Neste caso (se foi como descrito e com isto não estou a querer dizer o contrário) não foi um aproveitamento mas há casos em que o esquecimento é "voluntário" para guardar a viagem para mais tarde de propósito e assim poupa-se em viagens (1.10€ cada viagem ao fim do mês vê quanto se poupa [] por isso é que as multas passaram a ser elevadas e assim sair mais caro do aquilo que se poupa alem do risco de ser caçado, poupa meia dúzia/uma dúzia de viagens mas quando é apanhado paga-as todas juntas e com juros mais altos que os que o governo cobra) Os picas estão só a cumprir a função para a qual foram contatados alem de que o bilhete não estava legal por não estar validado [
]
A questão é que eu devo ter validado a porcaria do passe em vez do andante. Vou ter essa confirmação esta semana mas cada vez mais acredito que foi isso que aconteceu. Primeiro porque é o hábito: sacar do passe e validar. Segundo porque tenho o passe à frente na carteira (mesmo à mão) e o andante num compartimento por trás da carteira.
Ainda por cima eram 5h30 da manhã. Vinha da noite (não que estivesse bêbado, apesar de ter bebido uns copos), a confusão de entrar no autocarro. Ainda para mais ia na conversa com uns amigos... Com tudo isto, estou convencido que foi "automático": saquei do passe, tal como fiz ao longo dos últimos meses/anos. É automático...
Caso tenha acontecido isto, estará registado no histórico dos STCP. Eu tenho a certeza que validei alguma coisa. Não sei é se eles vão ser compreensivos e ter bom senso. É que é muito dinheiro para um erro honesto.