Multa STCP (ajuda)

As imagens nunca vão ter qualidade suficiente afim de compreender o que o jovem validou, para além de que requer um relatório da polícia e uma notificação de guarda de imagens pois passado trinta dias são automaticamente apagadas.
O que existe é um registo na máquina de validação e pode demonstrar o teu passe la registado.
Sim. Quando falo em "recibo" refiro-me a toda e qualquer forma de prova documental. As imagens são, a pedido do interessado, da polícia ou do MP, salvaguardadas pelo tempo que seja entendido necessário durante a instrução do processo contra-ordenacional e é no seu âmbito que a salvaguarda é requerida! O seu visionamento, com valor probatório, tem outras nuances de autorização, ou validação! Isto, claro, fazendo fé no descritivo inicial! Para além disso, as imagens podem dirimir as questões de dolo, mesmo que não sejam suficientemente claras...

Last edited:
Duvido que ele se lembre onde trazia o passe e o ticket, isto se não os trazia aos dois no mesmo sitio.
Para recolha de imagens tinha de começar já a mexer os cordéis.
Com certeza o sistema de vadiação terá registo, eu tentava ver por ai.

Perguntas:

Validaste pagando? Tens recibo? Na zona de validação há câmaras de segurança?...

Validei pagando? Não, tinha comprado duas viagens no início da noite. No autocarro bastava-me validar, não precisava de comprar.

Recibo não tenho mas há registo da minha compra de dois bilhetes por volta das 9h da noite, com uma validação 1 minuto após a compra (viagem de ida)

Na zona de validação do autocarro eu não vejo camaras nenhumas mas o revisor disse-me que havia...

Duvido que ele se lembre onde trazia o passe e o ticket, isto se não os trazia aos dois no mesmo sitio.
Para recolha de imagens tinha de começar já a mexer os cordéis.
Com certeza o sistema de vadiação terá registo, eu tentava ver por ai.

Eu alguma coisa validei, disso não duvido. A questão é que segundo o pessoal dos STCP, mesmo as validações com erro ficam registadas.

Agora, eu assumo a possibilidade de ter passado o passe, em vez do andante. É a força do hábito... Assim sendo, o erro de facto foi meu. Mas foi um erro "honesto". Não sei o que isto me pode valer.

Segundo li falaste com alguém em relação a isso. Tenta outra pessoa, uma carta registada ou assim

Falei na situação do Andante ter sido lido com erro. A possibilidade de ter usado o passe em vez do andante só me surgiu mais tarde. Na altura, nem me lembrei dessa possibilidade mas agora que penso pode perfeitamente ter acontecido já que sou um pouco distraído.

Vou voltar lá quarta-feira para ver os registos todos e expor a situação por escrito. Se o problema for erro de leitura no andante, o problema está resolvido. Se usei, de facto, o passe em vez do andante não sei como argumentar. Nesse caso, eles têm a faca e o queijo na mão, apenas entra o bom senso...

Segundo li falaste com alguém em relação a isso. Tenta outra pessoa, uma carta registada ou assim

Falei na hipótese do Andante ter sido lido com erro. A possibilidade de ter usado o passe em vez do andante só me surgiu mais tarde. Na altura, nem me lembrei dessa possibilidade mas agora que penso pode perfeitamente ter acontecido já que sou um pouco distraído.

Vou voltar lá quarta-feira para ver os registos todos e expor a situação por escrito. Se o problema for erro de leitura no andante, está resolvido. Se usei, de facto, o passe em vez do andante não sei como argumentar. Nesse caso, eles têm a faca e o queijo na mão, apenas entra o bom senso...

Duvido muito que te deixem ver qualquer registo, até porque nem todos terão acesso. Mas tenta, em nada irás perder.
Diz que não te importas de pagar novamente a viagem e afins.

Joaao90, acho que já respondeste a ti mesmo.

Eu acredito piamente que foi um mero momento de falha ou distracção. Eu próprio já entrei no metro esquecendo-me de validar a passagem, saí a meio para validar o Andante quando me lembrei para depois voltar a entrar. No meu caso correu bem...

Julgo que deverás de facto expor o teu caso e ver se eles têm a boa vontade de ir verificar o registo, encontrar a validação falhada e perdoar a multa. São muitos "ses" mas pode ser q resulte.

Epah, mas falta aqui um dado muito simples..

Já foste ver ao teu cartão andante se ainda tens a tal viagem, ou se o cartão está vazio? :sh)

Epah, mas falta aqui um dado muito simples..

Já foste ver ao teu cartão andante se ainda tens a tal viagem, ou se o cartão está vazio? :sh)

Sim, o cartão tem a viagem paga. Como supostamente não foi validade a viagem continua lá!

Eu não sou parvo para arriscar apanhar uma multa de 180 euros para poupar 1 euro e 10...

Duvido muito que te deixem ver qualquer registo, até porque nem todos terão acesso. Mas tenta, em nada irás perder.
Diz que não te importas de pagar novamente a viagem e afins.

Dá para ver tudo! Eu próprio já vi tudo o que fiz até à meia-noite. Só que hoje o sistema ainda não tinha os dados referentes ao pós meia-noite, chamar-lhe-emos assim.

Até à meia noite bate tudo como eu digo. Tenho duas viagens compradas às 9 e tal da noite (não me lembro ao certo a hora), uma das quais foi validada um minuto após a compra.

Agora falta aceder aos registos pós-meia-noite. Esses registos indicarão uma de duas coisas:

a) o andante foi validado e a máquina leu com erro (acendendo a luz vermelha). Nesta situação a multa é imediatamente arquivada;
b) validei a porcaria do passe em vez do andante. Aqui entra a possibilidade de ter sido erro meu (como disse, por força do hábito... usei o passe mensal durante anos no Porto; agora não o uso porque não me compensa mas como o tenho na carteira posso ter caído em erro).

Ou seja, se for a hipótese "a)" estou perante um não problema. Mas eu, conhecendo-me como conheço, acredito que tenha sido a "b)". É uma distração tipicamente minha. Nesse caso, eles têm legitimidade legal para me multar. Apenas pode entrar o bom-senso. Mas uma empresa como a Metro do Porto dificilmente estará importada com uma situação pontual de um usuário que lhes é indiferente...

Last edited:
Um pequeno offtopic: qual é a lógica de validar um passe mensal sempre que se apanha um autocarro, quando este deveria estar imediatamente "validado" para o mês todo, e para aquela zona específica? Só se o sistema informático for uma valente b**** é que se justifica ter de validar sempre que se faz uma viagem.

Um pequeno offtopic: qual é a lógica de validar um passe mensal sempre que se apanha um autocarro, quando este deveria estar imediatamente "validado" para o mês todo, e para aquela zona específica? Só se o sistema informático for uma valente b**** é que se justifica ter de validar sempre que se faz uma viagem.

Para fins estatísticos, quando tens passe a empresa não sabe que carreiras usas.

No Porto, Lisboa e companhia não sei, sei que por aqui o passe é igual para o Concelho, e tenho de o validar, também já me questionei sobre isso, é que posso andar em 10 autocarros de percursos diferentes em 1h com o mesmo passe sem pagar nada a mais...
Possivelmente será para fins estatísticos, para eles saberem quantos andaram hoje ou este mês, só por isso, pois eles nem as paragens estão informatizadas para saberem quem entrou onde nem nada disso, ao estilo de Lisboa em que algumas paragens dizem quanto tempo demora o próximo.

Ricos picas sim senhor. Se tens o bilhete legal, bastava validar outra vez, mas a história parece mal contada.

Ricos picas sim senhor. Se tens o bilhete legal, bastava validar outra vez, mas a história parece mal contada.

A história é exactamente esta. Eles presumem que eu não validei porque não quis, viajando assim de graça, ficando com aquela viagem para outra ocasião.

No metro e autocarros do Porto, os avisos são bem claros: "Não validar é a mesma coisa que não ter viagem". E eu sei isso perfeitamente, há anos que uso a rede de transportes do Porto.

As coisas nao sao bem assim, eu ando diariamente de metro e raramente me aparece um pica, nestes ultimos 3 meses apareceu-me 1 pica uma vez.
Se fosse só "ah e tal tenho a viagem por isso é só validar e podes ir à tua vida" eu comprava uma unica viagem e andava sempre sem validar.

E eu tou a dizer isto mas neste momento como nao estou a viver em definitivo no porto e ainda nao tirei passe tenho andado a maior partes das vezes sem billhete

Não me parece mal contada... Já vi isto a acontecer, inclusive um amigo meu validou, sentou-se à espera do metro e ao entrar no metro o cartão deve-lhe ter caído, apareceram os picas e como não tinha o andante apanhou a tal dita multa...

Sinceramente não me parece que te safes.. :(

Em relação ao user que diz que não aparecerem os picas, só tenho a dizer que tens tido sorte.. Ando todos os dias de metro e diria que de 2 em 2 semanas sou fiscalizado...

Neste caso (se foi como descrito e com isto não estou a querer dizer o contrário) não foi um aproveitamento mas há casos em que o esquecimento é "voluntário" para guardar a viagem para mais tarde de propósito e assim poupa-se em viagens (1.10€ cada viagem ao fim do mês vê quanto se poupa [;)] por isso é que as multas passaram a ser elevadas e assim sair mais caro do aquilo que se poupa alem do risco de ser caçado, poupa meia dúzia/uma dúzia de viagens mas quando é apanhado paga-as todas juntas e com juros mais altos que os que o governo cobra) Os picas estão só a cumprir a função para a qual foram contatados alem de que o bilhete não estava legal por não estar validado [;)]
No metro e autocarros do Porto, os avisos são bem claros: "Não validar é a mesma coisa que não ter viagem". E eu sei isso perfeitamente, há anos que uso a rede de transportes do Porto.

Last edited:
Back