos que a lei está correcta!

Quem é que acha que está errado?!
Meia-duzia de pessoas?!
Vamos já mudar a lei porque há meia-duzia de pessoas que não sabem conduzir![8)]

É que é já a seguir...............

Ainda não chega?!!

Não lhe queres chamar ultrapassagem; não chames!! (Mas é)!!!!

Chama-lhe o que quiseres, mas é ilegal e dá multa, como aconteceu, e muito bem ao dr.gigabyte!!

:D

a diferença é que os paises civilizados que falas teem exactamente a mesma lei neste aspecto.....mas aplicaçoes absolutamente diferentes!

exprimenta circular num pais dito civilizado na faixa da direita, a cumprir o codigo, a ver se alguem te chateia. ora, somos portugueses, temos que ser diferentes! em portugal quem circula pela direita PAGA MULTA. E SE PIA AINDA FICA MAL VISTO E SUJEITA-SE A AGRAVAMENTO!!!!

porque é que em paises que TU PROPRIO chamas de civilizados ninguem acha que é preferivel fazer QUATRO mudanças de faixa em vez de, simplesmente, seguir em frente em total cumprimento das normas em vigor? (normas essas que, repito, nesta situaçao sao iguais).
porque é que nesses paises que TU PROPRIO chamas de civilizado, uma mudança de faixa tem um risco BASTANTE ACRESCIDO face à hipotese de nao mudar de faixa, mas em portugal esse risco nao existe...ou por outra, é até menos arriscado???

A LEI É A MESMA! a estupidez é que é maior.

Já que insistes tanto nesta interpretação, coloca por favor aqui os extractos do código da estrada que sustentam essa posição.

Por mim já coloquei os que mostram que a ultrapassagem se faz pela esquerda, excepto em casos específicos que não correspondem à situação em discussão. Prova com o extracto relevante do código que ultrapassar é mudar de faixa e regressar de novo à mesma.

citação:Originalmente colocada por GTI-R

ridiculo é quem diz que se deve andar sempre mas sempre mas sempre (é o que dá a entender) na faixa da direita e sair dela so para ultrapassar. Se isso fosse assim as AE não precisavam de 3 vias, mas sim 2. Já para não falar do belo zig-zag que havia de acontecer, porque há sempre malta mais lenta e malta mais rápida. Eu acho uma graça a certa malta daqui... eu gosto, sempre que posso, não embarace e me pareça mais fácil, andar na via do meio. E é simples, porque quantas vezes vou na 2ª circular e se vou na direita tenho de estar constantemente a travar ou sujeito a ter um acidente por causa das entradas que lá existem? Até acho que estou a facilitar a entrada ao pessoal que quer entrar na 2ª circular porque não estou a ocupar a faixa mais à direita. Mas o mais irritante é, como já me aconteceu, ir para um síto que não queria por ir na direita e apanhar sítios mal sinalizados, e quando dou por mim já não posso sair por causa dos traços contínuos, coisa que nunca me acontece quando vou no meio, pois posso ir para a via que quiser.

A segunda circular fica em meio urbano e está ao abrigo de uma das excepções previstas no código. Agora não faças isso em AE.

:D

a diferença é que os paises civilizados que falas teem exactamente a mesma lei neste aspecto.....mas aplicaçoes absolutamente diferentes!

exprimenta circular num pais dito civilizado na faixa da direita, a cumprir o codigo, a ver se alguem te chateia. ora, somos portugueses, temos que ser diferentes! em portugal quem circula pela direita PAGA MULTA. E SE PIA AINDA FICA MAL VISTO E SUJEITA-SE A AGRAVAMENTO!!!!

porque é que em paises que TU PROPRIO chamas de civilizados ninguem acha que é preferivel fazer QUATRO mudanças de faixa em vez de, simplesmente, seguir em frente em total cumprimento das normas em vigor? (normas essas que, repito, nesta situaçao sao iguais).
porque é que nesses paises que TU PROPRIO chamas de civilizado, uma mudança de faixa tem um risco BASTANTE ACRESCIDO face à hipotese de nao mudar de faixa, mas em portugal esse risco nao existe...ou por outra, é até menos arriscado???

A LEI É A MESMA! a estupidez é que é maior.

Não percebi nada.........
Se a lei é igual (que eu sei que é!), estás a dizer que podes ultrapassar pela direita que não apanhas multa?!

Discordo que tenha mais risco mudar de faixa duas vezes do que passar pela direita. As mudanças de faixa não têm risco nenhum se forem convenientemente controladas pelo condutor; podem é originar a necessidade de abrandar para deixar passar alguém que venha mais rápido primeiro, mas para além da chatice não vejo risco. Agora passar pela direita é perigoso. Se o artista resolve vir para a direita de repente, não há cuidado nem tempo de reacção que nos valha.

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Essa é novidade: Então se eu for atrás de uma fila de 4 carros, mudar para a via da esquerda e só voltar à direita após o quarto ultrapassei quantos carros?[8]
4 , e ultrapassaste todos os carros, porque logo de seguida, te meteste ná frente deles, o que é normal......
Ou seja, tal como tu disseste : Mudaste de via de trânsito.....neste caso, para ultrapassar um grupo de carros..

citação:Originalmente colocada por LuisNeves

Já que insistes tanto nesta interpretação, coloca por favor aqui os extractos do código da estrada que sustentam essa posição.

Por mim já coloquei os que mostram que a ultrapassagem se faz pela esquerda, excepto em casos específicos que não correspondem à situação em discussão. Prova com o extracto relevante do código que ultrapassar é mudar de faixa e regressar de novo à mesma.
Já provei alguns posts atrás....

Back